Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

RedVC


L3GEND


RED30MASTER

"Se me dessem a escolher gostaria de morrer ali [Estádio da Luz]. É uma casa que me fez homem, onde estou desde os 18 anos. Nós não escolhemos, mas eu gostava... E já agora num jogo de emoção e com uma vitória do Benfica"  :ashamed: :bow2:

MALU15

Hoje  vai ser mais uma festa em tua homenagem.

Já que estiveste presente no nosso 35, esperamos que possas ver o jogo de hoje lá no canal do olimpo

cristao69

Como Eusébio fintava o KGB e "oferecia uns copos" aos futebolistas soviéticos



Faz 50 anos do jogo do terceiro e quarto lugar do Mundial de 1966. Um Portugal-URSS desportivo e político. Os jogadores soviéticos recordam agora como Eusébio fintava o KGB para lhes pagar copos.

No relvado, a luta pela vitória era renhida. Além de desportiva, era também uma questão política. No Campeonato do Mundo de Futebol de 1966, a já famosa seleção soviética, dirigida pelo Aranha Negra, como era conhecido o guarda-redes Ilia Iachin, lutou com todas as forças para derrotar o a seleção surpresa dos "magriços" e ficar em terceiro lugar da competição. Mas a vida nos bastidores era bem mais pacífica e com gestos inesperados de amizade. Desportivos e políticos.

Na véspera do dia em que se assinala os 50 anos do jogo de futebol entre Portugal e a URSS, em que a seleção dos "magriços" acabou mesmo por arrecadar o terceiro lugar, uma das glórias do futebol soviético, o médio Georgij Sichinava, recordou alguns momentos curiosos.

Numa entrevista ao diário desportivo russo Sport Express, Sichinava [então jogador do Dínamo de Tbilissi] conta como a polícia política soviética do KGB (Comité de Defesa do Estado) não arredava pé de junto dos futebolistas, e como Eusébio a conseguia "fintar" e "pagar uns copos" aos colegas soviéticos.

"Na delegação da seleção da URSS, as pessoas estavam divididas em duas partes: nós, os jogadores, e depois os funcionários do KGB, que tinham como função tomar conta da equipa. Essa 'delegação' era chefiada pelo general do KGB Kolmykov", recordou o futebolista, acrescentando: "Claro que nos preveniam para evitarmos antros de vícios, provocações. Diziam que não puséssemos o nariz nos bordéis, pois limpar-nos-iam até ao tutano".

Uma das funções do KGB era também impedir que atletas soviéticos fugissem do "paraíso terrestre socialista" para o "inferno capitalista".



Porém, os futebolistas soviéticos encontravam brechas na segurança e era aí que contavam com a habilidade de Eusébio, que então se tornou mundialmente famoso, nomeadamente na União Soviética.

A lenda do futebol português, sabendo do hotel onde os seus colegas soviéticos estavam hospedados, deixava dinheiro aos empregados do bar para lhes oferecer umas bebidas.

"Voronin [então médio do Torpedo de Moscovo] tinha boas relações com Eusébio e este, no hotel onde vivíamos, deixava ao empregado do balcão uma certa importância para que Voronin e os seus amigos pudessem beber um copo. Às vezes recorríamos a isso. Mas sabíamos a medida, o tempo e o local", sublinha Sichinava.

Um jogo de tão grande importância para ambas as seleções não podia passar sem elementos "místicos". A dois dias do jogo, o médio Murtaz Khrutsilava, que repartia o quarto com Sichina, contou-lhe que durante um sonho teria visto que iria provocar um penálti a favor de Portugal. Entre os futebolistas havia muitos supersticiosos e a história chegou aos ouvidos de Iachin que começou a gritar de indignação, tendo os seus colegas feito grandes esforços para o acalmar.

Aos 13 minutos da primeira parte, Khrutsilava cometeu de facto uma falta, o árbitro assinalou grande penalidade e Eusébio não perdoou. Mas Malafeev igualou a partida a dois minutos do intervalo. Na segunda parte, o jogo foi muito equilibrado e a vitória podia ter caído para qualquer lado. Todavia, a dois minutos do fim, Torres bateu Iachin e garantiu a melhor classificação de Portugal num Mundial de Futebol.

Autor
José Milhazes


Virus

FIFA World Cup ‏@FIFAWorldCup



Celebrating with a hot water bottle?! Eusebio marks winning #England1966 bronze #OTD

https://twitter.com/FIFAWorldCup

S.

#16956


Bobby Moore e a sua mulher, com o Rei, depois do Mundial de 66, no Royal Garden Hotel.



Com a camisola do Real Madrid numa homenagem a Paco Gento, uma das maiores lendas do clube.



Pelé e Jose Maria Marin (presidente da CBF) oferecem a camisola, em 2011, em Boston, à "Pantera Negra".



David Sadler, Brian Kidd, Sir Bobby Charlton, Bill Foulkes, Pat Crerand, Alex Stepney, Nobby Stiles e John Aston, vencedores da Taça dos Campeões Europeus em 1968, a pousarem com Eusébio, em 2005.



À chegada a Londres em 1966.



Eusébio e Gerd Muller a receberem a Bota de Ouro e Prata respectivamente, em 1973, em Paris.



Nos quartos-de-final do Mundial de 1966.



À chegada a Wembley para defrontar o United na final da Taça dos Campeões Europeus em 1968.



Com Bobby Moore em 1980.



Em Old Trafford, com Sir Bobby Charlton, em 2003.



Maradona a delirar com a prenda em 2009 quando veio a Lisboa.



Com George Best.



Com Di Stefano.



Mourinho a cumprimentar o Rei na Eusébio Cup, em 2012.



Eusébio e Cruyff em 1969.



O nosso obrigado nunca será o suficiente, Eusébio. Descansa.

bozic

Essa foto do Mourinho e Eusébio, foi na Eusébio Cup de 2012.

Benfica Reloaded

Stoichkov a Figo: "Sigo insultándote si te veo en Barcelona"

"Al ser preguntado por si José Mourinho es el mejor entrenador del mundo, Figo levantó el cartel de 'verdadero, aunque no hizo lo mismo con la pregunta en la que CristianoRonaldo era el protagonista. Luis dijo: "Es uno de los mejores pero para mí, por encima de Eusebio, no hay nadie".

::)


elliottt

Que saudades e que fotos. Na nona foto dá  para ver o Rei com a camisola CFC (Caixa Futebol Campus). A produzir campeões desde sempre. 

Benfiquista_

Oficial do Real Madrid e única em Portugal.

Com o nome do nosso King, como está no nome e na descrição da mesma.

Honra ao Real Madrid!



Benfiquista_

#16962
De vez em quando falo com eles, e têm uma verdadeira devoção ao nosso King, com quem lidavam frequentemente e era presença assídua na Peña deles.

Falaram-me com bastante emoção, ilusão, amor e apego do nosso Eusébio.

Os Grandes Clubes também se fazem estes gestos.

Obrigado ao Real Madrid, mais concretamente à Peña Madridista de Portugal!

Red skin


RedVC