Robert Enke

Guarda-redes, (1977-08-24 - 2009-11-10),
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (1999-2002), 93 jogos (8304 minutos), 0 golos

Roy Kent

Já passaram 6 anos?

Se o Enke tem feito a carreira no Benfica se calhar nunca teria ficado doente como ficou, mas nunca ninguém saberá isso. Mas tenho impressão que no Benfica seria uma pessoa diferente.

Rodrialex

Idolo! Não merecia o desfecho que teve.

anarcos

Citação de: G-Man em 11 de Novembro de 2015, 12:48
Já passaram 6 anos?

Se o Enke tem feito a carreira no Benfica se calhar nunca teria ficado doente como ficou, mas nunca ninguém saberá isso. Mas tenho impressão que no Benfica seria uma pessoa diferente.

Nunca passaria pelas épocas traumatizantes no Barcelona e Fenerbahçe, aonde, para além de quase não contar para os treinadores, foi muito maltratado e culpado de derrotas das poucas vezes que jogou, por colegas e adeptos. Parece ter sido este período negro que começou a agravar a sua doença.
Julgo que isto nunca teria sucedido no SLB, onde era muito estimado e acarinhado, mesmo quando saiu.
E mais tarde, quando foi o horrível sofrimento da doença e morte da filha, nunca estaria tão debilitado e exposto ao agravamento da depressão caso aqui tivesse permanecido. Embora tivesse sido muito bem tratado no regresso à Alemanha, a "ferida" continuou aberta.
Nunca o saberemos, mas estou convencido de que assim seria.

(Infelizmente, falo com conhecimento de causa, por ter um familiar que sofre de doença semelhante, e sei do esforço enorme que se tem de fazer para alcançar objectivos que são fáceis para quem é saudável.)

Por isso, ainda ontem me comovi ao fazer a minha modesta homenagem aqui no tópico: porque foi um bom Homem, um excelente profissional, uma figura na história do Benfica e uma vítima dessa doença terrível.   

FooBarQux

Já passaram 6 anos?

Sempre que vejo algo ligado ou Hannover ou ao nosso Saint Michel lembro-me logo no Enke, também penso o mesmo, eu era miúdo mas lembro-me de algumas intervenções dele muito boas. A sua passagem por Espanha atormentou-o bastante, a imprensa espanhola é um lixo, além de mais há o mrds do fdp do Boer. Acho que ele foi muito feliz aqui no Benfica. O Barcelona e Gladbach não fizeram nenhum gesto de homenagem a ele, clubes baixas e pequenos, tenho certeza que o Benfica mostraria a sua solidariedade a qualquer ex-jogador seu e a sua família, mesmo o mais vil deles, diga-se a kenga uruguaia.

cipri_slb

Quem leu o livro sobre a vida dele, não tem dúvidas que o melhor período da vida dele foi cá e não havia minuto na vida dele que não se arrependesse de ter saído.

Se me recordo no livro até lá diz que ele dizia o seguinte:'' Gostava de voltar ao Benfica e acabar a minha carreira se o Benfica não me quiser, vou para o Belenenses! ''   ;D

Endless

Citação de: josantiago em 11 de Novembro de 2015, 01:31
Quero continuar a acreditar que se estivesse vivo, estaria a defender as nossas redes

Pouco antes da sua morte, penso que essa hipótese esteve em cima da mesa...

BlankFile

Um grande ser humano que passou pelo Benfica. Um óptimo GR também. :)

StarWars

Fiquei muito triste quando soube da notícia.

Gostava dele.

Sempre pareceu boa pessoa e era bom GR.

jp23

O Feher fez mais mossa na altura por ter falecido em campo mas o Enke tem me custado muito mais. Uma situação muito triste. :'(

crowseye

Descansa em paz Enke, estarás sempre nos nossos corações.
E Pluribus Unum.

Elvis the Pelvis

Citação de: anarcos em 11 de Novembro de 2015, 17:32
Já passaram 6 anos?

Nunca passaria pelas épocas traumatizantes no Barcelona e Fenerbahçe, aonde, para além de quase não contar para os treinadores, foi muito maltratado e culpado de derrotas das poucas vezes que jogou, por colegas e adeptos. Parece ter sido este período negro que começou a agravar a sua doença.
Julgo que isto nunca teria sucedido no SLB, onde era muito estimado e acarinhado, mesmo quando saiu.
E mais tarde, quando foi o horrível sofrimento da doença e morte da filha, nunca estaria tão debilitado e exposto ao agravamento da depressão caso aqui tivesse permanecido. Embora tivesse sido muito bem tratado no regresso à Alemanha, a "ferida" continuou aberta.
Nunca o saberemos, mas estou convencido de que assim seria.

(Infelizmente, falo com conhecimento de causa, por ter um familiar que sofre de doença semelhante, e sei do esforço enorme que se tem de fazer para alcançar objectivos que são fáceis para quem é saudável.)

Por isso, ainda ontem me comovi ao fazer a minha modesta homenagem aqui no tópico: porque foi um bom Homem, um excelente profissional, uma figura na história do Benfica e uma vítima dessa doença terrível.

Além de tudo o que o Enke passou com a filha, ele era uma pessoa extremamente sensível.

Um dos gajos que mais o criticou em Barcelona, foi o Frank de Boer. Entre outros.

RED30MASTER

39 anos .. Porquê Enke? ..

Nirvana_87

Star

Chorei quando vi a noticia da sua morte.

Os meus pais pensavam que me tinha acontecido alguma coisa a mim e que estava a esconder, nao acreditavam que era por causa de um jogador de futebol que ja nem estava no Benfica.

Sempre amei o Enke, um verdadeiro senhor.