Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

Enzeco

A minha primeira mensagem neste forum não podia deixar de ser neste tópico.
Obrigado por tudo Rei.

Viva o Benfica!  :slb2:

Theroux

Duas fotos raras com Duke Ellington.

RedVC

Citação de: Theroux em 17 de Fevereiro de 2017, 15:02

Duas fotos raras com Duke Ellington.

F-A-B-U-L-O-S-O! FABULOSO MESMO!

Banda sonora para este encontro de Gigantes

https://www.youtube.com/watch?v=pxUjmYZN5XA

cristao69

António Simões: "Ele nunca apareceu num treino armado em Quaresma - só queria jogar à bola"

O GPS conversou com o "irmão branco" do Pantera Negra, a propósito do documentário Eusébio - História de uma Lenda, agora em estreia.

António Simões e Eusébio da Silva Ferreira eram inseparáveis. No campo (e fora dele) havia sempre um passe do "irmão branco" à espera de ser transformado em golo pelo mítico pontapé-canhão. A morte, em 5 de Janeiro de 2014, do número 13 da Selecção Nacional não quebrou a união entre os dois. Depois de falar na cerimónia de apresentação de Eusébio - História de uma Lenda (documentário que estreia esta quinta-feira, 23), Simões falou com o GPS sobre o amigo e sobre este projecto que teve como realizador Filipe Ascensão e... o próprio Eusébio.

Como começou a sua amizade com Eusébio?

Ele veio de África sem poder jogar, houve aquele conflito todo, mas depois acabámos por ir viver juntos para o lar de jogadores. Fomos os dois sozinhos para Montevideu para jogar a segunda mão da Taça Intercontinental e tudo começou assim, muito rápido. Éramos os mais miúdos, protegíamo-nos muito um ao outro, mas fomos muito bem aceites pelos senhores Mário Coluna, Costa Pereira e José Águas porque eles viam em nós qualidade e valor. Uma vez, num treino em que ele fez três golos, começou a dizer-me que ia jogar, que alguém da equipa principal ia sair para lhe dar lugar - isso aconteceu e foi o coitado do Santana que saiu. Lembro-me do Ângelo, o lateral-esquerdo, ter dito na altura algo do género: "Vocês estão tramados, eu estou na boa, o Eusébio não é defesa [risos]." Até brincavam com isso.

Quando jogavam, pensa que o Eusébio tinha noção do impacto que causava nas pessoas?

Só mais tarde, creio. É quase no fim da carreira que ele percebe que é um ídolo para milhares de pessoas. Eu acho que é o Campeonato do Mundo de 1966 que o consagra, definitivamente, e aí ele começa a aperceber-se de alguma coisa. Felizmente, a sua natureza nunca o deixou deslumbrar-se. Ele nunca apareceu num treino armado em Quaresma, nada disso: ele só queria jogar à bola. Acho que ele só compreende definitivamente que é uma grande figura quando acaba e começa a viajar mais, recebendo homenagens espontâneas um pouco por todo o mundo.

Hoje fala-se muito da gestão de egos nas equipas. Como era isso no Benfica e na selecção dessa altura?

O Eusébio ganhava mais do que os outros e ninguém contestava isso, toda a gente reconhecia que ele era o melhor. Em jogos particulares: imagine-se que iam pagar 50.000 dólares ao Benfica por um jogo. Se o Eusébio não jogasse, aos 50 subtraíam-se 20. Se fosse eu ou o Coluna a não jogar, eram menos 10. E assim sucessivamente. Acho que hoje todos procuram ter uma primeira página, isso já é quase mais importante que o dinheiro, o estatuto, mas nessa altura tudo isto era inexistente. O Benfica tinha uma cultura muito humilde, não se metia na cabeça de ninguém eu chamar "senhor" ao Mário Coluna e depois ter inveja dele. O Eusébio podia não ter bem noção da sua dimensão, mas sabia que era o melhor e percebeu que não podia ir numa de vedetismo. Era assim a natureza dele.

Sente que existiu em Eusébio algum ressentimento face a um objectivo desportivo específico que ele não tenha conseguido alcançar?

Na carreira dele houve uma altura de grande rivalidade com o Pelé. Ele desabafava comigo que o Pelé devia era ter jogado na Europa, "para saber como era". "Quero ver se ele aqui faz os golos que faz lá", disse-me algumas vezes. No fim, esta rivalidade acabou muito bem. O Pelé era um homem muito mais sofisticado, conseguiu perceber muito cedo aquilo que eu acho que o Eusébio nunca percebeu bem: a importância da comunicação social. Mas voltando à pergunta: eu acho que o Eusébio teve muita pena de não ter sido classificado como o melhor jogador do Mundial de 66. Ele sentia mesmo que merecia. Mesmo assim, acho que desde que lhe dessem um campo e uma bola, ele era feliz. Sempre prestou muito mais atenção a isso do que a prémios.

O que acha que este filme significa?

É um filme sobre uma pessoa e um jogador extraordinários, que nos mostra o próprio Eusébio a falar dele - é isso que, na minha opinião, faz deste trabalho uma ideia muito feliz. Muitas das coisas que aparecem são coisas que nós os dois vivemos juntos, portanto é ainda mais especial. Acho também que não devemos ter vergonha de falar da nossa história. O Eusébio foi um herói português do século XX, não há qualquer dúvida. Foi uma figura forte que sempre esteve assente numa raiz popular, a mesma que caracteriza o clube que ele representou. Acho que isto justifica o que se pôde ver aquando do seu falecimento: as pessoas vieram para a rua, de forma espontânea, prestar a sua homenagem. O Eusébio morreu de surpresa e as pessoas, que não estavam à espera, vieram mostrar o respeito que tiveram sempre por ele. Este filme traduz um pouco isso e, na minha opinião, faz justiça a esta grande figura. Qualquer País precisa de heróis, é assim que não se perde a identidade.

Muita gente nunca chegou a ver o Eusébio nos campos mas mesmo assim é-lhe devota. Como se explica isso?

São os fenómenos... O Eusébio nasceu para jogar, mas para muito mais: nasceu para ganhar. Hoje fala-se muito sobre a diferença entre saber jogar e saber competir - ele sabia as duas coisas. Eu que vivi muito perto dele sei perfeitamente o que eram os nervos antes de um jogo e tudo o mais. Nessas alturas, ele só conseguia pensar em jogar e fazer golos. Para ele, chutar à baliza era muito fácil, daí achar que no futebol de hoje havia muito essa ausência. Eu às vezes via jogos com ele e lembro-me de ele refilar por nunca chutarem à baliza. Ele tinha uma inteligência muito específica para a bola. Era pouco culto? Acho que sim. Tinha alguma dificuldade em expressar-se? Sim. Mas não era inteligente? Isso nunca se atrevam a dizer. Ele foi tão esperto que conseguiu perceber a humildade - só as pessoas muito inteligentes é que sabem ser humildes e isso não está ao alcance de todos.

635
Os jogos que Eusébio realizou na sua carreira
1
Bola de Ouro, em 1965. Foi o primeiro jogador negro a conquistá-la
16
Anos com um cargo técnico (treinador adjunto e de guarda-redes), sempre no Benfica, depois de abandonar os relvados

MiguelPalma92

RodriE

Hoje precisamos de ti. Por favor salva-nos desta desgraça!

bruno cardoso

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2017/04/26/filme-e-minisserie-sobre-inicio-da-carreira-de-eusebio-estreiam-se-em-2018?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

CINEMA26-04-2017 13:25
Filme e minissérie sobre o início da carreira da Eusébio chegam em 2018

Produções serão realizadas por António Pinhão Botelho e terá o nome de 'Ruth'.

Grandmaster

Não vi o filme sobre o Pantera Negra mas um amigo contou-me que o filme está paupérrimo. Não acrescenta nada a quem já conhecia minimamente a história do jogador e não há nenhuma imagem/fotografia presente que não se consiga ver noutro lado. Tirando a história do Hilário Conceição, ele disse que o filme foi uma enorme desilusão.

bruno cardoso

Eusébio da Silva Ferreira está entre os cinco novos nomes que vão figurar no Passeio da Fama do Museu Nacional de Futebol de Manchester, segundo anunciou o site oficial do organismo.

O antigo jogador do Benfica e da Seleção Nacional, que morreu em 2014, vai integrar aquela parte do museu juntamente com Alfredo Di Stéfano, Jimmy Greaves, Dennis Law e Paolo Maldini, cinco nomes que vão assim juntar-se aos 25 inaugurais colocados no ano passado.

"Eusébio foi a grande estrela dos anos 60; a resposta da Europa a Pelé", pode ler-se no site do museu.

Os retratos dos cinco antigos jogadores são da responsabilidade do artista Paul Trevillion e serão colocados em junho.

JPE

Citação de: bruno cardoso em 05 de Maio de 2017, 19:23

Eusébio da Silva Ferreira está entre os cinco novos nomes que vão figurar no Passeio da Fama do Museu Nacional de Futebol de Manchester, segundo anunciou o site oficial do organismo.

O antigo jogador do Benfica e da Seleção Nacional, que morreu em 2014, vai integrar aquela parte do museu juntamente com Alfredo Di Stéfano, Jimmy Greaves, Dennis Law e Paolo Maldini, cinco nomes que vão assim juntar-se aos 25 inaugurais colocados no ano passado.

"Eusébio foi a grande estrela dos anos 60; a resposta da Europa a Pelé", pode ler-se no site do museu.

Os retratos dos cinco antigos jogadores são da responsabilidade do artista Paul Trevillion e serão colocados em junho.

Mais que justo!!

Por momentos assustei-me....a caricatura do Dennis Law fez-me pensar noutra figura...

Mikaeil

Eusébio no Walk of Fame de Manchester

São cinco os nomes que no próximo verão se irão juntar às 'estrelas' do futebol mundial já imortalizadas no Walk of Fame do Museu Nacional do Futebol, em Manchester (Inglaterra).

Entre eles está Eusébio da Silva Ferreira, antigo internacional português que fez grande parte da carreira no Benfica, onde conquistou uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, 11 Campeonatos Nacionais e cinco Taças de Portugal.

Além do Pantera Negra, também Alfredo Di Stéfano, Jimmy Greaves, Dennis Law e Paolo Maldini passarão a fazer parte do Walk of Fame, numa cerimónia que está marcada para 22 de junho.

Cristiano Ronaldo entrou em 2016 neste grupo restrito de notáveis de futebol, no mesmo ano em que foram distinguidos Lionel Messi, Diego Maradona, George Best, Johann Cruyff, Zinedine Zidane, Franz Beckenbauer, Ronaldo e Thierry Henry.

http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=3&id=670373

RedVC

No dia da Mãe

Obrigado à Dona Elisa

MasteRed

Simao88