Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

Karel Alinho

Deixo aqui a minha homenagem àquele que só é superado por Eusébio.

Eterno, Pequeno Genial.

Eterno, Chalana.

DEP.

lancadordedois

O grande começou a jogar a sarjeta , eu igualmente , tal como papeis juntos com fita cola e latas espalmadas (mais tarde) e ate caricas servia ...  ja nem recordava isto.

phylozoff

Lá estaremos amanhã para te aplaudir no 4⁰ Anel.

Para sempre um de Nós

AguiaFX

Não comprava um jornal há mais de uma década, mas passei por um quiosque e não resisti à Bola, grande capa.

Descansa em paz, Pequeno Genial!

Barolas

Chalaça, até sempre!

Aguia_Vitoria04

Vejam agora na BTV (inicio 21h30 desta 5a f) o programa Aquecimento. Para mim o melhor programa da BTV (todas 5af noite).

Entrevista do Helder Conduto em conjunto a Chalana e Futre no restaurante da Catedral da Luz.

duarteslb

Como é possivel, nao se consegue ver uma compilação minimamente completa deste craque.

Aguia_Vitoria04

Varios users se queixam aí atrás que há poucas imagens do Chalana (,por causa de um incêndio nos arquivos da RTP).

Dito na BTV, imagens dos jogos com Chalana na dourada epoca no seu auge.

Escrevam no Youtube:

" BENFICA 82-83 "

Têm aí 2h de imagens dos jogos do Chalana.

Vale a pena ver!

Kyoto

é uma pena que nao exista mais registo video deste craque. tal como o Vitor Baptista, diz quem viu (eu n tive oportunidade de os ver) que nao havia igual.

Descansa em paz Chalana! mais um eterno no quarto anel!

Sequel

Citação de: Bleach em 11 de Agosto de 2022, 16:35
Quando comecei a acompanhar o futebol já apanhei o final do chalana, quando as pessoas desaparecem tendemos a pó las  num pedestal , e a falar de tudo de bom que tinham. O chalana via se que era uma pessoa 5 estrelas, como jogador pelo que dizem tinha imensa fantasia , e tinha aquela figura peculiar que o fazia sobressair mais ainda . Vendo os números a meu ver ficam algo a desejar atendendo a fama do mesmo. Já vi aí pessoas a mete lo no top 10 dos melhores jogadores...caberia lá mesmo? Sei que estaria nos lugares mais acima , mas no top 10? Não seria mais o romantismo da sua fantasia a jogar, o seu bom coração e a sua figura ímpar a empurra ló para lá? Alguém que ache que ele cabia no top10 mas que o tenha visto no auge a jogar me elucide se estarei errado.
Deixo aqui os seus números (que não acho extraordinários, apesar de bons) gostava de saber também as assistências, que devem ter sido bastantes.
1976–1984 Benfica  262j 39g
1984–1987 Bordéus 16j 1g
1987–1990 Benfica 48j 8g
1990–1991 Belenenses 14j 0g
1991–1992 Estrela 0j 0g
Seleção nacional
1976–1988 27j 2g

Descansa em paz Chalana e obrigado por tudo.

O futebol não é estatística. O futebol não é apenas golos.

Kyoto

Citação de: Bleach em 11 de Agosto de 2022, 16:35
Quando comecei a acompanhar o futebol já apanhei o final do chalana, quando as pessoas desaparecem tendemos a pó las  num pedestal , e a falar de tudo de bom que tinham. O chalana via se que era uma pessoa 5 estrelas, como jogador pelo que dizem tinha imensa fantasia , e tinha aquela figura peculiar que o fazia sobressair mais ainda . Vendo os números a meu ver ficam algo a desejar atendendo a fama do mesmo. Já vi aí pessoas a mete lo no top 10 dos melhores jogadores...caberia lá mesmo? Sei que estaria nos lugares mais acima , mas no top 10? Não seria mais o romantismo da sua fantasia a jogar, o seu bom coração e a sua figura ímpar a empurra ló para lá? Alguém que ache que ele cabia no top10 mas que o tenha visto no auge a jogar me elucide se estarei errado.
Deixo aqui os seus números (que não acho extraordinários, apesar de bons) gostava de saber também as assistências, que devem ter sido bastantes.
1976–1984 Benfica  262j 39g
1984–1987 Bordéus 16j 1g
1987–1990 Benfica 48j 8g
1990–1991 Belenenses 14j 0g
1991–1992 Estrela 0j 0g
Seleção nacional
1976–1988 27j 2g

Descansa em paz Chalana e obrigado por tudo.
futebol nao e estatistica mas vou responder ao teu post por causa das assistencias. o Rui Malheiro puxou esse tema ontem no programa da RTP, segundo ele o Chalana teria muito mais assistencias que golos, mas tal n é possivel quantificar pq ha epoca n se fazia esse registo (das assistencias)

Aguia_Vitoria04

Humberto Coelho á BTV esta noite:

"Nos tempos actuais, Messi é o Chalana daquela epoca, é o que mais se assemelha"

Para quem não sabe, Humberto (actual vice- presidente da FPF) era o capitão da equipa quando Chalana aos 17 anos começou a jogar no Benfica, em 1979.

Vejam os videos no Youtube

"BENFICA 82-83 "