José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

Noisiv

Citação de: Pedro Nunes 28 em 19 de Setembro de 2025, 07:25
Citação de: Notguilty em 18 de Setembro de 2025, 23:03
Estive nesse jogo e que jogo! Espetar 3 batatas nesses fdp quando éramos alvo de chacota, originado pelo Vietname que estavamos a passar!

Eu fui ver os meus registos e é com muita pena minha que não fui ver um único jogo no ano 2000.

Não sei se o meu pai já estava em litígio com o Vale, ou não, mas só tenho bilhetes de 1999 para baixo, e de 2001 para cima  :cry2:

lonstrup

Citação de: rcrdslv em 19 de Setembro de 2025, 07:12
Citação de: lonstrup em 19 de Setembro de 2025, 07:10
Citação de: rcrdslv em 19 de Setembro de 2025, 06:10
Citação de: bnfc em 19 de Setembro de 2025, 04:01Escrevi bastante sobre o Mourinho aqui ao longo dos anos. Não mudei de opinião. Acho que é uma sombra do Mourinho que já foi; acho que perdeu muitas qualidades enquanto treinador, especialmente na forma como lida com os jogadores; a nível tático, é um treinador claramente ultrapassado há muitos anos; a ideia que tem do futebol é uma ideia triste, feia e distante do que é o futebol atual.

De qualquer forma, comparo-o um pouco ao Trapattoni que passou pelo Benfica. Também outrora um dos melhores do mundo, quando chegou ao Benfica já não passava de um treinador pragmatista, defensivo, resultadista. E, curiosamente, era apenas 3 anos mais velho que o Mourinho atual (65 v 62).

Com Trapattoni, há muitos fatores a considerar: tínhamos um plantel limitado, que claramente não era o mais forte. Fomos campeões com 65 pontos, numa época atípica, simplesmente o menos mau de todos. O plantel era muito limitado mas, apesar de tudo, Trapattoni tomou boas decisões em momentos decisivos. Era um treinador ultrapassado mas era tb uma velha raposa e isso notou-se em várias alturas.

Isto para dizer que não afasto a possibilidade de Mourinho resultar, mas com muitos ses à mistura. Se tiver vontade de adotar um futebol à altura da dimensão do Benfica; se mudar a sua forma de lidar com os jogadores em público; se ganhar coragem para apostar nos jogadores independentemente da idade; se vier motivado para começar uma fase nova da sua carreira. Porque o plantel é muito superior ao do Trap mas o futebol português tb é outro.

Muitos ses, mas vou ser sincero: gostei da forma como se apresentou no Benfica. O que disse foi interessante, não apenas por ter sido muito elogioso da grandeza do Benfica mas porque os elogios pareceram extremamente honestos. Nota-se que existe admiração pelo Benfica, nota-se que isto não é apenas mais um emprego. Consegue ver o que há de especial no Benfica e isso também conta. Conta mas não chega, falta o resto. Vamos ver o que sai daqui.

É exactamente isto. Só adiciono um detalhe, em que o Mourinho continua a ser muito forte - A qualidade na comunicação, a todos os níveis, é um diferenciador... ontem deu baile na CI, antecipou perguntas potencialmente dificeis e desmontou-as continuamente.. Até na comunicação não verbal se nota - Se ultimamente temos visto um Mourinho mais desportivo, de fato de treino e descontraído, como o que vimos à chegada a Tires, ontem tivemos o "full pack", barba feita, fato, e sentado num Ferrari de edição limitada.. Não acredito que nada disto tenha sido acidental ou só cagança - foi só uma maneira de dizer ao balneário antes sequer de lá pôr um pé dentro que ninguém que lá esteja é especial, e que ninguém é maior que ele - neste momento, acho que a equipa precisa desse "pontapé no cú" para desemperrar.. vamos ver o que dá
tantas palavras para dizer o proverbial "efeito chicotada psicológica ".

Os próximo 3 jogos vamis ganhar na boa, à pala desse efeito.

Depois disso é que começa mais o treinador e menos o efeito psicológico da mudança.

Acho que não percebeste bem o que disse.. deixa estar
eu percebi. Mas isso não se ve na conferência de imprensa de apresentação. Vê-se quando a merda acontecer. Aí sim, é que é util essa comunicação.

cernache1

Citação de: lonstrup em 19 de Setembro de 2025, 07:28
Citação de: tomaz em 19 de Setembro de 2025, 04:16

Absolutamente épico. Inesquecivel momento que marcou milhões. Lagartos campeoes nacionais em titulo. Mourinho está em extase completo.

Apesar de ser um jogo isolado, houve ali qualquer coisa dificil de explicar, mas que se sentiu claramente. O Benfica estava a acordar. Foi um tremor de terra. Pena que foi tudo cortado pela raiz de forma abrupta pelos inaptos e incapazes, para nao dizer outras coisas, que têm gerido o Benfica.

25 anos depois, nao conseguimos fazer melhor contra os lagartos na Luz para o campeonato. Aliás, nunca conseguimos voltar a vence-los por 3 golos de diferença para o campeonato.

Foi talvez o ultimo grande momento desse estádio mitico

isso é tudo muito bonito...mas 3 jornadas antes tinhas ido aos Barreiros levar 3 secos.

Aliás, basta veres o registo de Mourinho lá em cima, 11 jogos, 3 empates e 2 derrotas. Antes dest3 jogo ia com 50% de vitórias. Pouco para terramoto, não?

Esse jogo dos 3 secos podia ter dado 3 secos para nós ou empate. Mas via-se sinais de mudança. Apesar do plantel fraco.

Critiquem o homem em função do que veremos, não do que ocorreu há 25 anos !

20Nico Gaitan20

Citação de: GTam em 19 de Setembro de 2025, 07:19Pelo menos a nivel de comunicacao, da' um banho de bola ao Lage!

E a comunicacao nao e' so' com os media, mais importante e' com os os proprios jogadores e estrutura!
ao lage?

A nivel de comunicação deve haver 1 ou 2 ao nivel dele no mundo.

Coitado do lage.

ruisamuel

ola pessoal ja tenho conta aqui desde 2009 Benfiquista ha 42 anos , ja nao vinha aqui ha uns anos o meu nosso Benfica so me da desgostos. Vamos ver esta epoca .

Trapattoni

Citação de: lonstrup em 19 de Setembro de 2025, 07:28
Citação de: tomaz em 19 de Setembro de 2025, 04:16

Absolutamente épico. Inesquecivel momento que marcou milhões. Lagartos campeoes nacionais em titulo. Mourinho está em extase completo.

Apesar de ser um jogo isolado, houve ali qualquer coisa dificil de explicar, mas que se sentiu claramente. O Benfica estava a acordar. Foi um tremor de terra. Pena que foi tudo cortado pela raiz de forma abrupta pelos inaptos e incapazes, para nao dizer outras coisas, que têm gerido o Benfica.

25 anos depois, nao conseguimos fazer melhor contra os lagartos na Luz para o campeonato. Aliás, nunca conseguimos voltar a vence-los por 3 golos de diferença para o campeonato.

Foi talvez o ultimo grande momento desse estádio mitico

isso é tudo muito bonito...mas 3 jornadas antes tinhas ido aos Barreiros levar 3 secos.

Aliás, basta veres o registo de Mourinho lá em cima, 11 jogos, 3 empates e 2 derrotas. Antes dest3 jogo ia com 50% de vitórias. Pouco para terramoto, não?
Era um contexto diferente e desfavorável. Provavelmente o registo em si nem era mau atendendo que se tratava do Viettname.

20Nico Gaitan20

Citação de: ElCOMANDATE10 em 19 de Setembro de 2025, 00:56
Citação de: zizou em 19 de Setembro de 2025, 00:54O Ozil jogou barbaridade com o Mourinho no Real.
Temos um Sudakov que para mim vai ser mais jogador que o Ozil
ozil era absurdo....noção sff

Iron Mask

Citação de: Trapattoni em 19 de Setembro de 2025, 00:26
Citação de: Iron Mask em 19 de Setembro de 2025, 00:22
Citação de: Scorpion8 em 19 de Setembro de 2025, 00:08Espero que, ingénuo eu sei, a malta saiba perceber o porquê do Mourinho ser treinador do Benfica à data de hoje...

Não é fruto de qualquer planeamento, mas sim uma consequência de uma série péssimas decisões feitas pelo Rui Costa ao longo das épocas

É treinador do Benfica por 1 ano (esqueçam a opção) por simples razões:

-Jorge Mendes paga favor a Rui Costa dando-lhe este íman de voto chalupa.

-Mourinho não se quer comprometer muito tempo (ninguém lhe dava contrato de 1 ano) porque:

-Martinez acaba contrato no verão e ele quer a reforma dourada na seleção.

Este é o resumo da golpada Mendes-Mourinho-Rui Costa. E Rui Costa tem perfeita noção de tudo isto.
Não sabemos como será a situação do Martinez no verão e a cláusula apenas poderá ser ativada antes do mundial. Achas mesmo que o Mourinho assumiria o risco de ficar desempregado após um ano só por querer um cargo de selecionador? Para além do mais, o gajo acabou de vencer uma nations league á Espanha pelo que renovou o crédito diante da federação.

O Martinez não renova nem que seja campeão mundial.

van33

Citação de: ruisamuel em 19 de Setembro de 2025, 07:46ola pessoal ja tenho conta aqui desde 2009 Benfiquista ha 42 anos , ja nao vinha aqui ha uns anos o meu nosso Benfica so me da desgostos. Vamos ver esta epoca .
Tá bem

Ludwig van

A "comunicação" tem sido tão negligenciada no Benfica que agora tudo em que nós nos focamos é nela.

O que é um erro também.

O principal problema que temos neste momento a nível da equipa de Futebol não vai ser resolvido através da comunicação. Precisamos de alguém que meta a equipa a jogar bom Futebol coletivo e isso não vai lá com conversa.

Nem o papel principal de um Presidente é ser um grande comunicador, se der mais do que 4 ou 5 entrevistas por ano é um exagero.

Trapattoni

Citação de: Iron Mask em 19 de Setembro de 2025, 07:48
Citação de: Trapattoni em 19 de Setembro de 2025, 00:26
Citação de: Iron Mask em 19 de Setembro de 2025, 00:22
Citação de: Scorpion8 em 19 de Setembro de 2025, 00:08Espero que, ingénuo eu sei, a malta saiba perceber o porquê do Mourinho ser treinador do Benfica à data de hoje...

Não é fruto de qualquer planeamento, mas sim uma consequência de uma série péssimas decisões feitas pelo Rui Costa ao longo das épocas

É treinador do Benfica por 1 ano (esqueçam a opção) por simples razões:

-Jorge Mendes paga favor a Rui Costa dando-lhe este íman de voto chalupa.

-Mourinho não se quer comprometer muito tempo (ninguém lhe dava contrato de 1 ano) porque:

-Martinez acaba contrato no verão e ele quer a reforma dourada na seleção.

Este é o resumo da golpada Mendes-Mourinho-Rui Costa. E Rui Costa tem perfeita noção de tudo isto.
Não sabemos como será a situação do Martinez no verão e a cláusula apenas poderá ser ativada antes do mundial. Achas mesmo que o Mourinho assumiria o risco de ficar desempregado após um ano só por querer um cargo de selecionador? Para além do mais, o gajo acabou de vencer uma nations league á Espanha pelo que renovou o crédito diante da federação.

O Martinez não renova nem que seja campeão mundial.
Duvido que não renove sendo campeão mundial...
E não precisa de renovar
https://rr.pt/bola-branca/noticia/clube-portugal/2025/06/09/proenca-segura-roberto-martinez-tem-contrato-ate-2028-e-estamos-satisfeitos/428533/#:~:text=%22Tem%20contrato%20at%C3%A9%202028%20e%20estamos%20satisfeitos%22

ricardoslb1988

Citação de: poliban em 19 de Setembro de 2025, 05:37
Citação de: ricardoslb1988 em 18 de Setembro de 2025, 06:37
Citação de: poliban em 18 de Setembro de 2025, 04:39
Citação de: ricardoslb1988 em 18 de Setembro de 2025, 03:42
Citação de: poliban em 18 de Setembro de 2025, 02:30A malta está preocupada em barulho na CS e chorar com árbitros.
Jogar à bola é que nada, as equipas deste gajo não jogam uma porra.
Nem melhor que o Lage ele é neste momento.
O Mourinho não é melhor que o Lage? Jesus..

Mas vocês andam em que mundo?
Não vêem os jogos das equipas dele?
Não se joga merda nenhuma, o Benfica ainda teve alguns momentos com o Nage, o Mourinho está acabado há uns 10 anos.
Quem compara Mourinho com Lage é que não deve perceber muito de futebol. Para ser bom treinador não basta saber dar um treino e lançar miúdos. Se fosse só isso o Queirós seria um treinador de topo. Até o Rui Vitoria fez melhor que o Lage. Não servir para as big 5 é uma coisa, não servir para o tugao é outra. O Mourinho tem 20 anos de futebol de topo, não chega para este campeonato?

O que é que interessa o passado vencedor do Mourinho se ele no presente é um acabado?
É um acabado para ti. Mas veremos quando a bola começar a rolar

Pontix

Quiga

Citação de: poliban em 19 de Setembro de 2025, 05:37
Citação de: ricardoslb1988 em 18 de Setembro de 2025, 06:37
Citação de: poliban em 18 de Setembro de 2025, 04:39
Citação de: ricardoslb1988 em 18 de Setembro de 2025, 03:42
Citação de: poliban em 18 de Setembro de 2025, 02:30A malta está preocupada em barulho na CS e chorar com árbitros.
Jogar à bola é que nada, as equipas deste gajo não jogam uma porra.
Nem melhor que o Lage ele é neste momento.
O Mourinho não é melhor que o Lage? Jesus..

Mas vocês andam em que mundo?
Não vêem os jogos das equipas dele?
Não se joga merda nenhuma, o Benfica ainda teve alguns momentos com o Nage, o Mourinho está acabado há uns 10 anos.
Quem compara Mourinho com Lage é que não deve perceber muito de futebol. Para ser bom treinador não basta saber dar um treino e lançar miúdos. Se fosse só isso o Queirós seria um treinador de topo. Até o Rui Vitoria fez melhor que o Lage. Não servir para as big 5 é uma coisa, não servir para o tugao é outra. O Mourinho tem 20 anos de futebol de topo, não chega para este campeonato?

O que é que interessa o passado vencedor do Mourinho se ele no presente é um acabado?
O mourinho deixou de conseguir passar a mensagem dele às vedetas dos tempos modernos. Os pogbas desta vida ja nao quererm correr como querias os militos e zanetis....

20Nico Gaitan20