Assuntos de Sócio e Casas do Benfica

força Benfica

Hoje tive sorte de conseguir bilhete com o telemóvel, entrei logo as 10h, 1h30 tinha conseguido. Milagre!


eaglepin3

Estes que mandam as tochas, prisão com eles. Banidos para sempre

Eusébio10

Identificar e banir dos estádios.

Temos que ser pro activos

fdpdc666

'Jaiminho', o sócio n.º 1 do Benfica, faz 100 anos.
Filiado no clube desde 1938; amigos prepararam uma grande festa, mas com a mágoa de não poder contar com nenhum representante do clube.


Jaime João Avelino da Silva,  Jaiminho para os amigos e família, o senhor Tócaqui, como era conhecido nas suas intervenções nas «tertúlias petisqueiras gastronómicas», e Jaime João, como atleta do Benfica, comemora hoje 100 anos de vida. Desde 1938 que é sócio do Benfica, sendo o atual n.º 1. Hoje há festa em Estoi, no concelho de Faro, onde reside no lar do Centro Comunitário local.

Natural de Portimão, Jaime Silva é visto como uma pessoa afável e divertida. «Fez a escola primária e o liceu em Faro, tendo depois frequentado o Liceu Passos Manuel, em Lisboa, já que o seu pai, oficial principal nos Correios, teve que pedir transferência para lá, por ser declaradamente antirregime», conta a A BOLA Joaquim Aleixo, seu grande amigo e que organiza a festa comemorativa dos 100 anos.

«Começou a praticar desporto no Sport Lisboa e Faro, hoje Sport Faro e Benfica, a 1.ª filial do Benfica, com 12 ou 13 anos. Quando foi para Lisboa ingressou no Benfica para jogar basquetebol, a sua modalidade de eleição, e ténis de mesa. No basquetebol foi campeão nacional e jogava com o n.º 10», transmite Joaquim Aleixo, dizendo também que jogava ténis de mesa «com muita qualidade, tendo sido campeão de Lisboa, já como veterano individual e campeão nacional de veteranos em 1963/64».

«Parte da génese»
«Para o Jaime Silva, ser benfiquista é parte integrante da sua génese e esmerada formação que recebeu de seus pais, cultivando o fair play e respeitando quem possa ser de outro clube. Viveu intensamente a história única do clube e vibrou com as mais destacadas conquistas», relata o amigo, revelando ainda que agora não vê os jogos, «porque se excita muito e isso pode fazer-lhe mal. São 100 anos! Mas gosta de saber como ficou o resultado».

«Tanta gente na Direção...»
Hoje é dia de festa em Estoi, com cerca de centena e meia de convidados, entre os quais 23 sobrinhos, vindos de todo o país. Rui Costa também recebeu convite, mas não vai estar presente. «Antecipadamente, escrevi com muito coração e alma benfiquista ao Sr. Rui Costa, mas só hoje [ontem] é que o Benfica me informou a dizer que não podia estar presente. Com tanta gente que têm na direção, não custava nada mandarem alguém a representar o clube», lamentou Joaquim Aleixo.

«Schmidt já tinha feito a equipa»
Ligado ao Benfica há 85 anos, pela sua dedicação, foi conferido a Jaime João Avelino da Silva o Diploma de Sócio de Mérito, em 4 de fevereiro de 1949. Em 2013 recebeu o anel de platina, dos 75 anos de filiação. Em 2022, já a residir no Centro Comunitário, recebeu, «com muita alegria e entusiasmo» a notícia de que era o sócio n.º 1.

«Ele teve a plena noção que, a partir daquele momento, era o representante legítimo de milhões de benfiquistas espalhados por esse mundo fora», diz a A BOLA Joaquim Aleixo.

O cartão foi-lhe entregue por Rui Costa, a 13 de novembro, aquando do jogo com o Gil Vicente, no Estádio da Luz. «Presenteou-o com uma placa, um cartão de sócio e uma camisola oficial autografada com o seu nome gravado e o n.º 1 nas costas, dizendo-lhe, com graça e um sorriso: "Só não joga, porque o Roger [Schmidt] já tinha feito a equipa», recorda.

O senhor 'Tócaqui' nas tertúlias
Jaime Silva participava em muitas tertúlias e nessas experiências, passou a ser conhecido como o Senhor Tócaqui. «Foi por causa de um hino que aprendeu, da autoria de padres algarvios e farenses, que sempre que brindavam uns com os outros, levantavam-se e erguendo os seus copos — de vinho, é claro — cantavam, com aquela voz gregoriana, arrastada, estes versos:  Tócaquiii, tócaliii, só a mim não toca nadaaa / A moda do tócaquiii é uma moda engraçada.»

«E brindavam tilintando os copos, prosseguindo depois: Tócaquiii, tócaliii, tocaqui à minha beiraaa, que a moda do tócaquiii é uma linda brincadeiraaa... Por vezes alguém dizia: Brreeee..., como que a expelir os taninos! Uma pândega festiva de amigos próximos, que marcaram a sua longa e riquíssima vida», relembra Joaquim Aleixo, amigo de Jaiminho e responsável pela organização da festa do centenário do sócio número 1 do Benfica.

Hoje, o hino volta a ser cantado em Estoi.



Jorge Anjinho in A Bola

Eduardo Gomes

@InformGlorious2

Jaime Silva, sócio nº1 do SL Benfica, faz hoje 100 anos. Parabéns, Sr. Jaime!


fdpdc666

Citação de: Eduardo Gomes em 10 de Novembro de 2023, 19:59@InformGlorious2

Jaime Silva, sócio nº1 do SL Benfica, faz hoje 100 anos. Parabéns, Sr. Jaime!



Muitos Parabéns, Sr. Jaime! Um exemplo para todos nós.

RedStar1982

Boa tarde! Preciso e um contato institucional do Benfica para aferir da participação da nossa Jéssica Silva numa Gala onde será homenageada. Lamentavelmente não respondem à semanas ao email. Alguém me consegue ajudar!? É algo sério e de benefício para a Jéssica e para o Benfica.

força Benfica

Citação de: Eduardo Gomes em 10 de Novembro de 2023, 19:59@InformGlorious2

Jaime Silva, sócio nº1 do SL Benfica, faz hoje 100 anos. Parabéns, Sr. Jaime!



Bela prenda. :)

RedStar1982

Citação de: RedStar1982 em 13 de Novembro de 2023, 16:14Boa tarde! Preciso e um contato institucional do Benfica para aferir da participação da nossa Jéssica Silva numa Gala onde será homenageada. Lamentavelmente não respondem à semanas ao email. Alguém me consegue ajudar!? É algo sério e de benefício para a Jéssica e para o Benfica.

Alguém me consegue ajudar? Obrigado!

xeriff

alguém sabe se ao aderimos ao débito directo temos algum brinde?

tvelas


Menino de Ouro RS

Fui meter gota na Repsol e não me deram o dinheiro virtual devo reclamar ?

green_eyes_slb

Citação de: Menino de Ouro RS em 16 de Novembro de 2023, 21:15Fui meter gota na Repsol e não me deram o dinheiro virtual devo reclamar ?
não é logo

fdpdc666

Eis o novo ninho do Benfica em Santarém.
Rui Costa inaugura este domingo a Casa do Benfica de Santarém, primeiro espaço da geração 2.0; investimento de cerca de €1,8 milhões e criação de 35 postos de trabalho; presidente dos encarnados recebido nos Paços do Concelho.


Rui Costa inaugura, este domingo, às 12.30 horas, a Casa do Benfica de Santarém, primeira Casa 2.0, que nasce do projeto de nova geração para aqueles ninhos das águias espalhados pelo país e pelo mundo. Considerado pelo presidente dos encarnados, na assinatura do protocolo de parceria com a Câmara Municipal de Santarém a 11 de fevereiro, «o pilar das novas casas do Benfica» que vão oferecer à comunidade um conjunto de serviços e atividades inovadores, o espaço recebeu um investimento de cerca de €1,8 milhões e cria 35 postos de trabalho, no centro da cidade ribatejana, num local e edifícios abandonados há mais de dez anos.

A agenda do presidente do Benfica começa, porém, meia hora antes, com receção nos Paços do Concelho, onde, em fevereiro, assinou parceria com a edilidade, que cede a utilização dos espaços. O projeto da Casa 2.0 de Santarém, anunciado em 2019, já deveria estar concluído há mais tempo, mas pelo caminho vários obstáculos travaram a concretização do projeto — desde a oposição de personalidades locais à necessidade de parecer favorável da Direção Geral do Património Cultural, entretanto obtido, até aos constrangimentos da pandemia de Covid-19 e às eleições antecipadas no Benfica.

Chegou, então, finalmente o dia da apresentação do projeto. Num espaço de 600 metros quadrados, 402 de área desportiva, académica e social a Casa 2.0 de Santarém contará com um restaurante (Mística), uma barbearia (À Benfica), uma sala de convívio equipada com a mais evoluída tecnologia para se poder ver os jogos, com som do Estádio da Luz, uma sala de apoio ao estudo e um campo desportivo no qual poderão ser praticadas várias modalidades.

O coração de toda a atividade é o programa Benfica Ativo, modelo para toda a família. As crianças poderão praticar várias atividades desportivas ou ter aulas de apoio ao estudo, robótica ou informática, enquanto os pais ou encarregados de educação, que se desloquem ao local para efeitos de transporte, podem frequentar aulas de ioga ou jogar futsal. Ao abrigo de parcerias locais, é disponibilizado transporte entre a escola e a Casa do Benfica.

Para lá do programa Benfica Ativo — áreas desportiva (dos mais novos ao mais velhos), académica (crianças podem, como se disse, ter apoio letivo), social e cultural durante toda a semana — são disponibilizados os serviços do clube (como por exemplo bilhética) e Food & Beverage — comida e bebida em conceito de família e com cuidados nutricionais.

Este será o primeiro passo de uma expansão em curso, em primeiro lugar, no país. Vila Real, Portalegre e Beja estão no plano de desenvolvimento deste projeto e terão espaços semelhantes. Covilhã e Torres Vedras seguirão, segundo o Benfica, modelos idênticos, mas numa versão mais compacta dos serviços disponibilizados.

Presidente orgulhoso

Quando assinou o protocolo com a Câmara Municipal de Santarém, Rui Costa sublinhou que o espaço em Santarém será «o pilar nas novas casas», acrescentando: «Temos 298 casas espalhadas pelos cinco continentes, 25 mil desportistas nessas casas e isso enche-nos de orgulho. Vinte e cinco por cento das receitas do Estádio da Luz nascem das casas e queremos aproximar cada vez mais os adeptos do estádio. Esta casa será uma mais-valia para o município de Santarém, não queremos apenas embelezar os municípios com uma casa bonita, mas dar-lhe utilidade.»

À dimensão do Benfica

No início de setembro, numa visita de A_BOLA às instalações, o vice-presidente Domingos Almeida Lima afirmou que a Casa 2.0 de Santarém «é um projeto à dimensão do Benfica».

«O Benfica, além da sua imagem na sociedade e no mundo, tem uma capacidade mobilizadora e organizativa que desperta o interesse de muitos parceiros, algo que se conjuga neste projeto, em áreas distintas e que confluem no interesse familiar e social. Tenho muitas dúvidas de que outra instituição tivesse possibilidade de reunir esta adesão ao projeto», afirmou a A_BOLA o dirigente, que rematou: «Apesar de a preocupação ser a formação de jovens, tanto a nível desportivo, como cultural ou até escolar, há também várias atividades destinadas à população sénior. Literalmente para toda a família.»







Nuno Paralvas in A Bola