Escolas de Futebol Geração Benfica

peixoto91

Pessoalmente, tenho dúvidas de que realmente o verdadeiro motivo para perdermos miúdos dos CFT no Norte para os rivais se deva à distancia aquando do fim do ciclo nos CFT e transição para o Benfica Campus.
Se formos olhar para o escalão em que Vitinha, Diogo Costa, Rodrigo Gomes, Bernardo Couto, Fabio Carmona, Afonso Sousa e outros saíram, verificamos que quase todos eles sairam ou nos Traquinas ou nos Benjamins, ou seja todos eles ainda iriam ficar no minimo mais 2/3 anos a competir no CFT. Ainda este ano que passou saiu um miúdo para o fcp e o miúdo era de 2013 (Traquina). Por exemplo, em Lisboa nos Pupilos também há miúdos que tem saído para o scp, todos em escalões abaixo do futebol11.
O scp por exemplo, consegue levar alguns miúdos de 9/10 anos de Aveiro, Acores, Algarve ou Coimbra para Lisboa enquanto que os nossos só transitam aos 12 anos.
Claro que é sempre complicado para um miúdo de 12 anos deixar a família para ir viver junto de outros miúdos e só ver os pais/irmãos maioritariamente ao fim de semana. Enquanto que para uns essa mudança consegue ser mais suave para outros é mais dolorosa, isso vai depender muito da maturidade emocional e a afectividade de cada miúdo.

O Pjin referiu que houve um miúdo que foi convidado para ir para o Seixal mas que iria ficar com uma família de acolhimento. Acho muito estranho! Não serão familiares do próprio miúdo que já vivem em Lisboa? Embora alguns clubes estrangeiros apliquem essa forma de alojamento com familias de acolhimento, nunca ouvi relatos que isso acontecesse no Benfica e penso que nem o próprio Benfica teria essa necessidade uma vez que tem à volta de 80 quartos no Benfica Campus. No alojamento no Benfica Campus é muito mais fácil amenizar essa distância para com a família dos miúdos uma vez que todos os anos cria-se sempre um grupo de cerca de uma dúzia de miúdos que chegam pela primeira vez ao Benfica Campus os quais treinam e jogam juntos, brincam e estudam juntos, comem e dormem juntos, ou seja estão sempre juntos, além de que há sempre o apoio do staff e dos miúdos residentes há mais tempo.

O Yannick neste escalão é craque tenha 10 ou 12 anos. Se o continuará a ser no futuro não sei, mas já mostrou uma qualidade neste escalão que não está ao alcance de muitos miúdos.
Ele é irmão do Cleusio que são irmãos ou familiares do José Garrafa que joga no scp.
Se o Yannick nasceu em Portugal, de certeza absoluta que a idade dele é real. Se não nasceu em Portugal, poderei ter as minhas desconfianças uma vez que grande parte dos miúdos que vem dos PALOP (principalmente Guiné Bissau) não tem efectivamente a idade que dizem ter. Isto porque com isso ganham os empresários e os próprios  miúdos/pais com a assinatura de contratos de formação/profissionais, comissões. Mesmo os miúdos que vem para cá com a idade certa vão sempre levar com essa desconfiança visto esse esquema ser recorrente.
Esse é o grande problema dos miúdos que vem dos PALOP e depois quando chegam a Seniores  começam a ficar ofuscados/desaparecer porque ai os 2/3 anos a menos em relação à sua idade já não lhes dá vantagem nenhuma como dava nos escalões de formação. Por isso é que tenho reticências relativamente à ideia de que alguns users já aqui falaram de investir na formação em países dos PALOP. Há também as regras da FIFA que não permitem contratar jogadores estrangeiros abaixo dos 16 anos que exigem muitas burocracias para serem contornadas.

Fredy Mercury

Alguns motivos para saírem do CFT?

Vão sempre os mesmo aos torneios e alguns recebem convites com proposta de valores monetários altos (uma vergonha nestas idades).

peixoto91

Citação de: Fredy Mercury em 20 de Abril de 2022, 17:48

Vão sempre os mesmo aos torneios e alguns recebem convites com proposta de valores monetários altos (uma vergonha nestas idades).
Dinheiro, preferência clubistica, insatisfação com a relevancia dada ao jogador, sedução aos pais pelo projecto e evolução dos miúdos, localização, empresários, etc. Tudo pode servir.

Todos vão a torneios, só que claro aqueles que demonstram mais qualidade ou em quem o Benfica acredita mais que poderão dar jogadores no futuro, vão aos torneios mais importantes.

A verdade é que a competição por ter os melhores miúdos é renhida e para isso é necessário abrir os cordões à bolsa desde cedo.

MSHTFF

O ano passado saiu o Lourenço miúdo de 2013 do CFT de Braga para o FCP e este ano é muito provável que saiam outros para o FCP.

De ressalvar que o Lourenço era um Benfiquista fanático...

A geração de 2013 do CFT de Braga tem muita qualidade.

Os melhores para mim são:
Salvador Martins (GR)
Salvador Machado (Médio centro/Avançado)
Tiago Gomes ( Defesa)
Pedro Oliveira ( Médio centro)
João Lamela ( Médio Ala)
Leandro Portela (Médio Ala/Defesa)

peixoto91

Citação de: MSHTFF em 20 de Abril de 2022, 19:09
O ano passado saiu o Lourenço miúdo de 2013 do CFT de Braga para o FCP e este ano é muito provável que saiam outros para o FCP.

De ressalvar que o Lourenço era um Benfiquista fanático...

A geração de 2013 do CFT de Braga tem muita qualidade.

Os melhores para mim são:
Salvador Martins (GR)
Salvador Machado (Médio centro/Avançado)
Tiago Gomes ( Defesa)
Pedro Oliveira ( Médio centro)
João Lamela ( Médio Ala)
Leandro Portela (Médio Ala/Defesa)
Era dos melhores? Saiu por iniciativa própria (pais)?

MSHTFF

Jogava a defesa e era dos melhores defesas.

Não sei qual foi o motivo pelo qual saiu, sei que o miúdo e a família eram Benfiquistas fanáticos .

Não era um miúdo muito alto para a idade que é neste momento o requisito principal para os defesas para o SLB.

AntonioP

Citação de: peixoto91 em 20 de Abril de 2022, 18:07
Citação de: Fredy Mercury em 20 de Abril de 2022, 17:48

Dinheiro, preferência clubistica, insatisfação com a relevancia dada ao jogador, sedução aos pais pelo projecto e evolução dos miúdos, localização, empresários, etc. Tudo pode servir.

Todos vão a torneios, só que claro aqueles que demonstram mais qualidade ou em quem o Benfica acredita mais que poderão dar jogadores no futuro, vão aos torneios mais importantes.

A verdade é que a competição por ter os melhores miúdos é renhida e para isso é necessário abrir os cordões à bolsa desde cedo.

Fredy Mercury

:Boa noite. Como está nos campeonatos o cft Braga em benjamins e infantis?

pjin1980

Um dos jogadores do CFT Braga que o Benfica queria levar este ano para o Seixal, não quer ir, pois acha que é demasiado cedo para dar este salto, assinou pelo porto na próxima época...

Fredy Mercury

Temos de compreender. Deixar um filho
Ir para o Seixal com 12'anos nao e fácil.

pjin1980

Citação de: Fredy Mercury em 08 de Maio de 2022, 23:41
Temos de compreender. Deixar um filho
Ir para o Seixal com 12'anos nao e fácil.
nao digo o contrario, alias já escrevi aqui que o Benfica deveria rever isto, acautelando mais dois anos aqui pelos CFts, mantendo os jogadores até aos Sub 14.
Para alem de permitir o seu crescimento como jogadores, permitiria que Benfica não perderia esses jogadores para o rival, nas atuais circunstancias de ser novo e não querer ir para o Seixal com 12 anos.

mantunes221

Pelo k fui recolhendo está assim o momento atual do cft de braga:

benjamins b - 3º lugar (campeonato com muita diferença de idade)
benjamins a - 3º lugar (estes a desiludir já que a diferença não costuma ser tão assinalável em outros anos, também á diferença de idades)
infantis - duas séries (1º lugar numa série com as equipas do vitória, braga, porto (avelada) e sporting, e 3º lugar noutra com equipas mais velhas

sou de guimarães e tenho muitos conhecidos no vitória que me disseram que este fim de semana até jogam em arnoso e pode decidir o título para o benfica. não sei quando é

pjin1980

Citação de: mantunes221 em 10 de Maio de 2022, 14:16

benjamins a - 3º lugar (estes a desiludir já que a diferença não costuma ser tão assinalável em outros anos, também á diferença de idades)
infantis - duas séries (1º lugar numa série com as equipas do vitória, braga, porto (avelada) e sporting, e 3º lugar noutra com equipas mais velhas

sou de guimarães e tenho muitos conhecidos no vitória que me disseram que este fim de semana até jogam em arnoso e pode decidir o título para o benfica. não sei quando é
sabado as 11H no arnoso, benfica-vitoria, lá estarei.
em caso de vitoria ou empate do Benfica ganha a serie, se perder terá que esperar pelo que o Braga faça, caso Braga ganhe fica tudo adiado para a ultima jornada, na qual o Benfica tme um jogo dificil num campo muito difícil

Fredy Mercury

Obrigado pela informação. Mas no que toca a diferença de idades,  já sabemos que existe e ao que vamos, por isso não pode ser desculpa.
Viram os de 2012 a jogar, e a qualidade não e muita. Temos de assumir isso.

mantunes221

Citação de: pjin1980 em 10 de Maio de 2022, 14:35
Citação de: mantunes221 em 10 de Maio de 2022, 14:16

sabado as 11H no arnoso, benfica-vitoria, lá estarei.
em caso de vitoria ou empate do Benfica ganha a serie, se perder terá que esperar pelo que o Braga faça, caso Braga ganhe fica tudo adiado para a ultima jornada, na qual o Benfica tme um jogo dificil num campo muito difícil

Como ficou e como correu?