Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 76 anos,
Portugal

Livrinhos

Uma boa investigação era saber quanto e de que forma é que são pagos os comentadores afetos a Luís Filipe Vieira.

Com os afetos ao Benfica já deu para perceber que não se gasta nada. Agora seria engraçado ter a noção do valor que se gasta para ter esta malta na praça pública e de que forma é que esse dinheiro lá chega.

isaias

Citação de: Só tou a ver em 10 de Novembro de 2020, 19:58
Este é o mandato dos mandados judiciais. Apoiem.

Tem toda a pinta disso, mas não deixa de ser estranho que se regresse a estas andanças (buscas, investigações, parangonas e afins) praticamente logo após as eleições. Já o referi, o Vieira anda a ser utilizado para atacar o Benfica, para destruir o Benfica. Se o Benfica deixaria de ser atacado caso o resultado das eleições fosse outro? Claro que não. No entanto seria muito mais difícil. Ter Vieira como presidente é um mal maior para o clube. Traz mais prejuízo que benefícios.   

supersueca

Citação de: djhifi em 11 de Novembro de 2020, 02:57
Citação de: Executer em 10 de Novembro de 2020, 15:47
Citação de: chico_SLB em 10 de Novembro de 2020, 15:29
Citação de: pica_foices em 10 de Novembro de 2020, 15:27
Citação de: chico_SLB em 10 de Novembro de 2020, 15:25
Citação de: pica_foices em 10 de Novembro de 2020, 15:11
Citação de: chico_SLB em 10 de Novembro de 2020, 15:07
Quantos arguidos saíram da investigação de ontem?

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/buscas-no-estadio-da-luz-ja-terminaram?ref=Benfica_DestaquesPrincipais

Então, apesar do alarido que vai aqui pelo SB, foi uma mão cheia de nada, ou estou enganado?

não se pode concluir isso.

para já parece ser um processo na fase de investigação.

depois se verá se é deduzida acusação ou arquivado e em que termos

Então concordarás que é preferível aguardar e não queimar o LFV em praça publica?

Mas é apenas a minha opinião

Este fórum, regra geral anda muito histérico

Assumindo que concordo, concordarás também então, sem margem para dúvidas, que a partir do momento em que algum elemento do SL Benfica seja constituído arguido, deverá abandonar o seu cargo, correto?

Se não, não tem qualquer lógica estares a perguntar por arguidos... ;-)
Isto é um aparte apenas e só sobre o estatuto de arguido. Que vejo tantas vezes atirado por todo o lado na internet:

Falando apenas como licenciado em Direito, faz-me sempre confusão quando vejo o pessoal a confundir um direito de defesa (constituição do estatuto de arguido) com uma condenação de um processo transitado em julgado (em que se dá como provadas as acusações).

Muita gente pensa que um arguído é um culpado, mas pelo contrário, é um estatuto penal que dá direitos extra de defesa a pessoas (individuais ou coletivas) sujeitas a investigação...

"Arguido" é um termo que nem existe em muitas jurisdições estrangeiras (muito mal comparado, um pouco como a palavra Portuguesa "saudade").

Se tu estiveres na rua durante um assalto noturno onde não haja autores conhecidos e for solicitado pela investigação considerar todos os cidadãos a menos de 5metros da ocorrência como suspeitos, é-te atribuído o estatuto de arguido porque de acordo com o Cód. Penal, há uma série de ferramentas jurídicas (na sua maioria para tua própria defesa) que só poderão ser desencadeadas à posteriori dessa constituição.

O próprio processo em si, só pode ser constituido a partir do momento que há arguidos.

Ou seja, como já aconteceu milhares de vezes por essa sociedade fora nas mais variadas àreas, a maioria dos arguidos (não tenho a percentagem mas é muito grande mesmo) acaba por nunca ser formalmente julgada de nada.

Mal comparado é como equiparar uvas e vinho.

Só consegues fazer o liquido se tiveres o sólido mas pelo meio há uma série de processos que intermedeiam todo o fabrico e muitas das uvas acabam por nem sequer ser usadas no produto final.

Isto vale para qualquer pessoa desde o Presidente da República ao Presidente de um clube de futebol, bem como um cidadão completamente normal: Ser arguido é um estatuto, não é uma condenação.

Há vários outros estatutos que fazem parte do ordenamento juridico, como por exemplo, o de testemunha, o de assistente num processo, etc, etc.

Ou seja, essa conversa de que uma pessoa arguida é uma pessoa culpada/manchada é falaciosa para quem souber de Direito.

Verdade. Mas o problema de Vieira, e pegando na tua metáfora, é que ele está constantemente a ser apanhado na rua durante assaltos nocturnos.

pexim

Citação de: GondomarRed20 em 11 de Novembro de 2020, 00:15
A montanha vai parir um rato!
Força, presidente LFV, os Benfiquistas estão todos contigo! Todos, sem excepção!
Viva o presidente LFV!
Viva o Sport Lisboa e Benfica!
Não!

flsb

Grizzli

Citação de: isaias em 11 de Novembro de 2020, 11:27
Citação de: Só tou a ver em 10 de Novembro de 2020, 19:58
Este é o mandato dos mandados judiciais. Apoiem.

Tem toda a pinta disso, mas não deixa de ser estranho que se regresse a estas andanças (buscas, investigações, parangonas e afins) praticamente logo após as eleições. Já o referi, o Vieira anda a ser utilizado para atacar o Benfica, para destruir o Benfica. Se o Benfica deixaria de ser atacado caso o resultado das eleições fosse outro? Claro que não. No entanto seria muito mais difícil. Ter Vieira como presidente é um mal maior para o clube. Traz mais prejuízo que benefícios.
Lol.
Bro , comp podes verificar os antis nao precisam de nada disso para destruir o clube.
Vieira e os seus muchachos encarregam se disso sem ajudas

Roberto Kaldeira

Por culpa deste ser, cada vez que há jogo prevejo sempre derrotas no futebol e modalidades. Se este PresiMENTE não existisse, tinha de ser inventado.

Quo Vadis Sport Lisboa e Benfica

MSAM

"Caros amigos.         
Acabaram as eleições. Temos Presidente no SLB.  Eleito com a maior votação de sempre (nunca um presidente foi eleito com tantos votos em 116 anos de historia do SLB) na eleição mais participada de sempre. Todos os benfiquistas ficaram orgulhosos quer do número record de votantes quer da forma irrepreensível como decorreu o ato eleitoral. A paciência dos benfiquistas foi testada ao limite com tempos de espera inesperadamente prolongados por uma afluência surpreendente. Nós defendemos a antecipação das eleições. Houve quem nos tentasse desvalorizar. Enganaram-se. Felizmente a participação eleitoral deu-nos razão.                   
Dissemos no nosso manifesto que não entrávamos no bota abaixo eleitoral. Sabiamos wue campanhas negativas e campanhas negras nao davam resultados positivos. Tivemos razão também aí. A ideia de fazer "tiro ao Vieira" proclamando que atacar o Presidente não é atacar o Benfica... (atacar nao é o mesmo que criticar) teve como resultado a mobilização dos defensores de Vieira, deu-lhe a maior votação de sempre e uma vitoria clara em todos os escalões etários quer em numero de votos quer de votantes. A semente do ódio murchou! No BBM não fomos a votos mas procuramos fazer ouvir as nossas críticas e fazer com que elas tivessem efeito. E tivemos resultados positivos em contribuir para acabar com os conflitos de interesses na Direção. Demos varios outros  contributos para um Benfica com um futuro melhor. A seu tempo se verá o efeito que terão. Agora terminaram as eleições. Acabou. Agora é o tempo da critica construtiva, do apoio a Direção eleita para construir um Benfica melhor, maior, mais forte, mais ganhador, mais consistente. O BENFICA BEM MAIOR quer contribuir para um Benfica novo e para que LFV aproveite este mandato, o seu último, para ficar na historia não só como o Presidente mais ganhador da historia do Benfica, mas tambem como o Presidente que criou as condições para a renovação do Benfica.
A partir de agora é fundamental tentar influenciar o caminho do Benfica no sentido que  acreditamos ser o melhor e que esta descrito no nosso manifesto, do qual destaco algumas propostas:   

1. reforçar a transparência e as boas práticas de gestão, introduzir o compliance;
2. Consagrar definitivamente o primado dos resultados desportivos sobre os resultados financeiros, criando um circulo virtuoso entre ambos.
3. Continuar a aposta numa equipa principal de futebol capaz de ser competitiva na Europa e melhorar a gestão do desenvolvimento de talento no Seixal e no scouting de jovens talentos 
4. Continuar a colocar os socios no centro de tudo o que o clube faz   
5. Reforçar as apostas na internacionalização e no aproveitamento das oportunidades  de crescimento no digital.                     
6. Reforçar o papel das casas do Benfica na vida associativa e social das áreas em que se situam.
7. Reforçar a aposta no desporto feminino. E muito mais podíamos escrever.
Termino sublinhando, que o nosso desafio principal comeca agora - apoiar o Benfica no que podemos e simultaneamente, com lealdade e transparência, preparar a nossa participação/apoio no processo de sucessão do atual Presidente tendo sempre presente que é aos sócios que cabe a decisão final.
Encerrar definitivamente o tema das eleições.  Este é o ultimo post que escrevo sobre as eleições.
Agora é o BENFICA que volta a ter o palco principal.
Carrega BENFICA!!!!
Joao Braz Frade, BBM"

... aí têm o próximo na linha de sucessão ao trono!!!

Benfica4Ever1

Com todos os casos pendentes que LFV tem na justiça portuguesa e que se arrastam vagarosamente no tempo sem uma decisão final, é forçoso reconhecer que os advogados de defesa que o presidente tem à sua disposição são muito mais eficazes e competentes que os Otamendis, os Vertonghens, os Grimaldos ou os Gilbertos, que têm perdido todos os processos em que estão envolvidos, logo na primeira instância do campeonato, por falhas e erros clamorosos.
Ou seja, LFV preocupa-se mais com a sua defesa própria do que propriamente com a defesa do Benfica.
Mas o homem continua a dizer que está sereno e tranquilo, para descanso e alívio dos avençados.
Os 62,59 pontos percentuais com que LFV ganhou as últimas eleições, mostram bem que a sua franja de apoio se está a esfumar, tal como a vontade de ainda ser campeão europeu neste mandato, e muitos dos que o apoiaram, ao acreditar ingenuamente que isto iria melhorar, já se convenceram do contrário, pois é mais que certo que com este presidente o Benfica nunca mais terá sossego, quando ele é sempre um foco permanente de perturbação e desestabilização, de nada valendo os arrependimentos tardios e os remorsos de consciência pesada, pois o mal já está feito, e a leviandade com que se legitimou a recondução de Vieira e o regresso de Jesus, vão sair bem caros ao clube.
Onde estão hoje as referências e as matrizes identitárias do Benfica?
Onde está a militância e a exigência dos sócios e adeptos, que aceitam com quase indiferença que a equipa principal de futebol sofra duas derrotas de uma assentada e a equipa B apresente o vergonhoso score de 6 derrotas seguidas?
O que farão os avençados apoiantes de Vieira, na eventualidade de se perder mais um campeonato, depois do forte investimento feito no plantel, mas que visto ao pormenor continua a apresentar graves lacunas e carências?
Vão todos de excursão até à Terra Santa a carpir as mágoas e as frustrações junto ao muro das lamentações?
Vão aceitar que LFV complete o mandato do desastre e que Jorge Jesus cumpra o contrato do desperdício?
Vão continuar a tolerar que o mesmo que se recusou ir a debates, que agora, com a mesma desfaçatez, se remeta ao silêncio e se esquive a dar explicações sobre tão desastroso início de época?
É que agora LFV já não tem o amparo de ligar para o Jorge Jesus, como fazia habitualmente por traição nas costas de Rui Vitória e Bruno Lage, a convidar o Jorge para vir substituir o Jesus!
Não adianta agora, por comparação, olhar para o vizinho da segunda circular, e até provavelmente com uma pontinha de inveja, elogiar o que estão a conseguir fazer, com um plantel muito mais limitado e um orçamento quase pindérico. Mas com uma abismal diferença: é que eles têm lá um treinador benfiquista, que ainda recentemente não serviu para treinar a nossa equipa B (lembram-se?), enquanto nós insistimos em ter um treinador lagarto, vulgar, ultrapassado, que sempre que tem hipótese gosta muito de escarnecer os Benfiquistas (Bernardo Silva que o diga).
Infelizmente, no actual Benfica, já não existem sócios da estirpe e dimensão de um João Maria Tudela ou de um Artur Semedo. O que agora há são aguiazinhas de aviário que já nem voam nem debicam, e a única coisa que sabem fazer é recolherem as garras perante os poderes e interesses instituídos.
Que fazer então? Perguntarão os analistas e avaliadores das tempestades perfeitas e das catástrofes anunciadas.
Bom seria era que, não por força e obrigação de qualquer abertura de mercado, mas por dever cívico da nossa consciência na defesa dos princípios e valores do Benfica, que já em Janeiro próximo houvesse um acordo abrangente para despachar o presidente e o treinador para o raio que os parta. Enquanto é tempo...
Amo-te, Benfica!

Via geracaobenfica.blogspot.com

paulomaia1972

Citação de: MSAM em 11 de Novembro de 2020, 11:52
"Caros amigos.         
Acabaram as eleições. Temos Presidente no SLB.  Eleito com a maior votação de sempre (nunca um presidente foi eleito com tantos votos em 116 anos de historia do SLB) na eleição mais participada de sempre. Todos os benfiquistas ficaram orgulhosos quer do número record de votantes quer da forma irrepreensível como decorreu o ato eleitoral. A paciência dos benfiquistas foi testada ao limite com tempos de espera inesperadamente prolongados por uma afluência surpreendente. Nós defendemos a antecipação das eleições. Houve quem nos tentasse desvalorizar. Enganaram-se. Felizmente a participação eleitoral deu-nos razão.                   
Dissemos no nosso manifesto que não entrávamos no bota abaixo eleitoral. Sabiamos wue campanhas negativas e campanhas negras nao davam resultados positivos. Tivemos razão também aí. A ideia de fazer "tiro ao Vieira" proclamando que atacar o Presidente não é atacar o Benfica... (atacar nao é o mesmo que criticar) teve como resultado a mobilização dos defensores de Vieira, deu-lhe a maior votação de sempre e uma vitoria clara em todos os escalões etários quer em numero de votos quer de votantes. A semente do ódio murchou! No BBM não fomos a votos mas procuramos fazer ouvir as nossas críticas e fazer com que elas tivessem efeito. E tivemos resultados positivos em contribuir para acabar com os conflitos de interesses na Direção. Demos varios outros  contributos para um Benfica com um futuro melhor. A seu tempo se verá o efeito que terão. Agora terminaram as eleições. Acabou. Agora é o tempo da critica construtiva, do apoio a Direção eleita para construir um Benfica melhor, maior, mais forte, mais ganhador, mais consistente. O BENFICA BEM MAIOR quer contribuir para um Benfica novo e para que LFV aproveite este mandato, o seu último, para ficar na historia não só como o Presidente mais ganhador da historia do Benfica, mas tambem como o Presidente que criou as condições para a renovação do Benfica.
A partir de agora é fundamental tentar influenciar o caminho do Benfica no sentido que  acreditamos ser o melhor e que esta descrito no nosso manifesto, do qual destaco algumas propostas:   

1. reforçar a transparência e as boas práticas de gestão, introduzir o compliance;
2. Consagrar definitivamente o primado dos resultados desportivos sobre os resultados financeiros, criando um circulo virtuoso entre ambos.
3. Continuar a aposta numa equipa principal de futebol capaz de ser competitiva na Europa e melhorar a gestão do desenvolvimento de talento no Seixal e no scouting de jovens talentos 
4. Continuar a colocar os socios no centro de tudo o que o clube faz   
5. Reforçar as apostas na internacionalização e no aproveitamento das oportunidades  de crescimento no digital.                     
6. Reforçar o papel das casas do Benfica na vida associativa e social das áreas em que se situam.
7. Reforçar a aposta no desporto feminino. E muito mais podíamos escrever.
Termino sublinhando, que o nosso desafio principal comeca agora - apoiar o Benfica no que podemos e simultaneamente, com lealdade e transparência, preparar a nossa participação/apoio no processo de sucessão do atual Presidente tendo sempre presente que é aos sócios que cabe a decisão final.
Encerrar definitivamente o tema das eleições.  Este é o ultimo post que escrevo sobre as eleições.
Agora é o BENFICA que volta a ter o palco principal.
Carrega BENFICA!!!!
Joao Braz Frade, BBM"

... aí têm o próximo na linha de sucessão ao trono!!!

palavras de apenas mais um dos vendidos a LFV. Apenas. Este Frade não fará parte dos anais do clube.

paulomaia1972

ENTREVISTA A UM BENFIQUISTA...

«POR CAUSA DO BENFICA SOFRI BULLYING QUANDO O BULLYING AINDA NÃO EXISTIA»
Fernando Alvim

Fernando Alvim, 46 anos, cumpriu recentemente 50 anos de uma carreira riquíssima. É humorista, locutor de rádio, apresentador de televisão e escritor nas horas vagas. Como o dia não estica, falta-lhe tempo para tudo o que quer fazer.

Provavelmente por isso adiou esta conversa com o Maisfutebol várias vezes, até que ela aconteceu mesmo, já o dia era de noite. Simpático, afável e disponível, falou o tempo que foi preciso sobre o Benfica e o futebol que o deixa de sorriso nos lábios.

Quem diz que a melhor miss foi Helena Laureano, que os melhores desenhos eram os de Vasco Granja e que o melhor sindicalista foi Torres Couto, não tem seguramente falta de memória, pelo que esta entrevista mergulha a fundo na nossa infância.

Como é que um rapaz de Mafamude, Vila Nova Gaia, se torna adepto do Benfica?

Ora bem, a minha grande influência foi o meu professor primário, que era doente pelo Benfica. Eu gostava muito daquele professor. Na verdade, não havia muita coisa que me fizesse ser do Benfica naquela altura. A minha infância, basicamente, foi marcada pela ascensão do FC Porto. Vivendo no Porto, eu sofri bullying desportivo numa altura em que a palavra bullying ainda não existia. Portanto, eu sofri bastante. Mas a minha convicção desportiva foi sempre mantida. E atenção: foram vários os momentos em que passei perigo. Passei perigo para ser do Benfica. Eu fiz a escola primária toda em turmas em que a única pessoa do Benfica era eu.

Imagino que não tenha sido fácil...

Não foi. Ir contra a corrente não é fácil em lado nenhum.

Isto acontece para aí nos anos oitenta, não é?

Anos oitenta, sim, sim.

Portanto você é do Benfica quando o FC Porto ganha a Taça dos Campeões Europeus em Viena, mais a Supertaça Europeia, mais a Intercontinental em Tóquio...

Foi a pior altura para ser do Benfica. Mas não se muda de clube e eu nunca pensei em mudar. Quando era miúdo, os amigos do meu pai inscreveram-me como sócio do FC Porto, na tentativa de eu ganhar simpatia pelo clube e mudar. Mas foi uma tentativa gorada, é certo. Eu não me deixei comprar e isso não aconteceu.

No dia a seguir ao FC Porto ganhar em Viena, você era o saco de boxe na escola, não?

Era, era basicamente um saco de boxe. Foi um dos períodos mais humilhantes da minha vida e eu não podia fazer nada, porque a minha equipa não estava naquela altura ao mesmo nível. Ou pelo menos ao nível que era esperado.

Mas atenção, o Benfica dos anos oitenta não é o pior da história...

Tinha fases. Também me lembro de momentos de glória. Por exemplo o golo do Vata. Ir a uma final com aquele golo vale por tudo. Ainda hoje dedico aquele golo a todos os VAR do mundo.

O mais curioso desse jogo é que não deu na televisão. Portanto soubemos do golo do Vata pela rádio. Eu lembro-me de ouvir o relato desse jogo no quarto dos meus pais, num daqueles despertadores que eram rádio...

Sim, não deu na televisão, é verdade. Mas eu ainda hoje não acredito muito que tenha sido com a mão. [risos] Parece eventualmente haver ali uma mão, mas não sei se estou em condições de afirmar convictamente que tenha sido com a mão. Que foi um golo, isso tenho a certeza que foi.

E quando o próprio Vata diz que não foi com a mão... um ídolo não mente, não é?

Espera, o Vata diz isso?

Diz, diz. Ainda hoje...

Isso é delicioso. Grande Vata.

Para além de ser do Benfica, quais são as suas primeiras memórias de futebol?

Sempre gostei muito de jogar à bola. Sou mais jogador do que propriamente adepto. Jogo à bola com alguma frequência e até sou bom jogador, pelo menos é o que dizem. Portanto eu fui crescendo a ver os meus ídolos. O Nené, que jogava sempre com o número sete, o Carlos Manuel que era o número seis, o Diamantino já não me lembro que número era... Mas o Nené, o Carlos Manuel, o Diamantino, o Hernâni, sei lá, havia tantos. O Chalana, como é o óbvio, o grande Chalanix. Essa altura, com estes jogadores, foi a mais impactante em mim.

Que tipo de adepto é que é?

Eu não sou nada fanático, sou aquilo que se pode chamar um adepto equilibrado. Gosto muito do Benfica, como é óbvio, mas não perco a minha vida pelo Benfica. Gosto de ver o Benfica e vou ao estádio de quando em vez. Portanto, voltando atrás, eu cresci com essa geração. Mas também gostei muito do primeiro período do Jorge Jesus no Benfica. Não é que não esteja a gostar deste segundo, mas acho que o Jorge Jesus ainda não fez aquilo que vai fazer. Como é óbvio, os adeptos das outras equipas já estão a dizer que vai ser muito pior e tal, mas eu acho que ele só precisa de tempo. Não tenho a menor dúvida que ele é o melhor treinador português. Por isso ele vai fazer aquilo que nós, adeptos, esperamos.

Que é o quê?

Que é um Benfica campeão e sobretudo um Benfica mais ambicioso a nível internacional. Acho que é termos a vista curta só pensarmos no campeonato. É pouco. Temos que pensar em competições internacionais. Eu não pactuo com o adepto que diz que ganhar o campeonato é que é bom. Eu até preferia, honestamente, que o Benfica fosse a uma final da Champions e não ganhasse, do que ser campeão nacional. Palavra de honra que preferia. Ir à final da Champions, sabes o que isso é?! Agora ganhaste o campeonato nacional no teu país. Ok, está bem. Claro que é importante, mas não acho que seja tão importante comparado com uma final da Champions.

Voltando um bocadinho atrás, na altura da sua adolescência passou por outra fase marcante, que foram os anos noventa e a presidência de Vale e Azevedo...

Aconteceu-me como a maior parte dos adeptos: quando o clube está a jogar mal, quando há casos de corrupção, eu sinto-me a desligar do clube. Começas a perder interesse. Esse momento é um momento negro. Eu ontem disse uma coisa curiosa: disse que o Joe Biden é o Manuel Vilarinho dos Estados Unidos. E os meus amigos perguntaram-me: 'Espera lá, o que é que estás a querer dizer?' E basicamente estava a dizer que era um presidente de transição. Veio ali o Vilarinho, afastar o Vale e Azevedo e preparar o terreno para o presidente que veio a seguir, que foi o Luís Filipe Vieira. Acho que é capaz de ser uma analogia acertada, até porque o Biden tem 78 anos e, portanto, nunca será um presidente com uma frescura relevante. O essencial é que o Vilarinho foi muito importante porque tirou o Vale e Azevedo do Benfica, enquanto o Biden foi muito importante porque tirou o Trump da presidência dos Estados Unidos.

Isso traz-me à memória uma crónica que você escreveu em que comparava o Benfica ao PSD.

Ah, sim, sim. Lembro-me, lembro-me da crónica. Eu na altura escrevi a crónica e o Rui Reininho mandou-me uma mensagem a dizer que lhe tinha tirado a ideia, porque ele ia escrever a mesma coisa. Lembro-me dessa crónica.

Comparava-os porque dizia que ambos tinham muito apoio, mas não ganhavam, e até referia que como o Benfica tem o Eusébio, o PSD tem o Sá Carneiro...

Pois era, que engraçado. Já não me lembro dos detalhes da crónica, mas lembro-me da crónica. Tinha a ver com o momento que o PSD estava a passar e o momento que o Benfica estava a passar. Hoje já não fazia sentido nenhum.

Outra crónica sua que me lembro foi uma em que falava dos livres do Carlos Manuel...

Acho que essa era mesmo sobre o Benfica.

É possível, porque também falava do Nené. Mas o que para mim foi curioso nessa referência aos remates de Carlos Manuel é que eu ainda hoje considero que o golo da minha vida foi...

Contra a Alemanha?

Contra a Alemanha, sim.

Claro, claro. Apuramento para o Mundial 86, em Estugarda.

Um espetáculo de golo.

Eu não conhecia o Carlos Manuel, nem o Diamantino, mas eles sempre foram os meus ídolos. Um dia a Sporttv convida-me a ir comentar jogos da Seleção e eu fui. E quando chego lá percebo que os outros dois convidados eram o Diamantino e o Carlos Manuel. Imaginem a cena. Depois tive de lhes contar: 'vocês não vão acreditar, mas vocês foram os maiores ídolos da minha infância, e agora estou aqui convosco'. Depois disso fiquei muito amigo do Carlos Manuel.

E o Veloso onde é que entra aí nesse seu ranking?

O Veloso também era uma referência. Era um defesa extraordinário e jogava sempre bem. Era um jogador muito constante. Era aquele defesa que nunca jogava mal: estava ali para garantir estabilidade à defesa e equilíbrio à equipa.

Mas estou a falar do Veloso porque depois acontece o penálti de Estugarda...

É verdade. Esse é o grande calcanhar de Aquiles do Veloso. Pode acontecer a qualquer um. Na verdade, toda a gente diz a mesma coisa, acontece a todos, qualquer um pode falhar, mas o Baggio, por exemplo, ficou completamente marcado pelo penálti falhado na final do Mundial 94. E o Baggio era um craque, fez muitos golos e não sei quê, mas falhou aquele penálti. É muito marcante.

E o Veloso também ficou muito marcado por aquele penálti...

O Veloso sim, fica marcado por isso. É verdade.

Já falámos de vários nomes, mas para acabar falta-me uma pergunta: de todos os jogadores que viu jogar no Benfica ao logo da sua vida, qual foi o que mais lhe encheu as medidas?

Essa pergunta é muito difícil. Eleger um é muito complicado. Talvez por o ter conhecido e pela proximidade que ganhei com ele, o Carlos Manuel talvez tenha sido o jogador que mais me encheu as medidas. A ter que destacar apenas um, seria esse.

É curioso porque muita gente, mesmo da nossa idade, não esquece o Pablo Aimar...

Não, não. Não vou ao Aimar. Vou mais ao Carlos Manuel. Há outro jogador que nunca ninguém refere, mas que eu gostava muito, que é o Hernâni. Gostava muito do Mozer. É tão ingrato, são tantos. O Isaías, adorava o Isaías. Adorava o Valdo. Gostei imenso do Di Maria. De quem é que gostei mais...?

Do João Pinto, não?

Claro, o João Pinto era um jogador fora de série. Gostei muito do João Pinto e dos 6-3 em Alvalade. Por acaso também assisti aos 7-1. Mas acho que um adepto é isso mesmo: tem de estar com o seu clube nas alegrias e nas tristezas. E nunca um adepto se pode esquecer que o futebol é um jogo, e é lógico que de vez em quando a outra equipa ganha.

https://tvi24.iol.pt/um-cafe-com/fernando-alvim/por-causa-do-benfica-sofri-bullying-quando-o-bullying-ainda-nao-existia?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi

Luís Vieira nunca poderia contar história minimamente parecidas

diogoalves

Haver quem defenda isto é algo que me transcende.
Há limites para a estupidez e para a cegueira.

Mattamouros

Citação de: RP2021 em 11 de Novembro de 2020, 10:05
Citação de: Diablo em 11 de Novembro de 2020, 09:53
Citação de: RP2021 em 11 de Novembro de 2020, 09:06
Citação de: pcssousa em 11 de Novembro de 2020, 08:57
Citação de: Kolchak em 09 de Novembro de 2020, 23:55
Bandidagem

Mas esse pulha é Benfiquista desde quando?

Farto de personagens destes... fdx lá pra isto.

Claro, para alguns só se é verdadeiro Benfiquista apenas se nos fóruns e Facebooks desta vida se tecer comentários difamatórios!! Para esses se apoiar o Presi tentam logo catalogar com muitos impropérios à mistura!! O modos operandi já está bem identificado à muito!!

Spoiler
Daqui a 4 anos já está também identificado o próximo PRESIDENTE: RC 2024!!

Vão ter de fazer muito melhor!!
[fechar]

Qual é a tua opinião sobre a tentativa furada de OPA?

Ainda bem que perguntas!!

O Benfica desistiu da OPA, mas o objetivo da OPA era claro!!

Que o Benfica detenha a quase totalidade da SAD!!

Isto seria bom porque??

Porque iria revelar ao mercado exatamente o valor do Benfica!! Para além de uma proteção de investidores sanguessugas!! Existem consultoras que fazem esse tipo de avaliações!!

Para já o Benfica está bem avaliado!! Agora que podia estar muito melhor isso podia!!

Para já o Benfica desistiu da OPA!! Para reformular o modelo de financiamento, que só ainda não foi feito devido a esta pandemia!!

À atenção da moderação:

Porque é que um individuo que anda por aqui a MENTIR continua por cá neste espaço?

Toda a gente sabe que o Benfica não desistiu de OPA nenhuma, mas sim viu a mesma chumbada.

Não é a primeira vez que este user tem comportamentos deste género, onde MENTE sobre factos concretos em relação ao BENFICA.

Portanto, a minha pergunta é a seguinte: Porque é que users que andam por aqui a MENTIR em relação a assuntos que dizem respeito ao BENFICA, ainda continuam cá neste espaço?

Acabei de reportar este post por isto mesmo. Fico a aguardar resposta vossa. Obrigado desde já.

krak

Citação de: paulomaia1972 em 11 de Novembro de 2020, 12:01
ENTREVISTA A UM BENFIQUISTA...

«POR CAUSA DO BENFICA SOFRI BULLYING QUANDO O BULLYING AINDA NÃO EXISTIA»
Fernando Alvim

Fernando Alvim, 46 anos, cumpriu recentemente 50 anos de uma carreira riquíssima. É humorista, locutor de rádio, apresentador de televisão e escritor nas horas vagas. Como o dia não estica, falta-lhe tempo para tudo o que quer fazer.

Provavelmente por isso adiou esta conversa com o Maisfutebol várias vezes, até que ela aconteceu mesmo, já o dia era de noite. Simpático, afável e disponível, falou o tempo que foi preciso sobre o Benfica e o futebol que o deixa de sorriso nos lábios.

Quem diz que a melhor miss foi Helena Laureano, que os melhores desenhos eram os de Vasco Granja e que o melhor sindicalista foi Torres Couto, não tem seguramente falta de memória, pelo que esta entrevista mergulha a fundo na nossa infância.

Como é que um rapaz de Mafamude, Vila Nova Gaia, se torna adepto do Benfica?

Ora bem, a minha grande influência foi o meu professor primário, que era doente pelo Benfica. Eu gostava muito daquele professor. Na verdade, não havia muita coisa que me fizesse ser do Benfica naquela altura. A minha infância, basicamente, foi marcada pela ascensão do FC Porto. Vivendo no Porto, eu sofri bullying desportivo numa altura em que a palavra bullying ainda não existia. Portanto, eu sofri bastante. Mas a minha convicção desportiva foi sempre mantida. E atenção: foram vários os momentos em que passei perigo. Passei perigo para ser do Benfica. Eu fiz a escola primária toda em turmas em que a única pessoa do Benfica era eu.

Imagino que não tenha sido fácil...

Não foi. Ir contra a corrente não é fácil em lado nenhum.

Isto acontece para aí nos anos oitenta, não é?

Anos oitenta, sim, sim.

Portanto você é do Benfica quando o FC Porto ganha a Taça dos Campeões Europeus em Viena, mais a Supertaça Europeia, mais a Intercontinental em Tóquio...

Foi a pior altura para ser do Benfica. Mas não se muda de clube e eu nunca pensei em mudar. Quando era miúdo, os amigos do meu pai inscreveram-me como sócio do FC Porto, na tentativa de eu ganhar simpatia pelo clube e mudar. Mas foi uma tentativa gorada, é certo. Eu não me deixei comprar e isso não aconteceu.

No dia a seguir ao FC Porto ganhar em Viena, você era o saco de boxe na escola, não?

Era, era basicamente um saco de boxe. Foi um dos períodos mais humilhantes da minha vida e eu não podia fazer nada, porque a minha equipa não estava naquela altura ao mesmo nível. Ou pelo menos ao nível que era esperado.

Mas atenção, o Benfica dos anos oitenta não é o pior da história...

Tinha fases. Também me lembro de momentos de glória. Por exemplo o golo do Vata. Ir a uma final com aquele golo vale por tudo. Ainda hoje dedico aquele golo a todos os VAR do mundo.

O mais curioso desse jogo é que não deu na televisão. Portanto soubemos do golo do Vata pela rádio. Eu lembro-me de ouvir o relato desse jogo no quarto dos meus pais, num daqueles despertadores que eram rádio...

Sim, não deu na televisão, é verdade. Mas eu ainda hoje não acredito muito que tenha sido com a mão. [risos] Parece eventualmente haver ali uma mão, mas não sei se estou em condições de afirmar convictamente que tenha sido com a mão. Que foi um golo, isso tenho a certeza que foi.

E quando o próprio Vata diz que não foi com a mão... um ídolo não mente, não é?

Espera, o Vata diz isso?

Diz, diz. Ainda hoje...

Isso é delicioso. Grande Vata.

Para além de ser do Benfica, quais são as suas primeiras memórias de futebol?

Sempre gostei muito de jogar à bola. Sou mais jogador do que propriamente adepto. Jogo à bola com alguma frequência e até sou bom jogador, pelo menos é o que dizem. Portanto eu fui crescendo a ver os meus ídolos. O Nené, que jogava sempre com o número sete, o Carlos Manuel que era o número seis, o Diamantino já não me lembro que número era... Mas o Nené, o Carlos Manuel, o Diamantino, o Hernâni, sei lá, havia tantos. O Chalana, como é o óbvio, o grande Chalanix. Essa altura, com estes jogadores, foi a mais impactante em mim.

Que tipo de adepto é que é?

Eu não sou nada fanático, sou aquilo que se pode chamar um adepto equilibrado. Gosto muito do Benfica, como é óbvio, mas não perco a minha vida pelo Benfica. Gosto de ver o Benfica e vou ao estádio de quando em vez. Portanto, voltando atrás, eu cresci com essa geração. Mas também gostei muito do primeiro período do Jorge Jesus no Benfica. Não é que não esteja a gostar deste segundo, mas acho que o Jorge Jesus ainda não fez aquilo que vai fazer. Como é óbvio, os adeptos das outras equipas já estão a dizer que vai ser muito pior e tal, mas eu acho que ele só precisa de tempo. Não tenho a menor dúvida que ele é o melhor treinador português. Por isso ele vai fazer aquilo que nós, adeptos, esperamos.

Que é o quê?

Que é um Benfica campeão e sobretudo um Benfica mais ambicioso a nível internacional. Acho que é termos a vista curta só pensarmos no campeonato. É pouco. Temos que pensar em competições internacionais. Eu não pactuo com o adepto que diz que ganhar o campeonato é que é bom. Eu até preferia, honestamente, que o Benfica fosse a uma final da Champions e não ganhasse, do que ser campeão nacional. Palavra de honra que preferia. Ir à final da Champions, sabes o que isso é?! Agora ganhaste o campeonato nacional no teu país. Ok, está bem. Claro que é importante, mas não acho que seja tão importante comparado com uma final da Champions.

Voltando um bocadinho atrás, na altura da sua adolescência passou por outra fase marcante, que foram os anos noventa e a presidência de Vale e Azevedo...

Aconteceu-me como a maior parte dos adeptos: quando o clube está a jogar mal, quando há casos de corrupção, eu sinto-me a desligar do clube. Começas a perder interesse. Esse momento é um momento negro. Eu ontem disse uma coisa curiosa: disse que o Joe Biden é o Manuel Vilarinho dos Estados Unidos. E os meus amigos perguntaram-me: 'Espera lá, o que é que estás a querer dizer?' E basicamente estava a dizer que era um presidente de transição. Veio ali o Vilarinho, afastar o Vale e Azevedo e preparar o terreno para o presidente que veio a seguir, que foi o Luís Filipe Vieira. Acho que é capaz de ser uma analogia acertada, até porque o Biden tem 78 anos e, portanto, nunca será um presidente com uma frescura relevante. O essencial é que o Vilarinho foi muito importante porque tirou o Vale e Azevedo do Benfica, enquanto o Biden foi muito importante porque tirou o Trump da presidência dos Estados Unidos.

Isso traz-me à memória uma crónica que você escreveu em que comparava o Benfica ao PSD.

Ah, sim, sim. Lembro-me, lembro-me da crónica. Eu na altura escrevi a crónica e o Rui Reininho mandou-me uma mensagem a dizer que lhe tinha tirado a ideia, porque ele ia escrever a mesma coisa. Lembro-me dessa crónica.

Comparava-os porque dizia que ambos tinham muito apoio, mas não ganhavam, e até referia que como o Benfica tem o Eusébio, o PSD tem o Sá Carneiro...

Pois era, que engraçado. Já não me lembro dos detalhes da crónica, mas lembro-me da crónica. Tinha a ver com o momento que o PSD estava a passar e o momento que o Benfica estava a passar. Hoje já não fazia sentido nenhum.

Outra crónica sua que me lembro foi uma em que falava dos livres do Carlos Manuel...

Acho que essa era mesmo sobre o Benfica.

É possível, porque também falava do Nené. Mas o que para mim foi curioso nessa referência aos remates de Carlos Manuel é que eu ainda hoje considero que o golo da minha vida foi...

Contra a Alemanha?

Contra a Alemanha, sim.

Claro, claro. Apuramento para o Mundial 86, em Estugarda.

Um espetáculo de golo.

Eu não conhecia o Carlos Manuel, nem o Diamantino, mas eles sempre foram os meus ídolos. Um dia a Sporttv convida-me a ir comentar jogos da Seleção e eu fui. E quando chego lá percebo que os outros dois convidados eram o Diamantino e o Carlos Manuel. Imaginem a cena. Depois tive de lhes contar: 'vocês não vão acreditar, mas vocês foram os maiores ídolos da minha infância, e agora estou aqui convosco'. Depois disso fiquei muito amigo do Carlos Manuel.

E o Veloso onde é que entra aí nesse seu ranking?

O Veloso também era uma referência. Era um defesa extraordinário e jogava sempre bem. Era um jogador muito constante. Era aquele defesa que nunca jogava mal: estava ali para garantir estabilidade à defesa e equilíbrio à equipa.

Mas estou a falar do Veloso porque depois acontece o penálti de Estugarda...

É verdade. Esse é o grande calcanhar de Aquiles do Veloso. Pode acontecer a qualquer um. Na verdade, toda a gente diz a mesma coisa, acontece a todos, qualquer um pode falhar, mas o Baggio, por exemplo, ficou completamente marcado pelo penálti falhado na final do Mundial 94. E o Baggio era um craque, fez muitos golos e não sei quê, mas falhou aquele penálti. É muito marcante.

E o Veloso também ficou muito marcado por aquele penálti...

O Veloso sim, fica marcado por isso. É verdade.

Já falámos de vários nomes, mas para acabar falta-me uma pergunta: de todos os jogadores que viu jogar no Benfica ao logo da sua vida, qual foi o que mais lhe encheu as medidas?

Essa pergunta é muito difícil. Eleger um é muito complicado. Talvez por o ter conhecido e pela proximidade que ganhei com ele, o Carlos Manuel talvez tenha sido o jogador que mais me encheu as medidas. A ter que destacar apenas um, seria esse.

É curioso porque muita gente, mesmo da nossa idade, não esquece o Pablo Aimar...

Não, não. Não vou ao Aimar. Vou mais ao Carlos Manuel. Há outro jogador que nunca ninguém refere, mas que eu gostava muito, que é o Hernâni. Gostava muito do Mozer. É tão ingrato, são tantos. O Isaías, adorava o Isaías. Adorava o Valdo. Gostei imenso do Di Maria. De quem é que gostei mais...?

Do João Pinto, não?

Claro, o João Pinto era um jogador fora de série. Gostei muito do João Pinto e dos 6-3 em Alvalade. Por acaso também assisti aos 7-1. Mas acho que um adepto é isso mesmo: tem de estar com o seu clube nas alegrias e nas tristezas. E nunca um adepto se pode esquecer que o futebol é um jogo, e é lógico que de vez em quando a outra equipa ganha.

https://tvi24.iol.pt/um-cafe-com/fernando-alvim/por-causa-do-benfica-sofri-bullying-quando-o-bullying-ainda-nao-existia?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi

Luís Vieira nunca poderia contar história minimamente parecidas

Tem 46 anos e cumpre 50 de uma carreira riquíssima...
Parei ai.