As Finanças do Benfica

Monster

Citação de: MALU15 em 22 de Outubro de 2018, 16:04
Citação de: JohnT em 22 de Outubro de 2018, 15:55
Citação de: Polaco em 22 de Outubro de 2018, 15:48
Citação de: JohnT em 22 de Outubro de 2018, 15:42
Citação de: ff77 em 22 de Outubro de 2018, 15:29
Citação de: JohnT em 22 de Outubro de 2018, 15:15

Ele até tem razao, mas isso é engracado nao é???

Tem razão em quê mesmo?

O Benfica está no 3o ano do contrato da NOS antecipacao 100 milhoes + 80 milhoes + este ano....já gastou 5 anos do contrato

Estás mesmo a querer aldrabar-nos como o outro ou não percebeste mesmo ?

Tu achas mesmo que todos sao experts em financas? È a forma mais simples de ver esse assunto...Estamos no 3 ano do contrato já recebemos 120 milhoes ou nao????
Mas ele não disse "recebemos" mas sim "gastou". Ora a BSAD não gastou utilizou, e com isso substituiu empréstimos bancários (por redução) operação assim uma variação qualitativa no seu Balanço que só por si foi e irá continuar a ser geradora de menos custos financeiros.

Uma pergunta: Não achas que a SSAD tinha tomado uma boa medida se tivesse antecipado mais 30 milhões e com eles pagar o EO de maio, em vez de ter criado a reputação que criou no mercado ?

E depois como pagavam os salários está época? Essa antecipação e para pagar os salários está época..
Aliás novembro está ai nada de EO .. o fim do ano não tarda e precisam de mais 30 kilos para pagar os empréstimos bancários...
São 120 milhões está época.  Mesmo com EO não vai ser fácil...

Monster

Citação de: MALU15 em 22 de Outubro de 2018, 16:09
Citação de: Monster em 22 de Outubro de 2018, 16:03
A diferença é que o Benfica usou a verba para pagar a divida bancária e diminuir no futuro o passivo. Os Sapos fizeram o desconto dos 60 milhões oara pagarem actividades correntes. Pagar a água, luz, salários etc...
Os Sapos usaram a verba e as dividas ainda aumentaram.  Não pagaram o EO e os fornecedores tiveram que renegociar o contrato.
Mas acho bom que este Sapo ex-jornalista continue a achar que foi um milagre financeiro..
E mais, das duas uma ou ele destas matérias percebe ZERO, o que eu não acredito, porque até um certo nível isto é óbvio, ou tem uma intenção deliberada de valorizar o SEU SPORTING como o jornal de que é director vem fazendo todos os dias.

Este já saiu do Record foi trabalhar para os Sapos como auxiliar do pinta rodapés... Mas o Varandas despediu os 2...
Este é o José Ribeiro não confundir com o sempre disponível Bernardo Ribeiro, esse sim director adjunto do Rascord.
Acho que nisto das contas nem o Sapo mais doente consegue não ver..

MALU15

Citação de: Monster em 22 de Outubro de 2018, 16:12
A diferença é que o Benfica usou a verba para pagar a divida bancária e diminuir no futuro o passivo. Os Sapos fizeram o desconto dos 60 milhões oara pagarem actividades correntes. Pagar a água, luz, salários etc...
Os Sapos usaram a verba e as dividas ainda aumentaram.  Não pagaram o EO e os fornecedores tiveram que renegociar o contrato.
Mas acho bom que este Sapo ex-jornalista continue a achar que foi um milagre financeiro..
E mais, das duas uma ou ele destas matérias percebe ZERO, o que eu não acredito, porque até um certo nível isto é óbvio, ou tem uma intenção deliberada de valorizar o SEU SPORTING como o jornal de que é director vem fazendo todos os dias.

Este já saiu do Record foi trabalhar para os Sapos como auxiliar do pinta rodapés... Mas o Varandas despediu os 2...
Este é o José Ribeiro não confundir com o sempre disponível Bernardo Ribeiro, esse sim director adjunto do Rascord.
Ah já nem me lembrava disso. Então isso é mais grave, devia estar caladinho ...

JohnT

Citação de: MALU15 em 22 de Outubro de 2018, 16:04

Tem razão em quê mesmo?

O Benfica está no 3o ano do contrato da NOS antecipacao 100 milhoes + 80 milhoes + este ano....já gastou 5 anos do contrato

Tu achas mesmo que todos sao experts em financas? È a forma mais simples de ver esse assunto...Estamos no 3 ano do contrato já recebemos 120 milhoes ou nao????
Mas ele não disse "recebemos" mas sim "gastou". Ora a BSAD não gastou utilizou, e com isso substituiu empréstimos bancários (por redução) operação assim uma variação qualitativa no seu Balanço que só por si foi e irá continuar a ser geradora de menos custos financeiros.

Uma pergunta: Não achas que a SSAD tinha tomado uma boa medida se tivesse antecipado mais 30 milhões e com eles pagar o EO de maio, em vez de ter criado a reputação que criou no mercado ?

Nós estamos a falar de jornalistas que baralharam sempre tudo quando falam de financas dos clubs.

Sim, qualquer gestor minimamente competente fazia isso, mas estamos a falar do Sporting que tinha um presidente maluco à frente....

boladeneve

Tem razão em quê mesmo?

Não. O contrato é progressivo, não são 40 milhões por época.

joaopedropj

Esse senhor que trabalhava no Record é completamente anti-Benfica e nem merece resposta. Utilizámos algumas receitas para abater passivo bancário, os outros utilizaram e o passivo continua a subir! BENFICA

JohnT

Citação de: boladeneve em 22 de Outubro de 2018, 16:18

Tem razão em quê mesmo?

Eu sei que é progressivo.... falei nos 40 milhoes pq era mais facil para contabilizar!

boladeneve

Citação de: JohnT em 22 de Outubro de 2018, 16:24

Tem razão em quê mesmo?

Eu sei que é progressivo.... falei nos 40 milhoes pq era mais facil para contabilizar!

Mas mais desajustado é estarmos a englobar os valores recebidos nas últimas 2 épocas com adiantamentos.

Recebemos porque o nosso contrato começou mais cedo, nada tem a ver antecipação de receitas.

crodrigues

Citação de: boladeneve em 22 de Outubro de 2018, 16:41
Citação de: JohnT em 22 de Outubro de 2018, 16:24

Tem razão em quê mesmo?

Mas mais desajustado é estarmos a englobar os valores recebidos nas últimas 2 épocas com adiantamentos.

Recebemos porque o nosso contrato começou mais cedo, nada tem a ver antecipação de receitas.

Que eu saiba e pelo pouco que vi dos relatórios, o Benfica fez factoring sim de receitas de TV, mas apenas para reduzir passivo.

CarlosD

O nosso contrato já vai no terceiro ano, o do Porto é o primeiro ano que prevê direitos televisivos (a maior fatia).

O Benfica pediu adiantado à NOS para pagar o restante da dívida à banca, o Porto pediu adiantado para conseguir investir no futebol e pagar as despesas imediatas.

O Sporting coitado... Nem com perdões de dívida conseguiram endireitar aquilo. O estado em que aquele clube está... é complicado entender como ainda se deixam levar com areia nos olhos...

Estamos a um pequeno passo de nos distanciarmos de forma gigante dos rivais.
Temos o Seixal que tem gerado uma quantidade elevada de jogadores muito competitivos.
Temos as contas em dia, a SAD fez questão de acabar com a dívida à banca (penso que ainda existam uns milhões).

Esse pequeno passo é sermos dominantes dentro de campo em Portugal. Ganharmos mais aos rivais do que o perdermos, começar a ganhar campeonatos por larga margem.

Sempre fui acérrimo critico desta direcção (e sou), mas acho que se não fossem algumas "actividades paranormais" do futebol português, isso já teria acontecido... Desde clubes que baixam calças, arbitragens habilidosas, perdões de dívida que colocam em causa uma competição justa, etc...

CitriC

Citação de: MALU15 em 22 de Outubro de 2018, 16:16
Citação de: Monster em 22 de Outubro de 2018, 16:12

Ah já nem me lembrava disso. Então isso é mais grave, devia estar caladinho ...

Ui...ele levava-te logo ao Tribunal Europeu dos Direitos humanos por lhe cortares a sua liberdade de expressao :)

Além do mais se as pessoas estupidas nao falarem como podemos fazer pouco delas ? ;D

Polaco

Tem razão em quê mesmo?

Eu também não sou expert em Finanças nem é isso que está aqui em causa.

O que está em causa :

O que já foi gasto DE ANOS SEGUINTES, ou seja antecipado, porque quando chegarem esses anos, o dinheiro já não estará lá.

Dentro do que já foi gasto antecipadamente, se foi para pagar outros créditos mais onerosos, seja financeiramente ou politicamente.

Desculpa lá se a minha resposta anterior saiu ofensiva, não era essa a intenção, mas acredito que fosse assim entendida.

tecoteco

Citação de: MALU15 em 22 de Outubro de 2018, 15:17
Citação de: Biscai@ em 22 de Outubro de 2018, 01:07
Citação de: Monster em 21 de Outubro de 2018, 00:04
Com as possiveis saidas de Samaris e Salvio, que custaram mais de 20 milhões, sendo que este valor concorre para o nosso activo. Se forem substituidos por jogadores da formação, por exemplo o Jota, e o Florentino, e como o valor destes no activo é residual, o activo baixa esse valor?
Se estiver a dizer alguma barbaridade, corrijam.
Digo isto para entender se nos próximos anos os nossos reforços vierem em grande medida da formação se o nosso activo vai baixar na mesma medida?!
Sim, estás a falar bem... um dos problemas da aposta na formação é que os jogadores para as SADs que os formaram valem ZERO como activos... andam a ver se conseguem alterar essa regra baseada na aposta na formação, mas não está fácil. Já falei neste assunto várias vezes e por aqui também se explica os contentores de jogadores que chegam ao Benfica todos os anos, o Benfica quando vende uma activo tem de o substituir por outro activo com valor na SAD, nem que esse activo seja para emprestar, pois os activos formados no clube não têm valor para a SAD que os formou... é de facto uma estupides burocratica, mas que muitos problemas trás ao Benfica se este seguir a estratégia da formação...

Sobre esta temática que abordas, acho que não estás a ver bem o filme. Efectivamente por legislação que rege a actividade das empresas, e designadamente mais até a do futebol, os activos intangíveis (atletas) estão valorizados ao seu custo histórico (critério contabilístico) e contrariamente ao que pode acontecer com os activos tangíveis, não podem ser alvo de qualquer reavaliação, mas apenas de depreciação em função do nº de anos do contrato ou de criação de provisões para imparidades em situações muito específicas de desvalorização previstas.

Daqui resulta que os atletas oriundos da formação quando celebram contratos como activos da SAD são contabilizados apenas pelos valores muito baixos em que a SAD incorreu de forma directa (prémios de assinatura, renovação, ...) e como tal enquanto se mantiverem no clube o seu valor no activo da SAD será muito baixo, ao contrário dos que têm origem externa, que são valorizados pelos valores incorridos quando da sua aquisição. Mas atenção o investimento  no CFC, além de activo, também é uma (boa) fonte de custos.

Portanto, sendo assim ninguém vai alterar estas regras pois fazem parte do negócio do futebol, são prudentes e conservadoras, mas se não fosse assim teríamos situações de bradar aos céus (obtenção indevida e antecipada de resultados, baseados em pressupostos com elevados riscos).

Daqui tb resulta que não consigo ver quaisquer problemas que resultem para o Benfica pelo facto de basear a sua estratégia na formação, pois não virá nenhum mal às contas da SAD se o valor do activo do balanço baixar pelo facto de ser composto por bens intangíveis que tiveram um custo muito baixo, porque se isto acontecer é sinal de que as aquisições externas tb baixaram e como tal o passivo também baixa.

E o que vai acontecer então quando forem vendidos atletas oriundos da formação? Nessa altura então vão ser realizados resultados positivos certos  via cálculo das mais valias, e feitos os encaixes daí resultantes, e consequente aumento do activo do Balanço. Daqui se depreende que o problema nunca estará na dimensão do activo e ou passivo, mas sim na correlação que existe entre eles, em função da situação da SAD estar mais ou menos capitalizada e ser ou não financiada com recursos próprios ou alheios.

Para finalizar, sendo a BSAD uma empresa que aposta na formação, para mim a questão base está na determinação do ponto de equilíbrio que a SAD deve atingir em termos do binómio formação/aquisição, não esquecendo como é óbvio o nível de competitividade  que quer que as suas equipas atinjam, seja a nível nacional e ou internacional.

Embora tu não abordes essa questão, e cuja matéria já foi por mim abordada neste tópico, existe efectivamente uma razão de natureza fiscal muito importante que pode levar a BSAD enquanto geradora de mais valias fiscais, e como tal sujeita ao cumprimento de determinadas regras no reinvestimento dessas mais valias se quiser libertar-se da tributação das mesmas em sede de IRC, e por isso é que existem e continuarão a existir aquisições feitas só com o objectivo de cumprimento dos rácios e cujo fim desportivo do atleta é um pouco irrelevante, e na maioria dos casos são depois emprestados. Mas isto estamos a falar de boas medidas de gestão na área do planeamento fiscal, e que o DSO tem a seu cargo.

O Benfica pode fazer planeamento fiscal se em vez de investir 200M€ em 30 aquisições para a equipa A, investir os mesmo 200M€ em apenas 15 a 20 aquisições para a equipa A.

Pode ir buscar jogadores com maior potencial e valia, como é óbvio.

A história de se contratar para emprestar, para pagar menos irc, para mim não faz grande sentido.

Neste momento estão mais de 50M€ emprestados que poderiam ter sido investidos nos últimos anos em GR's, DD's, DC's, DE's, que é a zona do plantel onde menos se tem investido nos últimos largos anos.

Thorondor

Citação de: CarlosD em 22 de Outubro de 2018, 17:00
O nosso contrato já vai no terceiro ano, o do Porto é o primeiro ano que prevê direitos televisivos (a maior fatia).

O Benfica pediu adiantado à NOS para pagar o restante da dívida à banca, o Porto pediu adiantado para conseguir investir no futebol e pagar as despesas imediatas.

O Sporting coitado... Nem com perdões de dívida conseguiram endireitar aquilo. O estado em que aquele clube está... é complicado entender como ainda se deixam levar com areia nos olhos...

Temos o Seixal que tem gerado uma quantidade elevada de jogadores muito competitivos.
Temos as contas em dia, a SAD fez questão de acabar com a dívida à banca (penso que ainda existam uns milhões).

Esse pequeno passo é sermos dominantes dentro de campo em Portugal. Ganharmos mais aos rivais do que o perdermos, começar a ganhar campeonatos por larga margem.

Sempre fui acérrimo critico desta direcção (e sou), mas acho que se não fossem algumas "actividades paranormais" do futebol português, isso já teria acontecido... Desde clubes que baixam calças, arbitragens habilidosas, perdões de dívida que colocam em causa uma competição justa, etc...

Quando chegou a hora de Bayernizar o campeonato português o Vieira cometeu dois erros crassos: Abriu a caixa do dinheiro aos dois estarolas com o contrato com a NOS; Depois de (bem) mandar o JJ com o caralho não soube dar o passo seguinte e ir buscar um treinador de topo (sarri por exemplo).

CarlosD

Citação de: Thorondor em 22 de Outubro de 2018, 21:56
Citação de: CarlosD em 22 de Outubro de 2018, 17:00

Quando chegou a hora de Bayernizar o campeonato português o Vieira cometeu dois erros crassos: Abriu a caixa do dinheiro aos dois estarolas com o contrato com a NOS; Depois de (bem) mandar o JJ com o caralho não soube dar o passo seguinte e ir buscar um treinador de topo (sarri por exemplo).

Já tive a oportunidade de dizer isto aqui, se um treinador de topo vier para o Benfica, fica pouco tempo.
O campeonato não é apelativo, ficando apenas a CL como ponto de interesse. Se fizerem um brilharete na CL, rapidamente os vêm buscar.

A pergunta será que conseguimos estabilidade assim?