Projecto Olímpico Benfica

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/instalacoes/museu-benfica/exposicao-temporaria/atingir-olimpo

Vejam vale a pena.

Melhor coisa que Benfica fez no site em largos anos.

Nota 20.

Parabéns a quem teve a ideia.

TeamRocket37

Citação de: TeamRocket37 em 13 de Junho de 2020, 19:54

Historial

A primeira participação de atletas do Benfica nos Jogos Olímpicos aconteceu em 1928, em Amesterdão. Desde então, registou-se um total de 95 atletas em 13 modalidades, tendo sido conquistadas 7 medalhas: 2 de ouro, 2 de prata e 3 bronze.

Medalha de Ouro

Nelson Évora - Atletismo (Triplo Salto) - JO Pequim 2008

Di Maria - Futebol - JO Pequim 2008

Medalha de Prata

Carlos Marchena - Futebol - JO Sidney

Vanessa Fernandes - Triatlo - JO Pequim 2008

Medalha de Bronze

António Leitão - Atletismo (5000m) - JO Los Angeles 1984

Uchenna Emedolu - Atletismo (4*100m) - JO Atenas 2004

Telma Monteiro - Judo (Categoria -57kg) - JO Rio de Janeiro 2016

Post atualizado com o Carlos Marchena que hoje apreendi na Exposição Online do Benfica que me faltava 1 medalha para contabilizar.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/28/judo-benfica-barbara-timo-jogos-olimpicos-toquio-2020

Bárbara Timo perde com a campeã do mundo
A judoca do Benfica cedeu na 2.ª ronda na especialidade de -70 kg, nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Bárbara Timo, judoca portuguesa do Sport Lisboa e Benfica, perdeu na 2.ª ronda da especialidade de -70 kg, nos Jogos Olímpicos 2020.
A benfiquista começou a sua participação em Tóquio com um triunfo diante da jamaicana Ebony Daley. Ao cabo de 3,07 minutos de combate pôde festejar devido à desqualificação (três castigos) da atleta caribenha.

Na ronda seguinte teve Barbara Matic pela frente. A atual campeã do mundo impôs-se e derrotou a portuguesa por ippon ao cabo de 1,54 minutos.

"Ela é a atual campeã do mundo, mas não tive medo de pisar este palco. Estava muito orgulhosa e muito feliz porque senti o apoio de muitas pessoas. Infelizmente, ela foi melhor. A nossa equipa é muito unida", assegurou Bárbara Timo, em declarações à RTP.

"Um dos meus grandes objetivos é ter uma medalha mundial e europeia. Tenho uma das Universíadas e falta a dos Jogos Olímpicos. Fica para 2024 [Jogos Olímpicos de Paris]", projetou a judoca do Benfica.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/28/natacao-benfica-catarina-sousa-100-metros-livres-jogos-olimpicos-2020

Catarina Sousa termina na 47.ª posição
A nadadora angolana do Benfica participou na prova dos 100 metros livres, nas Olímpiadas 2020.

Catarina Sousa, atleta do Sport Lisboa e Benfica que se encontra a representar Angola nos Jogos Olímpicos de Tóquio, terminou no 47.º lugar nas eliminatórias da natação nos 100 metros livres.
Inserida na série 2, a nadadora precisou de 59,35 segundos para completar a distância, tendo virado aos 50 metros com o tempo de 28,43 segundos.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/30/judo-benfica-rochele-nunes-jogos-olimpicos-toquio-2020-resultado

Rochele Nunes ficou em 9.º lugar
Judoca do Benfica perdeu no segundo combate (+78 kg) frente à líder do ranking mundial, a cubana Idalys Ortiz, por "waza-ari" no "golden score".

Rochele Nunes, judoca portuguesa que representa o Sport Lisboa e Benfica, terminou a sua participação nos Jogos Olímpicos num honroso 9.º lugar na categoria de +78 kg, após perder o segundo combate no Nippon Budokan perante a líder do ranking mundial Idalys Ortiz.
Na estreia em participações nos Jogos Olímpicos, a atleta de 32 anos, atual 11.ª do ranking mundial, bateu, na primeira ronda, a porto-riquenha Melissa Mojica, 23.ª, ao pontuar com um "waza-ari". Depois, na segunda eliminatória, frente a Idalys Ortiz, viu a cubana medalhada nas últimas três edições do certame (bronze em Pequim 2008, ouro em Londres 2012 e prata no Rio de Janeiro 2016) superiorizar-se no "golden score", com um "waza-ari".

Após a eliminação, Rochele Nunes assumiu a sua frustração e, em lágrimas, em declarações à RTP, analisou a sua prestação. Depois, mais calma, na zona mista, a judoca assegurou que saiu de "consciência limpa" pelo desempenho no tatami.

"É difícil falar, porque não me preparei para o discurso de derrota. A única coisa que me cabe dizer é desculpa. Desculpa a Portugal. Não sei se desiludi, porque dei o meu máximo, mas, ao mesmo tempo, sei quanto confiaram e investiram em mim. Só posso pedir desculpa, mas estou de consciência limpa, dei o meu melhor", sublinhou, analisando o combate com Idalys Ortiz, que "aproveitou a oportunidade de um erro".

"Quem está aqui já é o melhor, mas quem sobe ao pódio são os melhores dos melhores. Hoje, não fui eu. Mas tenho de ter orgulho do meu caminho. [...] O judo é injusto porque perdi com uma atleta de ir ao pódio e acho que merecia tanto como ela. Não gosto da sensação de voltar com a mala vazia", desabafou.

Os sacrifícios ao longo do período de preparação não foram esquecidos por Rochele Nunes. "Saio com a consciência tranquila, mas dói", reforçou, sem perder de vista os próximos Jogos Olímpicos: "Agora é descansar e reprogramar e pensar já em Paris 2024."

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/30/futebol-feminino-benfica-leticia-brasil-jogos-olimpicos

Brasil de Letícia eliminado nos quartos de final
Seleção da guarda-redes do Benfica foi derrotada nas grandes penalidades pelo Canadá, nos Jogos Olimpicos de Tóquio.

A seleção feminina de futebol do Brasil, com a benfiquista Letícia no elenco, despediu-se dos Jogos Olímpicos na manhã desta sexta-feira, 30 de julho. O escrete perdeu com o Canadá nos quartos de final, no desempate por penáltis.
Na caminhada até esta fase da competição, a canarinha bateu a China (0-5), empatou com os Países Baixos (3-3) e derrotou a Zâmbia (1-0), assegurando o segundo lugar do Grupo F e a passagem à fase seguinte da prova.

Já no encontro dos quartos de final, Brasil e Canadá não conseguiram desatar o nulo do marcador durante 120 minutos, tendo a partida seguido para as grandes penalidades, nas quais as canadianas saíram por cima, vencendo por 4-3.

Letícia, guarda-redes do Benfica, foi suplente não utilizada em três dos quatro compromissos do escrete (não entrou na ficha de jogo frente à Zâmbia).

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/30/natacao-benfica-oussama-sahnoune-50-metros-livres-jogos-olimpicos

Oussama Sahnoune em 37.º nos 50 metros livres
Nadador argelino do Benfica ficou a 0,65 segundos da qualificação para as meias-finais nos Jogos Olímpicos.

Oussama Sahnoune, atleta argelino do SL Benfica, terminou em 37.º lugar na qualificação para as meias-finais dos 50 metros livres de natação nos Jogos Olímpicos, nesta sexta-feira, 30 de julho.
O nadador encarnado ficou em oitavo lugar na sua série com o tempo de 22,61 segundos, prestação insuficiente para o colocar entre os 16 mais rápidos das olimpíadas, que se qualificaram para as semifinais.

Oussama Sahnoune ficou a 0,65 segundos do apuramento e a 1,29 segundos do tempo do norte-americano Caeleb Dressel (21,32 segundos), primeiro classificado nesta fase da competição.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/01/atletismo-benfica-ricardo-dos-santos-400-metros-jogos-olimpicos

Ricardo dos Santos foi 39.º classificado
Atleta do Benfica não conseguiu a qualificação para as meias-finais dos 400 metros nos Jogos Olímpicos.

Na madrugada de sábado para domingo (31 de julho para 1 de agosto), o benfiquista Ricardo dos Santos terminou em 39.º lugar nas eliminatórias de qualificação para as semifinais dos 400 metros dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O atleta cortou a meta em 46,83 segundos e ficou em sétimo lugar na sua série, o que o impossibilitou de se qualificar como um dos três melhores do seu grupo. O português também se poderia ter apurado como um dos seis corredores com melhor tempo fora dos pódios de cada série, mas ficou a 1,33 segundos dessa proeza.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/01/andebol-benfica-alexis-borges-e-gustavo-capdeville-portugal-japao-jogos-olimpicos

Três golos de Alexis Borges na despedida de Portugal
A Seleção Nacional de andebol não conseguiu evitar a derrota frente ao Japão (30-31) e a consequente eliminação das Olimpíadas.

Chegou ao fim a caminhada da Seleção Nacional de andebol nos Jogos Olímpicos. Ao início da madrugada de domingo, 1 de agosto, a equipa das Quinas perdeu com o Japão por um golo e falhou a passagem aos quartos de final.
O atleta do Benfica Alexis Borges fez parte do sete inicial português e apontou três golos em outros tantos remates (100% de eficácia). O elenco lusitano contou ainda com Gustavo Capdeville, também ele atleta das águias.

Portugal ainda começou a partida na dianteira do marcador (2-1), porém, os nipónicos cedo deram a volta ao encontro (2-3) e, durante a esmagadora maioria da primeira metade, foram os lusitanos a correr atrás do prejuízo, chegando ao empate em dois momentos de jogo (3-3 e 9-9), mas nunca recuperando a liderança.

O equilíbrio foi mesmo a nota dominante do primeiro tempo, já que a maior diferença que se verificou no resultado foi de apenas três golos. À chegada ao intervalo, Portugal perdia por 14-16.

Já a meio do segundo tempo, os comandados de Paulo Jorge Pereira conseguiram mesmo voltar à vantagem (21-20) e, inclusivamente, ampliaram-na para dois tentos.

Todavia, após terem empatado o jogo em seis ocasiões, a cerca de um minuto do fim, os japoneses adiantaram-se novamente no marcador (29-30). Até ao término do duelo, houve somente tempo para mais um tento para cada um dos lados, tendo o Japão vencido por 30-31.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/02/benfica-canoagem-fernando-pimenta-jogos-olimpicos-apurado-meia-final

Fernando Pimenta nas meias-finais!
Canoísta do Benfica controlou a sua série no K1 1000 metros e garantiu sentir-se com "boas sensações" para os próximos desafios.

O canoísta do Benfica Fernando Pimenta assegurou a presença nas meias-finais de K1 1000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e saiu da prova com "boas sensações" para o que resta da competição.
Controlando a prova desde o início, Fernando Pimenta conseguiu um registo de 3.40,323 minutos, superando o eslovaco Peter Gele, segundo classificado e igualmente apurado para as meias-finais a 1,808 segundos do Benfiquista, procurando fazer "uma boa gestão" da mesma, já a pensar nos desafios que tem pela frente.

"Tentei fazer uma boa gestão, procurar boas sensações, o mais importante. Encontrei um bom ritmo e depois abrandei um pouco, pois dava para isso. Na parte final tive de estar vigilante, pois vinham rivais a disputar a segunda vaga para as meias-finais e não queria ser surpreendido", disse, em declarações à Lusa, admitindo que mesmo assim sentiu a dureza da prova: "Foi um pouco dura com vento de frente. Tentei ser bastante regular e qualificar-me já, pois assim tenho tempo para pensar no próximo desafio.

Fernando Pimenta
Colocando a fasquia nos primeiros quatro lugares da sua meia-final de modo a assegurar a presença na "regata das regatas", na próxima terça-feira de madrugada em Portugal [meia-final prevista para as 2h00 e a final para as 4h20], Fernando Pimenta desvalorizou o facto de as duas corridas decisivas realizarem-se no mesmo dia e com escasso tempo de diferença.

"O primeiro passo é conseguir um lugar na final e, posteriormente, é tentar descansar o melhor possível nas duas horas que distam para a final, para dar o meu máximo. Acima de tudo, que seja um grande espetáculo desportivo. É igual para todos, pelo que vai ser justo", considerou o vice-campeão da Europa do presente ano e vice-campeão Olímpico em Londres 2012, então em K2 1000 metros, com Emanuel Silva.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/02/benfica-canoagem-teresa-portela-jogos-olimpicos-apurada-meia-final

Teresa Portela segue para as "meias"
Canoísta do Benfica foi segunda na sua eliminatória em K1 200 metros e volta a competir esta madrugada.

Teresa Portela, canoísta do Benfica, qualificou-se diretamente para as meias-finais da prova de K1 200 metros dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, após ter sido segunda classificada na sua eliminatória com 42,500 segundos, a 362 milésimos da chinesa Mengdie Yin.
A atleta de 33 anos, presente pela 4.ª vez nos Jogos Olímpicos, reconheceu que não fez uma prova perfeita, mas sentiu-se "bem". "Gostava de ter ganho a eliminatória. Tenho a noção de que não fiz a minha prova prefeita. Sou das que largo melhor e não consegui. Acontece muito na minha primeira regata, não sei porquê", afirmou em declarações à agência Lusa.

Teresa Portela
Satisfeita, ainda assim, com a forma como acelerou no decurso da prova, lamentou apenas o arranque, que ficou aquém do que pretendia. "É onde sou pior [aceleração], mas foi o que gostei mais. Larguei mal, o que não estava previsto, pois costumo sair na frente e, desta vez, tive de acelerar. Acabou por correr bem, mas não posso falhar, pois é na largada onde costumo ter vantagem para as outras", frisou, acrescentando: "Gosto desta pista. É diferente. Tem água salgada, mais quente do que estamos habituados. Também viemos mais cedo para o Japão para nos adaptarmos. Não percebi se é mais rápida ou lenta, mas nada a apontar."

As meias-finais no Sea Forest Waterways estão agendadas para a madrugada de terça-feira, às 9h30 locais, 1h30 em Portugal Continental. Em caso de acesso à final, Teresa Portela voltará a competir às 3h37 portuguesas. Refira-se que a canoísta do Benfica vai participar também no K1 500 metros.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/02/benfica-atletismo-marta-pen-jogos-olimpicos-apurada-meia-final

Marta Pen apurada nos 1500 metros
Atleta do Benfica foi travada por Rababe Arafi, atrasou-se no "sprint" final, o COP protestou e a organização aceitou os argumentos apresentados, viabilizando a presença na meia-final da prova.

Rababe Arafi foi obstáculo inesperado para a atleta do Benfica Marta Pen nas eliminatórias dos 1500 metros, travando-a no início do "sprint" final, deixando-a provisoriamente fora das meias-finais. Mas o recurso apresentado pelo Comité Olímpico Português (COP) colocou-a na fase seguinte.
Marta Pen procurava ficar entre as seis primeiras classificadas da sua série ou obter um dos seis melhores tempos de todas as séries e ia lançada para esse objetivo quando na parte final da corrida a Benfiquista foi bloqueada pela marroquina Radabe Arafi, levando a que terminasse apenas no 10.º lugar, com um tempo de 4.07,33 minutos.

O protesto do COP foi apresentado e a organização aceitou-o, tendo Marta Pen sido reintegrada na competição. "A atleta que estava à minha frente parou abruptamente, quando eu ia para o 'sprint' final e tive de parar e retomar a prova. Felizmente, não me aleijei", relatou Marta Pen à agência Lusa.

Refira-se que o recorde pessoal de Marta Pen é de 4.03,99 minutos, ela que participa pela segunda vez nos Jogos Olímpicos. No Rio de Janeiro 2016 ficou no 36.º lugar.

As meias-finais estão marcadas para quarta-feira, a partir das 19h00 locais (11h00 em Portugal Continental), enquanto a final está prevista para sexta-feira, às 21h50 em Tóquio (13h50 em Portugal Continental).

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/03/canoagem-benfica-fernando-pimenta-k1-1000-final-jogos-olimpicos-toquio

Fernando Pimenta de bronze nos Jogos Olímpicos
Numa final de emoções fortes até à última pagaiada, o canoísta português do SL Benfica foi 3.º classificado no K1 1000 metros.

Que emoções na luta pelo ouro! Às nossas 4h27 da madrugada desta terça-feira, 3 de agosto, Fernando Pimenta, canoísta do SL Benfica, cortou a linha de meta em 3.º lugar na final de K1 1000 metros dos Jogos Olímpicos (3:22.478) e celebrou a conquista da medalha de bronze, a terceira para Portugal em Tóquio.
Colados à televisão, anulámos a geografia e os milhares de quilómetros de distância para o "Sea Forest Waterway", no Japão, acompanhando, a cada pagaiada, a performance do campeão Fernando Pimenta.

Deslizando na pista quatro (ao segundo arranque, pois houve uma falsa partida), o canoísta completou os primeiros 250 metros na frente (47,37 segundos) e fez a passagem aos 500 e aos 750 metros na 2.ª posição, atrás do húngaro Balint Kopasz, que haveria de agarrar o ouro.

Fernando Pimenta
Os últimos 250 dos 1000 metros de prova foram de acelerar o coração a quem assistia, e a composição do pódio só foi apurada no "photo finish". Fernando Pimenta terminou na 3.ª posição (3:22.478) e arrecadou o bronze, enquanto Adam Varga (3:22.431) foi segundo e o também húngaro Balint Kopasz (3:20.643) primeiro. Fora das medalhas (4.º) ficou o alemão Jacob Schopf (3:22.554).

Para chegar à regata decisiva, Fernando Pimenta começou por vencer a primeira eliminatória em 3:40.323 minutos, apurando-se diretamente para as meias-finais, onde teria (mais) um desempenho sensacional: ganhou a sua série e bateu o recorde olímpico de K1, com o tempo de 3:22.942 minutos. O canoísta estava lançado para uma das medalhas, que haveria de alcançar volvidas pouco mais de duas horas.

Esta é a segunda medalha de Fernando Pimenta em Jogos Olímpicos, depois da prata em K2 1000 metros na edição de Londres, em 2012. Com esta façanha, o canoísta do Benfica junta-se a Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Luís Mena e Silva no restrito lote de atletas lusos que ganharam duas medalhas nas Olimpíadas.

Fernando Pimenta
DECLARAÇÕES À RTP
Fernando Pimenta: "Acima de tudo, sinto-me feliz. Os dois húngaros foram mais fortes e mais rápidos, fizeram uma excelente prova, não consegui vencer. Dei o meu melhor, saio daqui de consciência supertranquila, mostrei o meu valor. No ciclo olímpico estive sempre nas medalhas em Mundiais e Europeus, fui o atleta mais regular. Não posso estar mais feliz. A minha carreira ainda agora começou, tenho de continuar a trabalhar mais e melhor, criar o sonho de mais Jogos."

"Estou aqui para representar os portugueses e Portugal. Sei que havia o sonho de o Pimenta ser campeão olímpico. Isto ainda não acabou, este foi um ciclo olímpico, falta o próximo. O Pimenta está cá para as curvas. Já comecei a pensar em 2032, que vai ser na Austrália. Enquanto tiver força física e mental, podem contar comigo. Têm sido milhares as mensagens de apoios de todos os portugueses. Tenho de agradecer ao meu treinador, a toda a estrutura da Federação pelo apoio, ao Sport Lisboa e Benfica, ao Comité Olímpico, a todos os limianos, à minha família..."

"Eu queria mais, sonhei com mais, preparei-me para chegar aqui e lutar pelo ouro. Foi o que fiz. Os dois húngaros foram mais fortes, estão de parabéns. Se a prova se repetisse daqui a 30 minutos, provavelmente a constituição do pódio seria diferente, até porque os atletas que ficaram logo atrás ficaram muito próximos. Portugal soma três medalhas, mas penso que ainda podem vir mais."

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/03/atletismo-benfica-pedro-pichardo-qualificacao-triplo-salto-jogos-olimpicos-toquio

Pedro Pichardo apurado para a final do triplo salto
O atleta do Benfica saltou 17,71 metros e alcançou a 1.ª posição da qualificação. Sente-se "confiante" e "bem preparado fisicamente" para lutar por mais uma medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos.

Pedro Pichardo, atleta português do Sport Lisboa e Benfica, está na final do triplo salto dos Jogos Olímpicos 2020, que se realiza na madrugada de 5 de agosto, às 3h00 da manhã em Portugal Continental (11h00 em Tóquio).
Pichardo realizou dois saltos válidos e garantiu, logo, não só a qualificação como o 1.º lugar. No primeiro ensaio saltou 16,98 metros, mas foi no segundo que pulverizou tudo e todos, com a marca de 17,71 metros.

"Sinto-me bem. Para além de serem os meus primeiros Jogos Olímpicos, sinto-me bem. O principal está na minha cabeça e sinto-me confiante. Estou bem preparado fisicamente", assegurou o triplo-saltador português à RTP, ao lançar a final da competição.

Recorde-se que Pedro Pichardo conta com a melhor marca do ano na especialidade, alcançada em julho, na Hungria, com um salto de 17,92 metros.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/03/clube-benfica-mensagem-presidente-rui-costa-orgulho-pelo-bronze-de-fernando-pimenta-jogos-olimpicos

Orgulho por este bronze
Mensagem de parabéns do Presidente Rui Costa pelo feito do canoísta Fernando Pimenta nos Jogos Olímpicos.

Parabéns, Fernando Pimenta, pelo feito alcançado esta madrugada, em Tóquio, com a conquista da medalha de bronze em K1 1000.
Os portugueses, e os Benfiquistas em particular, estão orgulhosos.

Quero ressaltar o empenho e o espírito de superação que te permitiram elevar, de novo, o nome de Portugal nos Jogos Olímpicos, em mais um exemplo de excelência para toda a nação benfiquista.

Obrigado pela alegria que deste ao País e ao Benfica.

Parabéns, Fernando!

O Presidente do Sport Lisboa e Benfica
Rui Costa