José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

B_B

Rumoaoquadragesimo

Kaká

Não acho que tenha sido a melhor decisão ao dia de hoje ao nivel da escolha de treinador para o que pretendemos.
Não acho que tenha sido uma boa decisão de gestão/financeira havendo a possibilidade de se trocar a "guarda" daqui por um mês e obrigando os próximos executivos a arcar com as consequências.

Ainda assim... Mourinho é, foi e será Mourinho. Tem uma história e uma carreira do caralho. Esperemos para o bem dele e do nosso, que se reencontre aqui com as ferramentas certas, com uma equipa que se quer ganhadora e que não tem tido há várias épocas. A esperança ninguém me tira, assim como a dúvida.

Espero que tenha sido "a" escolha que nos faltava há algumas décadas.

kokas123

Citação de: Kaká em 20 de Setembro de 2025, 03:01Não acho que tenha sido a melhor decisão ao dia de hoje ao nivel da escolha de treinador para o que pretendemos.
Não acho que tenha sido uma boa decisão de gestão/financeira havendo a possibilidade de se trocar a "guarda" daqui por um mês e obrigando os próximos executivos a arcar com as consequências.

Ainda assim... Mourinho é, foi e será Mourinho. Tem uma história e uma carreira do caralho. Esperemos para o bem dele e do nosso, que se reencontre aqui com as ferramentas certas, com uma equipa que se quer ganhadora e que não tem tido há várias épocas. A esperança ninguém me tira, assim como a dúvida.

Espero que tenha sido "a" escolha que nos faltava há algumas décadas.

Eu não acho o Lage atual pior treinador na parte futebolística que o Mourinho. Espero que o Mourinho volte a ser do patamar que já foi, mas não tem sido um treinador de nível superior, bem pelo contrário.
Dito isto, o Lage andava a ser sabotado, e por isso não tinha condições para fazer um bom trabalho.

Pior que isto é a quantidade de investimento feito a 1 mês das eleições, já a tramar o presidente que vier a seguir, que fica com estas despesas entaladas.
E ainda mais inconcebível é o timing e motivo da mudança, de populismo puro. Bruno Lage tinha acabado de eliminar do Mourinho por mérito. E os defeitos apontados à equipa com Bruno Lage (dificuldade contra blocos baixos, em ter criatividade para encontrar espaços e criar oportunidades), são defeitos que Mourinho também tem. Toda a gente a nível internacional o conhece como "Park the Bus"...enfim. Não tem lógica absolutamente nenhuma.
Ainda para mais conhecendo o histórico recente de Mourinho, que anda a colecionar indemnizações, virar-se contra as direções dos clubes, contra os seus jogadores, etc.

Espero que ele venha para cá e mude o seu padrão comportamental recente, mas honestamente, é uma decisão terrível, e puramente emocional.

Ficarei muito contente se o Mourinho voltar a ser "Football Heritage" e "Special One" no Benfica, e ganhemos tudo, até porque vai encontrar um clube com muito mais ferramentas humanas e a nível de infraestruturas, e circunstâncias mais acessíveis para que tenha um bom desempenho do que os seus últimos clubes. Mas este tipo de questões têm que ser feitas pelos dirigentes. Não é só olhar para a parte boa do currículo. É olhar para tudo.

E logicamente, José Mourinho tem mais 13 anos que Bruno Lage, por isso comparar palmarés também não me parece a maneira mais correta de analisar a situação. Por mais que se possa assumir, de facto, que Mourinho continuará a ter mais currículo devido ao seu início de carreira há quase 20 anos atrás. Mas o futebol mudou muito entretanto.

Mesmo assim, apoiarei Mourinho como tenho apoiado os treinadores do Benfica, porque temos que dar estabilidade emocional às pessoas para que façam o que sabem. Não é criticar por tudo e por nada a qualquer erro que o Benfica vai a algum lado. Acho também engraçado a facilidade com que nos queixamos de um treinador, e a dificuldade que tem para se analisar com a mesma frieza os defeitos de alguns dos nossos jogadores, e pior, do presidente horrível (HORRÍVEL) que temos.

ZilluX

A opiniao generalizada e' de que o Mourinho esta' completamente desactualizado como treinador.

Mas existe alguem por ai - talvez um treinador - que realmente que consiga explicar tecnicamente no que ele esta desactualizado?

Explicacoes genericas de como nao seguiu o tiki-taka ou geggenpressing nao me servem. Estou a procura de coisas mais substanciais.

Gostava genuinamente de perceber, ate para aumentar o meu conhecimento futebolistico.

Trapattoni

MrCobb

Fdx,não me digam que o lagiola vai deixar ainda uma série de fãs por cá... Sabotagem? Um tipo que andou a lamber os tomates e a vangloriar do abusador publicamente? A tática e movimentos da equipa era culpa da sabotagem, se calhar....

bnfc

Citação de: ZilluX em 20 de Setembro de 2025, 07:07A opiniao generalizada e' de que o Mourinho esta' completamente desactualizado como treinador.

Mas existe alguem por ai - talvez um treinador - que realmente que consiga explicar tecnicamente no que ele esta desactualizado?

Explicacoes genericas de como nao seguiu o tiki-taka ou geggenpressing nao me servem. Estou a procura de coisas mais substanciais.

Gostava genuinamente de perceber, ate para aumentar o meu conhecimento futebolistico.

Tem a ver em grande parte com a posse de bola. Hoje em dia as equipas querem a bola, querem controlar o ritmo do jogo, recuperar a bola o mais depressa possível. Quem tem bola está mais próximo de ganhar. O Mourinho, desde o trauma com o Barça do tiki-taka, passou a privilegiar a organização defensiva, a eficácia nas transições. As suas equipas dão muitas vezes a iniciativa do jogo ao adversário para poderem explorar o erro. Não tenta sufocar, não tenta mandar no jogo, tenta manter-se organizado e explorar as falhas do adversário. O resultado disso é que o futebol geralmente é feio de se ver. E a eficácia é muito discutível, especialmente contra equipas superiores, que sabem o que fazer com a bola, e tb contra equipas fechadas.

SCunha11

REDUNION

Citação de: takediz em 20 de Setembro de 2025, 01:24Li agora se relance a capa do cm, Mourinho custa 36M ao Benfica, isto era o tal preço de amigo?

Sim, e até se diz por ai que é muito mais que 36... até porque se o cm diz é porque é verdade certo?

zikoli

Nos 36milhoes k a cm fala devem estar a referir se ao valor pago ao Schmidt e ao lage 😂

uezor

Citação de: bnfc em 20 de Setembro de 2025, 07:24
Citação de: ZilluX em 20 de Setembro de 2025, 07:07A opiniao generalizada e' de que o Mourinho esta' completamente desactualizado como treinador.

Tem a ver em grande parte com a posse de bola. Hoje em dia as equipas querem a bola, querem controlar o ritmo do jogo, recuperar a bola o mais depressa possível. Quem tem bola está mais próximo de ganhar. O Mourinho, desde o trauma com o Barça do tiki-taka, passou a privilegiar a organização defensiva, a eficácia nas transições. As suas equipas dão muitas vezes a iniciativa do jogo ao adversário para poderem explorar o erro. Não tenta sufocar, não tenta mandar no jogo, tenta manter-se organizado e explorar as falhas do adversário. O resultado disso é que o futebol geralmente é feio de se ver. E a eficácia é muito discutível, especialmente contra equipas superiores, que sabem o que fazer com a bola, e tb contra equipas fechadas.

E sendo realistas... qual seria o melhor modelo de jogo para competirmos com Chelsea, Real Madrid, Man City ou outro clube qualquer com um orçamento muito superior ao nosso?