Roger Schmidt

Treinador, 59 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

EusebioRei

Citação de: alsohugo em 16 de Julho de 2022, 13:13
Posso estar enganado mas acho que nos falta, no mínimo, um guarda-redes e um avançado de alto nível.

GR sem dúvida, ficou provado o ano passado em virtude das dificuldades que vimos em algumas fases do jogo, nomeadamente na saída da baliza em bolas altas, era sempre de arrepiar  :o

Contudo, a vinda só seria possível com o a venda do ody, não estou a ver outro cenário.

alsohugo

Uma coisa é certa, vai ter dores de cabeça das boas para escolher os centrais.

Baron_Davis

GK
6
10/segundo avançado

todos para titulares

MuchoG

Isto vai ser mesmo preciso uma equipa muito bem preparada fisicamente para conseguir suster esta pressão durante longos períodos de tempo e reagir bem à transição defensiva. E para isso também são precisos jogadores preparados.

Basta ver a segunda parte ontem, não há razão para aquele 11 não ter sequer tentado implementar a pressão da mesma maneira que o 11 da primeira parte. O problema é que era um 11 cheio de jogadores sem capacidade física ou, se quiser ser ainda mais crítico, paciência ou vontade.

Sabemos bem que esta pressão resulta em Portugal e a minha previsão é que, pelo menos no início da época, vamos marcar muitos golos. Mas muitas vezes as equipas vão também conseguir quebrar essa primeira linha e aí é que residem os meus maiores medos. O PSV sofreu muitos golos o ano passado e a transição defensiva tem sido dos nossos maiores problemas desde que o Renato saiu.

Claro que o facto de ter ficado na bancada ontem pode não significar nada mas talvez seja por isso que o Weigl esteja a perder o seu lugar, com alguns dos reforços já conseguimos formar um 11 bem atlético para poder implementar melhor as ideias. Enzo, Tino, Bah, João Victor, Gonçalo Ramos, Rafa, Gilberto, Otamendi são todos rápidos ou lutadores.

Lost_88

EAGLEBOY

Citação de: Cob92 em 16 de Julho de 2022, 13:04
Citação de: EAGLEBOY em 16 de Julho de 2022, 12:36
Tática muito parecida à do Lage quando assumiu a equipa.

Duplo pivot todo o terreno.
Alas por dentro com muitas trocas com o 9,5.
Laterais bem subidos em simultâneo dando a largura ao jogo.

Este tipo de jogo precisa de centrais rápidos e redes que controlem bem a profundidade

Sim a unica differença è que o Lage Nao era tao exigente na fase de pressao, la esta o tal Gegenpress que os Alemaes gostam.

Mas de resto è quase o mesmo apesar de eu achar que o duplo pivot do Lage era mais jogadores para controlar o jogo e fazer passes longos, ja com o Roger è quase dois Box to Box

Concordo.

Também tive a impressão que o Roger quer o duplo Pivot com maior raio de ação, box-to-box.

O Lage por vezes eram mais posicionais mas isso também pode ter haver com as caracteristicas dos jogadores. O Lage tinha o Gabriel e Samaris que não têm o raio de ação de um Enzo e até vou referir do Weigl que, na minha opinião, vai ser outro jogador este ano com muito mais liberdade para subir.

iSLBenfica

Citação de: 1979 em 16 de Julho de 2022, 13:19
Posso estar enganado mas acho que nos falta, no mínimo, um guarda-redes e um avançado de alto nível.

Sobretudo um guarda-redes, um central e um 6...

Um central?

Berna®

Citação de: 1979 em 16 de Julho de 2022, 13:19

Sobretudo um guarda-redes, um central e um 6...

Central? Este ano o que não falta são opções. Até temos a mais e alguns não vão ter minutos e bem precisam

overmarte

Citação de: EAGLEBOY em 16 de Julho de 2022, 14:25

Este tipo de jogo precisa de centrais rápidos e redes que controlem bem a profundidade

Sim a unica differença è que o Lage Nao era tao exigente na fase de pressao, la esta o tal Gegenpress que os Alemaes gostam.

Mas de resto è quase o mesmo apesar de eu achar que o duplo pivot do Lage era mais jogadores para controlar o jogo e fazer passes longos, ja com o Roger è quase dois Box to Box

Concordo.

Também tive a impressão que o Roger quer o duplo Pivot com maior raio de ação, box-to-box.

O Lage por vezes eram mais posicionais mas isso também pode ter haver com as caracteristicas dos jogadores. O Lage tinha o Gabriel e Samaris que não têm o raio de ação de um Enzo e até vou referir do Weigl que, na minha opinião, vai ser outro jogador este ano com muito mais liberdade para subir.

A equipa pressiona muito mais subida e de forma coerente e com bola somos mais verticais. Vemos muitos passes de risco a entrar no corredor central.

A ideia do Lage acho que era mais transitar para um modelo mais de posse e ataque organizado. Daí a vinda do Weigl.

andereberna

Citação de: Rikhart em 16 de Julho de 2022, 11:50
Eu gostava que me explicassem porque é que estão a gastar jogadas estudadas em jogos treino com transmissão televisiva.
Porque não? Vão haver uma serie de jogadas estudadas, cada uma com um gesto. Esse gesto vai rodando ao longo da época. Os adversários podem saber as jogadas todas que a menos que saibam também o gesto correspondente, nunca sabem qual é que vai ser feita.

lonstrup

Citação de: lPhoenix em 16 de Julho de 2022, 13:13
O que mais tem me impressionado no Schmidt é a capacidade de criar um colectivo aproveitando a mais valia de cada jogador, ou seja, sem adaptações e invenções idiotas. Estamos na pré-época vamos buscar ao mercado ou à formação os nossos recursos, depois no decurso da época obviamente recorrerá à outras estratégias.

Pode parecer um pormenor sem a mínima importância mas diz muito acerca do papel do treinador e da capacidade que tem em saber aproveitar E SER ELE A ADAPTAR a estratégia aos jogadores disponíveis.

Finalmente temos um treinador, saudades.
o que mais impressiona é que parece que de facto a equipa esteve a treinar Futebol.

JM21

Os sinais do que vimos ontem na 1ª parte são muito positivos.

A equipa já está num nível bastante aceitável para esta fase da época.

Quanto à "equipa de rotação", percebeu-se, claramente, que há jogadores que não encaixam neste modelo de jogo.

van33

Na Eusébio Cup espero um tratamento ao Newcastle como teve o Everton em 09-10...menos que isso....malinhas à porta

EAGLEBOY

Citação de: overmarte em 16 de Julho de 2022, 15:08
Citação de: EAGLEBOY em 16 de Julho de 2022, 14:25

Concordo.

A equipa pressiona muito mais subida e de forma coerente e com bola somos mais verticais. Vemos muitos passes de risco a entrar no corredor central.

A ideia do Lage acho que era mais transitar para um modelo mais de posse e ataque organizado. Daí a vinda do Weigl.

Quando o Weigl veio o Benfica do Lage já jogava em 4-2-4 com o RDT a fazer dupla com Seferovic. Para mim o grande erro do Lage porque não conseguiu ou não quis substituir o Félix.

Com isso o Benfica do Lage no 2º ano abusava da profundidade. Nada haver com o 4-2-3-1 do 1º ano ou de agora com o Roger.

Mas concordo que no 1º ano do Lage o jogo era mais rendilhado com muito jogo entrelinhas, onde o Felix, Pizzi, Rafa e Jonas fizeram miséria do Tugão.

Agora pelo que me parece o Roger quer mais vertigem por isso jogam quem lhe dá isso (Rafa, Neres, Diego e até Gil em detrimento do Gouveia).

Está a faltar um 9,5 com características idênticas, onde o Horta (e até o Ramos, apesar de outras características) se encaixa muito melhor do que o João Mário.