Julian Weigl

Médio, 30 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 4 épocas (2020-2022), 115 jogos (8492 minutos), 5 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

_JonasThern_

Citação de: AlexanderMostovoi em 04 de Abril de 2022, 15:24
É tirar o Weigl da li e meter um tractor. Depois quero ver quem vai fazer a ligação de jogo atacante do Benfica...

Otamendi?! Morato?! Verthongen?! O tal tractor?!

Ou vamos ter de puchar mais um médio atrás para vir buscar jogo e ficarem 3 pasteloes lá atrás a espera de um Moreirense desta vida atacar?!?!... Futebol de equipa grande pois então.

Vamos voltar ao velho Bombo de Rui Vitória...

A questão é que não temos jogo atacante nenhum tirando arrancadas do Rafa de 10 em 10 jogos ou do Darwin. Futebol de equipa pequena. O Weigl não se destaca nem nos aspectos defensivos nem nos aspectos ofensivos. Precisamos de um tractor a 6 e de um box to box a 8 como de pão para a boca.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: Matique21 em 04 de Abril de 2022, 17:20
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 04 de Abril de 2022, 16:03
Citação de: Matique21 em 04 de Abril de 2022, 15:44
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 04 de Abril de 2022, 12:36
Citação de: Matique21 em 04 de Abril de 2022, 10:37
Já chega de paninhos quentes. Weigl é muito forte na saída sob pressão, é muito forte a nível do passe curto, mas tem muitas debilidades. Má leitura de jogo defensivamente e débil nos duelos fazem dele um jogador com demasiadas limitações para ser um jogador de elite. Não foi por acaso que o Dortmund "abdicou" dele. Necessita de um contexto muito específico, não faz a diferença.

Hmmm... não, não tem.

Jogador de elite? Uish, tamos com uns padrõezinhos.

Isto faz-me lembrar este tema também:

Golos + Assistências na Liga:

26 - Taremi
24 - Darwin
24 - Rafa
19 - Ricardo Horta
18 - Luis Díaz

Os mega padrões do SB também acham ou achavam que sem Darwin e Rafa é que ia ser. O benfiquista é por norma um adepto bastante alucinado face à sua posição no mundo real. É tipo o adepto lagarto com os Rinaudos, mas ao contrário.
O que é que má leitura de jogo tem que ver com golos e assistências? O Weigl tem imensas dificuldades em transição defensiva e em perceber quando tem que ajustar na linha defensiva. Para além de ser frágil fisicamente para ganhar duelos, tem uma leitura errada de onde se colocar para garantir uma boa transição defensiva. Basta ver o Busquets que fisicamente não é nada de especial e está sempre no sítio certo, porque tem uma leitura de jogo muito superior à do Weigl.

Não, meti isso não foi por causa da leitura defensiva. Foi na sequência do "jogador de elite".

Nem Rafa nem Darwin são jogadores de elite, mas bastam para ser de longe os melhores que temos na frente.

Weigl não precisa de ser um jogador de elite para ser mais do que titularíssimo cá. Ganhe-se um bocadinho noção dos padrões. O Benfica não tem um único jogador de elite, esses já foram todos vendidos. Mas de entre os que temos, há melhores e piores e o problema são os piores, não os melhores.

Num patamar superior a todos estes, por exemplo, tínhamos o Gaitan. Nunca foi nem seria jogador de elite. E no entanto aqui bastava para ser uma das estrelas da companhia numa grande equipa. Elite? Lole Isto é o tugão.

De resto, dou de barato a parte do fraco fisicamente e dos duelos patati patata, sem problema. A parte da má leitura defensiva não dou, porque simplesmente não é verdade. O Weigl pode ter muitas problemas, nenhum é de leitura, nem defensiva nem ofensiva.
Da forma como se defende o Weigl até parece que estamos a falar de um jogador de elite. É isso que estou a dizer. O melhor Gabriel foi superior ao melhor Weigl, são esses os padrões a ter-se em conta. O que não abona nada a favor do Weigl. Claro que a conjuntura não favorece Weigl, se tivesse um coletivo que trabalhasse mais coletivamente, essas debilidades estariam camufladas, mas que as tem, tem.

Quem falou em jogadores de elite foste tu. Eu, ao contrário de ti, consigo ver qualidades suficientes nos jogadores para serem jogadores importantes cá, independentemente de serem de elite ou não. Não preciso de elites para achar um gajo bom o suficiente para jogar cá.

O Maxi, o Luisão, o Siqueira, o Gaitan, o Lima, o Pizzi no seu auge, o Mitroglou, o Fejsa, o Salvio, entre muitos outros, nunca foram jogadores de elite, alguns deles muito longe de serem sequer candidatos a jogadores de elite. E no entanto foram jogadores importantes ao nível de um Benfica forte.

O melhor Gabriel foi superior a este Weigl como foi superior à esmagadora maioria dos médios que tivemos nos últimos 30 anos, não vejo aí insulto a ninguém. O Gabriel naquele ano do Lage foi simplesmente monumental, quer a defender quer a atacar. O pior Gabriel, no entanto, foi bastante pior ao pior Weigl que tivemos.

Não tenho nada contra quem diz que Weigl tem debilidades, tem algumas, discordo muitas vezes é quais. Concordo que seja lento, concordo que lhe falta alguma agressividade, concordo que pudesse aparecer mais na frente. Discordo que tenha problemas de leitura defensiva, por exemplo.

Tem debilidades como todos os jogadores do plantel. O tempo dos Enzos e Matics, jogadores quase perfeitos e super completos, já era. O Gabriel ameaçou ser um jogador na mesma linha, super completo, mas afinal era fake news. O Rafa também tem debilidades. O Darwin também. Nem um nem outro são de elite e continuo a a achar que têm mais do que qualidade para serem titulares de um Benfica forte. Weigl para mim entra nessa lista também.

van33

se vier o treinador alemão se calhar ainda fica mais uma época o weigl

CreedBratton

Citação de: van33 em 04 de Abril de 2022, 18:24
Acho precisamente o contrário.

van33

Citação de: CreedBratton em 04 de Abril de 2022, 18:40
Pq?

CreedBratton

Citação de: van33 em 04 de Abril de 2022, 18:57
Pq?
Não acho que seja o tipo de médio que o Schmidt goste. Tem de ser alguem mais forte nos duelos, com outra capacidade de encher o meio campo.

josel

Citação de: CreedBratton em 04 de Abril de 2022, 19:12
Pq?
Não acho que seja o tipo de médio que o Schmidt goste. Tem de ser alguem mais forte nos duelos, com outra capacidade de encher o meio campo.

Não é necessariamente assim. O Schmidt gosta tendencialmente de médios completos, mas também não é adverso a usar um médio menos de choque e de correr por toda a largura mas mais de gestão de bola e com um toque mais refinado. O que ele não faz (e bem) é usar demasiados jogadores desse perfil em campo. Por exemplo no PSV tem o Gotze a médio ofensivo e não tem essa intensidade, então solidifica o duplo pivô. No Benfica teria o Ramos nesse papel, e se calhar já podia usar um jogador mais Weigl ou João Mário no duplo pivô.

Tudo depende do que ele quer fazer com a equipa e como a vai querer equilibrar e estabilizar.  :)

ruibenfica80

Citação de: fjorge em 04 de Abril de 2022, 10:51
Citação de: ruibenfica80 em 04 de Abril de 2022, 10:42
Citação de: Matique21 em 04 de Abril de 2022, 10:37
Já chega de paninhos quentes. Weigl é muito forte na saída sob pressão, é muito forte a nível do passe curto, mas tem muitas debilidades. Má leitura de jogo defensivamente e débil nos duelos fazem dele um jogador com demasiadas limitações para ser um jogador de elite. Não foi por acaso que o Dortmund "abdicou" dele. Necessita de um contexto muito específico, não faz a diferença.

Então mas se o Weigl é tão mau assim a defender, porque carga de água nós até estamos a fazer boa campanha europeia?

Porque diabo somos bons quando nos metemos.....à defesa!!!!!

Isto é algum mistério do entroncamento não?

É que afinal, o nosso médio defensivo que não defende porra nenhuma, quando tem de jogar exclusivamente a defender.....até dá.

E esta???

Ou vais dizer que os outros médios que andam a defender por ele nesses jogos? E se é essa a resposta, porque diabo esses manos não defendem no campeonato?

Defender com muitos é fácil. Dificil é defender bem com poucos. Se jogar com 11 atrás da linha da bola as tuas debilidades vão estar sempre mais protegidas.

Então porque é que somos atropelados com Porto e Sporting?

Não defendemos com mais porquê? Porque somos burros?

E já agora, defender com mais é mais fácil? Não sei.....diria que precisas de jogadores capazes. Mete lá o Arouca a defender contra o Liverpool a ver.

Aliás, não vás mais longe....amanhã já vais ver que não é assim tão fácil. Como também viste com o Bayern.

Já agora, a melhor fase de jogo do Benfica com o Bayern foi a 1a parte cá na Luz. Fizemos um ótimo jogo. E, curiosamente, se é verdade que jogamos à defesa, não abdicamos de pressionar e mantivemos a equipa longe de encostada às cordas. Também, curiosamente, o descalabro nesse jogo aconteceu mais para o fim do jogo, quando a equipa começou a partir mais taticamente. Aí sim o Bayern começou a entrar que parecia faca quente em manteiga.

Será porque o João Mário não durava 90 minutos? Será porque o Rafa não durava 90 minutos? Será porque o Everton não durava 90 minutos? Nenhum desses jogadores tem resistência para jogar 90 minutos de pressão intensa. Ou isto é novidade para alguém?

A capacidade tática e defensiva destas jogadores que jogam à frente do Weigl tende a cair a pique durante a época. E anda a malta aqui a achar que o buraco negro que se abre no nosso meio campo é culpa exclusiva de um jogador.

Acho que muitos aqui não sabem porque é que o Veríssimo puxou o Ramos quase para 10 ou em alguns jogos quase para 8. Acho que não vos passa pela cabeça quem é que o Ramos anda a compensar. Mas vou-vos já dizer que não é o lugar do Weigl.

P.S.: Vou acrescentar isto...lembro-me sempre que ficam muitas coisas por conversar quando se escreve depressa.
Não estou a dizer que o João Mário ou o Rafa não são jogadores para o Benfica.
Para mim, o Rafa devia estar com tarefas mais ofensivas. Mais solto para atacar. Só que isso implica reorganizar o meio campo. E se calhar implicava ter outro jogador que não o Everton do outro lado. Porque era preciso um esquema assimétrico com um interior esquerdo. De forma a soltar o Rafa para fazer de Di Maria vá.
O João Mário pode jogar mas não pode fazer 90 sobre 90 minutos. E precisava mesmo do tal médio interior que o ajude. Ou....se tivéssemos outro médio centro melhor taticamente, podia o próprio João Mário ser o interior do lado oposto ao Rafa.

cachecolglorioso

Weigl vai cumprir o contrato até fim, junho de 2025... Com sorte conseguem algum tipo de empréstimo.

Espero é que não haja mais nenhuma clausula de renovação automática, nem que as eleições desse ano conduzam a uma renovação para a agradar à "maioria".

Gamarra2

Não acredito que o Weigl fique tanto tempo no Benfica.o Bayern e o Tuchel andam a dormir...

MTrigueiros

Citação de: CreedBratton em 04 de Abril de 2022, 19:12
Pq?

Já não é a primeira vez que leio algo do género, mas não concordo.

É verdade que o estilo de jogo do Roger Schmidt é de elevada intensidade e como tal exige mais dos jogadores a nível físico. Mas ao mesmo tempo não se pode dizer que seja um jogo de duelos. Não é.

É um estilo dominante em que as suas equipas têm a bola durante boa parte do jogo.

Com um médio rotativo ao lado, pode resultar bem.

The_Riggs

É tirar o Weigl da li e meter um tractor. Depois quero ver quem vai fazer a ligação de jogo atacante do Benfica...

Ou vamos ter de puchar mais um médio atrás para vir buscar jogo e ficarem 3 pasteloes lá atrás a espera de um Moreirense desta vida atacar?!?!... Futebol de equipa grande pois então.

Nem sei como o Benfica ganhou tanto a jogar com um Fejsa ou com um Javi Garcia. Devia ser o Luisão a fazer a ligação que falas.

Menino Do Rio

Citação de: _JonasThern_ em 04 de Abril de 2022, 17:34

A questão é que não temos jogo atacante nenhum tirando arrancadas do Rafa de 10 em 10 jogos ou do Darwin. Futebol de equipa pequena. O Weigl não se destaca nem nos aspectos defensivos nem nos aspectos ofensivos. Precisamos de um tractor a 6 e de um box to box a 8 como de pão para a boca.

Não precisamos de um trator a 6. Precisamos de um time que defenda em bloco. Que jogue curto para chegar no ataque.

Cob92

Citação de: _JonasThern_ em 04 de Abril de 2022, 17:34

Pena que o nosso único box to box (Gedson) foi despachado.

pexim

Citação de: The_Riggs em 05 de Abril de 2022, 00:56

Nem sei como o Benfica ganhou tanto a jogar com um Fejsa ou com um Javi Garcia. Devia ser o Luisão a fazer a ligação que falas.
O Benfica do rolo compressor do JJ, acabado de ser campeão, começa a época 2010/2011 com a Académica.
Do 11 titular, apenas o guarda-redes, Roberto, não estava no plantel na época anterior.

Resultado? Não jogamos um charuto e perdemos 2-1.
Contra uma Académica que veio a ficar um lugar acima da linha de água, com os mesmos pontos que o Portimonense, que desceu.

Já o Benfica, o super Benfica do rolo compressor, com o super Javi Garcia a dominar todo o meio campo, acabou a 21 pontos do campeão, com 7 derrotas e 31 golos sofridos.

Realmente, "Nem sei como o Benfica ganhou tanto a jogar com um Fejsa ou com um Javi Garcia. "