Chiquinho

Médio, 30 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2019-2021, 2022-2024), 126 jogos (5759 minutos), 9 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (2)

Josh

Fez um jogo muito bom, sem dúvida.

Importa agora perceber como será a resposta em jogos de maior exigência.

elpayaso10

é mexido, tem boa técnica, mas não é o original, isso nota-se principalmente ao nível do primeiro toque e do passe. Mas pode ser que corra bem, hoje deu muito bons indicadores.

Yoann Peeters

Citação de: TFFS em 04 de Fevereiro de 2023, 23:30Cheira-me que teremos aqui a maior ressurreição do Roger
Tambem diziam que o Adel Taarabt o tinhamos recuperado e foi o que se viu.

Yoann Peeters

Citação de: Yoann Peeters em 05 de Fevereiro de 2023, 00:03
Citação de: TFFS em 04 de Fevereiro de 2023, 23:30Cheira-me que teremos aqui a maior ressurreição do Roger
Tambem diziam que o Adel Taarabt o tinhamos recuperado e foi o que se viu.Vamos esperar por jogos a serio para ver.

HS10

Citação de: apedro.stb em 04 de Fevereiro de 2023, 23:48
Citação de: Granizo em 04 de Fevereiro de 2023, 21:39
Citação de: jp23 em 04 de Fevereiro de 2023, 21:33Acho que pode falta ser mais atrevido e mais objetivo.

Penso que era ai que a p... loura sobressaia, aquela arrogancia que tem aparecia em campo e arriscava mais.

Pode ser que o chiquinho a medida que ganha mais confianca e tempo de jogo, isso apareca mais.

Há um lance na segunda parte em que o Guedes faz um sprint na esquerda a pedir um passe longo de difícil execução e o Chiquinho inteligentemente percebe a movimentação mas em vez de arriscar perde o timing, para a jogada e contemporiza. Imediatamente levanta o braço e pede desculpa. Se fosse o Enzo, não tenho dúvidas que saía um passe em trivela no timing exato. Falta atrevimento, falta coragem para assumir o passe mais difícil ou o remate. E, não é tabu dizê-lo, falta o talento do outro.

Falta acima de tudo confiança. Está a precisar de jogos bem conseguidos, de uma assistência, num passe a rasgar, de um golo e do apoio do público.

Nunca foi um mau jogador, mentalmente é que desapareceu e nunca mais se encontrou. Que seja agora.

Ainda hoje não remata em 2 boas situações por falta de confiança.

GTtdi_SLB

Citação de: Karel Alinho em 04 de Fevereiro de 2023, 23:14Acho que sem o Enzo a equipa está mais solta, solidária e com processos de pressão e ação defensiva muito melhores. Vejo mais mobilidade dos médios, com maior dinâmica nas trocas posicionais, etc.

E com um grande colectivo, aparece Chiquinho em bom plano.Fez um grande jogo. Não se escondeu.

Boas dores de cabeça para Roger Schmidt.

foi circunstancial. Chiquinho continuará a ser curto para uma LC por exemplo, a décalage física acentua-se ali. Mas para consumo interno, a este nível, chega. Hoje foi um jogo que correu bem a todos, é fácil elogiar.

Jeremy

O Schmidt falou que tinha 5 jogadores para a posiçao do Enzo:
- Florentino
- Chiquinho
- Aursnes
- Joao Mario
- Joao Neves

Mika21PA

Hoje foi Chicão.

Só ficou a dever uns remates. Tinha tudo para tentar o golo e tentava sempre assistir.

GGG

Citação de: GTtdi_SLB em 05 de Fevereiro de 2023, 00:04
Citação de: Karel Alinho em 04 de Fevereiro de 2023, 23:14Acho que sem o Enzo a equipa está mais solta, solidária e com processos de pressão e ação defensiva muito melhores. Vejo mais mobilidade dos médios, com maior dinâmica nas trocas posicionais, etc.

E com um grande colectivo, aparece Chiquinho em bom plano.Fez um grande jogo. Não se escondeu.

foi circunstancial. Chiquinho continuará a ser curto para uma LC por exemplo, a décalage física acentua-se ali. Mas para consumo interno, a este nível, chega. Hoje foi um jogo que correu bem a todos, é fácil elogiar.

O Chiquinho tem praticamente a mesma altura do Enzo, perde é no peso, pois o argentino é mais volumoso.

Mas não podemos comparar jogadores, pois Enzo e Chiquinho são totalmente diferentes. O Enzo é um jogador que assume, não tem medo de errar, pois quer ser protagonista e ter a bola. Tem uma capacidade de virar o centro de jogo muito boa, e normalmente antes de a bola lhe chegar sabe perfeitamente a onde deve colocar, tal a visão periférica que tem. Mas nunca será um jogador de carregar a bola ou de aparecer frequentemente junto à area, pois prefere começar a organizar mais atrás o jogo.

O Chiquinho é um jogador diferente, pois não tem tanta capacidade de passe nem tanta visão, e é fundamentalmente um jogador que é bom tecnicamente, que tem bons principios na recepção e no passe curto e principalmente a sua capacidade de sair sob pressão e jogar em espaços curtos. O Chico nunca será um jogador para passe a rasgar ou de 30 ou 40 metros, ou até de picadinhas, como era o Enzo, mas o Chico pode aparecer mais vezes na area, pode carregar o jogo, coisa que o Enzo por exemplo não fazia.

Vendo o Benfica actual conseguimos ver o seguinte:

- Florentino é o garante defensivo, fechando espaços e recuperando bolas
- Chiquinho tenta equilibrar a equipa e jogar simples, dando a bola aos da frente
- Aursnes é o motor, pois está em todo lado e a pressionar é dos primeiros a fazÊ-lo. Além disso muitas vezes arranca com a bola e carrega jogo
- João Mário é o playmaker da equipa e a sua capacidade de jogar e fazer jogar está a ser fantástica

Bailey

Está a demonstrar ser útil mas vamos ser sinceros, em jogos a doer na champions, e contra porto e afins não pode ser titular, tem que jogar o Aursnes a 8.
De resto muito ele tem feito para aquilo que esperava dele, que era pouco mais que zero, colocava-o na categoria gil dias almeidinhos diogo gonçalves mas está a mostrar que é uma opção válida em momentos de necessidade

Fez um bom jogo, mas em jogos mais físicos, intensos, e de jogo dividido terá que ir para o banco.

Cardia

Está a jogar bem claro, a um nível que faria dele uma primeira escolha a vir do banco, algo que nunca pensei sequer que fosse possível.

Para ser titular sinceramente acho curto, ou melhor, ainda acho curto dado que se continuar a evoluir assim ainda me vai fazer calar, o que eu gostaria imenso.

Tudo o que faz faz bem e é importante pela sua movimentação, posicionamento e boa capacidade de passe curto e médio mas naquela posição tem de fazer algo mais diferenciado, como se exige a um médio no Benfica.

MTrigueiros

Lembro-me de ter dito há semanas que quanto mais longe estava da baliza, melhor jogava. E hoje foi um exemplo claro disso.

Esteve muito bem na primeira fase de construção e até a recuperar algumas bolas à entrada da área. Agora, sempre que falta um passe ou remate para fazer golo... não consegue.

Apesar disso, fez um jogo muito bom. É downgrade óbvio (seria sempre) mas vai dar bem conta do recado. É o melhor Chiquinho que vimos no Benfica. Acredito que ultrapasse o nível que apresentou no Moreirense.

Android1974

Citação de: JSilva28 em 04 de Fevereiro de 2023, 23:26

Só por acaso o grande handicap dele neste momento, é precisamente esconder-se do jogo ou melhor, não ter capacidade para assumir a batuta.

Defensivamente nada a apontar, é onde tem sido mais preponderante.

Com bola no pé tem de pensar como um médio centro e não como um libero. Tem mais medo de arriscar um passe ou uma jogada mais vertical do que uma velhinha de andarilho a atravessar uma autoestrada.

Acho que não fez um único passe vertical, sem contar com os que colocava no lateral mais subido, num passe a 10 metros.

Para estes jogos onde é preciso assumir o jogo está curto, mas parece-me que é pelo medo que tem de assumir seja o que for.

Até naquela jogada que dá de calcanhar dentro da área é de quem tem medo. Ali só tinha de receber e colocar no fundo das redes.
Pá, noção! Fez inúmeros. Desde logo um genial quando recebe a recuperação do Grimaldo junto ao nosso canto direito e mete a bola  bem à frente da área no João Mário sozinho para iniciar a jogada do terceiro golo.

slbenfica_croft

Bom. jogo. Bom para ir ganhando confiança. Boas decisões com bola, boa reacção à perda, muito ligado ao jogo sem bola, faltou mais confiança para rematar. Teve duas situações em que o tinha que fazer sim ou sim.

Vamos precisar dele portanto que continue a trabalhar.

Naturalmente já se sabe que em determinados contextos será curto. Que o COLECTIVO saiba compensar isso mesmo.

Kurt Cobain 10