Pré-Época 2024/2025

Thorondor

Citação de: Lúcio Gomes em 28 de Julho de 2024, 20:43Um Pavlidis na época passada e mesmo sem jogar um caralho tudo podia ser diferente

A Fiorentina precisava de despachar o Cabral.... E depois o Schmidt é que levou com as culpas. O noçe ruie é que nunca tem culpa.

20Nico Gaitan20

Citação de: Thorondor em 29 de Julho de 2024, 09:00
Citação de: Lúcio Gomes em 28 de Julho de 2024, 20:43Um Pavlidis na época passada e mesmo sem jogar um caralho tudo podia ser diferente

A Fiorentina precisava de despachar o Cabral.... E depois o Schmidt é que levou com as culpas. O noçe ruie é que nunca tem culpa.
benfica só nao foi ao pavlidis ano passado porque pediam 30M

O pavlidis ja estava referenciado pelo Benfica bem antes fo cabral.

Negocio Cabral foi claramente para agradar alguem.

Florenzo

Ontem deu gosto, deu para me abstrair do nojo todo que rodeia e controla o nosso clube e desfrutar do Benfica. Que seja o início de uma época bonita, mas não nos podemos esquecer que é para correr com aquela corja toda.

Com a pré temporada a acabar algumas impressões que me ficam:

- Tomás Araújo está preparado e se não fosse por estatuto o António Silva agora tinha que lutar para recuperar o lugar;

- Morato parece que não deu o salto que se espetava, ao contrário do Tomás, não parece suficientemente seguro.

- Beste é reforço, finalmente acertamos. Carreras apesar de ter coisas boas está verde.

- Gouveia parece ser mais do que suficiente para pelo menos não ter que voltar a encostar o Aursnes ali.

- Tino é um jogador que sempre gostei por isso a mim não me surpreende que mais uma vez apareça com bom nível.

- Leandro Barreiro também é obviamente um bom jogador, agora se forma com o Tino o meio campo que nós precisamos para 90% dos jogos já não sei.

- Rollheiser foi uma pena, acho que ia lutar pela vaga do meio campo e parecia ter características engraçadas para jogar ali com o Tino. Agora se ficar vai ter que fazer uma pré época durante a época...

- Prestiani e craque da cabeça aos pés. Que belo substituto para o Rafa. A fazer lembrar a forma como Di Maria veio substituir Simão. Com a vantagem de ter vindo antes para fazer a adaptação.

- Pavlidis era tudo o que precisávamos.

- Artur Cabral provavelmente ainda estão a tentar correr com ele mas acho um erro. É a alternativa natural ao Pavlidis. Uma boa opção para por mais peso no ataque nos jogos que estejam complicados.

Numa lógica de 2 jogadores por posição este seria o meu plantel neste momento:

Turbin
Samu

Bah
Gouveia

Antonio Silva
Tomás Araújo
Otamendi
Morato

Beste
Carreras

Tino
Martim Neto
Barreiro
Rollheiser

Neres
Di Maria

Aursnes
João Mário

Prestiani
Marcos Leonardo

Pavlidis
Artur Cabral

Tengstedt parece me obviamente excedentário, kokcu e Schjelderup uma grande incógnita.

É um plantel entusiasmante, mas deixa obviamente margem para o treinador continuar a fazer merda. O Di Maria pode continuar a ter o cativo dele ali na direita e toda esta dinâmica de pressão alta ir de crlh. O kokcu pode voltar para o meio campo onde claramente está em sub rendimento.

-

gizmo

Citação de: zizou em 28 de Julho de 2024, 20:40Até parece que com o Aursnes a médio a equipa pressiona melhor, quem diria.

Isso é só até à primeira lesão do Bah.

cajoyzen6

Citação de: MuchoG em 29 de Julho de 2024, 08:53Que atropelo, aqueles 15/20 minutos foram de um nível que poucas vezes vemos o Benfica mostrar. Sei que é um Feyenoord em transição e com algumas ausências, mas não retira o mérito.

Não há muito a apontar, fizeram tudo bem. A falta de criatividade no duplo pivot não é tão problemática quando recuperam tantas bolas altas e saem em transição (nem todos os jogos vão ser assim logo será preciso um médio com outros atributos).

Aursnes e João Mário por dentro com dois laterais a oferecer largura, quem diria que ter jogadores na sua posição ajuda. Prestianni é uma jóia e parece ser o jogador mais adequado a fazer a posição, é uma surpresa estar tão avançado na sua evolução, até sem bola tem feito o seu trabalho. Pavlidis foi mais do mesmo, sempre no sítio certo, trabalhador e a combinar muito bem com os colegas.

2ª parte de ritmo mais baixo o que seria de esperar, não vou retirar muito desses 45 minutos.

Mais um jogo antes de começar a sério mas o 11 já se começa a formar, as dúvidas prendem-se com o lado direito e como vão entrar os internacionais Kokcu, Di Maria e Otamendi.

São 3 jogadores com qualidade, em fases diferentes na carreira, que deveriam servir para elevar a equipa para outro nível, mas de alguma maneira no Benfica essa qualidade parece ser um problema.

Espero que cada um saiba ocupar o seu lugar

MuchoG

Citação de: cajoyzen6 em 29 de Julho de 2024, 09:24
Citação de: MuchoG em 29 de Julho de 2024, 08:53Que atropelo, aqueles 15/20 minutos foram de um nível que poucas vezes vemos o Benfica mostrar. Sei que é um Feyenoord em transição e com algumas ausências, mas não retira o mérito.

Não há muito a apontar, fizeram tudo bem. A falta de criatividade no duplo pivot não é tão problemática quando recuperam tantas bolas altas e saem em transição (nem todos os jogos vão ser assim logo será preciso um médio com outros atributos).

Aursnes e João Mário por dentro com dois laterais a oferecer largura, quem diria que ter jogadores na sua posição ajuda. Prestianni é uma jóia e parece ser o jogador mais adequado a fazer a posição, é uma surpresa estar tão avançado na sua evolução, até sem bola tem feito o seu trabalho. Pavlidis foi mais do mesmo, sempre no sítio certo, trabalhador e a combinar muito bem com os colegas.

2ª parte de ritmo mais baixo o que seria de esperar, não vou retirar muito desses 45 minutos.

Mais um jogo antes de começar a sério mas o 11 já se começa a formar, as dúvidas prendem-se com o lado direito e como vão entrar os internacionais Kokcu, Di Maria e Otamendi.

São 3 jogadores com qualidade, em fases diferentes na carreira, que deveriam servir para elevar a equipa para outro nível, mas de alguma maneira no Benfica essa qualidade parece ser um problema.

Espero que cada um saiba ocupar o seu lugar
Sou da opinião que são 3 jogadores que podem claramente acrescentar, dentro e fora de campo, precisam é de ter a atitude certo e o treinador de saber gerir tanta gente. Agora confiar que estas duas coisas aconteçam já é mais difícil, se o Schmidt continuar com a mania de não rodar vai ter problemas.   

fdpdc666

Benfica-Feyenoord Há muito que não se via esta águia voar tão alto: a crónica da Eusébio Cup.
Foi, de facto, uma primeira parte avassaladora, mas quando, enfim, regressar Di Maria, pode o Benfica continuar a ter este ritmo, este galope, esta mesma intensidade de jogo?

Avassaladora entrada do Benfica no jogo. Quatro golos em vinte minutos e um futebol vibrante, alegre, intenso, que levou os adeptos a um natural estado de euforia, tornando esta edição da Eusébio Cup numa festa pintada de vermelho.

E, de facto, há muito, muito tempo que não se via esta águia voar tão alto. O que coloca uma natural interrogação que é a de se tentar perceber o que tanto pode ter mudado no Benfica adormecido, às vezes indolente, cansado, desiludido que tornou a época passada penosa? Pode tanto ter mudado, apenas porque entraram alguns novos jogadores, verdadeiros reforços que, claramente, agradam aos adeptos? Pode esta diferença enorme ser assinada pelo mesmo homem que, na época passada, chegou a ver tantos lenços brancos a pedir a despedida?

O futebol continua a ser um fenómeno complexo, difícil de entender e, na verdade, ao contrário do que alguns querem fazer crer, não existem verdades absolutas.

O certo é que, depois do que viram ontem ao Benfica, no jogo com o histórico Feyenoord, os adeptos só têm olhos para o futuro e cabeça para o sonho do regresso a uma época de glória.

SEIS DIFERENÇAS DECISIVAS

Procuremos os factos. Há seis enormes diferenças entre este Benfica e o Benfica da época passada. Falemos delas:

1 – grande intensidade na recuperação de bola e, em especial, na reação à perda, quando a equipa está adiantada no campo. Trata-se, mais do que uma diferente atitude, uma convicção de que uma equipa de topo não pode agir de outra maneira.

2 – Enfim, a existência de verdadeiros defesas laterais. Uma equipa que joga na defesa com uma linha de quatro precisa de defesas laterais de grande capacidade de entender o jogo e de se relacionar com os seus centrais e, também, com a estrutura ofensiva de que não podem deixar de fazer parte. A presença de Bah na direita e a chegada de Beste para o lado esquerdo tornou-se fundamental.

3 – Um meio campo musculado e com mais presença na área do adversário. Algo que se tornou possível com o adiantamento de Aursnes e com a chegada de Leandro Barreiro, um jogador que acrescenta, e muito.

4 – Velocidade, rigor e qualidade na circulação da bola. Um fator essencial no futebol moderno e, sobretudo, numa equipa que joga quase todo o período competitivo, em Portugal, com uma obrigação atacante perante adversários tendencialmente defensivos.

5 – Uma atração global pela baliza, o que implica médios que assistem, mas que também se implicam na conclusão atacante.

6 – Finalmente, um avançado com uma insaciável fome de golo. Pavlidis já é uma estrela na Luz e deixa a vida muito difícil a uma concorrência que tem mesmo de trabalhar muito para ser uma alternativa à altura.

Se juntarmos a estas diferenças esse fenómeno argentino que já é Prestianni (grande golo!) e a afirmação de outro talento como Marcos Leonardo, percebe-se que Schmidt tem, enfim, razões para sorrir.

E UMA PEDRINHA DE GELO

Aquece, pois, e com razão, o entusiasmo dos adeptos do Benfica. Viram, ontem, uma primeira parte de grande classe e uma equipa comprometida com um futebol rejuvenescido, cheio de vigor e de poder. Uma equipa que, mesmo quase inteiramente mudada na segunda parte, continuou a dar excelentes sinais, o que a levou a chegar a uns impensáveis cinco-a-zero, tendo em conta o currículo do adversário.

No calor do entusiasmo, a maldade de uma pedrinha de gelo. E quando, enfim, regressar Di Maria, poderá este Benfica ter este galope, este ritmo, esta mesma intensidade de jogo, sem pausas, sem sombras de descanso no jogo? É uma inquietação legítima, mas a questão tem mais de ser respondida pelo argentino do que pela equipa.

Vitor Serpa in A Bola

zezepedro

Citação de: Florenzo em 29 de Julho de 2024, 09:21Ontem deu gosto, deu para me abstrair do nojo todo que rodeia e controla o nosso clube e desfrutar do Benfica. Que seja o início de uma época bonita, mas não nos podemos esquecer que é para correr com aquela corja toda.

Com a pré temporada a acabar algumas impressões que me ficam:

- Tomás Araújo está preparado e se não fosse por estatuto o António Silva agora tinha que lutar para recuperar o lugar;

- Morato parece que não deu o salto que se espetava, ao contrário do Tomás, não parece suficientemente seguro.

- Beste é reforço, finalmente acertamos. Carreras apesar de ter coisas boas está verde.

- Gouveia parece ser mais do que suficiente para pelo menos não ter que voltar a encostar o Aursnes ali.

- Tino é um jogador que sempre gostei por isso a mim não me surpreende que mais uma vez apareça com bom nível.

- Leandro Barreiro também é obviamente um bom jogador, agora se forma com o Tino o meio campo que nós precisamos para 90% dos jogos já não sei.

- Rollheiser foi uma pena, acho que ia lutar pela vaga do meio campo e parecia ter características engraçadas para jogar ali com o Tino. Agora se ficar vai ter que fazer uma pré época durante a época...

- Prestiani e craque da cabeça aos pés. Que belo substituto para o Rafa. A fazer lembrar a forma como Di Maria veio substituir Simão. Com a vantagem de ter vindo antes para fazer a adaptação.

- Pavlidis era tudo o que precisávamos.

- Artur Cabral provavelmente ainda estão a tentar correr com ele mas acho um erro. É a alternativa natural ao Pavlidis. Uma boa opção para por mais peso no ataque nos jogos que estejam complicados.

Numa lógica de 2 jogadores por posição este seria o meu plantel neste momento:

Turbin
Samu

Bah
Gouveia

Antonio Silva
Tomás Araújo
Otamendi
Morato

Beste
Carreras

Tino
Martim Neto
Barreiro
Rollheiser

Neres
Di Maria

Aursnes
João Mário

Prestiani
Marcos Leonardo

Pavlidis
Artur Cabral

Tengstedt parece me obviamente excedentário, kokcu e Schjelderup uma grande incógnita.

É um plantel entusiasmante, mas deixa obviamente margem para o treinador continuar a fazer merda. O Di Maria pode continuar a ter o cativo dele ali na direita e toda esta dinâmica de pressão alta ir de crlh. O kokcu pode voltar para o meio campo onde claramente está em sub rendimento.

-

São coisas incompatíveis..infelizmente, a corja que controla este clube, só estará mais perto de sair se existir insucesso desportivo.

O grosso dos sócios só querem saber se a bola entra ou não. Se a corja que está lá rouba o Benfica ou não é secundário desde que a bola entre.

Portanto, já me mentalizei que a ausência de êxitos será aquilo que nos deixará mais perto do resgate do nosso Benfica. Isso ou a justiça fazer o seu trabalho.

fdpdc666

Benfica-Feyenoord, 5-0 Destaques do Benfica: um 'diablo' e um quarto de hora 'à Pavlidis'.
Dupla atacante surpreendente: quem pensaria que Prestianni e Pavlidis arrasariam o Feyenoord? Dois golos do grego e um jogão do baixinho argentino.

Gianluca Prestianni
Primeira tentativa, disparo ao lado ao minuto 3, com o pé direito, segunda tentativa, disparo de primeira com o esquerdo, ao minuto 9, golo tão bonito quanto difícil, colocando, basicamente, a bola onde desejava. Não satisfeito, construiu o lance do 2-0, combinando bem com João Mário. Nova combinação com o médio, aos 38', acabou com disparo à trave do pequeno argentino, que, à vontade e à vontadinha, até bola por entre as pernas do marcador meteu.

https://twitter.com/i/status/1817643473563943244

Vangelis Pavlidis
Ao quarto de hora já tinha quase tantos golos como toques na bola e começou, naturalmente, a sofrer marcação cerrada. Não obstante, continuou a trabalhar bem e encontrou espaço para disparar aos 42', bola a sair ligeiramente ao lado. Primeira parte de sonho, com dois golos simples, na área, que pareceram fáceis mas muito têm a ver com posicionamento, e segunda parte calma, mais a ver jogar do que propriamente a jogar. Serviu para ganhar tempo de jogo.

https://twitter.com/i/status/1817644228505370939
https://x.com/i/status/1817645537279320510

Jan-Niklas Beste
Irrequieto e veloz, não pára sossegado e complica o papel ao extremo adversário e ao lateral que defende o flanco. Está sempre à procura de qualquer coisa, mas as coisas teimavam em acontecer sobretudo pelo eixo central. Não obstante, apareceu a cruzar, com sorte, para o 3-0 (bola sofreu desvio antes de chegar a Pavlidis), e depois a marcar de livre direto. Sabe-se que é uma das especialidades, mas neste caso foi pura felicidade: bola desviou (e como!) em Moussa.

https://twitter.com/i/status/1817646751114805510

Tiago Gouveia
Entrou ao minuto 65', troca direta com Bah, ocupando o lugar defensivo que lhe tem estado reservado nesta pré-época. Se há uma semana ou duas poderia ser visto como algo passageiro, enquanto não chega outro lateral, eis que agora estará a ser visto com olhos muito sérios. Mais a mais com o jogo de ontem. Pode estar ali um belo lateral-direito. Defendeu bem, atacou melhor, assistência perfeita para a cabeça de Arthur Cabral. Merece ficar no plantel.

Trubin —Tranquilíssimo, apesar de uma entrada mais forte do Feyenoord na segunda parte, entrou em ação ao minuto 62, segurando facilmente disparo frontal de Igor Paixão. As ameaças foram ficando mais sérias, aos 68' teve de ir à relva para travar cabeceamento de Lingr, mas o guarda-redes do Benfica não fez qualquer defesa realmente difícil.

Bah — Começa a ficar mais levezinho, mais veloz, mais capaz de apoiar o ataque. Defensivamente, noite bem descansada.

Tomás Araújo — Minuto 40, belo passe longo a isolar João Mário na direita, no minuto seguinte apareceu na sua pequena área a neutralizar ataque neerlandês. Bem a atacar e a defender, começa a ser caso sério na luta por um lugar no eixo central.

Morato — Começou mal, ultrapassado por Moussa e obrigado a uma recuperação relâmpago na sua área, mas aos 24' Florentino bem pode agradecer-lhe, dado que desarmou adversário a caminho da baliza do Benfica, depois de perda de bola do médio em zona perigosa. Bom jogo.

Florentino — Nem sempre tão seguro quanto os terrenos que pisa o exigem: ao minuto 24 bem pode agradecer a Morato, que resolveu asneira do médio em zona perigosa. Segunda parte mais segura, a jogar e a não deixar jogar, dado que o Feyenoord tentou crescer.

Leandro Barreiro — Uma tentativa de golo aos 30', bola cabeceada por cima da trave, mas estaria adiantado. Confirma que gosta de aparecer na área, mas também confirma pilhas para jogo do primeiro ao último minuto.

João Mário — Entrou bem no jogo, passou muito tempo na área do Feyenoord, esteve no lance do 1-0 e ao minuto 11 atirou ao lado, logo a seguir fez a assistência para Pavlidis fazer o 2-0. Trabalho perfeito aos 38', a oferecer o 5-0 a Prestianni, mas este acertou na trave. Quem o julgava acabado e fora da luta pela titularidade...

Aursnes — Bom passe para João Mário ao minuto 11, aos 53' atirou de fora da área, mas errou o alvo. De resto, marcou bem, passou bem, dribou bem. Está no ponto.

António Silva — Feyenoord tentou aumentar o volume ofensivo e o central lidou com muito trabalho, mas lidou bem.

Carreras — Impediu golo de Santiago Giménez, aos 58', colocando-se muito bem junto à linha de baliza, mas não pensou apenas em defender: belo cruzamento para Marcos Leonardo aos 70' e o 5-0 começou no seu pé esquerdo, com um passe de 50 metros.

Marcos Leonardo — Disparou de longe ao minuto 48, bola ao lado, mas não teve uma oportunidade de visar a baliza, dado que nas costas de Pavlidis fica mais longe da área. Não obstante, confirmou apetência para o lugar, boa relação com a bola.

David Neres — É dinâmico e competitivo, mas teve menos bola do que certamente desejaria.

Bajrami — Lidou nas calmas com as últimas tentativas do Feyenoord.

João Rego — Confirma que não tem receio algum de ter bola e assumir o jogo.

Arthur Cabral — Entrou tarde, mau passe, falta e... golo. O que mais pedir a um ponta de lança que é o terceiro da hierarquia?

https://twitter.com/i/status/1817667424537178130

Martim Neto — Alguns, poucos, contactos com a bola.

Nuno Reis in A Bola

RoYal_EaGle_2004

Da equipa titular ontem, para mim, há dois jogadores para os quais temos de arranjar uma alternativa - estou a deixar o João Mário de fora, porque apesar de ter feito um bom jogo, não consigo deixar de parte o passado recente de inutilidade que tem representado. Para mim, não calçava, embora tenha de reconhecer que quanto contribui, é um jogador inteligente.

Estou a falar do Morato e do Bah. Cada um à sua maneira, pecam os dois por uma burrice desmedida na interpretação do jogo.

No caso do Morato, não se pode queixar de falta de aposta, de pouco tempo de adaptação. Tem velocidade, tem um físico imponente, tem tudo para dar um central de topo, mas a verdade é que parece sempre curto. Tem várias decisões questionáveis ao longo de um jogo, seja ao nível do passe, seja no posicionamento. Vai compensando com os atributos que tem, mas não basta. Felizmente, temos alternativa no plantel. Acho que o António Silva e o Tomás Araújo são uma excelente primeira linha (o Otamendi nunca voltaria a representar o clube depois das declarações que teve).

O Bah, para mim é um caso mais bicudo, pelo facto de não termos alternativa para já (não, o Tiago Gouveia ainda não é alternativa). Sendo verdade que a presença dele é um upgrade gigante para a equipa como um todo, acho que é muito mais por libertar outros jogadores para as posições deles (hello Aursnes) do que propriamente pelo que ele traz à lateral. É rápido, tem muita disponibilidade física, mas tem montes de movimentações descabidas e enfia-se em buracos necessários. Defensivamente, também tem bastantes lacunas na interpretação do jogo. Ofensivamente, acaba por ter algum peso, mas também aqui me parece ter visão curta.

Urge para mim uma contratação para a lateral direita. Bah lesionado, ficamos encavados com os reajustes necessários. Bah bem fisicamente, ficamos limitados a uma barata tonta por vezes.

giiin

Citação de: RoYal_EaGle_2004 em 29 de Julho de 2024, 09:56Da equipa titular ontem, para mim, há dois jogadores para os quais temos de arranjar uma alternativa - estou a deixar o João Mário de fora, porque apesar de ter feito um bom jogo, não consigo deixar de parte o passado recente de inutilidade que tem representado. Para mim, não calçava, embora tenha de reconhecer que quanto contribui, é um jogador inteligente.

Estou a falar do Morato e do Bah. Cada um à sua maneira, pecam os dois por uma burrice desmedida na interpretação do jogo.

No caso do Morato, não se pode queixar de falta de aposta, de pouco tempo de adaptação. Tem velocidade, tem um físico imponente, tem tudo para dar um central de topo, mas a verdade é que parece sempre curto. Tem várias decisões questionáveis ao longo de um jogo, seja ao nível do passe, seja no posicionamento. Vai compensando com os atributos que tem, mas não basta. Felizmente, temos alternativa no plantel. Acho que o António Silva e o Tomás Araújo são uma excelente primeira linha (o Otamendi nunca voltaria a representar o clube depois das declarações que teve).

O Bah, para mim é um caso mais bicudo, pelo facto de não termos alternativa para já (não, o Tiago Gouveia ainda não é alternativa). Sendo verdade que a presença dele é um upgrade gigante para a equipa como um todo, acho que é muito mais por libertar outros jogadores para as posições deles (hello Aursnes) do que propriamente pelo que ele traz à lateral. É rápido, tem muita disponibilidade física, mas tem montes de movimentações descabidas e enfia-se em buracos necessários. Defensivamente, também tem bastantes lacunas na interpretação do jogo. Ofensivamente, acaba por ter algum peso, mas também aqui me parece ter visão curta.

Urge para mim uma contratação para a lateral direita. Bah lesionado, ficamos encavados com os reajustes necessários. Bah bem fisicamente, ficamos limitados a uma barata tonta por vezes.
Ja aqui referi tambem que o Bah e' fraquinho para o Benfica. 

Alcaide

Futebol à parte, gostava de saber quem organizou a entrega de troféus no final. Foi ridículo não haver uma medalha para vencedores e principalmente vencidos. Um amadorismo embaraçoso ver os jogadores subir ao palanque para apertar a mão a esposa, filha e neta do king e... adeus.
Depois, sobem os nossos, e, ainda que sem medalhas, no final quando as senhoras se estavam a juntar a foto de "familia" os jogadores arrancam do palanque e as mesmas ficam a ver navios. A famosa estrutura ganha rios de dinheiro para enaltecer o nome do Benfica. Aqui se vê o amadorismo reinante desta gente.

jpcafe

Ou um Carreras a lateral com Aursnes a médio.

Ou uns minutinhos do Rolleiser e do Prestiani.

Ou a não utilização do Tengsted nos jogos que decidiram a época.

Havia muitas maneiras de salvar a época passada, acho que nunca vi tantos tiros nos pés por parte de um treinador.