José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

Santolas

Citação de: Serdeira23 em 19 de Setembro de 2025, 11:39
Citação de: Santolas em 19 de Setembro de 2025, 11:33
Citação de: Serdeira23 em 19 de Setembro de 2025, 11:31
Citação de: Rivolt em 19 de Setembro de 2025, 11:29Vamos ter conferencia de antevisão hoje?

Pelo que já li por aí não.
O povo sedento de ouvir Mourinho (enquanto a bola não rola) e ele não tira 30 minutos para conversar das intenções tácticas e dos jogadores. Na apresentação pouco ouvimos sobre isso, sobre a sua ideia para a formação não ouvimos nem uma palavra.
Nas CI's também pouco perguntam sobre futebol, portanto também não ias ouvir grande coisa.

Talvez, mas também é culpa dos treinadores. Quando se pergunta o que esperam do adversário, podiam não responder sempre "Uma equipa bem organizada, que sabe aproveitar os momentos do jogo e que vai ser um jogo muito difícil."

Não é preciso dar a táctica para se poder falar um bocadinho de futebol. Gostava de ouvir também se sabe como está a recuperação do lukebakio, quais os planos para o João Rego e João Veloso, se acha que Pavlidis e Ivanovic podem "casar" bem juntos. Sei lá, tanta coisa que podia ser interessante ver uma das pessoas mais experientes do futebol e com poder de comunicação a comentar.

Quantas vezes ouviste perguntas que levem a respostas nesse sentido? Era bom que assim fosse, que, na verdade, é para isso que servem as CI's de pré-jogo. Mas, cá, só se interessam com as eleições e polémicas. Se lhe perguntam por alhos, ele não vai responder com bugalhos.

Jayson Tatum

Normalmente concordo com os artigos de opinião do Luís Mateus. Mais uma vez concordo. Está aqui uma boa síntese:

https://www.abola.pt/noticias/o-ultimo-erro-de-rui-costa-2025091821465037129

Luís Mateus
10:00 - 19. setembro 2025.

// Opinião //
O último erro de Rui Costa
Não conhecemos o futuro, porém Mourinho pode muito bem vir a ser o último erro do presidente Rui Costa. Só o verdadeiro 'Special One' conseguirá, eventualmente, salvar os dois.

Já escrevo sobre José Mourinho há bastante tempo. Muitas vezes foram palavras boas, quando tocava realmente o céu como um dos melhores da história, outras já não tanto, assim que o começámos a ver em declínio e, sobretudo, inteligente como é, não se procurava agarrar a uma qualquer tábua de salvação. Momentos maus todos temos, a diferença estará sempre como reagimos e o que fazemos para que não se repitam. Aí, acredito que não tenha feito o suficiente. Com o seu QI e personalidade, esse é mesmo o seu maior fracasso.

O que escrevi ontem sobre aquele que começou a fazer a sua magia ao mesmo tempo que vestia a pele de estrela de rock n'roll em formato de manager, um autêntico Special One, não é muito diferente do que publico há longos anos. Talvez exista apenas uma ligeira diferença, a de que é cada vez menor para mim a esperança de que dê a volta a si próprio. De qualquer forma, gostei mais uma vez de o ver a dominar uma conferência de imprensa como poucos o conseguem fazer, mesmo nervoso, emocionado, ruborizado, como se se tratasse, de facto, de um novo início. Ainda que não escolha sempre os melhores temas, ninguém se sente tão à vontade nesses locais onde muitos tremem como el puto jefe.

No Benfica, também sobre Jorge Jesus, Rui Vitória, Bruno Lage e Roger Schmidt, me fui dividindo entre críticas e elogios, consoante o momento e as decisões, e se o novo homem do leme conseguir quebrar o karma que o persegue talvez desde Madrid, quase de certeza desde Manchester, terei todo o prazer de escrever sobre uma das melhores notícias que o futebol português poderá ter. Ficarei genuinamente feliz. No entanto, não me peçam para desvalorizar sinais que há muito tempo são negativos, porque a aura já não ganha tantos encontros como no passado.

Nunca fui sócio de nenhum clube, nem daqueles em que os meus filhos jogaram. Não voto. E não me ouvirão dizer: eu escolheria este. A decisão é e deve ser exclusivamente dos sócios, de acordo com o modelo que, democraticamente, legitimaram. O problema de Rui Costa e de Luís Filipe Vieira é que têm ambos um passado enquanto presidentes e personificam estilos de liderança que os penalizam a si e quem lideram. Se defendo há décadas que o futebol deveria ser entregue a quem o joga e jogou, mais concretamente aos jogadores e aos treinadores, sobretudo aos maiores, Rui Costa, que nunca escondi ter sido um dos meus ídolos em campo, tem feito tudo para destruir esse ideal. Não de forma intencional, claro, mas fá-lo sempre que não decide e ainda nas poucas vezes em que realmente o faz.

A conferência de imprensa pós-Qarabag, que serviu para o presidente confirmar a demissão de Bruno Lage — técnico que em alguns meses passou novamente de interino de segunda geração a treinador de projeto, mostrando talvez pela última vez as carências que possui a esse nível —, pariu um rato no que diz respeito à responsabilidade, a mesma que Rui Costa diz sempre que assume. Assumi-la, ali, naquele momento, após mais uma decisão fracassada e que desde o início nunca fez grande sentido, como então também escrevi, seria sair daquela sala, na Luz, já apenas como adepto, sem qualquer cargo para exercer.

Falhou com Lage como tinha falhado com Schmidt, que antes já deixara tantas vezes a arder, sem proteção. São demasiadas más decisões ao longo de quatro anos e muitos títulos perdidos, um esvaziamento da massa crítica interna e, sobretudo, a incapacidade de estabelecer um rumo em primeiro para o futebol e depois para o próprio clube. A cultura de vitória escapou-se do balneário, dos gabinetes e do ar que os atletas inspiram.

Rui Costa acreditou que podia continuar. Que ainda é capaz de fazer bem ao seu clube, quando a única decisão que realmente respeitaria esse desígnio seria o abandono do poder. Não é um líder, nunca o será e não é por tê-lo nas mãos que as coisas vão correr melhor ao emblema que realmente sentiu no peito.

Após o desastre Qarabag, lembrou o tempo de descanso e de preparação, mas antes agiu no mercado como se fosse um ano normal. A equipa reagiu o mínimo para vencer a Supertaça e qualificar-se para a Liga dos Campeões, mas só depois Rui Costa percebeu o que quase toda a gente já sabia: Lage não ia entregar o que a equipa precisava em muitos jogos. Porque se é com a falta de jogadores que justificas a não evolução, mesmo que a um grau mais pequeno, estás demasiado dependente do individual e não chegarás lá coletivamente. E Rui Costa tinha de saber isso. Explicou-o com a necessidade de estabilidade para atacar os primeiros grandes objetivos, a Supertaça e a Liga dos Campeões, porém correu muitos mais riscos do que imagina.

Da comunicação à CMVM à conferência, uma cláusula surpresa transportou a conversa com os jornalistas para o tema da ética. Em tese, salvaguardaria a eventual saída de Mourinho no final da temporada, tendo em conta o contexto de eleições e a eventualidade de haver mudança de direção. Só que, na verdade, não é bem assim. O treinador será sempre indemnizado se não quiserem contar com ele na segunda época, apenas o clube não terá de pagar a totalidade remanescente do contrato. O Special One fará um desconto. A decisão de Rui Costa é legal, mas não deixa de ultrapassar fronteiras, ao poder estar a decidir já dentro de outro projeto. Ainda mais porque, ao contrário do que justificou, Mourinho já não é só por si garantia de sucesso.

Os sócios têm todo o direito de escolher quem quiserem. E podem achar que Rui Costa continua a ser o homem certo. Não vejo como, mas podem. Tal como não vejo que Vieira, que carrega sobre si uma nuvem sombria e representa um passado que colou uma péssima imagem ao renascimento encarnado, mereça tal crédito. Seja quem for, o Benfica — tal como aconteceu com o FC Porto e até com o Sporting — precisa de quebrar o ciclo e arejar os gabinetes.

Por isso, Mourinho não é apenas mais uma aposta arriscada. Poderá mesmo vir a ser o último erro de Rui Costa, símbolo maior de uma presidência em que se tornou cada vez mais difícil encontrar pontos positivos.

Cob92

Citação de: Çula em 19 de Setembro de 2025, 11:14
Citação de: Cob92 em 19 de Setembro de 2025, 10:19Na sua primeira epoca, o Fener do Mourinho teve um bom rendimento interno.

38 jornadas, 99 pontos ha 2 epocas atras.

Depois fez 84 pontos na epoca passada.

O Mourinho só fez um ano completo no Fener.

Essa época dos 99 pontos foi com outro treinador.

Nao sabia, obrigado

20Nico Gaitan20

Profeta

Se a história da cláusula em 2026 é verdadeira tenho de retrair algumas das afirmações que fiz aqui nos últimos dias porque o caso muda bastante de figura.

Deus Jonas

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 19 de Setembro de 2025, 11:47
Citação de: Deus Jonas em 19 de Setembro de 2025, 11:44https://www.youtube.com/watch?v=DQPCIbOPd80

LOLOLOL

Que maravilha.
foda-se como se chamar burro a alguem...sem lhe chamar burro.

😂😂

Que masterclass

Mourinho é um gajo fora da curva. Super inteligente

20Nico Gaitan20

Citação de: Deus Jonas em 19 de Setembro de 2025, 11:48
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 19 de Setembro de 2025, 11:47
Citação de: Deus Jonas em 19 de Setembro de 2025, 11:44https://www.youtube.com/watch?v=DQPCIbOPd80

LOLOLOL

Que maravilha.
foda-se como se chamar burro a alguem...sem lhe chamar burro.

😂😂

Que masterclass

Mourinho é um gajo fora da curva. Super inteligente
em comunicar continua a ser top mundial.

Merkel

O sucesso do Mourinho no próximo mês será uma derrota para o Benfica.

Se a vida do Mourinho levar à reeleição do Rui Costa, então terá sido uma das contratações mais desastrosas da história do clube.

Impossível ficar entusiasmado com isto. Palavra que não percebo. A demagogia ainda funciona

Guilherme20

Pequeno pormenor, manteve o Nuno Santos como treinador de GR, excelente medida, na minha opinião tem feito um belo trabalho, principalmente no Samu, que pouco joga, nota-se uma clara evolução.

iur27

,

Espero que guies o teu / nosso clube do coração aos títulos que merecemos.

Vamos a isso...

Rei

Citação de: Guilherme20 em 19 de Setembro de 2025, 11:49Pequeno pormenor, manteve o Luís Santos como treinador de GR, excelente medida, na minha opinião tem feito um belo trabalho, principalmente no Samu, que pouco joga, nota-se uma clara evolução.

Nuno Santos.

E sim, eles são amigos. Ele foi da equipa técnica dele no passado.

Deus Jonas

https://www.youtube.com/watch?v=LA2TzY4iR7s

Na altura acabou por vir o Lage e ganhamos o 37

Mas já estava escrito nas estrelas. Só foi perder tempo para o Tottenham

RucaSLB24

Citação de: johncleese em 19 de Setembro de 2025, 10:58
Citação de: Leonzo em 19 de Setembro de 2025, 10:54
Citação de: johncleese em 19 de Setembro de 2025, 10:51
Citação de: J_PN em 19 de Setembro de 2025, 10:37
Citação de: johncleese em 19 de Setembro de 2025, 10:32
Citação de: J_PN em 19 de Setembro de 2025, 10:28
Citação de: johncleese em 19 de Setembro de 2025, 10:26
Citação de: J_PN em 19 de Setembro de 2025, 10:19
Citação de: johncleese em 19 de Setembro de 2025, 10:17
Citação de: J_PN em 19 de Setembro de 2025, 10:14
Citação de: Benfiquismo em 19 de Setembro de 2025, 10:11
Citação de: Shoky em 18 de Setembro de 2025, 22:19Masterclass comunicacional. Como sempre. Nem um treino feito e já tem a massa adepta toda com ele.

No relvado é que se verá se este regresso é conto de fadas ou mais um desastre. Com Jesus correu mal.

Admito que estou com vontade que a bola role e sinto novamente o bichinho de ver o Benfica jogar. Já não é mau.

Caríssimo benfiquista, esse é o sentimento da grande maioria de nós. Concordando ou não com o seu regresso, uma coisa é certa, este homem têm algo de especial. Que nos faça felizes.

Em 2 ou 3 jogos isso vai-se esfumar quando virem que ainda vamos jogar pior do que com o Lage.

Depois é voltar a apontar para o real responsável por mais esta escolha desastrosa.

Jogar pior que o Lage é impossível. Fraude de treinador, não sabe dar um treino a uma equipa profissional e quanto mais tempo está num Clube pior fica. Foi incapaz de meter o Benfica a mandar no jogo, das poucas vezes que o fez a espaços foi depois incapaz de colocar o Benfica a controlar os jogos com bola. E nisso tenho a certeza que o Mourinho será muito melhor, a controlar os jogos com bola

Acredita que o Mourinho é bem pior neste momento. O Lage conseguia minimamente organizar a equipa em bloco baixo, o Mourinho nem isso atualmente. Aquela linha defensiva é um caos.

Aliás, nao sei porque toda a gente fecha os olhos aos jogos Fener vs Benfica, talvez os dois jogos mais fáceis este ano.

O que vai acontecer é que nada vamos melhorar ofensivamente e vamos piorar defensivamente.

O Lage conseguia o quê? Acabámos de empatar em casa com o Santa Clara e perder com o Qarabag (o Qarabag crl) depois de estarmos em vantagem. O Lage não sabe dar um treino, quanto mais organizar o que quer que seja...

Porque tiveste de assumir o jogo e isso o Lage não faz ideia de como fazer.

Daí as vitórias contra Atletico, Porto, Bayern e a quase vitória contra o Barça. Fechadinhos atrás, organizados.

O pessoal não tem ideia do nível atual do Mourinho  ;D

Em 2 ou 3 jogos voltamos ao mesmo. Ao menos deu para entreter e tirar o foco do Rui Costa durante algumas semanas, que é o seu principal objectivo.

Vamos excluir o porto moribundo da época passada e um Bayern que se estava literalmente a cagar para esse jogo. Também me recuso a comentar "quase vitórias", especialmente quando terminam em derrota. E repito, não comparemos o nível do Mourinho na Premier League ou Serie A a treinar históricos losers com o Lage a treinar planteis de milhões no tugão

O Mourinho atual não faz ideia de como organizar uma equipa. Não se percebe que ideias tem e qual o seu modelo de jogo.

Levou dois bailes táticos do Lage (do LAGE) há nem 1 mês!

Mas sim, vamos rebentar o Tugão, tal como o JJ em 2020. Santa paciência.

Ninguém falou em "rebentar o tugão". Não tenho qualquer ilusão nesse sentido. Agora, que o pior Mourinho é incomparavelmente superior ao melhor Lage não tenho a mínima dúvida. Nem ao nível do treino, nem da leitura do jogo, nem da capacidade de liderança, nem da comunicação. E muito menos do conhecimento do Mercado, até porque um já treinou os melhores do Mundo e o outro achava que o Adam Reach ia fazer a diferença no Benfica...
Concordo contigo, ainda assim acho que o Mourinho perdeu se muito nos últimos tempos em relação à preparação dos jogos e leitura de jogo. Nesse aspecto acredito que o Rui Faria fosse mais habilitado para esse campo que o próprio. Daí ter decaído tanto as performances nos últimos tempos. E a prova disso foram estes 2 jogos com o Benfica recentemente.

Se ele e a sua equipa técnica conseguirem evoluir nesse aspeto, talvez as coisas resultem, caso contrário não sei se vai ser muito famosa esta passagem dele aqui.

Digo e repito, não há comparação com um professor de ginástica glorificado. Aliás, o comentário do Di Maria nas redes sociais é sintomático. Um jogador que já foi treinado pelos melhores ter que se sujeitar a sessões de treino amadoras e frases feitas cringe e piadas que lhe saem completamente ao lado, tudo isto com aquele jeito fanhoso de quem tem um problema cognitivo. É embaraçoso o Benfica ter andado com isto a treinador

👏👏👏👌