As Finanças do Benfica

MALU15

Citação de: lonstrup em 12 de Outubro de 2016, 16:41
Citação de: MALU15 em 12 de Outubro de 2016, 14:09
Citação de: lonstrup em 12 de Outubro de 2016, 12:33
Eu confesso que estou «desiludido» pela diferença residual nos nossos resultados operacionais, depois da época que fizemos.

Temos custos demasiado elevados, para as receitas que estamos a gerar. Muito pouco eficientes.
Não encontro justificação para a tua desilusão. Este ano tivemos o 2º melhor resultado operacional (7,9). Só em 2012 tivemos melhor (9,9M), e nos últimos 7 anos, em todos os outros anos tivemos sempre RO (sem atletas) negativos.
Num universo de receitas de 130 milhões de euros, ter um resultado de 8 milhões, para mim é curto, e revela baixa eficácia na gestão dos recursos.

A minha desilusão está exactamente aí, na baixa eficiência. Aumentamos receitas, mas às cavalitas de aumentar a despesa. Vão de mão dada, quase ao lado um do outro.
Desculpa lá insistir, mas continuo a não compreender as razões da tua desilusão. Se verificares, os proveitos da SAD cresceram 24% em relação ao ano anterior enquanto que os custos cresceram só 11%, tendo as principais rubricas (custos com pessoal e FSE`s) crescido menos (3 e 8%, respectivamente).

Se atentares na composição dos proveitos, verificarás que a elasticidade dos mesmos é reduzida e está mais dependente de factores conjunturais (caso dos prémios UEFA e Rec. televisão) , pois as restantes têm menor peso e crescimentos também menores:

Composição dos proveitos:
    Rec televisão                                           33M
    Prémios Uefa                                           37M
    Publicidade e patrocínios                          19M
    Receitas jogos/estádio                             21M
      (Corporate, Rec. Bilheteira, B. época)
     Prov. Diversos                                        16M
                                        Total                 126M

Também deves ter presente que a SAD deixou de reconhecer qualquer valor de quotizações e que este ano (e anos seguintes) passou a registar mais custos via amortizações do direito de utilização da Marca, contribuindo esta operação (de valorização e aumento do nº de anos) para resolver a questão do passivo da BSGPS. Só nestas duas operações, a BSAD viu os seus proveitos líquidos reduzidos em cerca de 10M, e em favor do Clube.

lonstrup

Citação de: JFCR em 12 de Outubro de 2016, 17:31
Citação de: lonstrup em 12 de Outubro de 2016, 17:12
Vai uma grande diferença, entre ter de vender porque o mercado se impõe, e ter de vender porque as nossas necessidades o impõe.

Lonstrup, entento o teu ponto de vista dos custos e certamente que poderíamos fazer melhor.
Mas repara numa coisa, mesmo com orçamentos elevados, temos tido orçamentos inferiores ao porto e mesmo assim temos ganho. E ao contrário deles, temos tido resultados anuais positivos (nos últimos 3 anos).
Portanto, em termos práticos, com equipas mais baratas temos feito melhor que o porto. Se calhar era possível ganhar e ter custos ainda mais baixos, mas tens a certeza que era possível? Eu não tenho.
Eu aceito perfeitamente que tenhamos resultados operacionais mais fracos nesta altura, desde que ganhemos e que sirva apenas para sangrar os capitais próprios dos rivais, até estes ajustaram a sua gestão à realidade. Desde que os resultados totais sejam positivos e tem sido!

JFCR

Para mim, os resultados recentes só mostram o que tenho vindo sempre a referir, e que no fundo, todos nós sabemos. Nâo é quem gasta mais que define o sucesso, mas sim a competência.

O Porto sempre foi um clube alicerçado em fazer o sucifiente, nunca foi um clube que procurasse a excelência. Sempre viveu muito da incompetência dos adversários.

Ora o nosso caminho tem de ser o da competência, e do investimento também.

E os outros implodirem não pode ser levado como justificação para baixarmos a bitola,  e investir menos do que podemos, e ser menos exigentes do que podemos.

lonstrup

Citação de: MALU15 em 12 de Outubro de 2016, 18:01
Citação de: lonstrup em 12 de Outubro de 2016, 16:41
Citação de: MALU15 em 12 de Outubro de 2016, 14:09
Citação de: lonstrup em 12 de Outubro de 2016, 12:33
Eu confesso que estou «desiludido» pela diferença residual nos nossos resultados operacionais, depois da época que fizemos.

Temos custos demasiado elevados, para as receitas que estamos a gerar. Muito pouco eficientes.
Não encontro justificação para a tua desilusão. Este ano tivemos o 2º melhor resultado operacional (7,9). Só em 2012 tivemos melhor (9,9M), e nos últimos 7 anos, em todos os outros anos tivemos sempre RO (sem atletas) negativos.
Num universo de receitas de 130 milhões de euros, ter um resultado de 8 milhões, para mim é curto, e revela baixa eficácia na gestão dos recursos.

A minha desilusão está exactamente aí, na baixa eficiência. Aumentamos receitas, mas às cavalitas de aumentar a despesa. Vão de mão dada, quase ao lado um do outro.
Desculpa lá insistir, mas continuo a não compreender as razões da tua desilusão. Se verificares, os proveitos da SAD cresceram 24% em relação ao ano anterior enquanto que os custos cresceram só 11%, tendo as principais rubricas (custos com pessoal e FSE`s) crescido menos (3 e 8%, respectivamente).

Se atentares na composição dos proveitos, verificarás que a elasticidade dos mesmos é reduzida e está mais dependente de factores conjunturais (caso dos prémios UEFA e Rec. televisão) , pois as restantes têm menor peso e crescimentos também menores:

Composição dos proveitos:
    Rec televisão                                           33M
    Prémios Uefa                                           37M
    Publicidade e patrocínios                          19M
    Receitas jogos/estádio                             21M
      (Corporate, Rec. Bilheteira, B. época)
     Prov. Diversos                                        16M
                                        Total                 126M

Também deves ter presente que a SAD deixou de reconhecer qualquer valor de quotizações e que este ano (e anos seguintes) passou a registar mais custos via amortizações do direito de utilização da Marca, contribuindo esta operação (de valorização e aumento do nº de anos) para resolver a questão do passivo da BSGPS. Só nestas duas operações, a BSAD viu os seus proveitos líquidos reduzidos em cerca de 10M, e em favor do Clube.
Primeiro agradecer-te por teres elencado tão bem as nossas receitas. É muito boa informação.

Malu

È este o caminho que desejo. Eu estou satisfeito com a nossa estrutra de receitas, e tenho noção que será dificil esticar mais as várias rubricas. E tendo consciencia disto, e estando satisfeito, até acho e defendo que devemos deixar o negocio do naming do estadio de lado, mete-lo na gaveta. Por mais meia duzia de milhões, mais vale mante-lo como «trunfo».

E essa informação que adicionaste no último parágrafo, só reforça o que eu desejo e que é possível: pequena descida na estrutura de custos, para nos dar uma almofada de 15 a 20 milhões todas as épocas.

A SAD não é para estar a dar lucros descomunais etc, serve para financiar a actividade do futebol profissional, e dar todas as ferramentas para a gestão do presente, mas também do futuro.

Este valor entre 15 a 20 milhões todas as épocas seria o que nos permitir ter mais amplitude em termos estratégicos. Como definir por exemplo a manutenção e reforço salarial dos principais atletas, ou a investimento em novos atletas, até a pagar serviço financeiro.

Eu acho que estão reunidas condições para lá chegar, como acho que já estiveram no passado. O meu receio é o histórico conhecido do Benfica de Vieira, que é basicamente o de saber o que deve fazer, mas é sempre pro ano.

sergio19azb

Saíu uma noticia qualquer, penso que no Diario de Noticias, com as contas do Benfica. Dizem eles que estamos com capitais próprios de -84M€ e o Sporting com um valor 2x superior ... Alguém me sabe dizer se foi uma análise bem feita e se é verdade, como podemos apresentar tais valores?

.:VMPT:.

Se não estou em erro, esse valor é referente às contas consolidadas....

REDTHUNDER

Citação de: sergio19azb em 12 de Outubro de 2016, 20:00
Saíu uma noticia qualquer, penso que no Diario de Noticias, com as contas do Benfica. Dizem eles que estamos com capitais próprios de -84M€ e o Sporting com um valor 2x superior ... Alguém me sabe dizer se foi uma análise bem feita e se é verdade, como podemos apresentar tais valores?

Esse saldo tem que ver com todo o GRUPO BENFICA.

divica

Citação de: JFCR em 12 de Outubro de 2016, 17:31
Citação de: lonstrup em 12 de Outubro de 2016, 17:12
Vai uma grande diferença, entre ter de vender porque o mercado se impõe, e ter de vender porque as nossas necessidades o impõe.

Lonstrup, entento o teu ponto de vista dos custos e certamente que poderíamos fazer melhor.
Mas repara numa coisa, mesmo com orçamentos elevados, temos tido orçamentos inferiores ao porto e mesmo assim temos ganho. E ao contrário deles, temos tido resultados anuais positivos (nos últimos 3 anos).
Portanto, em termos práticos, com equipas mais baratas temos feito melhor que o porto. Se calhar era possível ganhar e ter custos ainda mais baixos, mas tens a certeza que era possível? Eu não tenho.
Eu aceito perfeitamente que tenhamos resultados operacionais mais fracos nesta altura, desde que ganhemos e que sirva apenas para sangrar os capitais próprios dos rivais, até estes ajustaram a sua gestão à realidade. Desde que os resultados totais sejam positivos e tem sido!
Olha para o nosso plantel este ano. Temos claramente um excesso de jogadores. Porque gastámos 6M no jovic e depois mais 14M no jimenez e 6M no mitroglou no mesmo ano? Agora temos jonas, mitro, jimenez, jovic, guedes, gomes e ainda algum extremos que jogue a 10.
Depois temos uma montanha de extremos e 3 trincos em que um custou demasiado para a sua qualidade (samaris-10M) e o outro não faz sentido quando temos o pedro que podia perfeitamente ser o terceiro central.
A verdade é que o Benfica fez um mercado de tranferencias muito fraco em que não conseguiu vender jogadores como salvio, talisca, helder costa ou nelson oliveira e contratou demasiados jogadores que alem de aumentarem os nossos custos tapam lugares que devia ser de miúdos da formação (todos os anos devíamos introduzir em media uns 2 ou 3 miúdos no plantel).

CitriC

Esses números foram apresentados pelo expresso.

São de todo o Universo Sport Lisboa e Benfica.

E como se pode ver 92% do passivo do Grupo Benfica está na Benfica SAD.

Fomos os únicos a apresentar as contas consolidadas do Grupo...

MALU15

Citação de: CitriC em 13 de Outubro de 2016, 08:07

Esses números foram apresentados pelo expresso.

São de todo o Universo Sport Lisboa e Benfica.

E como se pode ver 92% do passivo do Grupo Benfica está na Benfica SAD.

Fomos os únicos a apresentar as contas consolidadas do Grupo...

O artigo é este:
http://tribunaexpresso.pt/benfica/2016-10-09-Contas-do-Benfica-e-do-Sporting-estao-no-vermelho--perceba-como-e-porque-

CitriC

Já foram agradecer ao Maxi ?

O homem ajudou e de que maneira a que o Porto tivesse 58.4M de prejuízos.

Um verdadeiro Benfiquista

MALU15

Citação de: CitriC em 13 de Outubro de 2016, 09:25

Segundo o mais tabaco, para reduzirem os 20M nos custos com pessoal, estão a pensar nele e no Casilhas.

djac

Afinal estava tudo planeado, ele é o nosso infiltrado lá  O0

Subhro

Ainda não saiu o nosso R&C 2015/2016, pois não? Pelo menos não está no site ainda. Alguém sabe se há data definida para publicação e, se sim, qual é?

CitriC

Citação de: MALU15 em 13 de Outubro de 2016, 09:46
Citação de: CitriC em 13 de Outubro de 2016, 09:25

Segundo o mais tabaco, para reduzirem os 20M nos custos com pessoal, estão a pensar nele e no Casilhas.

Esses jogadores só saiem do Porto se receberem a indemnização respectiva pelo que falta a cumprir (o Maxi eram 4 anos o Casillas não sei)
Ou se vier um clube que os contrate e cubra o seu salário.
Eles nunca vão ficar a perder.

Se uma dessas possibilidades acontecer será somente em 2017/2018, portanto Prevejo que está época tenham novamente custos com pessoal novamente na ordem dos 70M. Quando eles saírem o mais certo é não encaixarem dinheiro com as suas vendas, contudo terão que efectuar compras para colmatar as suas partidas (admito que em relação ao GR possa colocar um dos 97497 guarda redes que têm sob contrato)

Conclusão:
as suas contratações foram um péssimo acto de gestão mesmo pensando que podiam chamar atenção em termos de marketing/publicidade.

Como no 1 trimestre eles não tiveram vendas (não porque não quiseram, mas por incompetência- veja-se o caso do brahimi) Prevejo também que se forem eliminados da champions comecem logo a vender malta ainda em Janeiro.

Ps: peço desculpa por ter escrito neste tópico , pois não é de todo o mais correcto