Estádio da Luz

xtream

Citação de: gizmo em 14 de Junho de 2025, 12:28
Citação de: Red2802 em 13 de Junho de 2025, 23:50
Citação de: SLB-Marco em 13 de Junho de 2025, 23:45
Citação de: Red2802 em 13 de Junho de 2025, 22:41
Citação de: Elvis the Pelvis em 13 de Junho de 2025, 22:39
Citação de: MickDoohan em 12 de Junho de 2025, 17:45
Citação de: Eagle Heart em 12 de Junho de 2025, 16:01Ja agora durante a visita guiada que fiz na Segunda-feira, a guia referiu que a Velha Catedral levava mais de 100 mil, mas que nos anos 90, com a instalaçao das cadeiras ficou perto dos 80 mil.
Isso vai de encontro ao que sempre afirmei que se tirarem as cadeiras desta nova Luz, cabem nas bancadas 100 mil.
O récord foi mais de 135 mil contra o porto ainda sem cadeiras.
Depois no campeonato do mundo de juniores 127 mil.
Com a colocação de cadeiras a lotação do estádio baixou para cerca de 80 mil

Pelo que li algures uma vez, o Benfica Porto de 1987 com 135 mil nas bancadas da Luz, foi o clássico na Europa com maior número de espectadores. De sempre.

É verdade.

E eu estava lá.

Tinha mais de 30 mil portistas.

Ainda tenho o bilhete.

Caramba, isso realmente dá uma outra perspetiva.

Ter 30 mil adeptos visitantes no Estádio é obra! Isso é praticamente metade da lotação da Luz atual.

E de pensar que esses 30 mil eram poucos para os restantes 100 mil benfiquistas da casa...

Tenho pena que os Benfiquistas mais jovens não tenham vivido isto.

Era um ambiente brutal.

Lembro-me de entrar no estádio mais de uma hora antes do jogo começar e já não cabia ninguém no terceiro anel.

Era um espectáculo de cor e de barulho incomparáveis.

Sim. Cheio era incrível.
Mas lembro de uma vez ir ver um Benfica - Boavista por altura do Vietname, e aquilo abaixo de meia casa e com aspecto desolador.

nos finais dos ano 90 era miserável o ambiente

Hooltra

Citação de: Sickness:SLB em 14 de Junho de 2025, 14:47Acho absolutamente extraordinário como é que o Benfica, entre as redes e a btv, ainda não foi capaz de fazer uma misera comunicação sobre os trabalhos no estádio. Não é fazer propaganda, é informar... incrivel, "olá, está alguém?!"

A palavra "informação" não entra no vocabulário desta direção.

van33

Citação de: Sickness:SLB em 14 de Junho de 2025, 14:47Acho absolutamente extraordinário como é que o Benfica, entre as redes e a btv, ainda não foi capaz de fazer uma misera comunicação sobre os trabalhos no estádio. Não é fazer propaganda, é informar... incrivel, "olá, está alguém?!"
A direcção do Benfica nem deve saber o que caralho ali se passa. Aliás, já devem é ter feito queixas aos seguranças de que "anda ali alguém a a fazer qq coisa, não poder ir ali ver o que se passa?"

van33

Citação de: força Benfica em 14 de Junho de 2025, 19:54
O fabuloso dessa imagem é mesmo a Cirrocumulus, que belo exemplo conseguiste.

MDourado

Citação de: Eagle Heart em 12 de Junho de 2025, 16:01Ja agora durante a visita guiada que fiz na Segunda-feira, a guia referiu que a Velha Catedral levava mais de 100 mil, mas que nos anos 90, com a instalaçao das cadeiras ficou perto dos 80 mil.
Isso vai de encontro ao que sempre afirmei que se tirarem as cadeiras desta nova Luz, cabem nas bancadas 100 mil.

Pelo que li algures uma vez, o Benfica Porto de 1987 com 135 mil nas bancadas da Luz, foi o clássico na Europa com maior número de espectadores. De sempre.

Estive lá e não foram 135 foram 140.000.
Ver artigo da bola do dia seguinte.

força Benfica

Citação de: van33 em 14 de Junho de 2025, 20:44
Citação de: força Benfica em 14 de Junho de 2025, 19:54
O fabuloso dessa imagem é mesmo a Cirrocumulus, que belo exemplo conseguiste.

Vi a foto na net.  ;D

slbenfica_croft

É o que temos no suposto departamento de comunicação.

Podia-se até fazer algo bem interessante com estas alterações. Mas não. Aquela gente não pensa muito, não quer pensar e olham para os adeptos como meros clientes de luxo para pagarem red passes

GroundHopper

Tirando o Maracanã:

Bolton 2–0 West Ham.    Wembley        1923.   126 047 (Jornais falam em mais de 200k)
Celtic 2–1 Aberdeen     Hampden Park   1937    147 365
Celtic 1–0 Leeds United Hampden Park   1970    136 505
Benfica 3–1 Porto       Estádio da Luz 1987    135 000/140 000
Rangers 4–1 Celtic      Hampden Park   1969    132 870

slbenfica_croft

Citação de: gabbana em 11 de Junho de 2025, 15:22
Citação de: Eagle Heart em 11 de Junho de 2025, 15:04Ontem fui fazer a visita ao estadio (deixou muito a desejar como por exemplo o ingles utilizado).
Mas voltando ao assunto das obras do estadio.
Fiz algumas fotos que pode ser relevante para o assunto das obras.

Em relaçao à ultima foto, ouvi que estaria a fazer mais umas duas ou tres filas e que a primeira fila iria ficar ao nivel do relvado.
No entanto quando questionei se aqueles muros seria por causa das obras ou dos concertos, a respostada dada pela guia foi de que seriam os muros novos.
O que acho acho estranho, porque me pareceram ser da mesma altura que os actuais o que faria com que o pessoal sentado na primeira fila ficaria no o muro ao nivel dos olhos sendo quase obrigado a ver o jogo de pé. Para um adulto, tudo bem, mas para uma criança ficaria alto e nada veria.
Para quando fecharem as aberturas ao redor do topo do 3 piso?
Mais do que se ganhar capacidade em termos acústicos seria MUITO BOM.

Há quem não aprecie estádios fechados, mas eu para além de esteticamente achar muito mais impactante em termos acústicos significam sempre um ganho (nem que seja mais localizado em determinada onda de propagação de som)

Burik

Citação de: slbenfica_croft em 14 de Junho de 2025, 21:15
Citação de: gabbana em 11 de Junho de 2025, 15:22
Citação de: Eagle Heart em 11 de Junho de 2025, 15:04Ontem fui fazer a visita ao estadio (deixou muito a desejar como por exemplo o ingles utilizado).
Mas voltando ao assunto das obras do estadio.
Fiz algumas fotos que pode ser relevante para o assunto das obras.

Em relaçao à ultima foto, ouvi que estaria a fazer mais umas duas ou tres filas e que a primeira fila iria ficar ao nivel do relvado.
No entanto quando questionei se aqueles muros seria por causa das obras ou dos concertos, a respostada dada pela guia foi de que seriam os muros novos.
O que acho acho estranho, porque me pareceram ser da mesma altura que os actuais o que faria com que o pessoal sentado na primeira fila ficaria no o muro ao nivel dos olhos sendo quase obrigado a ver o jogo de pé. Para um adulto, tudo bem, mas para uma criança ficaria alto e nada veria.
Para quando fecharem as aberturas ao redor do topo do 3 piso?
Mais do que se ganhar capacidade em termos acústicos seria MUITO BOM.

Há quem não aprecie estádios fechados, mas eu para além de esteticamente achar muito mais impactante em termos acústicos significam sempre um ganho (nem que seja mais localizado em determinada onda de propagação de som)

Os topos já deviam estar fechados a imenso tempo, aquilo quem quiser até consegue saltar para o lado de fora e se matar, até em termos de segurança aquilo devia ser fechado.

slbenfica_croft

Quanto mais próximo das 4 linhas melhor.

Aliás acho grotesco que nenhuma alminha neste clube tenha feito pressão ou solicitado no desenho original que a distância às 4 linhas fosse minimizada até ao limite legal. E sim, isto ganha jogos.

E acho isto mesm0 um ponto MUITO IMPORTANTE já que se está a tentar aproveitar a embalagem do mundial para justificar-se algumas mudanças nos estádios.

Por outro lado  isto tem que ser feito com cabeça.  Se for possível baixar o nível do relvado é algo que deve ser feito, mas tem que haver limites para tal de forma a não prejudicar  a visibilidade dos lugares extremos dos topos

GTtdi_SLB

Mas o relvado sempre foi rebaixado?

RedSinde

Vejo aqui alguns users, dizer que é um absurdo pensar num estádio novo...

Até aparece uma tabela de alguns estádios construídos nalguns países, alguns são caríssimos para a nossa realidade, mas é preciso lembrar que esses estádios caros foram construídos em países ricos...

Como o nosso país não é rico, o novo estádio ficaria mais barato...

Para terem noção vamos fazer estas contas, se o Benfica vender os terrenos atuais ao preço de quase 5000 euros o metro quadrado, os terrenos do estádio têm 120 mil metros quadrados de area, seriam 600 milhões de euros!!!

Assim seria possível construir um novo estádio, com todas as condições e capacidade maior para fazer face há procura de lugares anuais...

Penso que 400/500 milhões chegaria para construir... 

Wishmaster

Citação de: RedSinde em 14 de Junho de 2025, 21:35Vejo aqui alguns users, dizer que é um absurdo pensar num estádio novo...

Até aparece uma tabela de alguns estádios construídos nalguns países, alguns são caríssimos para a nossa realidade, mas é preciso lembrar que esses estádios caros foram construídos em países ricos...

Como o nosso país não é rico, o novo estádio ficaria mais barato...

Para terem noção vamos fazer estas contas, se o Benfica vender os terrenos atuais ao preço de quase 5000 euros o metro quadrado, os terrenos do estádio têm 120 mil metros quadrados de area, seriam 600 milhões de euros!!!

Assim seria possível construir um novo estádio, com todas as condições e capacidade maior para fazer face há procura de lugares anuais...

Penso que 400/500 milhões chegaria para construir... 

Onde seria contruido no Seixal.????