Eleições 2025

DACOSTA97

Perguntei ao ChatGPT o que achava de votações eletronicas..

Resposta:
"Há consenso técnico de que não existe, no estado atual da tecnologia, método amplamente seguro para "internet voting" que preserve simultaneamente sigilo do voto e integridade de ponta a ponta."

Golo do Jonas

Citação de: Diablo em 03 de Setembro de 2025, 22:09
Citação de: Golo do Jonas em 03 de Setembro de 2025, 20:11
Citação de: samarras em 03 de Setembro de 2025, 20:09
Citação de: Golo do Jonas em 03 de Setembro de 2025, 20:05Bem tanto o JDM como o JNL decidem falar praticamente no mesmo minuto 🤣
Um com bem mais conteúdo que outro.

O foco da candidatura do JDM é debates/oratória.
O JDM diz que irá falar após a reunião de todas as candidaturas na próxima terça-feira, onde certamente já terão novos dados e poderão dar uma opinião mais completa.

Cada um opta pelo que acha melhor, nenhum está errado.

O JDM que se deixe de m€rd@s e ajude o JNL. Se também quer a mudança, que seja muito mais incisivo no que diz e não permitir que o JNL seja visto como um foco de instabilidade. A verdadeira oposição, se o é, não deve ter medo de o demonstrar.
Podes achar que deve ser mais incisivo neste tema, mas agora questionar se é oposição? O JDM na entrevista ao Record rasgou a direção de alto a baixo 😅

Mattamouros

Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 21:51
Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 21:46
Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 21:38
Citação de: Kyoto em 03 de Setembro de 2025, 19:32
Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 19:30
Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 17:02Tudo contra o voto electrónico... Mas então como vota a malta que está no estrangeiro (como eu)?

Como é que votaste nas outras eleições, 2020 e 2021? Tiveste de te dirigir a algum lugar e votar?

É uma pergunta sincera, gostava de saber como era exatamente o método que estava em vigor nas eleições de 2020 e 2021 para os votantes no estrangeiro.
Voto na net atraves do site.

Sim, mas com um código único que recebi umas semanas antes por correio postal.

Logo à partida três problemas:

- Podias perfeitamente ser identificado, porque o teu código unico estava associado ao teu número de sócio/morada, logo nada te assegurava que o teu voto seria secreto. 

- Nada te assegura que o teu voto corresponde ao voto que realmente entrou depois para as contas finais. Podes perfeitamente ter votado A e depois entrou no sistema como um voto em B.

- É impossível fazer qualquer tipo de recontagem para confirmar seja o que for. O que a máquina disser é lei.

Concordo com os pontos 2 e 3.
Relativamente ao primeiro, apesar de estar totalmente de acordo, deixa-me dizer-te que os emigrantes quando votam para as legislativas são obrigados a juntar uma cópia do Cartão de Cidadão ao boletim de voto.
Por isso lá se vai a confidencialidade...

Estás completamente enganado.

Vai um envelope com o voto lá dentro.

E depois vai um segundo envelope, que tem o primeiro (o do voto) e tem a cópia do CC.

Quando o boletim chega, abrem, tiram a copia do cc, e dão check nos cadernos eleitorais para ver se está válido.
Mandam a cópia do cc fora, e passa para outro 'monte' onde estão os envelopes já validados e só com os votos.
Depois esse monte é aberto e os votos são contados.

Nunca sabem quem votou em quem.

O que é que costuma acontecer? Um monte de anormais que não sabe ler instruções básicas manda a copia do cc no boletim de voto. Manda o voto no boletim do cc. Manda o próprio cc.. (aconteceu o ano passado).

E depois temos um porradão de votos invalidados porque não estão de acordo com o procedimento.
Ninguém sabe quem votou em quem. Ponto.
Se as coisas não estiverem feitas assim, o voto é considerado nulo. Ponto.

Mas também verdade seja dita, se não sabem ler 2 linhas de instruções, também não devem ter lá grande discernimento para poderem votar em consciência, ainda bem que o voto vai com o caralho.

Gordonz

ruicouto10

O João Gabriel era outro que defendia o vieira.. a defesa do Benfica vinha por arrasto..

A quantidade de malta que ficou bem na vida à pala do Benfica deve ser gigantesca...

O que eu gostava que alguém denunciasse os esquemas destes fdp.. ate podia ser o informático responsavel nas votações de 2020... eles sabem bem o que se passou.. por isto estes esquemas todoas para voltar o voto electrónico..

Vieira e banana estão juntos nestas eleições... sabem que se um deles nao ganha, vai muita gente de cana!

LA Lakers

A 27 setembro haverá votação em AG para o regulamento eleitoral e também será AG do orçamento?

gizmo

Citação de: BENFIKA em 03 de Setembro de 2025, 21:32Entra na conversa do Hugo Gil é só dar-lhe importância e palco, coisas que ele não tem.

O palco dele são os atrasados que pensam de igual forma e com esses nada há a fazer se não ignorar

Eu mesmo que queira entrar na conversa do Hugo Gil, já não dá. O fdp bloqueou-me. lol

ajnogueira

Não estou a perceber a conversa, estão a tentar fazer as eleições todas por voto eletrónico? Ou só para voto no estrangeiro?

Então não foi vastamente votado há uns tempos que os sócios não querem voto eletrónico?

Como é possível agora decidirem fazer voto eletrónico?

apmo

Citação de: Mattamouros em 03 de Setembro de 2025, 22:16
Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 21:51
Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 21:46
Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 21:38
Citação de: Kyoto em 03 de Setembro de 2025, 19:32
Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 19:30
Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 17:02Tudo contra o voto electrónico... Mas então como vota a malta que está no estrangeiro (como eu)?

Como é que votaste nas outras eleições, 2020 e 2021? Tiveste de te dirigir a algum lugar e votar?

É uma pergunta sincera, gostava de saber como era exatamente o método que estava em vigor nas eleições de 2020 e 2021 para os votantes no estrangeiro.
Voto na net atraves do site.

Sim, mas com um código único que recebi umas semanas antes por correio postal.

Logo à partida três problemas:

- Podias perfeitamente ser identificado, porque o teu código unico estava associado ao teu número de sócio/morada, logo nada te assegurava que o teu voto seria secreto. 

- Nada te assegura que o teu voto corresponde ao voto que realmente entrou depois para as contas finais. Podes perfeitamente ter votado A e depois entrou no sistema como um voto em B.

- É impossível fazer qualquer tipo de recontagem para confirmar seja o que for. O que a máquina disser é lei.

Concordo com os pontos 2 e 3.
Relativamente ao primeiro, apesar de estar totalmente de acordo, deixa-me dizer-te que os emigrantes quando votam para as legislativas são obrigados a juntar uma cópia do Cartão de Cidadão ao boletim de voto.
Por isso lá se vai a confidencialidade...

Estás completamente enganado.

Vai um envelope com o voto lá dentro.

E depois vai um segundo envelope, que tem o primeiro (o do voto) e tem a cópia do CC.

Quando o boletim chega, abrem, tiram a copia do cc, e dão check nos cadernos eleitorais para ver se está válido.
Mandam a cópia do cc fora, e passa para outro 'monte' onde estão os envelopes já validados e só com os votos.
Depois esse monte é aberto e os votos são contados.

Nunca sabem quem votou em quem.

O que é que costuma acontecer? Um monte de anormais que não sabe ler instruções básicas manda a copia do cc no boletim de voto. Manda o voto no boletim do cc. Manda o próprio cc.. (aconteceu o ano passado).

E depois temos um porradão de votos invalidados porque não estão de acordo com o procedimento.
Ninguém sabe quem votou em quem. Ponto.
Se as coisas não estiverem feitas assim, o voto é considerado nulo. Ponto.

Mas também verdade seja dita, se não sabem ler 2 linhas de instruções, também não devem ter lá grande discernimento para poderem votar em consciência, ainda bem que o voto vai com o caralho.

Eu conheço bem o processo, já voto assim (e de forma válida e correcta) há muitos anos. E sei bem que o CC e o boletim seguem no mesmo envio postal, mas em envelopes diferentes (um dentro do outro).
O que quis dizer foi que também neste caso é possível violar o princípio da confidencialidade. Não me acredito que o façam, mas seria possível.
Não é exclusivo do processo electrónico.

JMFCardoso

Citação de: ajnogueira em 03 de Setembro de 2025, 23:01Não estou a perceber a conversa, estão a tentar fazer as eleições todas por voto eletrónico? Ou só para voto no estrangeiro?

Então não foi vastamente votado há uns tempos que os sócios não querem voto eletrónico?

Como é possível agora decidirem fazer voto eletrónico?
É uma ditadura. Não querem perder o poder, mesmo que para isso tenham que roubar e mentir.

Albertini

Citação de: João Norte em 03 de Setembro de 2025, 19:51
Como votas para as eleições do país?

Honestamente e não me leves a mal, eu se tivesse no estrangeiro e sem possibilidade de vir cá para votar, preferia não votar a pôr em causa umas eleições livres por causa do voto electrónico. E conheço vários sócios que estão fora e têm esta posição.

Aqui está um 🙋�♂️

ruicouto10

O cromo do mayer apoia o regulamento... ahahha fdx

fei_zé_deus

Parece-me claro que a intenção desta "decisão" da MAG passa apenas por influenciar a opinião pública de forma a denegrir a candidatura de JNL e fazer passar a ideia de que este é um foco de instabilidade e que não estará a permitir o voto estrangeiro etc etc etc.

O pior? Acho que funcionará. Quem é ignóbil o suficiente para votar Vieira ou Rui também come estes golpes baixos facilmente.

Mais uma razão para JDM e JNL serem uma frente unida pelo menos nesta questão e não deixarem o outro a arder.

A actual direção é incompetente mas não são burros. Sabem perfeitamente o nível baixo do povão que constitui a sua falange de apoio. Eles sabem perfeitamente que o que fizeram viola os estatutos, nunca foi esse o objectivo...

Baron_Davis

Tremendo desrespeito pelos sócios, especialmente os que estiveram nas AGs para votar os novos estatutos que são bem claros em relação ao voto electronico - só com a concordância de todas as listas, o que sabem muito bem que NÃO é o caso

Mesmo assim o artista da mag e a corja insistem no voto electrónico para estrangeiro e ilhas

Só fumo, ruído, maroscas e desinformação

OUTubro!

MSAM

Citação de: ruicouto10 em 03 de Setembro de 2025, 23:04O cromo do mayer apoia o regulamento... ahahha fdx
Quem ?

Esse não conta para nada