As Finanças do Benfica

oliverghost

DOMINGOS SOARES DE OLIVEIRA: «SE QUISERMOS FAZER UM INVESTIMENTO CONSIDERÁVEL TEMOS TODAS AS CONDIÇÕES»

19 dias depois de fechar o mercado. A lata desta gente não tem limites.

KATSO75

o passivo baixou 17m????? yesssss estamos salvos! valeu a pena hipotecar o penta!

sbremoved_40687

Citação de: oliverghost em 19 de Setembro de 2017, 21:41
DOMINGOS SOARES DE OLIVEIRA: «SE QUISERMOS FAZER UM INVESTIMENTO CONSIDERÁVEL TEMOS TODAS AS CONDIÇÕES»

Só tabacudo acredita nessas palavras.

O'Brien

Citação de: oliverghost em 19 de Setembro de 2017, 21:41

Todas as conversas é sempre o mesmo.. O Benfica não precisa de vender;
O Benfica pode investir;
Etc etc.. e depois coiso.

lost_paradise

Citação de: CitriC em 19 de Setembro de 2017, 21:37
Citação de: lost_paradise em 19 de Setembro de 2017, 21:33
Não tenho tido tempo nenhum nem terei tão cedo mas saltou-me à vista o seguinte:

No exercício em que entrou em vigor o novo acordo de direitos televisivos com a NOS, passamos de um resultado operacional sem direitos de atletas de sensivelmente 8M€ em 15-16, para 4M€ em 16-17. O que significa duas coisas:

- Acordo com a NOS está longe de ser o apregoado aos 7 ventos.

- Subida dos custos com pessoal absorveu praticamente todo e qualquer aumento de receitas ordinárias.

Desilusão.

Agora é imaginar um ano sem liga dos campeões e o efeito que tem na queda das receitas ordinárias e mesmo na venda de jogadores, sem a maior das montras. Sobretudo quando o prize money deve subir de forma exponencial a partir da próxima época. Não é difícil de imaginar um ano sem liga dos campeões, pelo caminho que a época está a tomar.

Os que estão 10 anos à frente que resolvam a quadratura do circulo.

Dia 29 farei tudo para lá estar e manifestar o meu desagrado com o rumo que o clube está a tomar.

de 15/16 para 16/17 as receitas dos direitos televisivos sou subiram em 500mil.

O acordo da NOS foi o pior dos 3 grandes em comparação com o que vale a Marca Benfica e o que vale as outras. Foi precipitada e como tal concordo contigo.
Mas mesmo que se mantivesse o nível de receitas,era suposto haver enorme redução nos custos  (fse?) Pelos valores que deixámos de pagar pelas ligas estrangeiras.

Precisamos do detalhe para o tira teimas mas a rubrica de fse também subiu pelo que essa hipotética descida,também foi totalmente absorvida por outro tipo de subidas nos custos.

Alexandre1976

Dizer isto depois de uma actuaçao no mercado de transferencias abaixo do que seria expectavel,sobretudo depois do desmantelamento da nossa linha defensiva,é mesmo para gozar.

CitriC

Citação de: Red2802 em 19 de Setembro de 2017, 19:54
Citação de: Mvcas2013 em 19 de Setembro de 2017, 19:30
Eh pa eu aqui so costumo ler mas perante tantos pontapés na Análise Financeira e Contabildade, deixem-me só fazer alguns comentários sucintos:

1) Era muito bom que os 120 M da venda de jogadores entrassem logo nas contas, mas nenhum comprador compra a pronto, pelo que há prestações futuras que por acaso estão na rubrica de Clientes ($$$ que ainda nos devem). É uma conta do Ativo tal como o dinheiro que devemos a outras entidades (Fornecedores) é uma conta de Passivo. Depois vejam quanto está na rubrica de Clientes e que segundo é dito será para continuar a amortizar Passivo à medida que esses Clientes paguem o que devem ainda. Portanto os 17 M de redução no Passivo pode continuar até aos 40 M pelo menos ou então ser usado para reforçar a equipa, se assim o entenderem (precisarem parece ser mais o caso atualmente);

2) A dívida total baixa devagar mas nesta fase o mais importante é pagar os empréstimos bancários com taxas de juro altíssimas (NB) e substituir por obrigações emitidas com taxas mais baixas (última a 4%). Isto permite baixar os encargos financeiros anuais com dívida que aparece nos Custos Financeiros / Resultados Financeiros que será visível nos resultados anuais e permitirá continuar a reforçar os Capitais Próprios;

3) Não se esqueçam também que os 44 M de Resultados Líquidos serão depois incorporados em Resultados acumulados rubrica esta que se reduzirá de 94 M negativos para 50 M negativos. Mais um ano assim e quase limpamos os prejuízos todos acumulados desde o início da sociedade;

4) Sim tivemos um aumento de 13 M nos Custos com Pessoal. Não é um dado bom visto assim de relance. Então mas o ano passado não tivemos um ano de sucesso desportivo?? Não sabem que existe um prémio fixo para o plantel por cada título conquistado? Se bem me lembro de notícias que vão saindo, normalmente são 3 M para o plantel. Ora temos o 36, uma Supertaca do ano passado e a Taça de Portugal, logo 3x3 = 9 dos tais 13 que naturalmente será aumento da massa salarial normal.

Pensem nas coisas com calma antes de escreverem sobre temas que não dominam.

Ninguém gosta do momento da equipa e do planeamento mal feito da época, mas sinceramente se são mesmo do Benfica, procurem ser mais positivos e otimistas pois assim vão morrer muito mais cedo.

Saudações benfiquistas

MC

A análise é globalmente correcta mas há que incorporar aí alguns pressupostos para que as coisas sejam mais claras.

- A alteração do passivo corrente para passivo não corrente vai corresponder a um encargo financeiro menor? Depende das taxas de juro negociadas ( nem tudo foram EO). E vai implicar um menor esforço de tesouraria? Depende das amortizações de capital negociadas porque, como sabes, os empréstimos em conta corrente "cristalizados" só obrigam ao pagamento de juros e comissões.

- A verba contabilizada na rubrica de clientes (vendas por receber, maioritariamente) vão ser todas encaminhadas para redução de dívida, em especial bancária? É como pagas aos fornecedores? Se reduzirem as receitas da UEFA e de bilheteira, não vais buscar liquidez para solver os compromissos à rubrica de clientes?

- Há alguma margem para investir e continuar a reduzir a dívida?

- Ha alguma margem para existir lucro sem vendas de jogadores a rondar os 100 milhões ano?

Gostava de ter a certeza que estes quatro pressupostos se possam realizar mas tenho enormes dúvidas que isto se venha a verificar.

Não é necessário realizar 100M por ano para ter lucros, mas é realmente necessário ter enormes mais-valias para ter lucro, porque como qualquer outro clube em Portugal gastamos mais do que aquilo que recebemos.

E prevejo que a SAD irá continuar a realizar mais valias, para obter lucros, aumentar CP e baixar dívida financeira.

Só desinvestindo em salários e/ou aquisições é que podes baixar abruptamente/rapidamente a necessidade de realizar grandes mais-valias.
Mas quando assim acontece perdes competitividade o que é importante para conquistar títulos e ter bons desempenhos na Europa.

Por isso é que é preciso haver um equilíbro. Eu achei por acaso que andávamos a investir demasiado em atletas, mas também não esperava tamanha descida no início desta época.

Mas no final o que todos queremos no final da época é o Penta desportivo & financeiro.

afsantos

Resumindo. ... sem equipa....passivo monstruoso e alguns euros na conta para fazer uma gestão no dia a dia...será assim?

E ah.... é a estrutura a dizer q estamos no bom caminho...

redeagle7

Citação de: Cloughie em 19 de Setembro de 2017, 21:39
Citação de: redeagle7 em 19 de Setembro de 2017, 21:22
Citação de: Cloughie em 19 de Setembro de 2017, 21:15
Eu ia ficar calado mas não dá com tanta citação...

A "importância" de uma palavra usada centenas de vezes diariamente...
Quando não há nada para se pegar, inventa-se.

E dizer que se está a discutir seriamente um assunto quando se estão a inventar factos...
Não dá para perceber.

Pah, tu podes dar as voltas que tu quiseres, mas não me fazes de parvo.
Uma palavra que começou a ser usada pelos rivais para atacar o Benfica e que foi adoptada por alguns dos que aqui andam quando querem atacar alguém que vêem como apoiante do Vieira.
A conotação é negativa, tu sabes, tu sabes que eu sei e o forum inteiro sabe.
Daqui a uns aninhos talvez consigas dar-me baile ou fazer-me de totó, agora ainda é muito cedo.
Pior do que aquilo que dizes é nem teres a capacidade de assumir a intenção com que  dizes as coisas.

A animosidade e agressividade estão fortes quando eu estou a ser muito civilizado contigo.
Não estou a entender isso.

A palavra tem sido utilizada centenas de vezes todos os dias.
Calhou ser precisamente hoje e comigo que deu confusão.
Tudo bem.

O ponto crucial é que estão a inventar coisas.
Devia ser esse o foco.
Mas o foco são questões de semântica e ataques à minha postura.
Entendido.

Cloughie, tu chegas aqui e tens duas opções.
Primeira: diriges-te a quem achas que está a dar factos errados e debates isso com as pessoas.
Segundo: chegas aqui e fazes o que fizeste.

O que fizeste, acrescentou bola ao tópico e não teve nada de construtivo, bem pelo contrário.
Além de que a expressão usada, tem uma intenção e não é positiva.

MALU15

Citação de: Dr.Lecter em 19 de Setembro de 2017, 21:04
Citação de: MALU15 em 19 de Setembro de 2017, 19:19
Citação de: Dr.Lecter em 19 de Setembro de 2017, 18:51
Citação de: MALU15 em 19 de Setembro de 2017, 18:44
Citação de: GoloDeLetra em 19 de Setembro de 2017, 18:26
Citação de: Bailey em 19 de Setembro de 2017, 18:20
Citação de: GoloDeLetra em 19 de Setembro de 2017, 18:19
As contas sao boas . O pessoal està contra porque perdemos dois jogos seguidos . Eu incluido .
como explicas que só baixaram 17 milhoes o passivo?

não te estou a atacar, estou a perguntar pq sou um perfeito leigo nisto
Eu tambem nao percebo muito de contas , mas acho que temos que ver para alèm dos 17 milhoes do passivo . Como o lucro e a diminuiçao da divida bancaria . Acho que o passivo tinha descido muito mais se nao tivessemos baixado a divida bancaria . Digo eu nao sei ...
Se é importante baixar o passivo financeiro, não é menos importante aumentar o activo em rubricas de fácil realização como são os saldos de clientes (que aumentaram cerca de 41M, e que só qd forem recebidos haverá então condições para reduções em rubricas do passivo (Div. banácria, O credores por comissões a receber, ...).

Malu, que balanço fazes das contas que são agora sumariamente apresentadas?

Bate certo com as expectativas que tinhas?
As minhas estimativas falharam nas seguintes rubricas:

. Valor dos gastos com pessoal (+ 9M de custos) pois tinha estimado cerca de 66M e foi 74,7 e acréscimo tb de 3M nos FSE`s. Só com detalhe se poderá ver a razão, mas pode haver valores com indemnizações que não conhecemos.

. Rendimento de t direitos de atletas (-8M) pois tinha estimado 131M e foi 123M. A razão está nas muitas pequenas operações com atletas, que devo ter valorizado de forma incorrecta com base em valores pouco credíveis que nos soaram. Aguardemos pelo detalhe, mas pode haver valores com reconhecimento diferido.

. O resultado financeiro ficou dentro das estimativas (-17,5M), e vai melhorar ainda mais no próximo ano.

Estas diferenças justificam a diferença para um resultado líquido melhor, que estimava.

Em relação aos impactos nas DF`s (activo, passivo e dívida financeira) sem grandes surpresas, face às condições de pagamento que se verificaram nas vendas, que esperava melhores, o que condicionou os valores recebidos em cash. De notar que temos cerca de 118M em saldos de clientes (correntes e não correntes) o que na prática se pode traduzir numa melhor situação de tesouraria a prazo e redução de passivos financeiros (bancários, fornecedores, ...).

E isto sem esquecer que o resultado do ano 2017/18 já está bem encaminhado  com as vendas do NS, e ...

Do que percebi, o que temos em saldo de clientes corrente é suficiente para abater o restante passivo corrente, penso que devemos esperar ver esse abatimento no relatório de Dezembro ou da próxima época, certo?

E no que respeita a EO's? Achas que, tendo em conta a renegociação das maturações da dívida - muita dela passou de corrente a não corrente - vamos na mesma contrair um EO em 2018 ou pensas que não?
Em relação à 1ª questão, isso pode ocorrer mas não é forçoso que ocorra, ainda que em geral a SAD quando contrata, tente casar os pagamentos com um ritmo que se coadune com o dos recebimentos.

Em relação à 2ª, convem ter presente que a SAD tem passivos financeiros exigíveis programados (caso do Papel comercial e Projectos investimento) que só por si podem representar entre 20/30M por ano, e a SAD tem de ter a capacidade de poder gerir da melhor maneira as disponibilidades de tesouraria sem quaisquer perturbações.

Convem acrescentar ainda que o EO de 45M se vai vencer só em Jul2018, no inicio da nova época desportiva, e só nessa altura haverá condições para decidir o que irá ser feito, tendo em consideração também a reestruturação que agora ocorreu da parte restante dos Emp.obtidos e que vem mencionada no comunicado.

BlankFile

Citação de: Dr.Lecter em 19 de Setembro de 2017, 21:45
Pelos vistos já concluímos a renegociação dos termos do contrato com a NOS.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/benfica-e-nos-concluem-com-sucesso-renegociacao-do-contrato-televisivo

Cheira-me a "bye bye Emirates" e "Hello NOS", para o patrocínio das camisolas.

CitriC

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/benfica-e-nos-concluem-com-sucesso-renegociacao-do-contrato-televisivo

alguém com conhecimento de causa, tem algo a adicionar ?

O que estava em cima da mesa ? Pensava que era só rever os direitos televisivos.

Estou curioso