As Finanças do Benfica

Elpimba

Citação de: lonstrup em 09 de Setembro de 2016, 11:01
O que me deixou «assustado» foi perceber que só devido à entrada do Rui Vitória é que se começou a pensar no nosso plantel, portanto os nossos activos, num espaço temporal de 2 e 3 anos.

Até ao verão de 2015, no Benfica a estratégia de gestão de activos era basicamente «este ano fazemos assim, e para o outro logo se vê».

É para deixar um gajo com as mãos na cabeça.

Sinceramente, julgo que isso é conversa, para deitar abaixo ainda mais o Jayjay... Impossível nos dias de hoje, no futebol profissional (Isto não é a Distrital) acontecer isso... com treinadores/clubes que tenham projectos/contratos de 3 anos...

Para Janeiro ou final da próxima época por exemplo, já se sabe quem é dispensável (vendas ou empréstimos), quem será para ficar (ou caso receba uma boa proposta, sair)... possíveis reforços... de posição ou não (os tais "bons" negócios que podem surgir)... etc, etc...

A prospecção não pára num ano, os empresários também não... e como tal, estão todos a fazer as suas tarefas e a tentar antecipar todos os possíveis cenários... pois nos dias que correm, só assim se chega a algum lado se queremos ser competitivos e estar mais a frente dos outros (que fazem o mesmo)...

Saudações

lonstrup

Eu quero acreditar que sim. Até porque já em tempos idos, antes da entrada de JJ sequer, já advogava uma metodologia parecida com a que temos hoje. Mas enfim...

Mas a verdade é que o presidente disse-o, e a prática do Benfica efectivamente era essa. Contratava-se o jogador 6 meses antes , ou quanto muito no verão antes da venda do titular. E isto é mau em termos de gestão.

popov

O que me deixou «assustado» foi perceber que só devido à entrada do Rui Vitória é que se começou a pensar no nosso plantel, portanto os nossos activos, num espaço temporal de 2 e 3 anos.

Até ao verão de 2015, no Benfica a estratégia de gestão de activos era basicamente «este ano fazemos assim, e para o outro logo se vê».

Percebo o teu ponto, mas julgo que acima de tudo o Presidente quis dar nota de um processo de planeamento que anteriormente era mais complexo de executar por ação do treinador.
Com RV consegue fazer-se com maior facilidade.
Sabes que a oratória do LFV não é o seu forte.

Saudações

lonstrup

Pá, eu percebo que ele queria mostrar como Rui Vitória é melhor para o interesse do Benfica do JJ. Percebo isso.

Só que ao assumi-lo publicamente, está a assumir também o amadorismo que existia, lembrando que todas as pessoas que hoje estão no Benfica a fazer este trabalho estavam também no passado, com a excepção do então treinador e respectiva equipa técnica.

A impressão que sempre tive é que tínhamos os vários departamentos a «bombar»: formação, scouting, departamentos de desenvolvimento atletas.

Só faltava bombar nas tomadas de decisão e no planeamento. E isso era responsabilidade do Presidente.

Han

Citação de: popov em 09 de Setembro de 2016, 17:04

Percebo o teu ponto, mas julgo que acima de tudo o Presidente quis dar nota de um processo de planeamento que anteriormente era mais complexo de executar por ação do treinador.

Saudações

A verdade é que esse planeamento tem de ser complementado com uma exigente e real evolução desses jogadores jovens no terreno.

Sem essa qualidade e competividade serem comprovadas na prática não há planeamento a medio prazo que resista.

Por isso, pede-se exigência, competência e rigor dos técnicos e jogadores a cada treino.

tnlemos

Citação de: Han em 09 de Setembro de 2016, 17:13
Citação de: popov em 09 de Setembro de 2016, 17:04

Saudações

A verdade é que esse planeamento tem de ser complementado com uma exigente e real evolução desses jogadores jovens no terreno.

Sem essa qualidade e competividade serem comprovadas na prática não há planeamento a medio prazo que resista.

Por isso, pede-se exigência, competência e rigor dos técnicos e jogadores a cada treino.
Acho que isso tinha sobretudo a haver com a questão do JJ não querer apostar na formação do Benfica, algo que o Vieira sempre quis, e algo que o RV num ano exponenciou logo com Sanches e Lindelof e em parte com o Semedo...
Desde o "têm de nascer 10 vezes", até ouvir dizer que ele dizia que não tinha pachorra para estar a "ensinar" processos a miúdos da formação e que eram um retrocesso às suas metodologias de treino, vários eram os sinais nesse sentido...
A formação tem de ter uma continuidade de aproveitamento e aprendizagem, não é chegar aos 18 e 19 anos e tens qualidade imediata ou não para entrar na equipa principal...
Julgo que o ponto do planeamento que LFV mencionou era esse.

lonstrup

E uma exigente e real evolução dos jogadores jovens só acontece com planeamento.

Tudo depende do decisor. E da qualidade da decisão. O resto virá, e tal como com o scouting, pode haver um outro flop, mas perceber que a metodologia está correcta e os resultados aparecem.

Com Rui Vitoria o Benfica está finalmente a investir tempo nos jogadores. Planeamento. Não tomar decisões por impulso e imediatismo.

nfgl

Eu acho muito improvável que exista um planeamento a 3 anos no futebol, em qualquer clube.
Eu gostava de saber que planeamento a 3 anos do Bayern é que levou à contratação do Renato.

É ser um bocado inocente pensar que num sector como o futebol, que o que conta essencialmente é o momento presente, haja sequer a possibilidade de lidar com todas as variáveis num plano a um prazo tão longo.

Han

Citação de: nfgl em 09 de Setembro de 2016, 18:11
Eu acho muito improvável que exista um planeamento a 3 anos no futebol, em qualquer clube.
Eu gostava de saber que planeamento a 3 anos do Bayern é que levou à contratação do Renato.

É ser um bocado inocente pensar que num sector como o futebol, que o que conta essencialmente é o momento presente, haja sequer a possibilidade de lidar com todas as variáveis num plano a um prazo tão longo.

Se a estratégia é trazer o passivo para os 200Me, terá de haver condições para vender jogadores feitos e substituir 80% deles por jogadores com qualidade para tal, vindos da B ou de empréstimos.

lonstrup

É improvável porquê? E porque vocês partem logo para absolutos?  Que as decisões são tomadas todas sob a mesma base.

Aliás a contratação do Renato é planeamento.

Não se pretende lidar com todas as variáveis nem resolver ou antecipar todos os problemas. Mas sim prever e planear soluções para vários cenários. Ter respostas, para não ter de fazer as coisas em cima do joelho.

E é do plantel que se fala, não é só no 11 inicial.

Andrija_Zivkovic

Também acho completamente impossível planear um plantel a 3 anos. Há sempre lesões, vendas, jogadores que desiludem, outros que viram estrelas sem ninguém contar com isso e de repente têm meia Europa atrás...

Pode-se ter uma linha orientadora. Agora, chegar ao ponto específico de saber qual jogador vai substituir outro ao final de x anos...parece-me difícil e improvável.

Como disseram para trás..o futebol é o momento.

Quanto não valeria o Sanches após o campeonato da Europa? A diferença antes e pós-euro? 

lonstrup

Eu não posso crer que vocês não entenderam o que se quer quando se fala de planeamento a 2 ou 3 anos.

Bem, já tínhamos tido um certo «cheirinho» na época passada e nesta, no tópico do Rui Vitória, de uma certa limitação de «vistas» do pessoal. Não tinha noção que a coisa estava assim.

lonstrup

E quanto valeria o Sanches com mais umas épocas de liga dos campeões em cima.

A contratação do Bayern foi planeamento. Previram que o rapaz vai ser top mundial no futuro, e apesarem de não precisarem dele no imediato, decidiram avançar, exactamente para garantir que daqui a uns anos um dos melhores do mundo na sua posição joga por eles.

Elpimba

Citação de: lonstrup em 09 de Setembro de 2016, 18:45
E quanto valeria o Sanches com mais umas épocas de liga dos campeões em cima.

A contratação do Bayern foi planeamento. Previram que o rapaz vai ser top mundial no futuro, e apesarem de não precisarem dele no imediato, decidiram avançar, exactamente para garantir que daqui a uns anos um dos melhores do mundo na sua posição joga por eles.

Citação de: Andrija_Zivkovic em 09 de Setembro de 2016, 18:36
Também acho completamente impossível planear um plantel a 3 anos. Há sempre lesões, vendas, jogadores que desiludem, outros que viram estrelas sem ninguém contar com isso e de repente têm meia Europa atrás...

Pode-se ter uma linha orientadora. Agora, chegar ao ponto específico de saber qual jogador vai substituir outro ao final de x anos...parece-me difícil e improvável.

Como disseram para trás..o futebol é o momento.

Quanto não valeria o Sanches após o campeonato da Europa? A diferença antes e pós-euro? 

Planear... é simplesmente ter uma linha orientadora... que pode ser modificada ao longo do espaço e do tempo...

Isso temos de certeza... Um exemplo... Só o Rui Vitória ter conhecimento de alguns miúdos da Formação... já faz com que ele (Benfica) tenha um plano para esses miúdos (os melhores).. podem dar ou não... mas já está planeado algo...

Saudações

Saudações

nfgl

Citação de: lonstrup em 09 de Setembro de 2016, 18:32

É improvável porquê? E porque vocês partem logo para absolutos?  Que as decisões são tomadas todas sob a mesma base.

Aliás a contratação do Renato é planeamento.

Não se pretende lidar com todas as variáveis nem resolver ou antecipar todos os problemas. Mas sim prever e planear soluções para vários cenários. Ter respostas, para não ter de fazer as coisas em cima do joelho.

E é do plantel que se fala, não é só no 11 inicial.

E qual é o planeamento que prevê e antecipa a lesão de 4 avançados de um plantel?