Julian Weigl

Médio, 30 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 4 épocas (2020-2022), 115 jogos (8492 minutos), 5 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

josel

Este tópico precisa de moderação, o mais rapidamente possível, porque está a ficar um shitshow demasiado grande.

Isto enquanto alguém que gosta do Weigl e acha-o possivelmente o melhor jogador do plantel, mas que parece óbvio que é dos 3 melhores, dou a minha opinião.

Acho, como muita gente já disse aqui, que o Weigl tem um perfil de 6 diferente do que o pessoal costuma ter pelo Benfica (e futebol português em geral). Quando tens um perfil assim de jogador, tens que 1) adaptar a equipa ao jogador, ou 2) mudar a posição do jogador em campo para não ser massacrado em movimentos de transição defensiva.
Não, o Weigl não é um Fejsa ou um Javi, que estão em qualquer lado a defender na transição, nunca foi, nem nunca será (apesar de ter evoluído bastante neste aspeto desde que chegou). Por isso, estar a o culpar por isso, faz-me pouco sentido, pois tem que se apontar, nesse aspeto, a quem cria os plantéis.

Acho que o Weigl pode perfeitamente jogar num 433 como 6, assim como em um 343 (aqui, mais parecido com o Chelsea do Tuchel que o do Sporting do RA ou do Benfica de início desta época). Agora, convém que o parceiro do lado não seja alguém que tem as mesmas deficiências que o Weigl, que é o que acontece com o João Mário (que é bem menos agressivo e é pior em transição defensiva que o Weigl) quando estes jogam os 2 no meio campo.

O Benfica tem 2 caminhos que pode tomar, que são 1) vender o Weigl e trocar o perfil do 6, que é válido, mas na minha opinião não iria melhorar assim tanto quanto expetável, pois os buracos iriam acontecer na mesma. Eu não consigo encontrar o jogo agora, mas vejam o último jogo por volta dos 28:50, se a bola entra no meio campo o Weigl fica sozinho para 3 jogadores. Não há número 6 no mundo que resista a lances deste tipo todo o jogo.
Ainda assim, é uma possibilidade, e entendo perfeitamente a sugestão, e não havendo mudança do paradigma do Benfica, é até a melhor coisa que podem/devem fazer.

Ou 2) mudar um pouco o estilo do jogo para algo mais semelhante e que vem da formação. Apostar num 433 e usar bem os jogadores. O perfil de jogador mais semelhante que vejo ao Weigl na Europa é o Jorginho, que costuma ter o Kanté ao lado, ou então o Kovacic com o Mount no meio campo ofensivo (que passa os jogos a correr), e no próprio Nápoles tinha o Allan e o Hamsik ao lado, sendo que o Allan era o recuperador de bolas/maior condicionador do jogo da equipa adversária. (não vou entrar em Pirlos, porque toda a gente sabe que equipas tinha o Pirlo ao lado).
Se o Benfica usar este 433 podia entrar perfeitamente um Paulo Bernardo + outro jogador mais do perfil de um Allan/Kanté como 8's à frente do Weigl. Claro que tendo em conta as capacidades técnicas da equipa, um Darwin podia perfeitamente jogar como um "runner" vindo da ala a atacar espaço (limitar a falta de técnica do Darwin a nível de receção e passe) e um avançado mais no molde do Benzema há uns anos. Podia ser perfeitamente Ramos, como Yaremchuk, pois ambos tendem a jogar de costas para a baliza e recuam imenso no terreno. Isto e tender a jogar com a equipa compacta tanto a atacar como a defender (algo que o Benfica atualmente não faz).

Dito isto, tendo em conta que se vê do desnorte a criar um plantel, mais vale vender o Weigl.

P.S.: O Weigl é também um bom caso para gestão de expetativas. Muita gente a ouvir "Médio defensivo alemão" imaginou logo um Sven Bender, um Khedira, um típico panzer, sem procurar as caraterísticas do jogador, apanharam um Porsche e queixaram-se que não dá para levar para a guerra.

Manpaz1904

Citação de: Festivus em 09 de Fevereiro de 2022, 13:55
Tem que ir para o Estrela para ganhar caparro.
Não pode ir para o Estrela, ele tem futebol de equipa grande

djhifi

Citação de: Espártaco em 09 de Fevereiro de 2022, 14:00
Que tópico.  :2funny:

Doentio mesmo. Sempre arroz todo o santo dia.  ;D

DBdennisDB

Citação de: djhifi em 09 de Fevereiro de 2022, 14:03

A tenda montada neste....mas os Almeidinhos continuam pelos pingos da chuva. E os Seferovic e os Helton, e todos os que enterram este plantel . Mas tudo na paz do senhor. "Porque o mal está no alemão".

djhifi

Citação de: DBdennisDB em 09 de Fevereiro de 2022, 14:07

A tenda montada neste....mas os Almeidinhos continuam pelos pingos da chuva. E os Seferovic e os Helton, e todos os que enterram este plantel . Mas tudo na paz do senhor. "Porque o mal está no alemão".

Mas mas...o Almeidinhos é a lenda!  :buck2:

Tal como eu já disse antes, isto é gente que tem a noção da relação causa-efeito dos Astecas que sacrificavam pessoas em troca de boas colheitas.

Se nas vacinas temos os negacionistas, no Weigl temos os relacionistas.

Foi como já disseram aí atrás, todo o santo dia a mesma missa, durantes MESES. Não há paciência.

Acaba por ser enjoativo e falando por mim, já só cá venho passar os olhos no tópico de quando em vez.

São sempre os mesmos e sempre a mesma cassete faça chuva ou sol. Não há saco.

Por mim que continuem, já dei para o peditório faz tempo. Doentio

:drunk:

S1Benfica

Bem-aVenturados, os que sigam o Senhor. Amém

rsd

Depois de ler este tópico mudei de opinião: quero que o Weigl se vá embora para ontem.

Pelos vistos, quanto ele for é logo um pentacampeonato a abrir. A Champions que se cuide.

djhifi

Citação de: rsd em 09 de Fevereiro de 2022, 14:13
Depois de ler este tópico mudei de opinião: quero que o Weigl se vá embora para ontem.

Pelos vistos, quanto ele for é logo um pentacampeonato a abrir. A Champions que se cuide.

:clap1:

"A culpa de todos os males", desde Janeiro 2020

Num cinema perto de si

O plantel carregado de medíocridade e esta gente a montar a tenda aqui.

Cómico-trágico

Wizzy

Ainda aqui andam? Não admira que o país não ande para a frente. Gentes passam o dia aqui em vez de trabalhar.

Carminati

Citação de: DBdennisDB em 09 de Fevereiro de 2022, 13:24
Citação de: TFFS em 09 de Fevereiro de 2022, 13:19Não era comigo a conversa. Era com o user "Maldini". Eu só reforcei que o user em questão não estava a comparar a qualidade.

Mas coloca o Pirlo num meio-campo a 2 a ter de fazer de "trator" numa equipa toda ela desencaixada. Obviamente que ia dar cocó.

Por falar em cócó...o Almeida tem um topico.
Mas nao se passa nada com ele na equipa. Ha uns que so conhecem este topico.

Bem na verdadde eu so conheco o topico das Deusas. :smitten:

O topico do Almeida é apenas o topico de joagdores com mais posts.

Carminati

Citação de: Wizzy em 09 de Fevereiro de 2022, 14:15
Ainda aqui andam? Não admira que o país não ande para a frente. Gentes passam o dia aqui em vez de trabalhar.

Tas no intervalo do turno da fabrica?

Carminati

Citação de: DBdennisDB em 09 de Fevereiro de 2022, 14:07

Sefererovic deve ser o 2o topico com mais post... E não é de elogios

joao12soares

Não é só isso, é ir também buscar de imediato o Florentino de volta, porque é um médio mais parecido que temos com o Fejsa e sendo o Florentino novo íamos ao decacampeonato.

djhifi

Citação de: joao12soares em 09 de Fevereiro de 2022, 14:19

Não é só isso, é ir também buscar de imediato o Florentino de volta, porque é um médio mais parecido que temos com o Fejsa e sendo o Florentino novo íamos ao decacampeonato.

Marte seria o limite.