Assuntos de Sócio e Casas do Benfica

weliton

este tópico é uma anedota! o Benfica não pode obrigar ninguém a pagar as cotas! nao pagas deixas de ser socio... simples! como todos os outros clubes!

The Eagle 10

Citação de: unum em 04 de Fevereiro de 2021, 14:00
Sou sócio efetivo há mais de 20 anos sem nunca ter falhado o pagamento de quotas. Hoje ao contactar a linha telefónica do clube, sou informado que foi iniciado um processo de demissão de sócio no início deste ano (apesar de ter as quotas pagas até ao verão). As razões para tal (e a identidade de quem tomou essa iniciativa) são por enquanto desconhecidas.
Na ausência de qualquer razão legal para este processo de demissão, sou forçado a concluir que provavelmente o processo será uma represália pela minha posição crítica perante a atual direção, posição essa que assumi abertamente nas redes sociais (mais especificamente na página oficial do Facebook do clube).
Se de facto isto for verdade, a direção do Benfica está a entrar num caminho verdadeiramente assustador de "limpeza" de sócios incómodos, processo esse característico de alguns dos regimes mais tenebrosos da história.

Daí ter aberto este tópico não só para alertar sobre esta situação como também para saber se esta situação já terá ocorrido a alguns de vós.

Demitir Sócios?

Epa o Vieira nunca pára de surpreender.

Wait... ele aperta pescoços por isso não deveria ser surpresa.

É o cumulo

BenfiquismoIminente

Citação de: ForçadoBloqueio em 04 de Fevereiro de 2021, 14:18
Ora ainda bem que o tema é levantado. Em resposta ao email carinhoso que enviei hoje de manhã a dizer que não viam mais um tostão meu enquanto o lagarto do nosso Presidente não for de cona, recebi este email:

Parece-me que está em curso uma "limpeza" para que só fiquem os carneirinhos, à boa moda Norte Coreana...

O estagiário não tem a obrigação de saber que estavas a "brincar".

netphobic

Citação de: weliton em 04 de Fevereiro de 2021, 14:57
este tópico é uma anedota! o Benfica não pode obrigar ninguém a pagar as cotas! nao pagas deixas de ser socio... simples! como todos os outros clubes!

Mas leste a primeira frase do que foi dito?

Baron_Davis

Não deixa de ser caricato que o user só teve conhecimento desta hipotética marosca pq telefonou para o dept de sócios para tratar de um assunto... que nada está relacionado com isto

Ou seja, se não tivesse ligado, iria provavelmente ser "demitido de sócio" quando já tivesse tudo tratado, sem ser tido nem achado...

lPhoenix

Citação de: Baron_Davis em 04 de Fevereiro de 2021, 15:01
Não deixa de ser caricato que o user só teve conhecimento desta hipotética marosca pq telefonou para o dept de sócios para tratar de um assunto... que nada está relacionado com isto

Ou seja, se não tivesse ligado, iria provavelmente ser "demitido de sócio" quando já tivesse tudo tratado, sem ser tido nem achado...

E embarca-se numa história destas.. sem qualquer ponta de evidência.

Volrath

Leste o OP? O homem tem as quotas pagas até ao verão deste ano...

Fenómeno

Citação de: Far(away) em 04 de Fevereiro de 2021, 14:02
Isso a confirmar-se seria gravíssimo e um atentado aos valores do clube.

Quais valores?

Adeptos agredidos pelo presidente, urnas sem paradeiro, OPAs ilegais, um presidente no topo dos devedores ao Novo Banco, um presidente com vários processos em tribunal, um clube transparente que passou a ter uma imagem internacional de corrupto.

Os valores no Benfica já não existem... Aliás, existem, são os valores monetários.

weliton

Citação de: netphobic em 04 de Fevereiro de 2021, 15:00

Mas leste a primeira frase do que foi dito?
sim realmente nao li, só li os das quotas. ser verdade é mais uma

Gonçalo Santos

Era um tiro nos pés demasiado grande. Ou é engano, ou tem que haver mais qualquer coisa.

MuadDib

Ora ainda bem que o tema é levantado. Em resposta ao email carinhoso que enviei hoje de manhã a dizer que não viam mais um tostão meu enquanto o lagarto do nosso Presidente não for de cona, recebi este email:

Parece-me que está em curso uma "limpeza" para que só fiquem os carneirinhos, à boa moda Norte Coreana...
Meu caro, como publiquei aqui, na semana passada também deixei de ser sócio do Benfica ao fim de mais de 12 anos de sócio.

Primeiro telefonei para a linha de apoio ao sócio a perguntar o que teria de fazer para deixar de ser sócios e a pessoa que me atendeu completamente indiferente ao assunto indicou-me os passos a seguir. Foi simples e depois de mandar para lá o email a cancelar a inscrição de sócio conforme me foi indicado, eu recebi exactamente esse mesmo email que aqui publicaste.

Por o que estou a ver são já inúmeros casos de cancelamento de sócio e a tendência é para ir aumentando.

É insustentável o que se passa no Benfica.

Fenómeno

Já tinha mencionado anteriormente, o que vou dizer....

Os sócios do Benfica não são sócios do clube, são subscritores para financiar o estilo de vida desafogado da administração.

Quando se manipulam votos (falo dos erros que aconteceram nas ilhas e no estrangeiro) , negam-se assembleias, desrespeitam sócios, quando os adeptos chumbam orçamentos mas são aprovados na mesma....

Pergunto-vos, por favor, do que vos serve serem sócios deste Benfica?

Zetuga

Citação de: MuadDib em 04 de Fevereiro de 2021, 15:06

Meu caro, como publiquei aqui, na semana passada também deixei de ser sócio do Benfica ao fim de mais de 12 anos de sócio.

Primeiro telefonei para a linha de apoio ao sócio a perguntar o que teria de fazer para deixar de ser sócios e a pessoa que me atendeu completamente indiferente ao assunto indicou-me os passos a seguir. Foi simples e depois de mandar para lá o email a cancelar a inscrição de sócio conforme me foi indicado, eu recebi exactamente esse mesmo email que aqui publicaste.

Por o que estou a ver são já inúmeros casos de cancelamento de sócio e a tendência é para ir aumentando.

É insustentável o que se passa no Benfica.

Bom, ao menos algo funciona bem no clube. A mesma competencia no futebol e eramos campeoes.

O'Brien

Citação de: Far(away) em 04 de Fevereiro de 2021, 14:02
Isso a confirmar-se seria gravíssimo e um atentado aos valores do clube.

Valores?

Há muito que deixaram de existir neste Benfica "democrático"

Coutinho04

Citação de: vieirah1904 em 04 de Fevereiro de 2021, 14:42
Se realmente conseguem ligar a pessoa ao número de sócio com comentários nas redes sociais, só vejo uma explicação nos estatutos.

Artigo 28º
Infracções
Constitui infracção disciplinar dos sócios, punida disciplinarmente, a adopção de qualquer dos
comportamentos seguintes:
a) Desrespeitar os estatutos, regulamentos internos do Clube e deliberações dos órgãos
sociais;
b) Injuriar, difamar ou ofender os órgãos sociais do Clube ou qualquer dos seus membros, durante ou por causa do exercício das suas funções;
c) Atentar contra, prejudicar ou por qualquer outra forma impedir o normal e legítimo
exercício de funções dos órgãos sociais do Clube;
d) Ceder o respectivo cartão de associado a outrem, mesmo que não seja apreendido.

Artigo 29º
Sanções
1. Os sócios que cometam qualquer das infracções referidas no artigo anterior serão objecto,
em conformidade com a gravidade da falta, das sanções seguintes:
a) Repreensão simples;
b) Repreensão registada;
c) Suspensão temporária;
d) Expulsão.
2. As sanções previstas no número anterior são aplicadas pela Direcção com suporte nas
conclusões de processo disciplinar, cujo levantamento e coordenação lhe compete, levando
em consideração as circunstâncias atenuantes e agravantes que se indicam:
a) São circunstâncias atenuantes, nomeadamente, o registo disciplinar isento de
qualquer sanção, os serviços relevantes prestados ao Clube e, em geral, qualquer facto
que diminua a responsabilidade do infractor;
b) São circunstâncias agravantes, exclusivamente, a qualidade de membro dos órgãos
sociais ou de colaborador nomeado por qualquer deles, a reincidência, a acumulação
de infracções, a premeditação e o grau de desprestígio público para o SPORT LISBOA E
BENFICA resultante da infracção disciplinar.
3. A aplicação da sanção "Repreensão simples" não carece de processo disciplinar;
4. As infracções praticadas por membros dos órgãos sociais em exercício de funções, cuja
sanção se traduza em suspensão superior a seis meses, implicam para o infractor a imediata perda do mandato e a impossibilidade de se candidatar a qualquer cargo no mandato imediatamente seguinte;
5. A aplicação das sanções previstas nas alíneas c), e d) do nº 1 carecem de parecer prévio, sem
carácter vinculativo, do Plenário dos Órgãos Sociais.
Se fossemos a ser criteriosos com isto, então mais de metade da direção do Benfica já lá não estava... Com o presidente á cabeça.