As Finanças do Benfica

Bailey

Citação de: redeagle7 em 19 de Setembro de 2017, 20:07
Citação de: Bailey em 19 de Setembro de 2017, 20:05
Citação de: CitriC em 19 de Setembro de 2017, 20:03
Citação de: redeagle7 em 19 de Setembro de 2017, 20:00
Citação de: Cloughie em 19 de Setembro de 2017, 19:57
Citação de: marcopicos em 19 de Setembro de 2017, 19:55
Citação de: Cloughie em 19 de Setembro de 2017, 19:54
Eu que sou da área, só me consigo rir com as análises de cartilha. :rir:

Manda aí a tua posta!

Preciso de analisar mais a fundo para não fazer asneiras.
Na madrugada contem com um post fofinho. :smokin:

Se voltares a insultar as pessoas que aqui têm feito a sua análise com as bocas de merda da cartilha, vais fazer o post fofinho noutra freguesia.

Aonde já chegámos.

Tudo o que seja dito de positivo em relação ao nosso Clube é logo apelidado de "cartilha". Parece que só é Benfiquista quem critica.

Nem oito nem oitenta
acho que ele se tava a referir as análises do guerra na Btv mas posso tar enganado

As pessoas estão no tópico das finanças a analisar, curiosamente até agora de uma forma saudável de parte a parte e correcta.
Comenta no tópico para dizer isto, é normal que possa levar a esta interpretação de várias pessoas.
entendo, só ele pode esclarecer a quem ele se referia. quando li entendi isso, mas pode ter sido como dizes.

redeagle7

Citação de: Bailey em 19 de Setembro de 2017, 20:08
Citação de: redeagle7 em 19 de Setembro de 2017, 20:07
Citação de: Bailey em 19 de Setembro de 2017, 20:05
Citação de: CitriC em 19 de Setembro de 2017, 20:03

Manda aí a tua posta!

Se voltares a insultar as pessoas que aqui têm feito a sua análise com as bocas de merda da cartilha, vais fazer o post fofinho noutra freguesia.

Aonde já chegámos.

Tudo o que seja dito de positivo em relação ao nosso Clube é logo apelidado de "cartilha". Parece que só é Benfiquista quem critica.

Nem oito nem oitenta
acho que ele se tava a referir as análises do guerra na Btv mas posso tar enganado

As pessoas estão no tópico das finanças a analisar, curiosamente até agora de uma forma saudável de parte a parte e correcta.
Comenta no tópico para dizer isto, é normal que possa levar a esta interpretação de várias pessoas.
entendo, só ele pode esclarecer a quem ele se referia. quando li entendi isso, mas pode ter sido como dizes.

Tranquilo.

Kravgnar

Não percebo nada deste assunto, confesso. Mas mesmo não percebendo, e provavelmente porque não percebo, contava com uma redução de passivo muito mas muito maior.

Mas fica a pergunta de um leigo e o raciocínio "lógico" de um leigo:

Isto então quer dizer que por cada 160 milhões que o Benfica fizer em vendas de jogadores, como fez este ano, só devemos esperar que o passivo desça os 4% /17 milhões que desceram este ano?

Isto quer dizer que para reduzir o passivo em 100 milhões o Benfica tem de fazer cerca de 600 milhões em vendas?

Red2802

Citação de: redeagle7 em 19 de Setembro de 2017, 19:39
Citação de: Red2802 em 19 de Setembro de 2017, 19:34
Citação de: redeagle7 em 19 de Setembro de 2017, 19:03
Citação de: Slb23 em 19 de Setembro de 2017, 19:01
Citação de: redeagle7 em 19 de Setembro de 2017, 18:59
Eu gostava de ler aqui realmente malta que entende da matéria, visto que eu não percebo um boi.
Gajos que devem ter o mesmo nível de conhecimento do meu já li muitos.
Quem realmente entende neste momento não te diz nada porque não tem nada para dizer pois os dados são escassos.

Já devem poder dizer alguma coisa.
Vejo aqui tantas conclusões com dados tão escassos (se tu o dizes), de certeza que os entendidos também já podem avançar alguma coisa.
Sei que não são muitos, mas há por aqui alguns que se percebe ao longo dos anos que sabem do assunto.

Os dados são escassos mas são importantes e são os mais relevantes.

E como um carro. Já sabes o que vem de base. Agora faltam os extras.

Já consegui ler algumas opiniões realmente válidas.
Sempre é melhor do que os típicos:
"Fantástico, melhores contas de sempre"
"Vergonha, só desceu X e subiu o valor de Y"
Esses são baseados em conhecimento zero e condicionados pelo amor ou ódio aos intervenientes.

Ainda ontem aqui escrevi, sem ter acesso a nenhuma informação, que dificilmente reduziríamos ao passivo mas de 20 ou 30 milhões nestes exercício.

Isso implicaria receber a pronto a quase totalidade das vendas efectuadas e conduzir toda a verba para amortizar dívida, principalmente a remunerada.

O que é óbvio destas contas é que este modelo só é sustentável com enormes receitas de vendas de jogadores. É isso preocupa-me, numa primeira fase pela inevitável perda de qualidade imediata e, em última análise, preocupa-me mais que não haja jogadores para isso, como aconteceu em 2014 que tivemos que recorrer ao Mendes e ao Peter Lim para salvar o clube.

O Benfica não pode ter mais de 100 jogadores com contrato profissional. Depois espantam-se com o valor dos custos com pessoal. É preciso reduzir para metade, acabar com o carrossel e com as comissões associadas, e manter os putos dois ou três anos na equipa principal.

O resto são questões de pormenor, mais de âmbito financeiro.

Antes da questão financeira vem o modelo de gestão e a visão estratégica para o clube.

Por exemplo, já só temos duas bancadas patrocinadas. É por falta de interessados? Ou é para libertar o estádio para o naming? Não sabemos...

Há que seguir um caminho. O estádio foi concluído em 2003. Não devia estar pago? É prioritário construir outras valências como Residências ou alargar o Seixal quando há tanta coisa por pagar?

golfdreamer

Citação de: Bailey em 19 de Setembro de 2017, 20:06
alguem que saiba explicar porque é que dos 123 m de vendas 43 milhoes são perdas de imparidade de direitos de atletas? o que raio  é isso?
Isto é o que acontece a cada jogador que o Benfica compra...
O Manél é comprado por 10M e assina por 5 anos, este valor entra nas contas do Benfica como um activo de 10. Cada ano que passa este activo desvaloriza, 10/5=2M,  2 milhões é o valor que ele vai desvalorizando e entra nessa rúbrica "perdas de imparidade". se ele não renovar, ao fim de 5 anos é um jogador livre e o seu valor contabilistico é zero.
Creio que é isto, mas há pessoal mais entendido...

xiribiti

Savimar

Eu ainda nem passei os olhos pelas contas e também não tenho defendido em nada a política atual.

Mas leio aqui pessoal a querer baixar o passivo.

Se ainda não recebemos de quem nos compra os jogadores ( pois os jogadores também são pagos em tranches ) onde arranjamos o dinheiro para pagar a quem devemos e com quem temos condições estipuladas?

Temos isso sim que verificar se à medida que vamos recebendo esse dinheiro é canalizado para pagar esse passivo.

Cloughie

Manda aí a tua posta!

Quando se inventam coisas para "bate de determinada forma" é para apelidar de que forma?
Mas se estás satisfeito em ser enganado, nada contra.

Eu, como não gosto muito de ameaças, retiro-me então.
Julgo ser melhor ficarem com essas opiniões "correctas".
É pena.

cervi

Citação de: Savimar em 19 de Setembro de 2017, 20:13
Eu ainda nem passei os olhos pelas contas e também não tenho defendido em nada a política atual.

Se ainda não recebemos de quem nos compra os jogadores ( pois os jogadores também são pagos em tranches ) onde arranjamos o dinheiro para pagar a quem devemos e com quem temos condições estipuladas?

Temos isso sim que verificar se à medida que vamos recebendo esse dinheiro é canalizado para pagar esse passivo.

Para pagares as dividas precisas de receber essas  parcelas, mas o passivo desce logo porque o valor é logo contabilizado.

redeagle7

Citação de: Cloughie em 19 de Setembro de 2017, 20:13

Manda aí a tua posta!

Quando se inventam coisas para "bate de determinada forma" é para apelidar de que forma?
Mas se estás satisfeito em ser enganado, nada contra.

Eu, como não gosto muito de ameaças, retiro-me então.
Julgo ser melhor ficarem com essas opiniões "correctas".
É pena.

Pronto, não interpretei mal, era mesmo para as análises do forum a boca da cartilha.
Tens razão, é melhor que te retires.

Savimar

Citação de: cervi em 19 de Setembro de 2017, 20:16

Para pagares as dividas precisas de receber essas  parcelas, mas o passivo desce logo porque o valor é logo contabilizado.

Como é que o passivo desce se não o pagares????

peter_slb

Isto avançou muito e não tenho tempo para ler tudo mas vi vários comentários que referem que o passivo não desceu só 17 milhões (eu prefiro falar em 30, porque o que interessa é o remunerado, o resto é gestão corrente) porque ainda temos muito a receber de clientes, ora o que temos a receber no prazo dum ano é menos do que aquilo que temos a pagar e o Benfica sem vender mais jogadores (além de Nelsinho e Mitro) dá prejuízo já em 17/18, por isso porque acham que aquilo que temos a receber em finais de 2018, em 2019 e por aí adiante servirá para baixar o passivo?

Quando estes resultados saíram fiz um post rápido ao qual parece que ninguém ligou mas que para mim é a prova que estes resultados não têm nada de bom e que todos os jogadores vendidos nem para amortizar a dívida bancária estão a ser suficientes.

O Benfica a 30.06.2013, tinha 281 milhões de dívida remunerada, a 30.06.2017 - praticamente 90 milhões em lucros depois, vendas de 400/500 milhões depois (não tenho como agora ir ver o número, mas mesmo que esteja no limite inferior não afeta o que estou a dizer), vendas de miúdos da formação que não valiam nada em termos contabilísticos como Bernardo, André Gomes, Lindelof, Guedes, Cancelo, Cavaleiro, Hélder Costa, Renato...depois - a dívida remunerada volta aos 281 milhões de euros.

Como é que isto é possível e como podemos achar isto bom? O dinheiro do lucro que estamos a ter não é o Benfica que o tem, são outros clubes e empresários, o Benfica, comparando com 2013, o que tem hoje é uma situação financeira equiparada mas muito menos qualidade no plantel e sem aqueles craques todos na formação (há la outros, mas que, a maioria, aí também já estavam no Benfica).

Enquanto se mantiver a relação com o Mendes e/ou outros empresários do tipo, a dívida remunerada do Benfica (que é a que interessa) não vai baixar significativamente, as vendas e aumentos de patrocínios, e aumentos de receitas da champions, etc, servirão, como nestes últimos 4 anos, não para solucionar realmente os problemas financeiros do Benfica (quem vê só o capital próprio e não como ele é composto, pode pensar que sim), mas para aumentar ativos não correntes.

Red2802

Citação de: cervi em 19 de Setembro de 2017, 20:16

Isso não é assim.

Uma venda sem receber nada corresponde a um aumento do activo (se corresponder a uma mais-valia) sem qualquer redução do passivo. Melhora a tua situação patrimonial, mas não reduzes à dívida.

O passivo só vai reduzindo na altura em que reduzires a valor em clientes e o valor em empréstimos ou fornecedores.

Como queres reduzir ao passivo sem pagar dividas?

Mvcas2013

Citação
- A alteração do passivo corrente para passivo não corrente vai corresponder a um encargo financeiro menor? Depende das taxas de juro negociadas ( nem tudo foram EO). E vai implicar um menor esforço de tesouraria? Depende das amortizações de capital negociadas porque, como sabes, os empréstimos em conta corrente "cristalizados" só obrigam ao pagamento de juros e comissões.

Os empréstimos do NB (que foram totalmente amortizados este Verão) por troca com o último EO, penso que andariam na casa dos 7/8% (a confirmar), logo com as taxas do EO podemos esperar uma redução dos encargos financeiros, sim. Em 2018, temos aliás o EO mais antigo a acabar também (penso que foram 40 M) e nessa altura, espero que não seja liquidado com contração de nova dívida.

Citação
- A verba contabilizada na rubrica de clientes (vendas por receber, maioritariamente) vão ser todas encaminhadas para redução de dívida, em especial bancária? É como pagas aos fornecedores? Se reduzirem as receitas da UEFA e de bilheteira, não vais buscar liquidez para solver os compromissos à rubrica de clientes?

Sinceramente acho que não. Estará tudo muito dependente de performance desportiva, pois bastam 2 ou 3 derrotas e as receitas de bilheteira caem logo, assim como prémios da UEFA, etc etc. E nesse caso, o dinheiro recebido fica todo na Tesouraria interna para pagamentos a Fornecedores e outras dívidas. Daí que era essencial manter o plantel competitivo e preparado para tudo e não confiar que ia ficar tudo na mesma em relação aos rivais (que estão mais organizados este ano embora não tenham planteis muito extensos, se formos a analisar).

Citação
- Há alguma margem para investir e continuar a reduzir a dívida?

Estou com enorme curiosidade de ver como o Benfica pagará o EO que vence em início de 2018 se tivermos uma época má. Se pedirem mais outro EO, estamos conversados sobre redução de dívida efetiva.

Citação
- Ha alguma margem para existir lucro sem vendas de jogadores a rondar os 100 milhões ano?

Sinceramente, numa SAD, tens de manter tudo em equilíbrio: performance desportiva, vendas e performance financeira. A primeira cai, as outras sofrem de imediato. Em condições normais, ainda não temos vendas globais de merchandising, patrocínios, etc. que permitam pensar em não vender pelo menos 1 a 2 jogadores anualmente. E a Academia não é salvação para tudo e está a ser usada com esse efeito, mas não é verdade. A venda do Renato Sanches e do Lindelof foi conjuntural e não planeada a médio prazo. Veja-se a dificuldade que os promovidos este ano têm de entrar na equipa (excepção feita eventualmente ao Ruben Dias, que a jogar será mais uma vez por razões conjunturais).

Citação
Gostava de ter a certeza que estes quatro pressupostos se possam realizar mas tenho enormes dúvidas que isto se venha a verificar.

Concordo contigo, mas também se olharmos aos últimos 5 a 6 anos, não posso deixar de ver melhorias a vários níveis e isso deixa-me otimista para o futuro. É uma maratona, não é um sprint.

Mas custa sempre ver mau planeamento, quando quase que parece evidente que estão a cometer um erro crasso.