As Finanças do Benfica

AnotherDoom

Citação de: SharteN em 21 de Setembro de 2016, 22:42
Citação de: Pedro Nunes 28 em 21 de Setembro de 2016, 22:28
Como é possível aumentar passivo com as vendas efectuadas, uma excelente Champions na época passada, etc....era engraçado explicar isso...mas eu até sei a resposta. Aqui irei sempre criticar LFV

Foram vendidos jogadores, mas também foram comprados jogadores.

Também foram efectuados novos empréstimos, e foram abatidos 50M em dividas

81 milhões em vendas
15 milhões em aquisições

As compras de jogadores não justificam nada.

BlankFile

Citação de: Theroux em 21 de Setembro de 2016, 21:27
Citação de: BlankFile em 21 de Setembro de 2016, 21:09
Citação de: divica em 21 de Setembro de 2016, 21:04
Citação de: BlankFile em 21 de Setembro de 2016, 21:00
O activo é superior ao passivo. Temos capitais próprios positivos e com uma boa margem.

O passivo bancário actual é perfeitamente gerível e pode ser reduzido de forma substancial nos próximos anos, entrando em cena uma boa parte do valor referente ao contrato celebrado com a NOS.

Não vejo motivos para dramatizar, sinceramente. O Benfica tem apresentado bons resultados financeiros nos últimos tempos e a tendência é para continuar. As vendas e compras de bons activos vão continuar a suceder-se, o que é perfeitamente natural.
E o facto de apesar de termos capitais próprios positivos o nosso passivo ter aumentado não te parece preocupante?

A mim não me parece de todo preocupante ou desesperante, desde que o activo seja superior e não estejamos em falência técnica. Como disse anteriormente, acho que esse passivo é perfeitamente gerível e pode ser reduzido de forma substancial nos próximos anos para pelo menos metade.

É óbvio que é um processo progressivo e que levará o seu tempo.

Também é possível reduzir rapidamente o passivo. Basta vender Grimaldo, Lindelof, Jonas, Mitroglou, Carrillo, Fejsa e Ederson e substituí-los com jogadores da B. Varre-se 100M€ do passivo num mês.

Mas claro que quando se coloca assim a questão o passivo deixa logo de ser um problema urgente.

O problema é que em termos desportivos, seria extremamente lesivo para o Benfica.

ppfinder

Ainda não vi as contas ..... quais as rubricas de passivo responsáveis pela subida?

Theroux

Citação de: Maldini em 21 de Setembro de 2016, 22:42
Citação de: Han em 21 de Setembro de 2016, 22:31
A redução do passivo será evidente nos proximos anos, à medida que a renovação do plantel ocorra com a incorporação e afirmação dos novos valores na 1a equipa.

De resto, a evolução financeira está bem positiva, consolidada e cada vez mais reforçada.

Toda a administração está de parabéns e faço votos que esteja totalmente  determinada na internacionalização da marca e na  estratégia "made in Benfica".

A reduçao do passivo só ira ocorrer por essa via se os titulos continuarem a vir senao chapéu...

DSO comparou o modelo do Benfica ao do porto... E tem razao... No dia em que o Benfica estiver tres anos e nao tiver joias para vender rebentamos pelas costuras ...

455 milhoes de passivo... Nem o passivo remunerado baixamos...

É assombroso...

No dia em que o Benfica estiver tres anos e nao tiver joias para vender... está a ser gerido por idiotas incompetentes.

Isso é como dizer "no dia em que o piloto de rally se esquecer de meter o cinto e o capacete vai-se espetar". Epá, sim, mas digamos que só um piloto muito estúpido se esquece disso. No tópico das finanças fazer análises baseadas em "se, se, se"... Nas finanças não há "ses", é o que está no papel.

O passivo é muito alto, mas é o mesmo que existia quando se venceu um tricampeonato e se acumularam mais de 40M€ de lucro (40.000.000€), porque lá está, as pessoas sabem o que estão a fazer.

Se no futuro entrarem para o clube pessoas que não fazem ideia o que estão a fazer claro que a situação vai mudar, não conheço empresas de sucesso geridas por macacos.

Theroux

Citação de: Lisboa_e_Benfica em 21 de Setembro de 2016, 22:45
Citação de: Theroux em 21 de Setembro de 2016, 22:38
Citação de: Keiroxes em 21 de Setembro de 2016, 22:08
Estas contas sô vêm demonstrar que fazer um boa champs é fundamental, assim como vender os nossos aneis.

Eu gostava era de ver o dia em que conseguissemos ser competitivos, ter receitas altas, sem ter que vender jogadores no final da epoca.

A bandeira do baixar o passivo é só :blah:

Enquanto nao deixarmos de comprar os Vera's e os Benitez desta vida, nunca iremos ter ums contas apresentaveis.

Mesmo que o passivo não existisse tinhas de vender jogadores.Podias segurá-los mais uma época ou duas, mas na prática vai dar ao mesmo.

Sabes quem é que o Borussia perdeu nos últimos anos?

Mkhitaryan
Hummels
Gündogan
Lewandowski
Götze
Kagawa

Isto o Borussia Dortmund, que tem receitas operacionais de... 270M€. Aliás, já se perderam jogadores nas camadas jovens, o que não tem nada a ver com mais ou menos passivo, mas sim com a vontade deles.

O passivo é um problema, sério, porque consome dinheiro em juros, nada mais que isso. O Ajax não tem passivo, mas em 100 jogos quantos nos ganhava?

Uma coisa é acautelar o futuro do clube, outra é o contexto económico e desportivo onde está inserido.

é verdade o Ajax em 100 ganhava 20.

e o Barcelona que tem 200M de passivo? e tem muito mais receitas??

ganhávamos quanto em 100? pois....

o passivo é um grande problema, mas o grande problema do passivo é o passivo bancário, que tal como disseste e bem, é acrescido de juros cancerigenos. E esse parece que o estamos a abater, sendo esse de longe o mais dificil de eliminar.
Sinceramente fiquei chateado por aumentarmos um passivo por si só já tão grande, acho este um problema se não "O" problema do Benfica actual. Contudo com a redução do passivo bancário fico mais descansado.

De qualquer dos modos, o Benfica tem de fazer o que Barcelona fez há uns anos, e tem de baixar o passivo para um valor entre os 100/150M e manter.

450M é uma absurdidade para a realidade do Benfica, mesmo tempo capital proprio positivo, e consequentemente positivo.

Diz-me que não comparaste o Benfica com um clube que tem 600M€ de receitas...

Maldini

Citação de: Theroux em 21 de Setembro de 2016, 22:56
Citação de: Maldini em 21 de Setembro de 2016, 22:42
Citação de: Han em 21 de Setembro de 2016, 22:31
A redução do passivo será evidente nos proximos anos, à medida que a renovação do plantel ocorra com a incorporação e afirmação dos novos valores na 1a equipa.

De resto, a evolução financeira está bem positiva, consolidada e cada vez mais reforçada.

Toda a administração está de parabéns e faço votos que esteja totalmente  determinada na internacionalização da marca e na  estratégia "made in Benfica".

A reduçao do passivo só ira ocorrer por essa via se os titulos continuarem a vir senao chapéu...

DSO comparou o modelo do Benfica ao do porto... E tem razao... No dia em que o Benfica estiver tres anos e nao tiver joias para vender rebentamos pelas costuras ...

455 milhoes de passivo... Nem o passivo remunerado baixamos...

É assombroso...

No dia em que o Benfica estiver tres anos e nao tiver joias para vender... está a ser gerido por idiotas incompetentes.

Isso é como dizer "no dia em que o piloto de rally se esquecer de meter o cinto e o capacete vai-se espetar". Epá, sim, mas digamos que só um piloto muito estúpido se esquece disso. No tópico das finanças fazer análises baseadas em "se, se, se"... Nas finanças não há "ses", é o que está no papel.

O passivo é muito alto, mas é o mesmo que existia quando se venceu um tricampeonato e se acumularam mais de 40M€ de lucro (40.000.000€), porque lá está, as pessoas sabem o que estão a fazer.

Se no futuro entrarem para o clube pessoas que não fazem ideia do que estão a fazer claro que a situação vai mudar, não conheço empresas de sucesso geridas por macacos.

Fica a nota ... As pessoas sabem o que estao a fazer...

MitroGlicerina

Citação de: Carvo em 21 de Setembro de 2016, 21:13
Os direitos económicos vulgo passes não são jogadores que são pessoas e por isso tangíveis, srs. Estudantes...
Hoje tive a minha 2ª aula de Contabilidade e estivemos a ver o Relatório de Contas do Porto em que dizia numa das alíneas "Ativos Intangíveis - Plantel".

Lisboa_e_Benfica

Citação de: Theroux em 21 de Setembro de 2016, 22:58
Citação de: Lisboa_e_Benfica em 21 de Setembro de 2016, 22:45
Citação de: Theroux em 21 de Setembro de 2016, 22:38
Citação de: Keiroxes em 21 de Setembro de 2016, 22:08
Estas contas sô vêm demonstrar que fazer um boa champs é fundamental, assim como vender os nossos aneis.

Eu gostava era de ver o dia em que conseguissemos ser competitivos, ter receitas altas, sem ter que vender jogadores no final da epoca.

A bandeira do baixar o passivo é só :blah:

Enquanto nao deixarmos de comprar os Vera's e os Benitez desta vida, nunca iremos ter ums contas apresentaveis.

Mesmo que o passivo não existisse tinhas de vender jogadores.Podias segurá-los mais uma época ou duas, mas na prática vai dar ao mesmo.

Sabes quem é que o Borussia perdeu nos últimos anos?

Mkhitaryan
Hummels
Gündogan
Lewandowski
Götze
Kagawa

Isto o Borussia Dortmund, que tem receitas operacionais de... 270M€. Aliás, já se perderam jogadores nas camadas jovens, o que não tem nada a ver com mais ou menos passivo, mas sim com a vontade deles.

O passivo é um problema, sério, porque consome dinheiro em juros, nada mais que isso. O Ajax não tem passivo, mas em 100 jogos quantos nos ganhava?

Uma coisa é acautelar o futuro do clube, outra é o contexto económico e desportivo onde está inserido.

é verdade o Ajax em 100 ganhava 20.

e o Barcelona que tem 200M de passivo? e tem muito mais receitas??

ganhávamos quanto em 100? pois....

o passivo é um grande problema, mas o grande problema do passivo é o passivo bancário, que tal como disseste e bem, é acrescido de juros cancerigenos. E esse parece que o estamos a abater, sendo esse de longe o mais dificil de eliminar.
Sinceramente fiquei chateado por aumentarmos um passivo por si só já tão grande, acho este um problema se não "O" problema do Benfica actual. Contudo com a redução do passivo bancário fico mais descansado.

De qualquer dos modos, o Benfica tem de fazer o que Barcelona fez há uns anos, e tem de baixar o passivo para um valor entre os 100/150M e manter.

450M é uma absurdidade para a realidade do Benfica, mesmo tempo capital proprio positivo, e consequentemente positivo.

Diz-me que não comparaste o Benfica com um clube que tem 600M€ de receitas...

sim comparei. Tu também comparaste o Ajax com o Benfica.

mas vamos tentar seguir o teu raciocionio. se um clube com 600M de receitas tem um passivo de 200M....e o Benfica tem 200M de receitas e um passivo de 450M....

isso significa o que? que um clube com 100M de receitas pode ter um passivo de 900M?

as receitas, o ativo e o passivo andam sempre de mãos dadas.

e o Barcelona prova que tendo 600M de receitas não precisa de ter 1000M de passivo.

e se o Barcelona considera saudavel ter "apenas" 200M de passivo, não é o Benfica com 200M de receitas que vai dizer que 450M de passivo é saudavel.

cacetadas

"é difícil de explicar como é que o Activo Intangível "Líquido" terá aumentado até aos 169M€, até Junho 2016, sem contar ainda com o reforço Rafa Silva, até porque a 31.03.2016, o Activo Intangível situava-se nos 118,7M€."

Preocupa-me isto principalmente pois parece-me apenas cosmetica e forma de aumentar o activo (aumento de 50 milhões em 3 meses), e a situação de estarem a falar que abatemos passivo bancário mas depois fizemos um emprestimo obrigacionista ou seja contraimos nova divida.

MALU15

Citação de: MALU15 em 21 de Setembro de 2016, 15:18
Citação de: Theroux em 21 de Setembro de 2016, 15:02
Citação de: MALU15 em 21 de Setembro de 2016, 15:01
Citação de: M1904 em 21 de Setembro de 2016, 14:52
Citação de: Slipknot_BMC em 21 de Setembro de 2016, 14:21
é hoje que sai o R&C ?

Tem de sair até 31 de Outubro.
Se for como nos últimos anos, sai nesse dia.
Mas hoje ou amanhã sai uma síntese de informação financeira reportada a 30JUN16, por imposição do CVM.

Qual é o lucro que prevês?
28M numa visão otimista, assim decomposto na DR:

Rendimentos e Gastos operacionais                   125
Gastos operacionais                                        -114
                                                                    -------
Resultado operac. sem atletas                             11

Resultado operac com atletas                              35

Resultado Financeiro                                         -18

Resultado líquido positivo                                    28

Tendo por base a informação real divulgada e a minha estimativa, constato que as diferenças mais significativas que ajudam a explicar o desvio de 7,6M para a minha previsão, se situam a nivel de

i) Gastos operacionais (4M) para cujo valor contribuem +0,8M nos FSE`s, +0,4M nos Custos com pessoal e + 3,1 nos outros (Provisões e imparidades não de atletas);

ii) Amortizações e perdas de imparidade de atletas que atingem o valor inesperado para mim de 36,8M (eu tinha estimado 32,6) e que justificam a diferença de -5M que se verifica no Resultado operacional com atletas, também como corolário do elevado valor (para mim inesperado) registado nos activos intangíveis (atletas) de 169M  que aparece no balanço.

Conclusão: Estas duas variações para as quais não tenho por agora justificação plausível, indiciam que na 1ª foram constituídas provisões talvez para clientes no valor de 3,1M e na 2ª que foram contabilizadas aquisições de atletas que originam a variação líquida no ano de +65,3M. Só com a publicação do R&C poderemos ter detalhes das operações que justifiquem estas variações.

Apresento de seguida um quadro comparativo com as diferenças que referi.

Previsão        Real      DIF
Rendimentos e Gastos operacionais                   125           126       +1
Gastos operacionais                                        -114           118       +4                                                           
Resultado operac. sem atletas                             11              8        -3

Resultado operac com atletas                              35             30       -5

Resultado Financeiro                                         -18            -17,5   +0,5

Resultado líquido positivo                                    28             20,4    -7,6

xungaria

Claro que um passivo destes está muito longe de ser saudável...
Deviamos andar com um passivo à volta das receitas operacionais anuais.... ou seja à volta dos 200M€ no máximo.

Ainda não vi o R&C... mas pq subiu estes 6%? Têm a ver com a calendarização das amortizações?

Lisboa_e_Benfica

estas defesas ao passivo do Benfica caem no ridiculo quando se vai observar o passivo dos maiores clubes mundias, e clubes de dimensão financeira identica ao Benfica e os valores do Benfica são manifestamente maiores, proporcionalmente aos maiores clubes do mundo, e bastante maiores aos de dimensão financeira identica.

por isso essa conversa de miudo de secundário, do "o que conta é o passivo ser maior do que o activo" é o mesmo que dizer o que importa ter de pagar 950 euros ao banco todos os meses se recebo 955.

Absurdo.

pedromarinho

Então o Lis Filipe não disse que o passivo ai até aos 200M€ até ao fim do mandato(2020)? Quero ver isso. ;D

Lisboa_e_Benfica

de uma maneira simplificada. comparem a proporção dos activos, passivos e resultados operacionais dos principais clubes europeus, inclusive clubes da dimensão do Benfica.

uma pesquisa rapida na net ajuda.

vejam os racios e percebem que temos um passivo completamente desajustado à nossa realidade.

van33

O Benfica teve 200 milhões de receita???