Benfica SAD: Estrutura Accionista e outros assuntos

Ghost.Of.Red

Citação de: BENFIKA em 16 de Julho de 2021, 14:57
Atenção que a "direção" chumbar este negócio não é uma decisão propriamente deles...

É por causa deste negócio, em grande parte, que o Vieira e o Frangos foram dentro!! Portanto não seria de esperar que agora a direção fosse dizer que estava tudo bem com o mesmo.

Quanto ao negócio em si, não me agrada por ter sido planeado com a corja toda, e só isso já é motivo pra desconfiar das intenções.
Se o gajo quer mesmo entrar no Benfica, então que espero até o Benfica ter uma direção eleita democraticamente e depois sim pode expor as suas ideias e ver o que essa direção pensa.

O negócio não tem nada de ilícito.

O ilícito aqui era as mais valias que o Rei dos Frangos e o Vieira iam fazer, uma diretamente e outro indiretamente (6M de comissão) à revelia do clube, numa clara jogada do Vieira para devolver os favores que devia ao RdF

kallou

O que é melhor ter um sócio que empresta dinheiro a 3 % ao ano...ou pagar 4 ou 5 % ao ano num empréstimo obrigacionista?

BENFICA76

Roy Bean

Citação de: kallou em 16 de Julho de 2021, 15:08
O que é melhor ter um sócio que empresta dinheiro a 3 % ao ano...ou pagar 4 ou 5 % ao ano num empréstimo obrigacionista?

Ter reduzido literalmente a divida como apregoavam!
O melhor é ter alguem a gerir o Benfica em condições e parar o carrossel!
se somarmos os milhoes em Leo Kanus, se calhar nem precisavamos de EO!

De qq modo é preciso eleições dps logo se fala do americano do Titanic.

pedr0

Citação de: filc em 16 de Julho de 2021, 14:35
Citação de: pedr0 em 16 de Julho de 2021, 13:28
já li o comunicado do Textor e parece-me clara a intenção dele.

o interesse dele é a típica jogada da banca de investimento, procurar ativos subavaliados e realizar esse valor.

Parece-me obvio que o valor monetário, a avaliação da marca Benfica, é muito superior aos atuais 60-90M de capitalização bolsista, como ele até ilustra e bem, um Bernardo Silva/Ruben Dias/Joao Felix não tem um valor superior ao do Benfica embora neste momento sejam transacionados dessa forma.

A partir desta constatação, ele próprio diz qual é o objetivo dele: tornar o Benfica um grupo empresarial muito para além da atividade desportiva e do seu objetivo primordial de ganhar títulos, quer transformar o clube numa empresa de media onde o futebol e as modalidades seriam meramente conteúdo tal como as series o são para a Netflix, uma visão do desporto aliás, muito americana.

A partir do momento em que conseguisse reenquadrar o grupo Benfica para lá do contexto atual de clube desportivo, a avaliação da SAD subiria, seria avaliada na linha das Netflix/HBO/Disney e quereria listar o clube no NYSE onde seria possível realizar a sua saída do capital (com ganhos pessoais enormes, na ordem das dezenas de vezes o capital investido).

Posto isto, vários pontos me parecem óbvios:

1. O Benfica passaria a ter mais receita e outro poder de financiamento nos mercados? Sim

2. O Benfica perderia o foco em ganhar títulos desportivos e limitar-se-ia a ser uma Netflix ou Disney+ mas para conteudo desportivo onde as series seriam os jogos das diferentes modalidades incluindo o futebol? Sim.

Posto isto, prefiro continuar com um clube sem qualquer capacidade de competir com tubarões na champions mas que continua a funcionar como um clube e com associativismo do que fechar em parte o gap financeiro para esses clubes endinheirados e ser um subscritor de uma netflix para conteúdos desportivos. No fundo é o que se fala muito por aqui de tornar os sócios em clientes e o jogo de futebol em conteúdo como as séries ou o teatro.

Isto em nada tem a ver com o modelo do Bayern. O modelo deles é de 3 investidores com ligações históricas ao clube que são também patrocinadores. São 3 empresas com os seus core business. Esta situação do Textor é apenas e só o vislumbrar de uma oportunidade de alavancar uma audiência (palavras dele) grande e leal. Imaginem uma netflix onde os subscritores tem a lealdade que os adeptos de futebol têm aos seus clubes! é basicamente isto que ele vê.

just my 2 cents.

Se a Netflix não tiver conteúdos de qualidade, ninguém subscreve. Por isso, mesmo se essa visão for a correta, as modalidades vão ter de ter qualidade.

Por outro lado, nem ele nem nenhum investidor terá a maioria do clube e poder de decisão, apenas de opinião.
Se a tiver, será porque a maioria dos sócios assim o quererá numa votação em assembleia geral.
Não estou a dizer que o gajo é honesto oh não, apenas acho que não se pode fechar a porta a investidores e tem de se houvir o que eles propõem.

Se o dono da Emirates quisesse fazer o que este quer, já seria aceitável? Ou a Adidas?

Quanto á qualidade ate concordo que possa vir a existir e a melhorar, a questão é a diluição do benfiquismo e a plastificação do clube que muitos se queixam. Não acho possivel aumentar os "subscritores"/sócios com americanos, chineses etc sem que se perca parte da identidade do clube!

A questão do poder de decisão é importante e ele com 25% e 2 administradores não o consegue fazer a revelia mas importa notar que esta visão de transformar o clube numa empresa de media está muito alinhada com a visão desta direção e isso vê-se nas declarações dos últimos anos do DSO onde fala em rebranding, expansao para outros mercados, o BenficaPlay etc tudo numa perspectiva de aumentar a base de "subscritores"/adeptos do clube.

A mim parece-me que o comunicado dele é muito claro em relação aos objetivos e parece-me que faz todo o sentido... do ponto de vista dele como investidor! Investidores estratégicos como o bayern tem, sim. Não é o caso do John Textor, e com isto não estou a por em causa a sua idoneidade.

o Textor vê um ativo ultra subavaliado, vê audiencias super leais e sem estarem maximizadas em termos de euros.

sempreglorioso28

Atenção que a "direção" chumbar este negócio não é uma decisão propriamente deles...

É por causa deste negócio, em grande parte, que o Vieira e o Frangos foram dentro!! Portanto não seria de esperar que agora a direção fosse dizer que estava tudo bem com o mesmo.

Quanto ao negócio em si, não me agrada por ter sido planeado com a corja toda, e só isso já é motivo pra desconfiar das intenções.
Se o gajo quer mesmo entrar no Benfica, então que espero até o Benfica ter uma direção eleita democraticamente e depois sim pode expor as suas ideias e ver o que essa direção pensa.
mas para alguém entrar é preciso comprar as ações aqueles apelidados de gatunos

slbfan4you

Só queria os 25% na posse de uma empresa fiável e não num empresário que apareceu do nada nem sequer tem ligação anterior ao Benfica.
Preferia uma marca tuga mas é difícil para o nosso pais arranjar e o problema é que isto aqui é um anto de corrupção portanto o melhor é deixar como esta.

O Leicester é um caso de estudo.

filc

Citação de: sempreglorioso28 em 16 de Julho de 2021, 15:17

mas para alguém entrar é preciso comprar as ações aqueles apelidados de gatunos

Isso é o que o Textor vai fazer

ccm

Citação de: Ghost.Of.Red em 16 de Julho de 2021, 15:06

O ilícito aqui era as mais valias que o Rei dos Frangos e o Vieira iam fazer, uma diretamente e outro indiretamente (6M de comissão) à revelia do clube, numa clara jogada do Vieira para devolver os favores que devia ao RdF

Totalmente errado Ghost :)

As mais valias não são ilicitudes. É precisamente para gerar mais valias que as pessoas compram ações.

A comissão é uma aldrabice do correio da manha.

A ilicitude era a não comunicação do negócio, mas o negócio nem sequer chegou a ser concluído.

Parece-me sinceramente que o Juiz Carlos Alexandre quer encontrar ilicitudes na opa de 2019 (rei dos frangos saber antecipadamente da opa e ter comprar ações) e estas noticias sejam a habitual politica de terra queimada que o juiz gosta de fazer na praça publica.

redglobe

Citação de: ccm em 16 de Julho de 2021, 15:31
Citação de: Ghost.Of.Red em 16 de Julho de 2021, 15:06

Totalmente errado Ghost :)

As mais valias não são ilicitudes. É precisamente para gerar mais valias que as pessoas compram ações.

A comissão é uma aldrabice do correio da manha.

A ilicitude era a não comunicação do negócio, mas o negócio nem sequer chegou a ser concluído.

Parece-me sinceramente que o Juiz Carlos Alexandre quer encontrar ilicitudes na opa de 2019 (rei dos frangos saber antecipadamente da opa e ter comprar ações) e estas noticias sejam a habitual politica de terra queimada que o juiz gosta de fazer na praça publica.

Coitados, os injustiçados.

Madiria

Citação de: francico525 em 16 de Julho de 2021, 12:59
Citação de: Pontus em 16 de Julho de 2021, 12:52
Citação de: FP3 em 16 de Julho de 2021, 12:49
Citação de: Livrinhos em 16 de Julho de 2021, 12:47
É agora que se tem de usar aquilo que durante quase 2 décadas tanto sucesso deu ao Benfica.

O Americano está a mentir.

Pronto, é isto.
Depois de 2 décadas de mentiras por parte da corja...
O aMeRiCaNo EsTá A mEnTiR.

:D

Parece que vem ai a 3ª temporada de "How to rob SLB"

Ontem a Tânia laranjo dizia que achava muito estranho o americano ter dado 1M de sinal sem garantias/documentos escritos da administração como não se iria opor e que nos próximos dias podiam haver novidades sobre o assunto.
Se calhar ainda vai haver muita surpresa

Sem querer defender que a restante direção não sabia de nada, porque para mim e até depois de o Textor ter dito que esteve nas instalações do clube, é obvio que sabiam! No entanto, essa questão da Laranjo de ele por 1M€ sem garantias que passava a operação não é assim tão linear. Para mim, obviamente que ele tinha garantias provavelmente verbais ou até alguma coisa assinada pelo Vieira que faria os possíveis para aprovar a venda pelos órgão sociais.
Mas o cenário mudou todo, e se os órgãos sociais vetarem (se juridicamente for possível, sinceramente não sei), o Benfica SAD não terá consequências se conseguir provar juridicamente que tem razões para vetar a transação.

Por outro lado o Textor, de certeza absoluta que deu o sinal através de uma Escrow account, que é o normal em transações destes valores até os milestones serem todos atingidos. Ou seja, caso não haja negócio o 1M€ volta para o Textor. Quando muito terá umas Liquidated Damages (espécie de penalizações) se os prazos forem superiores aos contratados ou se o negócio cair. Mas essas liquidated damages, serão sempre entre o Textor e o vendedor, ou seja a Benfica SAD ou Benfica clube NADA têm a ver com isto.
A única coisa que falta apurar (e digo isto por não ter a certeza) é se juridicamente o Benfica tem mesmo direito a vetar a transação.

P.S. Para quem não está familiarizado com uma Escrow account, e tentando explicar de uma forma uma simplista, é uma espécie de uma conta num banco que é controlada pelo banco (nem o vendedor, nem o comprador têm controlo sobre a conta). Esta conta tem uns milestones (espécie de objetivos que estão plasmados num contrato linkado a essa conta), quando esses objetivos são atingidos os dinheiro vai sendo libertado neste caso para o vendedor. Caso o vendedor não consiga cumprir com os objetivos, o dinheiro é devolvido ao comprador.

Roy Bean

Citação de: Madiria em 16 de Julho de 2021, 15:55
É agora que se tem de usar aquilo que durante quase 2 décadas tanto sucesso deu ao Benfica.

Pronto, é isto.

Ontem a Tânia laranjo dizia que achava muito estranho o americano ter dado 1M de sinal sem garantias/documentos escritos da administração como não se iria opor e que nos próximos dias podiam haver novidades sobre o assunto.

Sem querer defender que a restante direção não sabia de nada, porque para mim e até depois de o Textor ter dito que esteve nas instalações do clube, é obvio que sabiam! No entanto, essa questão da Laranjo de ele por 1M€ sem garantias que passava a operação não é assim tão linear. Para mim, obviamente que ele tinha garantias provavelmente verbais ou até alguma coisa assinada pelo Vieira que faria os possíveis para aprovar a venda pelos órgão sociais.
Mas o cenário mudou todo, e se os órgãos sociais vetarem (se juridicamente for possível, sinceramente não sei), o Benfica SAD não terá consequências se conseguir provar juridicamente que tem razões para vetar a transação.

Por outro lado o Textor, de certeza absoluta que deu o sinal através de uma Escrow account, que é o normal em transações destes valores até os milestones serem todos atingidos. Ou seja, caso não haja negócio o 1M€ volta para o Textor. Quando muito terá umas Liquidated Damages (espécie de penalizações) se os prazos forem superiores aos contratados ou se o negócio cair. Mas essas liquidated damages, serão sempre entre o Textor e o vendedor, ou seja a Benfica SAD ou Benfica clube NADA têm a ver com isto.
A única coisa que falta apurar (e digo isto por não ter a certeza) é se juridicamente o Benfica tem mesmo direito a vetar a transação.

P.S. Para quem não está familiarizado com uma Escrow account, e tentando explicar de uma forma uma simplista, é uma espécie de uma conta num banco que é controlada pelo banco (nem o vendedor, nem o comprador têm controlo sobre a conta). Esta conta tem uns milestones (espécie de objetivos que estão plasmados num contrato linkado a essa conta), quando esses objetivos são atingidos os dinheiro vai sendo libertado neste caso para o vendedor. Caso o vendedor não consiga cumprir com os objetivos, o dinheiro é devolvido ao comprador.

ou então é tão profissional que pensou que estava no papo e agr está a tentar não perder 1M€

Madiria

Citação de: Roy Bean em 16 de Julho de 2021, 16:29

Pronto, é isto.

ou então é tão profissional que pensou que estava no papo e agr está a tentar não perder 1M€

Epa, acreditas mesmo nisso?

Pode ser um erro meu até, mas o que fui apreendendo ao longo da vida, foi que em qualquer negocio é preciso ter muito mais cuidado com quem parece "estupido" do que com quem parece um espertalhão.
Depois, sinais com esta magnitude de valores estão "sempre" protegidos por contas Escrow.

Relativamente ao Textor, não consigo vislumbrar quais os objetivos dele. O comunicado é muito bonito para os adeptos, mas obviamente como qualquer investidor a parte principal é o investimento e o seu retorno e não o clube. O clube, deveria ser orientado para o sucesso desportivo e não para lucro, o investidor estará preocupado com lucro – obviamente – sendo que o sucesso desportivo pode ser um meio para chegar ao lucro. No entanto, caso a coisa dê para o torto de alguma forma, o investidor vai se preocupar com o seu investimento e como mitiga as perdas e não com o clube.

Não sou totalmente contra investidores externos, penso que podem ser uma mais valia para os clubes. Acredito que podem coexistir com sucesso para as duas partes, a relação tem é de estar claramente regulada e em linha com os principais objectivos do clube.
Neste momento, para mim só uma nova direção tem legitimidade para andar com um processo deste género, logo este deveria invariavelmente de cair.

Em relação ao Textor, tenho muitas, mas mesmo muitas dúvidas, que quando entrou nisto não tenha pelo menos segurado o sinal... ainda por cima quando é uma pratica absolutamente normal e corrente.

crodrigues

Citação de: Madiria em 16 de Julho de 2021, 16:44
Citação de: Roy Bean em 16 de Julho de 2021, 16:29

Pronto, é isto.

Epa, acreditas mesmo nisso?

Pode ser um erro meu até, mas o que fui apreendendo ao longo da vida, foi que em qualquer negocio é preciso ter muito mais cuidado com quem parece "estupido" do que com quem parece um espertalhão.
Depois, sinais com esta magnitude de valores estão "sempre" protegidos por contas Escrow.

Relativamente ao Textor, não consigo vislumbrar quais os objetivos dele. O comunicado é muito bonito para os adeptos, mas obviamente como qualquer investidor a parte principal é o investimento e o seu retorno e não o clube. O clube, deveria ser orientado para o sucesso desportivo e não para lucro, o investidor estará preocupado com lucro – obviamente – sendo que o sucesso desportivo pode ser um meio para chegar ao lucro. No entanto, caso a coisa dê para o torto de alguma forma, o investidor vai se preocupar com o seu investimento e como mitiga as perdas e não com o clube.

Não sou totalmente contra investidores externos, penso que podem ser uma mais valia para os clubes. Acredito que podem coexistir com sucesso para as duas partes, a relação tem é de estar claramente regulada e em linha com os principais objectivos do clube.
Neste momento, para mim só uma nova direção tem legitimidade para andar com um processo deste género, logo este deveria invariavelmente de cair.

Em relação ao Textor, tenho muitas, mas mesmo muitas dúvidas, que quando entrou nisto não tenha pelo menos segurado o sinal... ainda por cima quando é uma pratica absolutamente normal e corrente.

Entrando uma nova direção e caso o interesse se mantenha, sugiro que contratem uma sociedade de advogados especializada em aquisições nos estados unidos e tentar perceber quais são os objectivos do Textor ao tentar adquirir uma posição minoritária.