Época 2021/2022

tiago1991

e mesmo o Afonso vai só la passear

nightcrowler

Citação de: DB4700 em 30 de Dezembro de 2021, 15:49
Citação de: nightcrowler em 30 de Dezembro de 2021, 14:35
Citação de: DB4700 em 30 de Dezembro de 2021, 12:25
UMA COLECÇÃO DE DESASTRES ANUNCIADOS

Hoje vou falar exclusivamente de modalidades. Parti para esta temporada desportiva do Benfica com algum entusiasmo. Houve reforços de peso. Pablo Álvarez no Hóquei. Rogério Moraes e Alexis Sánchez no Andebol. Rômulo no Futsal. José Barbosa - um jogador que sempre gostei - no Basquetebol. O rejuvenescimento no Voleibol. Cada dia de verão que era anunciado mais um super reforço pareceu uma manhã de Natal a desembrulhar presentes. Contudo, havia sinais de preocupação que eram bastante evidentes. E depois do desastre geral que tem sido o Hóquei, o desastre de Setúbal do Andebol, ontem foi a vez do Futsal ter o seu momento desastroso (contra provavelmente o Sporting mais fraco da última década - só jogaram três estrangeiros). Vamos por partes.

Spoiler
1. Andebol. O Andebol entrou na época com uma super equipa. O único buraco no plantel era um jogador que pudesse rodar com Djordjic. Não havia ninguém com capacidade ofensiva para o fazer. Arnau é um jogador mais defensivo. Luciano Silva pouco ou nada joga. Mas a grande preocupação que tinha no início de época era o treinador. Chema Rodríguez não chegou este ano. Não é responsabilidade de Fernando Tavares - pelo menos que se saiba. Mas no ano inteiro da época passada, nunca pareceu que fosse um estudioso da modalidade, a equipa nunca praticou um Andebol bonito. Foi sempre um Andebol rudimentar. Forçado. Além disso, Chema nunca pareceu carismático. Estava (e está) sempre estático no banco. Faz lembrar Rui Vitória. Quer perca ou ganha, a postura é sempre a mesma. E apesar de vitórias históricas este ano - como contra o Lemgo ou Rhein Neckar Lowen - rapidamente a incompetência de Chema apanhou a equipa. A derrota com o Sporting na Luz foi desapontante, mas isto é desporto e por vezes acontece. A derrota em Setúbal que praticamente nos arredou do título de Andebol à 10º jornada já não é aceitável. Chema foi óptimo para trazer bons jogadores. Tem nome no Andebol devido ao seu passado como jogador. Mas como treinador era um desastre anunciado. E os resultados estão à vista.

2. Hóquei em Patins. O Hóquei também era um desastre anunciado. Carlos Nicolia, Lucas Ordoñez, Pablo Álvarez, Diogo Rafael, Pol Manrubia, Gonçalo Pinto. A pergunta era quem é que defende? Toda a gente viu isto. Excepto quem manda. E o Hóquei à sétima jornada já tinha quatro derrotas contra super equipas como Tomar e Valongo. Aliado a isto, vê-se que mesmo o balneário não é formidável. Nunca percebi se o Nicolia ainda se dá com alguém que não seja argentino. Lamas, dos poucos defesas puros - e que recentemente tem feito bons jogos - durante o início da época só tinha duas velocidades: devagar ou parado. Pablo Álvarez - que entretanto se lesionou - tem provavelmente o pior início de sempre de um atleta nas modalidades do Benfica face às expectativas que criou. E o treinador, que sempre se percebeu que foi uma aposta pessoal de Fernando Tavares, tem sido fraquinho para não dizer pior. Numa equipa que tem tão poucos defesas, é compreensível que se sofra golos. No entanto, numa equipa que tem tantos prodígios no ataque não é compreensível que se ataque tão mal. Isso é responsabilidade do treinador e como foi um nome arriscado, é responsabilidade de quem quis assumir esse risco. Os títulos no Hóquei estão todos em aberto porque o Campeonato decide-se em Playoff. Mas as expectativas estão na lama depois de um início desastroso.
[fechar]

3. Futsal. O Futsal mexemos muito pouco. Conseguimos apenas segurar algumas das maiores promessas nacionais (Carlos Monteiro e Lúcio Rocha). A boa notícia do Futsal é que o Sporting parecia (e está) mais fraco. Perderam bons jogadores. Não trouxeram ninguém de impressionante. Nós também não tivemos grandes reforços. A excepção foi Rômulo. Mas mesmo Rômulo vinha com 35 anos de idade no bilhete de identidade. No Futsal do Benfica parece que há uma regra que por cada estrangeiro com menos de 30 anos de idade temos que ter o dobro ou triplo de estrangeiros com mais de 30 anos de idade. Rômulo já foi um grande fixo. Hoje em dia está com um físico horrível. E a julgar pelo jogo de ontem, não sei se não está numa das últimas temporadas da carreira (e que bela carreira que teve excepto, aparentemente, no Benfica). Dói-me a escrever isto. Robinho, um dos melhores jogadores que vi no Benfica, a cada ano que passa a idade vai-se sentido. É natural. Rômulo e Robinho são o resultado de uma estratégia que impera no Benfica há alguns anos e que nunca teve grandes resultados. É a estratégia da aposta de jogadores em final de carreira ou que tiveram lesões graves, que com o departamento físico do Benfica ainda poderiam elevar o nível e voltar a fazer a diferença. Foi a estratégia que trouxe atletas como Stefan Terzic ou René Toft Hansen no Andebol. E é uma estratégia que não se compreende quando o Benfica tem hoje alguns dos maiores orçamentos do mundo em algumas modalidades, como é o caso do Futsal. Já toda a gente no Futsal percebeu que um dos melhores do mundo no futuro é um jovem brasileiro do Magnus chamado Leozinho. Mas nós continuamos a insistir em Robinho, que é um grande jogador, mas que já não rende o que rendia e que come uma boa parte do nosso orçamento. O Leozinho ainda vai ser como Guitta. Era impossível para clubes portugueses, não sai do Brasil por nada, e entretanto vai na quarta temporada no Sporting. Mas enquanto Robinho e Rômulo são apenas duas boas apostas que expiraram o prazo de validade, Roncaglio e Fits são dois desastres anunciados há muito tempo. É inacreditável como o Roncaglio está na quinta época no Benfica a mandar frangos nos jogos contra o Sporting. Que mais é que é preciso para trazer um guarda-redes novo? Marcar três autogolos? E Fits é a mesma coisa. Um pivot físico com alguma técnica que raramente marca golos e que contra o Sporting nunca faz nada de jeito (ontem nem sequer jogou). Como é que o Fits está há quatros anos no Benfica? Os desastres no Futsal não terminam aqui. Trazer sete estrangeiros, só podendo estar com cinco na ficha de jogo, também tem tido bons resultados. Já nos custou jogos esta época porque de vez em quando deixamos os melhores de fora para jogarem os piores (como Fits). E por último, a joia da coroa. Como é que o Benfica, uma das melhores equipas do mundo de Futsal, vai buscar o selecionador da Tailândia para treinador principal? Um treinador que não treina na Europa há mais de 10 anos! Estava escrito na testa com letras garrafais que isto ia correr mal. Mas mesmo assim, Fernando Tavares assumiu o risco e foi este o treinador que escolheu. O risco correu mal.

Spoiler
4. Basquetebol. Tirando a derrota com os polacos há umas semanas, o Basquetebol não tem tido uma má temporada. Acho que a escolha de Norberto Alves foi de quem não quis mais. Um treinador estrangeiro, de um país com boa tradição de formação em Basquetebol, teria sido muito mais interessante. Alguém que olhasse para o continente africano como um mercado de oportunidades. Norberto Alves foi a escolha de quem não quis perder muito tempo. Estava mesmo à mão de semear e para o nível português chega e sobra. Acho que podíamos ter feito algo mais. Vamos ver se fizemos o suficiente.

5. Voleibol. É um oásis no deserto que são as modalidades. E é um oásis no deserto porque (1) temos um plantel bem definido há vários anos (ou seja, houve poucas oportunidades para alguém o estragar); (2) os rivais ou não têm dinheiro ou preferem alocar o dinheiro noutras modalidades; (3) é a modalidade onde é mais manifestamente óbvio que o tipo que comanda a equipa é um estudioso do desporto. Marcel Matz está a par de tudo o que é novo no Voleibol. Tenho sérias dúvidas que Nuno Resende e Chema Rodríguez, só para citar estes dois, estejam a esse nível. Marcel Matz deveria ser a regra do Benfica. Mas é a excepção.
[fechar]

Uma coisa dou ao vice-presidente Fernando Tavares. Trouxe ambição. Nos últimos 5 ou 6 anos todos juntos, se calhar tivemos tantos reforços surpreendentes como neste ano. Mas ambição não é tudo. É preciso competência e há pouca à volta de Fernando Tavares. Rui Lança, que está no Benfica há vários anos, desde que entrou, as modalidades têm sido um completo desastre. Eu começaria por aí. Outro senhor que tem sido um completo desastre é Gonçalo Alves. O Futsal, como vimos neste texto, é a modalidade que mais erros tem cometido nos últimos anos. Eu não tenho dúvidas que quem está dentro do Benfica dá o seu melhor. Mas por vezes o melhor não é o suficiente. As modalidades do Benfica merecem mais. Há épocas para preparar na próxima temporada. Estes senhores não podem preparar mais nenhuma. Já chega disto. Estão a matar o Benfica. Vão-se embora!

https://www.facebook.com/photo?fbid=467649298055555&set=a.259522035534950

vamos por partes.

antes de mais, obrigado e parabéns pela tua análise. do pouco que sei, concordo, aliás, não tenho conhecimento da matéria suficiente para sequer discordar de forma veemente contigo.

o meu ponto de discórdia respeita ao "mérito" que dás ao Fernando Tavares. desculpas, mas não dou mérito nenhum. ele basicamente atirou dinheiro para cima dos problemas, não resolveu nenhum. aliás, provavelmente até aprofundou alguns problemas que já existiam, e que neste momento serão ainda mais dificeis (ou pelo menos mais caros) de resolver.

e a raiz do problema do Tavares é bem mais profundo que esta má época. depois do que se disse dele, depois do que ele disse do Vieira, depois das escutas e emails que saíram dele, em que também está sob investigação, NUNCA MAIS DEVERIA TER POSTO OS PÉS NO BENFICA! NUNCA!!!

tal como o JJ.

a meu ver, em ambos os casos (Tavares e JJ) a malta engoliu o regresso deles porque tinha a expectativa que com eles as coisas melhorariam no futebol e nas modalidades. para mim, vejo isso como vender a alma ao diabo. o Benfica pode perder no futebol, no hoquei, no diabo a 4, mas não pode perder a sua dignidade, e a mim parece-me indigno do Benfica que ambos estejam no Benfica. pelo menos o JJ já saiu, veremos quanto tempo para o Tavares sair. cada dia que fica, é um problema.

quero acreditar que no meio de tanto benfiquista, haverá alguém mais do que capaz de desbaratar dinheiro nas modalidades com uma taxa de acerto melhor.

um abraço!

o problema é que antes do Fernando Tavares, não havia ninguém no Benfica a dizer que era preciso mais dinheiro nas modalidades. o Domingos Almeida Lima aceitava o que lhe davam. O Fernando Tavares trouxe algum poder para as modalidades. E isso teve repercussões imediatas na qualidade dos planteis. o problema foi os treinadores que trouxe. e isso é que não se compreende.

entendo perfeitamente, mas alguém com o historial dele com o Vieira, nunca poderia ter regressado. nunca.

venha o próximo presidente para ver se conseguimos chegar a algum lado

abraço!

Covenant

Citação de: Duaarte em 30 de Dezembro de 2021, 14:28
Não tinha a noção que o Joel Rocha era assim tão mal visto no mundo do futsal, supostamente problemas com o Tiago Brito e o Cecília, agora o Ricardinho diz que não foi para o Braga porque foi para lá o Joel ..
Patias também não o pode ver por exemplo...

Mozer_4

A polpa de tomate ainda cá continua ou já foi de vela?

Maldini

Citação de: Ricardinh010 em 30 de Dezembro de 2021, 16:35
Citação de: Duaarte em 30 de Dezembro de 2021, 14:28
Não tinha a noção que o Joel Rocha era assim tão mal visto no mundo do futsal, supostamente problemas com o Tiago Brito e o Cecília, agora o Ricardinho diz que não foi para o Braga porque foi para lá o Joel ..

Já tinha ouvido uns rumores. Consta que não é dos gajos mais frontais e isso acaba por gerar anticorpos com alguns jogadores. Mas não sei de nenhum episódio com o Ricardinho.

E o Cecílio e Brito estão em Braga...

Não sei até que ponto esses problemas serão assim tão verdade ...

Parq já Joel é um deslumbrado .. chega ao melhor clube português, ganha um título e de lá para cá não evoluiu, não trabalhou, não melhorou  ... Não quis saber. Estudou atrás de um discurso cheio de nove horas e trabalhar que é bom fodiaste ...

O Sporting é o que é hoje porque a sua equipa técnica trabalha dia a dia para ser mais e melhor ... Manias.

VivaoBenfica

💣 Chegou aqui que Rocha tá indo para Portugal. Benfica deve ser o destino. Fits tem contrato até junho de 2022 e não vai permanecer na equipe. De acordo com o que recebi, a previsão de chegada do pivô da ACBF é para janeiro.

FaithNoMore

Citação de: VivaoBenfica em 31 de Dezembro de 2021, 15:58
💣 Chegou aqui que Rocha tá indo para Portugal. Benfica deve ser o destino. Fits tem contrato até junho de 2022 e não vai permanecer na equipe. De acordo com o que recebi, a previsão de chegada do pivô da ACBF é para janeiro.

Que venha acompanhado de um guarda redes e um treinador.

Cobracuspideira

Grande contratação.
Muito bem.
Mas só podem jogar 5 NFL.
Pensei que viria alguém do campeonato Russo.
Será para próxima época.

20Nico Gaitan20

Finalmente...Um pivot de jeito.

20Nico Gaitan20

Citação de: Cobracuspideira em 31 de Dezembro de 2021, 16:25
Grande contratação.
Muito bem.
Mas só podem jogar 5 NFL.
Pensei que viria alguém do campeonato Russo.
Será para próxima época.
em Portugal sim...mas como estamos na UEFA não me espanta a vinda do rocha já

Cobracuspideira

Atenção que Bruno de Carvalho pagou bem para o ter no Sporting.
O Magnus era o clube dele,e agora ele tinha renovado pela ACBF.
A multa deve ser grande mas BENFICA e BENFICA

Slb23

O primeiro grande movimento que devíamos fazer era desfazer a borrada que fizeram e ir buscar o Tiago novamente.

Até lá entraremos sempre nos jogos grande coxos.

Cobracuspideira

Concordo plenamente.
Tiago Pinto havia de voltar porque é inteligente,amigo dos jogadores e percebe muito

FaithNoMore

Citação de: Cobracuspideira em 31 de Dezembro de 2021, 16:33
Concordo plenamente.
Tiago Pinto havia de voltar porque é inteligente,amigo dos jogadores e percebe muito

Como está o Tiago Brito depois da contratação do mister Joel?empenhado em continuar ou arrependido de ter ido para Braga?

Eagle 1996

Rocha é um fenómeno, vi-o jogar ainda era ele do Corinthians e fiquei rendido.
O Nuno Dias não o soube trabalhar e a passagem dele pelos lagartos pode até dizer-se que deixou a desejar mas a qualidade está toda lá, é ver os jogos pelo Brasil no Mundial.