As Finanças do Benfica

Carlitoz

Citação de: AnotherDoom em 13 de Outubro de 2017, 14:38
Citação de: kingvata em 13 de Outubro de 2017, 14:23
Citação de: AnotherDoom em 12 de Outubro de 2017, 21:05
Então basicamente:

Tudo está por pagar.

Temos diversos empréstimos, uns mais favoráveis, outros mais tóxicos.

Temos que vender 3/4 titulares todos anos para fazer face ás despesas.

O Passivo basicamente não se reduziu.

O passivo financeiro tem-se reduzido graças a empréstimos obrigacionistas.

Desinveste-se brutalmente na qualidade do plantel (não na quantidade).

Vai-se remodelar o CFC, que provavelmente ainda não estará pago.

Já se passaram 17 anos desde Vale Azevedo.

Clubes como o Borussia, como o Napoles, como a Juventus e outros... cairam e reergueram-se nestes 17 anos.

Nós ainda andamos com desculpas de uma merda que aconteceu há 17 anos e que deixou um passivo de 80 milhões.

80... não são 800 milhões.
Até me custa ser o advogado do diabo, pois estou de acordo com 95%...

mas "o outro" não deixou só um passivo de 80 milhões, deixou também um activo de meia dúzia de milhões...

Certo.

Mas o nosso activo atual (patrimonial sobretudo), não está pago e conseguiu-se muito à custa de endividamento e aumento do passivo.

O que nao esta pago não conta como activo...
O que no fundo é importante é ter um activo bem maior que o passivo.
Pessoalmente nao me importava de ter um passivo de
e ter um activo nem que fosse 10 % superior.... mas infelizmente nao tenho passivo e os activos apesar de bem superiores sao bem modestos.

Jonimane

Há também que ter em conta que seriam 80 milhões em contabilidade "à los 90", isto é, se fosse o dobro não me admirava... e mesmo assim até agora o aumento era brutal.

É um bocado como o caso da Madeira. A dívida não era gigante, até ser toda contabilizada..

Jiujitsu

Amigos, por favor, mais uma vez deixo o apelo, frustrações e desabafos façam-nos no tópico do LFV, nas competições nacionais ou o que seja.
Aqui era porreiro lermos de quem sabe, comentarmos e pedirmos ajuda a entender (se não for área onde dominemos), agora vem-se para aqui ler merdas descabidas dita como sendo verdades absolutas quando são, no máximo, opiniões fundamentadas em "diz-se", "parece", "se calhar", meu... assim também já é demais.

Hoje constatei uma merda incrível, fui tomar o pequeno-almoço e o primeiro site que abri foi o Público, foda-se, que cena bizarra, há anos que o primeiro sítio onde vinha era invariavelmente aqui. Aos poucos compreendo o que o Çula me dizia...
O ambiente no forum tem estado uma bosta e não é pelos maus resultados porque já vivemos aqui muito.
Não estraguem isto também sff...

Theroux

A propósito de passivos, o da Juventus é superior a 750M€, quando em 2013 era de 400M€.

É um clube mal gerido? Não.

E isto não quer dizer que isso seja um dado irrelevante, apenas que lançar um número para o ar não diz nada sobre a qualidade da gestão.

Pedro Nunes 28

Quando em 2015 tinhamos a 2ª maior divida de todos os clubes da Europa apenas suplantada pela do MU, atesta bem a excelente capacidade de gestão !

Theroux

Citação de: Pedro Nunes 28 em 13 de Outubro de 2017, 17:21
Quando em 2015 tinhamos a 2ª maior divida de todos os clubes da Europa apenas suplantada pela do MU, atesta bem a excelente capacidade de gestão !

Podia ser pior, podíamos ser o Man. United.

Tomahawk

http://borjaonstocks.com/pt/2017/10/02/benfica-um-todo/

Aqui vai a uma análise bolsista recente  ao Benfica (Clube + SAD), depois da recente publicação dos Resultados de ambas as entidades para 2016/2017.

Trata-se de um excelente site de bolsa feito por um português, (está a fazer-me ganhar bom dinheiro:+12,6% em 2,5meses), e está especializado em acções das várias bolsas Euronext e , por experiência própria, recomendo-o vivamente, considerando os 20 € da sua subscrição mensal muito bem empregues.

Indo ao que importa, chamo a v/ atenção para esta análise aos números do Benfica Clube e da SAD numa lógica mais de investimento bolsista  e não de emotividade, até porque o seu autor é sportinguista. 

O BENFICA COMO UM TODO
Outubro 2, 2017

Há uns dias escrevi uma análise às ações da Benfica SAD ...
Benfica SAD e Sport Lisboa e Benfica
... que ficou de certa forma incompleta, pois precisava do relatório e contas do Benfica clube (SLB) para ver o panorama geral. Pois bem, na sexta-feira o SLB divulgou as suas contas da época 2016/2017.
Está um relatório bem construído, pois mostra as tendências históricas das principais métricas, para o SLB e para a SAD. Ambos exibem uma tendência crescente do Lucro anual:

O Ativo de ambos tem vindo a aumentar ...

... e o Passivo de ambos a diminuir ...

... pelo que o Capital Próprio (o Benfica chama-lhe Fundos Patrimoniais) tem vindo a aumentar em ambas as instituições:

O Capital Próprio do SLB ainda é negativo, mas se a tendência continuar, passará a positivo nos próximos anos.

Voltando ao relatório anual da SAD ...
Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa resultados consolidados 2016/2017
... verifico que a SAD deu um Lucro por Ação de 1,94 €. Isto significa que o PER é de 1,52/1,94 = 0,78.
Esta é a valorização mais baixa/atrativa de todas as ações da Euronext Lisboa que já analisei (50 ações).
Agora, existem muitos argumentos contra os investimentos nas SAD dos clubes de futebol e a sustentabilidade deste nível de Lucro anual, como por exemplo os seguintes (obrigado pela ajuda Joaquim Vieira):
. Possibilidade de desvalorização dos ativos porque os jogadores têm lesões
. Inflação dos salários dos jogadores
. Comissões ocultas
. Prémios de gestão que os acionistas não conhecem
. Recebimentos diferidos no tempo e em prestações de vários anos
. Contas opacas
. Possibilidade de maus resultados desportivos a afetar os resultados económicos

Na análise anterior eu tinha escrito que as SAD não podiam pagar dividendos aos acionistas, mas essa era uma Lei de 1997 que entretanto foi substituída por uma Lei de 2013 que já permite que as SAD paguem dividendos.

Em relação aos argumentos contra investimentos nas SAD dos clubes de futebol, concordo com todos, mas ao mesmo tempo considero que são válidos para todas as SAD de clubes de futebol cotadas no mundo, e isso não impediu que os investidores valorizassem (e muito) essas empresas.

Comentários:
. Se olharmos para o Valor de Mercado, as SAD dos quatro clubes portugueses são as quatro menos valorizadas.
. O Price to Sales Ratio da Benfica SAD é 0,3, da FC Porto SAD é 0,2 e da Sporting SAD é 0,4. Isto compara com a média ex-Portugal, que é de 1,9
. A SAD do Benfica foi mesmo a que deu mais Lucro nos últimos 12 meses reportados, mais que a Juventus, Borussia Dortmund, Arsenal e Manchester United. No entanto vale uma pequena fração destes outros clubes europeus
. O PER das três SAD portuguesas que deram lucro nos últimos 12 meses reportados (Benfica, Sporting e SC Braga) é inferior a 1, o que compara com a média de 32 das SAD que deram Lucro ex-Portugal (não considerando o Besiktas que é um outlier)

.Considero que estas SAD dos clubes de futebol são bastante valorizadas pelos investidores por esse mundo fora e que Portugal é a única exceção. Isto apesar de Portugal ser campeão europeu de futebol e de praticamente não se falar de outra coisa que não seja futebol

.As SAD dos clubes estrangeiros têm os mesmos riscos e problemas enunciados acima, mas os investidores valorizam-nas como empresas normais
. Ou as ações das SAD dos clubes de futebol portugueses têm lepra, ou estão muito subavaliadas.

.Já não digo que a Benfica SAD deveria valer tanto como a da Juventus, do Borussia Dortmund, do Arsenal ou do Manchester United. Obviamente não penso isso. Mas, porque não há-de valer tanto como as do Besiktas, Galatasaray ou AJAX FC? Qualquer uma destas vale muito mais que a Benfica SAD (Besiktas 8 vezes mais, Galatasaray e AJAX 6 vezes mais). E estas SAD de clubes de média dimensão vendem sensivelmente o mesmo e lucram muito menos que a Benfica SAD

.Os portugueses podem não valorizar as suas SAD, mas os Ativos estão no mercado global. Nada impede um investidor estrangeiro (um árabe ou chinês) de vir lançar uma oferta pela Benfica SAD, de tão subvalorizada que está.

Nas análises anteriores expliquei porquê que prefiro a Benfica SAD à Sporting SAD e FC Porto SAD. Tem a ver com práticas contabilísticas mais transparentes e ausência de emissão de novas ações. O Sporting, que é o meu clube do coração, tem emitido novas ações para facilitar a entrada de novos investidores, o que dilui a posição dos acionistas anteriores. O FC Porto, para além de dar Prejuízo, passa Ativos do clube para a SAD (nomeadamente o estádio do Dragão) para cobrir contabilisticamente os Prejuízos. Mas o Benfica não. Desde que entrou em Bolsa que mantém o mesmo nº de ações emitidas, nas 23 milhões.

Eu neste momento não tenho espaço no Portfolio TOP10 Lisboa para incluir as ações da Benfica SAD e também por imperativos de liquidez mínima também me manteria afastado dessa inclusão (tal como aconteceu por exemplo na Estoril Sol),
no entanto recentemente comprei algumas (poucas) ações da Benfica SAD. Informei logo dessa atitude no Grupo dos Subscritores do Borja on Stocks. São mesmo poucas ações, é uma coisa irrelevante.

De qualquer modo acho que isto prova que sou mesmo isento nas minhas análises a ações. Sou Sportinguista, anti-Benfica, no entanto reconheço que as ações da Benfica SAD estão muito atrativas. "

César Borja _ BorjaOnStocks

iloy

Pois so que o MU tem capacidade para liquidar esta dívida em 2 anos enquanto o Benfica nem daqui 30 anos...

Maka

Citação de: Carlitoz em 13 de Outubro de 2017, 16:42
Então basicamente:

Tudo está por pagar.

Clubes como o Borussia, como o Napoles, como a Juventus e outros... cairam e reergueram-se nestes 17 anos.

Nós ainda andamos com desculpas de uma merda que aconteceu há 17 anos e que deixou um passivo de 80 milhões.

mas "o outro" não deixou só um passivo de 80 milhões, deixou também um activo de meia dúzia de milhões...

Certo.

Mas o nosso activo atual (patrimonial sobretudo), não está pago e conseguiu-se muito à custa de endividamento e aumento do passivo.

e ter um activo nem que fosse 10 % superior.... mas infelizmente nao tenho passivo e os activos apesar de bem superiores sao bem modestos.

:huh:     :2funny:

LA Lakers

https://serbenfiquista.com/forum/geral/alteracao-dos-estatutos-do-sport-lisboa-e-benfica/540/

Tópico para votar alterações dos estatutos do Benfica.

Mais importante que andar a falar mal do Benfica LAB, do Rui Vitória, do Vieira ou do Luisão, é arranjar soluções por um Benfica mais democrático!

Em votos: nº de votos que cada sócio tem direito.

CitriC

Citação de: iloy em 13 de Outubro de 2017, 22:34

Pois so que o MU tem capacidade para liquidar esta dívida em 2 anos enquanto o Benfica nem daqui 30 anos...

Por este comentário se comprova que os comentários do iloy sao baseados em ignorância ou em pura emoção como um adepto "irracional" de futebol.

As receitas do Benfica Clube  +SAD ultrapassaram este ano a dívida financeira do Grupo Benfica.

Portanto é totalmente mentira o que ele afirma, ou seja que o Benfica nem daqui a 30! anos teria capacidade de liquidar a sua dívida.

O Iloy é um fiel adepto disso não tenho dúvidas mas que peca pela falta de conhecimento financeiro do Benfica o que pode levá-lo a tomar decisões erradas.

iloy

Citação de: CitriC em 14 de Outubro de 2017, 01:37

Por este comentário se comprova que os comentários do iloy sao baseados em ignorância ou em pura emoção como um adepto "irracional" de futebol.

As receitas do Benfica Clube  +SAD ultrapassaram este ano a dívida financeira do Grupo Benfica.

Portanto é totalmente mentira o que ele afirma, ou seja que o Benfica nem daqui a 30! anos teria capacidade de liquidar a sua dívida.

O Iloy é um fiel adepto disso não tenho dúvidas mas que peca pela falta de conhecimento financeiro do Benfica o que pode levá-lo a tomar decisões erradas.

Pessoas o que quiseres já disse que isso não me importa.
Tens razão numa coisa è que sou benfiquista ferrenho sócio e certamente como tu.
Podes pensar que não tenho qualquer conhecimento e repito quando não sabes com quem falas è melhor não ter afirmações destas em que nem vou polemizar para nao perder tempo e já respondi ao Théroux por afirmações infelizes como as tuas.
30 anos è exagero? Talvez!! a minha ironia não deve ser apropriada para alguns adeptos como tu.
Mesmo assim e analisando o último R&C em 2017 nao vejo como è possivel o Benfica pagar todo o seu passivo nos próximos 10 anos se quiseres.
O passivo disparou de tal maneira que mesmo com records de vendas extraordinárias quase não desce. Se pensas que isto è invejável e que o clube tem esta capacidade para pagar o seu passivo nos próximos 10 anos então rezo para isto ser possível mas se és mais conhecedor nas finanças talvez es capaz de explicar ao pessoal em quanto tempo por ti isso è possivel.

Carlitoz

Citação de: Maka em 13 de Outubro de 2017, 22:40
Então basicamente:

Tudo está por pagar.

Certo.

Entao explica la....

izlek

e a divida do MU tem a ver com a aquisição do clube, não com resultados de gestão.

Maka

Citação de: Carlitoz em 14 de Outubro de 2017, 09:42
Citação de: Maka em 13 de Outubro de 2017, 22:40
Então basicamente:

Tudo está por pagar.

Certo.

Entao explica la....

Não há nada para explicar. É claro que a parte que sublinhei está errada. Se fosse como disseste, então o estádio não contava como activo, por exemplo. Jogadores comprados nos últimos anos não contavam como activos. O centro de estágio não contava como activo. Mas contam. E ainda não estão pagos na totalidade.