Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

cernache1

Nunca nada irá apagar da memória do Sport Lisboa e Benfica o que foste génio ! Nunca.

Muita força !

RuiLeca

Será sempre um dos maiores, um génio no campo.

OclassicoNº10

diamonds

Não fazia a mínima ideia. Que tristeza...
Muita força para ele e para os seus.

RedVC

É uma doença terrível. Não sabermos quem somos nem quem são os que nos são queridos.

O Benfica tem de fazer algo que seja digno de Chalana.
Rogério Pipi é o mais antigo, felizmente, ainda vivo.
Chalana - por ainda estar na memória de muitos que o viram jogar - é o mais popular, o mais querido de todos os antigos jogadores do Benfica.

Eu ainda o vi jogar nos anos 80. Chalana era a alegria. Era magia no toque e na forma como deslizava contornando os adversários, deixando-os para trás. Chalana punha o Estádio em suspenso. Era a alegria do povo.

Não vi Coluna. Não vi Eusébio. Vi Chalana e isso ninguém me tira.

Não há regressão nesta doença. A única coisa que nós Benfiquistas podemos fazer é acarinhar a memória do pequeno genial enquanto jogador com o manto sagrado. É fazer sentir à família o carinho que temos por ele.

Chalana é Benfica. Chalana somos todos nós.

Alexandre1976

Força Pequeno Genial. Tens toda a familia Benfiquista do teu lado. Muita coragem Génio.

Alexandre1976

Quantas e quantas vezes na fase pré Bordeus que quase fomos á loucura com este génio. Obrigado pela magia unica que nos ofereceste em tantas tardes e noites na antiga catedral.

Illuminatus

Também perdi a minha avó para esta doença. Aquela impotência de já não reconhecer ninguém, e de repente num dia ficar lúcida, e no seguinte voltar outra vez a esquecer tudo, é completamente devastador.

O Chalana já anda a lutar contra esta doença há algum tempo, quando fez o Reportv já lá estavam os indícios.

Muita força Chalana.

volt

Citação de: pica_foices em 06 de Fevereiro de 2019, 23:48
Bruno Lage, treinador do Benfica, dedicou a vitória desta quarta-feira frente ao Sporting a Fernando Chalana. A figura do clube da Luz sofre de Alzheimer e o estado de saúde tem piorado.

«Não nasci nesta casa, mas cresci aqui e a forma como fui tratado pelas pessoas é algo que não esqueço. Não me posso esquecer de todos os que me ajudaram a crescer nesta casa. Uma palavra muito especial para o nosso amigo Fernando Chalana a quem queremos dedicar esta vitória», disse o técnico na conferência de imprensa.

https://maisfutebol.iol.pt/taca-de-portugal/bruno-lage/lage-dedica-vitoria-a-chalana-que-sofre-de-alzheimer

a minha mãe tb sofre de Alzhmeir vai para 8 anos...

todo o percurso desde os primeiros sintomas...será uma depressão ? será a mudança de idade ? até ao agravar... crises... internamentos... institucionalização definitiva... são de partir o coração a qualquer membro da família e amigos próximos que acompanhem esta mudança....

à família e amigos de Chalana a minha solidariedade ... vai doer bastante... vai custar bastante... sobretudo na fase de transição em que as crises se sucedem... confusões... agressividade... tudo o que o rodeia é desconhecido.. devido à falta de memória...

ao Chalana... ninguém merece a crueldade de uma doença deste género...

Tenho a minha avó num lar já há mais de 3 anos. Deixa-me dizer-te que me revi tanto nas tuas palavras..

Muita força nesta nossa luta. Um abraço

joker17

Muito triste com esta notícia.... Sem palavras

iur27

Senhor Chalana, será sempre alguém especial para os adeptos do seu/nosso clube!!!

Daqueles jogadores que marcaram este clube e a quem o Manto Sagrado ficava a medida...

anarcos

(Quando li a notícia, lembrei-me imediatamente do nosso amado José Torres.)

Sou dos privilegiados que ainda assistiram a recitais deste virtuoso, "o rapaz da barba".

Enorme abraço para ele.

Muita força também para todos aqui no SB que têm (ou tiveram) de viver com a proximidade de tragédias semelhantes.

francisco

Há uns tempos cruzei-me com o grande Chalana na estação do Cais do Sodré. Fiquei todo contente, ia logo lançado para falar com ele e pedir uma fotografia. Mas depressa percebi que ele não estava nada bem, isto foi em Maio, dia de calor, e estava com um casaco do Benfica fechado até cima. Nem sequer conseguia acertar com o cartão/passe no leitor para as portas abrirem. Entrou em stress, fez-me tanta impressão que me limitei a ir ajudá-lo com o cartão, ao que ele agradeceu gentilmente, e seguiu. Fiquei com os olhos cheios de lágrimas de o ver naquele estado. Muita força, Grande Chalana.

Slb23

Citação de: pica_foices em 06 de Fevereiro de 2019, 23:48
Bruno Lage, treinador do Benfica, dedicou a vitória desta quarta-feira frente ao Sporting a Fernando Chalana. A figura do clube da Luz sofre de Alzheimer e o estado de saúde tem piorado.

«Não nasci nesta casa, mas cresci aqui e a forma como fui tratado pelas pessoas é algo que não esqueço. Não me posso esquecer de todos os que me ajudaram a crescer nesta casa. Uma palavra muito especial para o nosso amigo Fernando Chalana a quem queremos dedicar esta vitória», disse o técnico na conferência de imprensa.

https://maisfutebol.iol.pt/taca-de-portugal/bruno-lage/lage-dedica-vitoria-a-chalana-que-sofre-de-alzheimer

a minha mãe tb sofre de Alzhmeir vai para 8 anos...

todo o percurso desde os primeiros sintomas...será uma depressão ? será a mudança de idade ? até ao agravar... crises... internamentos... institucionalização definitiva... são de partir o coração a qualquer membro da família e amigos próximos que acompanhem esta mudança....

à família e amigos de Chalana a minha solidariedade ... vai doer bastante... vai custar bastante... sobretudo na fase de transição em que as crises se sucedem... confusões... agressividade... tudo o que o rodeia é desconhecido.. devido à falta de memória...

ao Chalana... ninguém merece a crueldade de uma doença deste género...
Grande Pica.

Abraço ;)

alfredo

Grande Chalana...
como vivo no estrangeiro, a primeira vez que cheguei a disfrutar o futebol que praticava, foi durante o euro84 em qual, nao foi paltini, mas chalana o heroi para mim. platini apenas se aproveitou de uma equipa mais equilibrada...
a velocidade e qualidade de drible nao se via em outro jogador e foi um orgulho tê-lo do nosso lado. foram duas semanas inesqueciveis para mim e fiquei eternamente agradecido.

ja soube da doenca ha algum tempo, mas nao sabia em qual estádio ja está. por isso desejo a todos familiares muita forca, porque vai ser duro. o pequeno genial infelizmente vai perdendo muito do que fez dele a pessoa que eles conheceram.

Chalana, um forte abraco de um homem, que deixaste feliz como crianca, e que me abriu uma porta magica que é o futebol, e principalmente o benfica. tudo de bem e paz para ti, la dentro...