Eleições 2025

Diogo20

Citação de: InfernoBenfiquista em 03 de Setembro de 2025, 13:01
Citação de: Diogo20 em 03 de Setembro de 2025, 12:44Debates na BTV:

Única merda é que os candidatos podem recusar debates.

Houve muita teoria aqui sobre a BTV não ser colocada ao serviço dos candidatos. Mas os mesmos que espalharam teorias, não vem agora reconhecer o seu erro e vão inventar novas teorias.

Estou contra muita coisa nesta direção do Benfica, mas dizer que é a mesma que nas direções de Vieira, é viver num mundo paralelo.
Sabendo o que a casa gasta, o que não há para desconfiar? Vou mesmo confiar em 20 anos de Vieirismo, sim senhor.

PaulinhoB

Fdx e quando esta merda de pmag era o maior e vinha fazer e acontecer? passaram duas décadas e muitos acham que estão a lidar com meninos ainda não perceberam que isto é guerra contra uma máfia e o momento mais crítico da nossa historia

lisa

Acho que convém começar a perceber que o PMAG e restantes pessoas que integram a direção são agentes ao serviço de Rui Costa e grupeta. Não cedam pelo amor de Deus... Ceder e abdicar dos interesses do Benfica e da decência institucional já fez com que em 2020 as coisas acabassem como acabaram. Se for preciso tribunal com eles, é o melhor.

Diogo20

Citação de: Savicevic em 03 de Setembro de 2025, 13:18Isto é muito simples.

É uma proposta de regulamento eleitoral que viola os estatutos (a letra e o espírito), sem rigor jurídico, com fins puramente políticos e de uma falta de seriedade e de respeito pelos sócios tremenda.
Podes informar quais são os artigos e alíneas que viola? Quero saber porque quero ir à AG bem informado.

Golo do Jonas

Não sei se já foi aqui dito, mas o PMAG está a falar na BTV.

aquaris

Bom parece que no mundo inteiro as leis/regulamentos são interpretados ao gosto de cada um....

Pelos estatutos do SLB não percebo como podem propor voto eletrónico sem o sócio que vota ponha ele(a) mesmo o papelinho na urna!

Enfim, ruizinho é mesmo feito da mesma "moral" que LFV!

LA Lakers

Isto será alvo de votação apenas, não será uma AG com 1 ponto de intervenção certo?

nwpt

Citação de: PaulinhoB em 03 de Setembro de 2025, 14:08Fdx e quando esta merda de pmag era o maior e vinha fazer e acontecer? passaram duas décadas e muitos acham que estão a lidar com meninos ainda não perceberam que isto é guerra contra uma máfia e o momento mais crítico da nossa historia
Ainda me lembro de há bem pouco tempo, ler aqui só elogios a esse javardo ;D

Savicevic

Concretizando:

1) a proposta de voto eletrónico constante da proposta de regulamento eleitoral hoje divulgada viola os estatutos que exigem - art.48º, n.º3 - que, mesmo em caso de utilização de VE exista emissão de talão físico e respetivo depósito em urna para que seja possível recontar.

Isto não está previsto, o que se encontra proposto é VE puro e duro, estamos sentados no sofá e votamos. Sem emissão de talão, sem depósito em urna. Mesmo que fosse uma questão de interpretação - que não é - os artigos relativos à recontagem confirmam este entendimento, pois só está prevista a recontagem do voto físico.

Um pormenor delicioso é que a recontagem "não tem efeitos suspensivos", ou seja, se alguém pedir recontagem isso não afeta a tomada de posse. Parece-me pouco aceitável.

2) O voto eletrónico está regulado nos estatutos como alternativa e não como solução por defeito acerca da qual existe direito de veto das candidaturas. Na proposta de regulamento eleitoral está o inverso. Ora, não são as candidaturas que se têm de opor à utilização do voto eletrónico, isso é uma distorção do que está escrito nos estatutos, falta de seriedade, arma de arremesso político e falta de respeito para com os sócios. O método de voto nas eleições do Benfica, por definição, é o voto físico e é assim que deve ser regulado.

Eu defendo que o voto eletrónico deve ser regulamentado, para casos futuros em que possa haver ou uma lista única ou um acordo entre todas as candidaturas relativamente à sua utilização, mas nunca nos termos em que se encontra nesta proposta.

3) O Regulamento Eleitoral, com a aprovação dos novos estatutos, deixa de ser uma competência exclusiva da direção e passa a ser uma competência partilhada entre a direção - responsável por fazer a proposta - e a AG - responsável pela aprovação (ou não) do documento.

O espírito dos novos estatutos foi conferir ao RE um caráter duradouro, que permitisse a utilização em vários atos eleitorais, sem que posteriormente fosse necessário andar a aprovar regulamentos em AG com frequência. O que está proposto é um RE para as eleições de 2025, que não casa com o espírito dos estatutos.

4) Existe uma exigência relativamente aos delegados das candidaturas que, sob o meu ponto de vista, também ela é contra o espírito dos novos estatutos que aproximaram os direitos dos sócios efetivos e correspondentes. Limitar a possibilidade de indicação dos delegados das listas a sócios efetivos é estabelecer uma exigência sem sentido e que parece querer condicionar a vigilância do ato eleitoral por quem nela legitimamente quer participar.

5) Não se compreende bem a harmonização das disposições relativas aos cadernos. Encerram-se 30 dias antes mas os sócios ainda poderão pagar quotas depois? Qual o sentido?

6) Apenas um debate na BTV entre todos os candidatos é manifestamente curto, atento o número de participantes. Não sei que modelo alternativo poderia existir, mas é fácil de prever pelas experiências de eleições tradicionais que um debate nesses moldes será pouco esclarecedor. E claro, neste modelo o principal beneficiado é quem não quer prestar contas.

7) Do que parece, não haverá possibilidade de propor alterações nem discutir o documento. Parece-me, salvo melhor opinião e uma vez mais, distorcer o que o "legislador" dos novos estatutos pretendeu com a introdução da necessidade do documento ir à AG. Neste caso cumpre-se a letra, mas no espírito fica completamente aquém.

Em suma, chumbar.

Myngos

Consegui convencer o meu pai a votar no Noronha. Não são muitos votos mas tudo faz a diferença.

Já o dono do café aqui na aldeia só vê Vieira ou Rui Costa à frente 😑
[/quote]

Cumpriste soldado, se cada um de nós conseguir convencer um sócios ir votar e na mudança, ela vai acontecer!

E sinto que vai mesmo ser desta e vou chorar que nem um menino.
[/quote]

Parabéns crl!!! Todos os votos vão ser importantes.

cmarg1971

Há números reais dos votantes nas ilhas e estrangeiro nas eleições mais concorridas?

É só para ter noção de que percentagem representaram nessa altura.

Não vá alguém se lembrar de transformar cada benfiquista no estrangeiro numa "Casa do Benfica com 50 votos garantidos no grande trabalho desta direção"...

VSantos

Como era de esperar, as eleições irão seguir nos moldes pretendidos pela atual direção.

A assembleia para aprovação do mesmo a ser 27 de setembro, mostra bem o que eles pretendem. Quase que aposto que vai ser a assembleia geral mais publicitada pelo clube e pelos chalupas.

Se há altura para o JDM e JNL se juntarem, essa altura chegou, não digo juntarem candidaturas, mas sim juntarem forças para combater o avanço do voto eletrónico.

Acreditando que o voto eletrónico de uma maneira ou de outra, será viabilizado. Iremos ter muitos benfiquistas de férias nas ilhas e no estrangeiro no dia 25 de outubro.

+1benfiquista

Citação de: BENFIKA em 03 de Setembro de 2025, 13:46Qual é a ideia de um debate com todos os candidatos??

Cada candidato pouco ou nada consegue expor as suas ideias, vai ser uma feira com 6 candidatos  :crazy2:

O medo de debates 1x1 é muito.

E não deixa de ser curioso que se permita que um candidato se recuse a debater...estão a concorrer para presidentes do Benfica, serão funcionários do Benfica, têm que estar prontos a debater e ser questionados!!

Ainda acabamos com um debate-masturbação aka 5 pra 1...

Jangada

Se dúvidas houvesse sobre o gamanço de 2020....

Aka