Competições Nacionais Femininas 2021/2022

seqmad

Citação de: anarcos em 04 de Julho de 2021, 05:17
Citação de: seqmad em 04 de Julho de 2021, 03:08
Citação de: anarcos em 04 de Julho de 2021, 00:19
Citação de: Limentaen em 03 de Julho de 2021, 17:06
Citação de: seqmad em 03 de Julho de 2021, 14:42
Quer dizer, o Braga e o Sporting conseguem convencer jogadoras de seleções como Holanda e Canadá, e nós com o argumento WCL não conseguimos ir buscar jogadoras dessas que possam fazer mesmo a diferença?

Não só o argumento da uwcl, mas também ter uma jogadora como a Cloe que esteve nas ultimas 2 convocatórias da selecção do Canadá ou tendo jogado na Islândia. Penso que seria um chamariz para atrair jogadoras de outros mercados sem ser o brasileiro

Argumento WCL?

O nosso argumento para esses mercados é o de sermos o clube que, faz agora um ano, ficou sem capacidade para honrar os seus compromissos com as jogadoras, e andou de mão estendida a pedir para aceitarem uma redução significativa nos seus curtos ordenados.
A Julia Spetsmark e a Thembi Kgatlana foram-se embora porquê?

(Ou que um reforço de nome mundial cai, depois de tudo acertado com a atleta, porque o tesoureiro glorificado MM resolve vetar a contratação.)

E por ordem do Rei Sol, que ao mesmo tempo mantinha na íntegra as mordomias dos Pizzis e Almeidinhos, e ainda foi torrar mais de 100 milhões na equipa que perdeu todas as provas em que entrou.

É um fantástico cartão de visita do SL Benfica, num futebol feminino que a nível global luta pelo respeito pelas atletas e por salários condignos. A isto chamo danos reputacionais.
Boa sorte a tentar convencer uma jogadora desse nível que aqui se pede, se ela tiver de escolher entre uma proposta nossa e a de uns Brighton ou Fleury quaisquer.

Tudo isso é verdade e mostra a verdadeira razão de não contratarmos nenhuma jogadora de nível internacional: é mesmo uma questão de falta de vontade/investimento.
Porque quanto à conversa "ninguém de nível se quer vir enfiar a jogar em Portugal" é mesmo treta como os nossos adversários acabam de mostrar - até vêm apenas para jogar a "supercompetitiva liga BPI"...
Assim lá vamos andar a "brincar às WCLs", sem nenhuma jogadora com verdadeira experiência na competição.
E veremos se as referidas contratações dos nossos adversários não vão ser decisivas e ainda nos lixarem alguma das provas internas como a Cloe tem feito a eles...

Vamos lá a ver se compreendo quem está a semear o pânico.

Uma jogadora a caminho dos 35 anos, que se vem reformar para Braga depois de 6 épocas enfiada no colosso Montpellier e na fraude que é o campeonato francês (básicamente, o Lyon e o PSG a bater em mortos), com o encargo acrescentado da namorada que vai iniciar a sua carreira profissional aos 26 anos?
E, já que agora dispomos destes elementos, avaliada pelo soccerdonna.de em € 27.500, metade dos € 55.000 em que avalia a Valéria Cantuário?

Outra jogadora de 22 anos que só conhece a competição universitária americana, e que não despertou interesse a nenhuma equipa da NWSL (a que a envergadura numa centrocampista de 1,62m de altura não será alheia)?
E cujo histórico na selecção A do Canadá, estando numa posição de proximidade e visibilidade máxima como era a Universidade do Michigan e tendo carreira nas selecções jovens, em mais de 4 anos se resume a... isto?

Quando tens na mesma seleção do Canadá, com a idade dela e mais novas, jogadoras com 30 ou 50 internacionalizações?

Sinceramente, não serão o tipo de jogadoras que gostaria de ver cá, ao contrário de uma Nevena ou de uma Keane. O que não significa que sejam más contratações para os nossos rivais, atenção. Apenas me parece que, por si, não vão fazer a diferença, e portanto não justificam o alarmismo.
Mas daqui a 1 ano, aqui estarei para dar o braço a torcer, se for caso disso.

Veremos quanto valem, eu também não sei que influência terão.
Mas não se trata de semear o pânico. O que os outros fazem só referi como exemplo.
O ponto em causa é que queria ver fazermos melhor que isso.
Ou seja por exemplo ver contratadas 2 jogadoras desse nível ou melhor, com experiência de seleções/WCL para PL e DE.
Porque assim vamos tentar ir aos 16 sem PL? É assim tão difícil convencer uma boa PL a vir jogar 1+2+6 jogos na WCL?
E também não queria voltar a ver a desgraçada da Seiça (ou outra que for) a ser humilhada na DE como com o Chelsea

JMiguel23

CitaçãoO Sp. Braga anunciou este domingo a contratação de Sara Alves e Ana Rute para a equipa feminina de futebol.

Sara Alves regressa ao clube que representou durante quatro épocas antes de rumar ao Gil Vicente. A defesa-central deixou uma mensagem aos adeptos no site do clube, prometendo "dar tudo por tudo, para trazer mais títulos para o clube".

Ana Rute, proveniente do Condeixa, estreou-se recentemente pela Seleção Nacional e reforça agora a equipa bracarense. A jogadora deixou claro que o objetivo no clube minhoto será o de vencer títulos e que para isso podem esperar uma futebolista "empenhada, focada, com muita vontade de ajudar a equipa e o clube".

Cypherpunk

Eu cá gosto de jogadoras sabem jogar a bola sejam portuguesas, brasileiras ou do burkina faso

anarcos

Citação de: JMiguel23 em 04 de Julho de 2021, 11:56
Spoiler
Eu prefiro o modelo sustentado do Benfica está a aplicar e acho que estamos num bom caminho e que devemos continuar, mas a conversa de há dois/três anos atrás que Portugal não conseguia atrair jogadoras internacionais pelo Canadá que jogavam no campeonato universitário (na altura sugeri um nome), ou nem jogadoras do nível de internacionais pela Holanda e Suécia, não é verdade.
É tudo "uma questão de falta de vontade/investimento". Se há clubes do Cazaquistão da vida, muito menos atractivos que o campeonato português (excepto a nivel financeiro) e conseguem atrair boas jogadoras e fazer prestações razoáveis na Europa, porque não tambem em Portugal?
Tudo depende da vontade e predisposição dos clubes em querer investir ou não.

Não vejo grande alarmismo nem pânico. São apenas comentários, conversa normais, troca de ideias saudável sobre o futebol feminino. Não vejo ninguem desesperado ou com medo das contratações dos adversários. Ainda bem que acontece este tipo de contratações, são bons sinais de que o futebol feminino em Portugal está a desenvolver-se, a ficar mais atractivo e mais forte.
[fechar]

Citação de: JMiguel23 em 04 de Julho de 2021, 12:12
Spoiler
Mesmo tendo 34 anos, a holandesa tem um curriculum indesmentível, talvez o melhor de sempre no campeonato português. Ainda em 2020 estava na seleção holandesa.
O soccerdonna.de tal como o transfermarkt avalia o valor dos jogadores e um factor preponderante é a idade. É óbvio que um jogador de qualidade com 21 anos tem um valor de mercado muito maior do que um jogador de 34 anos, o que não quer dizer que é necessariamente melhor jogador. Para melhor compreensão, basta ver o valor de mercado do CR7 (45M) ou Messi (80M) com o do Sancho (100M).

O "colosso" Montpellier tradicionalmente é o 3º maior clube francês e tem muito maior estatuto que o Benfica. Quero ver quando o Benfica tiver capacidade para atrair internacionais pela França, Holanda, Austrália, Alemanha, Suécia e outros países ao nível de Portugal (Finlandia, Austria, Eslováquia), tudo na mesma equipa (ignorando os limites de NFL).
O "fraude" do campeonato francês está a anos luz à frente do campeonato português em termos de qualidade. Um clube do fim da tabela tem mais capacidade financeira de atrair jogadoras do que o Famalicao.
Isto não é pânico ou alarmismo, são apenas comentários.
Não me assusta este tipo de contratações e ainda bem que elas existem e estão a acontecer.
[fechar]

"a conversa de há dois/três anos atrás que Portugal não conseguia atrair jogadoras internacionais pelo Canadá que jogavam no campeonato universitário (na altura sugeri um nome) [...] não é verdade."

Era verdade na altura e é verdade hoje. Julia Grosso, certo? Falei em jogadoras a frequentar a universidade (caso da Julia no Texas), não das que já a concluiram como esta Sarah Stratigakis. Convém não misturar as 2 situações, por uma questão de seriedade intelectual.

"ou nem jogadoras do nível de internacionais pela Holanda e Suécia"

Queria deixar claro que não me parece correcto nivelar a eito tudo o que são internacionais por um determinado país. É um sofisma de fácil recurso, mas que só contribui para desinformar os users do SB. Exemplificando, tanto a Andreia Norton como a Joana Martins o são por Portugal, só que com um mundo de diferença.

"Se há clubes do Cazaquistão da vida, muito menos atractivos que o campeonato português (excepto a nivel financeiro) e conseguem atrair boas jogadoras e fazer prestações razoáveis na Europa, porque não tambem em Portugal?"

Quando Portugal for produtor de petróleo, falamos. E já agora, quantas atletas que vão a Tóquio com as selecções canadiana, sueca ou holandesa jogam nesse país?

"Mesmo tendo 34 anos, a holandesa tem um curriculum indesmentível, talvez o melhor de sempre no campeonato português."

Quem vai entrar em campo, a Dekker ou o CV dela? O Braga contratou a Anouk em 2019 ou em 2021?

"Ainda em 2020 estava na seleção holandesa."

Em 2021 continua a ser convocada, ou seja, continua a "estar". Número de minutos nos jogos disputados (6) por esta em 2021? Zero.
Passou a ser má jogadora? Não sei, não vi jogos de um Montpellier que ficou em 7º no campeonato francês.

"O "colosso" Montpellier tradicionalmente é o 3º maior clube francês e tem muito maior estatuto que o Benfica."

Alguém tem de ficar a seguir aos Lyon e PSG. É o primeiro dos últimos, como diria o outro.

"Quero ver quando o Benfica tiver capacidade para atrair internacionais pela França, Holanda, Austrália, Alemanha, Suécia e outros países ao nível de Portugal (Finlandia, Austria, Eslováquia), tudo na mesma equipa (ignorando os limites de NFL)."

Para desde 2017 nem sequer ir às competições europeias, parece-me um desperdício de dinheiro. Ou para ser saco de pancada do Lyon e do PSG.

"O "fraude" do campeonato francês está a anos luz à frente do campeonato português em termos de qualidade."

Um ser fraco faz o outro ser forte? Uma competição onde 2 equipas passeiam entediadas quando não jogam uma contra a outra, é uma fraude competitiva. É a minha ideia, salvo melhor opinião.

"Um clube do fim da tabela tem mais capacidade financeira de atrair jogadoras do que o Famalicao."

Mesmo não dispondo dessa informação a que terás acesso, acredito que sim. E na hora de contratar vêm cá buscar uma Jassie da vida. Se há dinheiro, então parece não haver juízo.

Quanto aos termos "pânico" e "alarmismo", pensei ser clara a ironia e o aligeirar a aparente apreensão do user com quem dialogava. Falhei, fui mal interpretado. É a vida.
Esteve bem quem pegou neles para se indignar e dar uma lição sobre saber estar num fórum.

Para concluir a defesa a reparos que óbviamente me eram dirigidos (sem sequer ter sido citado):
só um motivo me fez sair do meu cada vez maior "silêncio opinativo", o de tentar que aqui não se emprenhe pelos ouvidos (olhos) do que se lê noutros lados. Que as nossas opiniões sejam sensatas, esclarecidas e fundamentadas.
(Para isso tento modestamente contribuir, para que o user do SB tenha acesso à actualidade e informação relevante.)
E que se deixem os esteriótipos da jogadora "brasileira", "nórdica", "norte-americana", whatever. (Ou da "internacional pela selecção de..." como critério determinante.) É muito redutor, e pouco abonatório da cultura desportiva de cada um.

Teka_91

É assim tão estranho que quando a política de contratações do Benfica se concentra quase exclusivamente num mercado (o brasileiro), os adeptos possam questionar o porquê e equacionar que existem outros (até melhores valores) noutros mercados?

Penso que vários users deste espaço seguem diferentes ligas, será natural que tenham uma visão diferente do perfil de atleta que gostariam de ver integrar o plantel. Não creio que seja um problema de nacionalidade, mas sim de estilo e perfil de jogo, que notoriamente tem diferenças a nível europeu e norte e sul americano.

Teka_91

Regina Pereira no Famalicão.

Parece que a Joana Prazeres seguirá o mesmo caminho.

Limentaen

Citação de: Teka_91 em 05 de Julho de 2021, 12:31
É assim tão estranho que quando a política de contratações do Benfica se concentra quase exclusivamente num mercado (o brasileiro), os adeptos possam questionar o porquê e equacionar que existem outros (até melhores valores) noutros mercados?

Penso que vários users deste espaço seguem diferentes ligas, será natural que tenham uma visão diferente do perfil de atleta que gostariam de ver integrar o plantel. Não creio que seja um problema de nacionalidade, mas sim de estilo e perfil de jogo, que notoriamente tem diferenças a nível europeu e norte e sul americano.

Pessoalmente não acho que seja uma critica à nacionalidade, mas acima de tudo ao perfil físicp, ficou visto na eliminatória com o Chelsea a diferença física entre ambas as equipas

Teka_91

Citação de: Limentaen em 05 de Julho de 2021, 12:52

Pessoalmente não acho que seja uma critica à nacionalidade, mas acima de tudo ao perfil físicp, ficou visto na eliminatória com o Chelsea a diferença física entre ambas as equipas
A nacionalidade é uma não questão. Não deverá existir um adepto que no seu perfeito juízo prefira ter uma noruguesa medíocre a uma brasileira acima da média.
Acho que não vi ninguém dizer que preferia a Caroline à Tayla, ou à Carole.

Agora, quando num mercado global e aberto a estratégia passa quase em exclusivo por uma nacionalidade, acho legítimo que se questione o porquê e se não se poderia explorar outros mercados. Temos até duas titulares indiscutíveis que são uma espanhola e outra canadiana.

RED_SHARK38

Não acho também que seja determinante a nacionalidade da atleta. A qualidade deverá prevalecer à nacionalidade.
O que eu acho é que o excesso de contigente brasileiro no nosso clube se deve a uma preocupante dependência de 1 ou 2 agências de jogadoras.
Penso que o clube terá que a curto prazo romper amarras e ele próprio ter Scouting independente! Acho que isso não acontece no presente, com todas as implicações negativas que isso possa ter.

GoldenState

Citação de: anarcos em 05 de Julho de 2021, 07:37
Citação de: JMiguel23 em 04 de Julho de 2021, 11:56
Spoiler
Eu prefiro o modelo sustentado do Benfica está a aplicar e acho que estamos num bom caminho e que devemos continuar, mas a conversa de há dois/três anos atrás que Portugal não conseguia atrair jogadoras internacionais pelo Canadá que jogavam no campeonato universitário (na altura sugeri um nome), ou nem jogadoras do nível de internacionais pela Holanda e Suécia, não é verdade.
É tudo "uma questão de falta de vontade/investimento". Se há clubes do Cazaquistão da vida, muito menos atractivos que o campeonato português (excepto a nivel financeiro) e conseguem atrair boas jogadoras e fazer prestações razoáveis na Europa, porque não tambem em Portugal?
Tudo depende da vontade e predisposição dos clubes em querer investir ou não.

Não vejo grande alarmismo nem pânico. São apenas comentários, conversa normais, troca de ideias saudável sobre o futebol feminino. Não vejo ninguem desesperado ou com medo das contratações dos adversários. Ainda bem que acontece este tipo de contratações, são bons sinais de que o futebol feminino em Portugal está a desenvolver-se, a ficar mais atractivo e mais forte.
[fechar]

Citação de: JMiguel23 em 04 de Julho de 2021, 12:12
Spoiler
Mesmo tendo 34 anos, a holandesa tem um curriculum indesmentível, talvez o melhor de sempre no campeonato português. Ainda em 2020 estava na seleção holandesa.
O soccerdonna.de tal como o transfermarkt avalia o valor dos jogadores e um factor preponderante é a idade. É óbvio que um jogador de qualidade com 21 anos tem um valor de mercado muito maior do que um jogador de 34 anos, o que não quer dizer que é necessariamente melhor jogador. Para melhor compreensão, basta ver o valor de mercado do CR7 (45M) ou Messi (80M) com o do Sancho (100M).

O "colosso" Montpellier tradicionalmente é o 3º maior clube francês e tem muito maior estatuto que o Benfica. Quero ver quando o Benfica tiver capacidade para atrair internacionais pela França, Holanda, Austrália, Alemanha, Suécia e outros países ao nível de Portugal (Finlandia, Austria, Eslováquia), tudo na mesma equipa (ignorando os limites de NFL).
O "fraude" do campeonato francês está a anos luz à frente do campeonato português em termos de qualidade. Um clube do fim da tabela tem mais capacidade financeira de atrair jogadoras do que o Famalicao.
Isto não é pânico ou alarmismo, são apenas comentários.
Não me assusta este tipo de contratações e ainda bem que elas existem e estão a acontecer.
[fechar]

E que se deixem os esteriótipos da jogadora "brasileira", "nórdica", "norte-americana", whatever. (Ou da "internacional pela selecção de..." como critério determinante.) É muito redutor, e pouco abonatório da cultura desportiva de cada um.
Qual é a relação? Não percebo, honestamente.

Para mim cultura desportiva é olhar o desporto como livre e aberto a todos, onde a sua participação é pautada por lealdade e justiça.

O que se está a falar aqui não é de cultura desportiva, é de política desportiva. Ou, para ser mais preciso, política de contratações.

Há por aqui comentários que da sua altivez querem fazer parecer que os demais, que SUGEREM o olhar para um perfil de atleta europeu, são xenófobos. Quando o que se discute aqui é a simples incursão noutros mercados em vez da obsessão com o mesmo.

jom.santos90

esta questão das nacionalidades é uma discussão com menos importância que o sexo dos anjos, na minha opinião.

boas jogadoras e com vontade de ajudar são bem-vindas, venham elas de onde vierem

aliás, mais uma vez frisando que não vejo relevância nenhuma na nacionalidade, as jogadoras brasileiras têm uma vantagem, a barreira da lingua não existe.

não que isso tenha efeito (aparente pelo menos), é um pouco estranho ver o contéudo disponível no BPlay e a palestra ter de estar a ser traduzida live para a Cloe.

vale o que vale. mas na minha opinião é discutir sexo dos anjos.

venha é de lá pelo menos a tal lateral esquerda, seja de onde vier, desde que acrescente.

filc

Citação de: Teka_91 em 05 de Julho de 2021, 13:20

A nacionalidade é uma não questão. Não deverá existir um adepto que no seu perfeito juízo prefira ter uma noruguesa medíocre a uma brasileira acima da média.

Agora, quando num mercado global e aberto a estratégia passa quase em exclusivo por uma nacionalidade, acho legítimo que se questione o porquê e se não se poderia explorar outros mercados. Temos até duas titulares indiscutíveis que são uma espanhola e outra canadiana.

O problema é quando preferem trazer um brasileira medíocre só porque é brasileira e jogava na primeira divisão de lá..
Prefiro que apostem nas nossas jovens nacionais que em nada ficam a dever às que vêm de lá (como se viu na nossa equipa este ano).
Comprem jogadoras com um perfil diferente, para haver variedade de soluções.

FaithNoMore

Quem é que foi responsável pela contratação da Dantas? quem é que avaliou a jogadora como com capacidade para pertencer ao plantel? e não me venham com a conversa que só vindo a Dantas a Lele teria aceite vir,muito mal iriamos se agora tivessemos de contratar jogadoras só para as respectivas também aceitarem.

Notguilty

Citação de: FaithNoMore em 05 de Julho de 2021, 20:38
Quem é que foi responsável pela contratação da Dantas? quem é que avaliou a jogadora como com capacidade para pertencer ao plantel? e não me venham com a conversa que só vindo a Dantas a Lele teria aceite vir,muito mal iriamos se agora tivessemos de contratar jogadoras só para as respectivas também aceitarem.
Dantas ja nao faz parte do plantel parece.

paalexg

Citação de: filc em 05 de Julho de 2021, 20:30
Citação de: Teka_91 em 05 de Julho de 2021, 13:20

O problema é quando preferem trazer um brasileira medíocre só porque é brasileira e jogava na primeira divisão de lá..
Prefiro que apostem nas nossas jovens nacionais que em nada ficam a dever às que vêm de lá (como se viu na nossa equipa este ano).
Comprem jogadoras com um perfil diferente, para haver variedade de soluções.
Mas tirando o primeiro ano, nós não temos investido muito no mercado brasileiro, bem pelo contrário, diga-se. A Letícia (com a Mariana Dantas, claro, que veio atrelada), a Marta e a Lorena (que nem teve lugar no clube) são as únicas nos últimos dois anos, salvo erro. E várias das brasileiras que passaram por cá vieram de outros clubes europeus, nomeadamente a última jogadora a reforçar-nos.