José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

ZilluX

Citação de: bnfc em 20 de Setembro de 2025, 07:24
Citação de: ZilluX em 20 de Setembro de 2025, 07:07A opiniao generalizada e' de que o Mourinho esta' completamente desactualizado como treinador.

Mas existe alguem por ai - talvez um treinador - que realmente que consiga explicar tecnicamente no que ele esta desactualizado?

Explicacoes genericas de como nao seguiu o tiki-taka ou geggenpressing nao me servem. Estou a procura de coisas mais substanciais.

Gostava genuinamente de perceber, ate para aumentar o meu conhecimento futebolistico.

Tem a ver em grande parte com a posse de bola. Hoje em dia as equipas querem a bola, querem controlar o ritmo do jogo, recuperar a bola o mais depressa possível. Quem tem bola está mais próximo de ganhar. O Mourinho, desde o trauma com o Barça do tiki-taka, passou a privilegiar a organização defensiva, a eficácia nas transições. As suas equipas dão muitas vezes a iniciativa do jogo ao adversário para poderem explorar o erro. Não tenta sufocar, não tenta mandar no jogo, tenta manter-se organizado e explorar as falhas do adversário. O resultado disso é que o futebol geralmente é feio de se ver. E a eficácia é muito discutível, especialmente contra equipas superiores, que sabem o que fazer com a bola, e tb contra equipas fechadas.

O geggenpressing também gosta mais de não ter bola do que a ter e muita gente gosta do estilo. O tiki-taka e' uma seca de todo o tamanho.

E quem não gosta de controlar os ritmos de jogo? Certamente o Mourinho gosta. O deco era mestre.

Gostava de ler um artigo de treinador para explicar. Porque essas explicações não me convencem.

Ele sempre foi um treinador mais tactico - como a grande maioria dos treinadores portugueses. As estatísticas também mostram que as equipas dele marcam bastantes golos, como aconteceu no Chelsea e RM. Ja para não falar no amasso em Portugal.

E isso de pressionar todas pressionam. Tal como o fener nos fez. Tanto que a única crítica que o Mourinho fez ao plantel o e' que não mordem o suficiente.

Isso são tudo coisas que qualquer equipa faz.

uezor

Citação de: ZilluX em 20 de Setembro de 2025, 07:07A opiniao generalizada e' de que o Mourinho esta' completamente desactualizado como treinador.

Mas existe alguem por ai - talvez um treinador - que realmente que consiga explicar tecnicamente no que ele esta desactualizado?

Explicacoes genericas de como nao seguiu o tiki-taka ou geggenpressing nao me servem. Estou a procura de coisas mais substanciais.

Gostava genuinamente de perceber, ate para aumentar o meu conhecimento futebolistico.

Tem a ver em grande parte com a posse de bola. Hoje em dia as equipas querem a bola, querem controlar o ritmo do jogo, recuperar a bola o mais depressa possível. Quem tem bola está mais próximo de ganhar. O Mourinho, desde o trauma com o Barça do tiki-taka, passou a privilegiar a organização defensiva, a eficácia nas transições. As suas equipas dão muitas vezes a iniciativa do jogo ao adversário para poderem explorar o erro. Não tenta sufocar, não tenta mandar no jogo, tenta manter-se organizado e explorar as falhas do adversário. O resultado disso é que o futebol geralmente é feio de se ver. E a eficácia é muito discutível, especialmente contra equipas superiores, que sabem o que fazer com a bola, e tb contra equipas fechadas.

O ponto de viragem não foi propriamente o tiki-taka do Barcelona mas sim quando decidiu colocar o Iker Casillas no banco. Nunca mais recuperou do impacto.

220373

Citação de: ZilluX em 20 de Setembro de 2025, 08:13

O geggenpressing também gosta mais de não ter bola do que a ter e muita gente gosta do estilo. O tiki-taka e' uma seca de todo o tamanho.

E quem não gosta de controlar os ritmos de jogo? Certamente o Mourinho gosta. O deco era mestre.

Gostava de ler um artigo de treinador para explicar. Porque essas explicações não me convencem.

Ele sempre foi um treinador mais tactico - como a grande maioria dos treinadores portugueses. As estatísticas também mostram que as equipas dele marcam bastantes golos, como aconteceu no Chelsea e RM. Ja para não falar no amasso em Portugal.

E isso de pressionar todas pressionam. Tal como o fener nos fez. Tanto que a única crítica que o Mourinho fez ao plantel o e' que não mordem o suficiente.

Isso são tudo coisas que qualquer equipa faz.

Pragmáticamente o Mourinho até certa altura elevava o nível das equipas que treinava, e a partir de certa altura isso deixou de acontecer.  Há inclusivamente quem diga que quando sai as equipas melhoram.

Se foi porque perdeu qualidade na equipa técnica, se os outros treinadores elevaram o nível, se o próprio Mourinho passou a trabalhar menos, ou qual o conjunto de razões parece-me menos importante.

Haywire

Citação de: Petrov_Carmovich em 19 de Setembro de 2025, 22:24
Citação de: Haywire em 19 de Setembro de 2025, 22:21
Citação de: ruibenfica80 em 19 de Setembro de 2025, 08:25Quero que isto resulte como benfiquista.

Mas não espero milagres como já disse.

Aliás, tinha memória do início do Mourinho não ter sido assim tão fabuloso no Benfica. Fui verificar.

De facto, não conseguiu vencer o Halmstadt. E teve também derrota 3-0 na Madeira. Um jogo que tudo corria mal. Esse jogo ainda me lembrava porque foi filme de terror.

No fim lá saiu com aquele grande 3-0 ao Sporting.

Mas na altura foi pacifica a saida porque também não tinha sido nada do outro mundo até ali.

Moral da história, nem o Mourinho jovem fazia milagres num Benfica caótico. Com efeito, foi fazer quase melhor no Leiria.

O Benfica tinha e tem problemas mais fundos.

Oxalá o Mourinho actual tenha mais sorte com o caos estrutural do Benfica.

Mas recordar que ele é homem de bater com a porta e chocar de frente internamente. E não sei se não vamos ver algum fogo de artificio nesta segunda passagem.

Oxalá corra tudo bem!

Boa sorte!
O Benfica perdeu no Bessa, empatou em casa com o Halmstadt (jogo que merecia ter ganho, grande golo do Miguel btw), e perdeu na Madeira injustamente por 3-0 com um hat-trick.

Mas, antes do jogo com o Sporting eliminou o Campomaiorense na Taça e goleou o Guimarães. A equipa estava em crescendo. Estavamos em 10.º salvo erro 2/3 jornadas antes.
Por causa desse mesmo crescendo, é que eu e muitos começaram a ter esperança. E havia possibilidade de alcançar o título nacional. O Mourinho de certeza que limparia o sebo ao Contumil e aos axadrezados.
Talvez na época seguinte, sim.

Principalmente se tivesse mesmo chegado o Super Mário.

220373

Citação de: Haywire em 20 de Setembro de 2025, 08:26
Citação de: Petrov_Carmovich em 19 de Setembro de 2025, 22:24
Citação de: Haywire em 19 de Setembro de 2025, 22:21
Citação de: ruibenfica80 em 19 de Setembro de 2025, 08:25Quero que isto resulte como benfiquista.

Mas não espero milagres como já disse.

Aliás, tinha memória do início do Mourinho não ter sido assim tão fabuloso no Benfica. Fui verificar.

De facto, não conseguiu vencer o Halmstadt. E teve também derrota 3-0 na Madeira. Um jogo que tudo corria mal. Esse jogo ainda me lembrava porque foi filme de terror.

No fim lá saiu com aquele grande 3-0 ao Sporting.

Mas na altura foi pacifica a saida porque também não tinha sido nada do outro mundo até ali.

Moral da história, nem o Mourinho jovem fazia milagres num Benfica caótico. Com efeito, foi fazer quase melhor no Leiria.

O Benfica tinha e tem problemas mais fundos.

Oxalá o Mourinho actual tenha mais sorte com o caos estrutural do Benfica.

Mas recordar que ele é homem de bater com a porta e chocar de frente internamente. E não sei se não vamos ver algum fogo de artificio nesta segunda passagem.

Oxalá corra tudo bem!

Boa sorte!
O Benfica perdeu no Bessa, empatou em casa com o Halmstadt (jogo que merecia ter ganho, grande golo do Miguel btw), e perdeu na Madeira injustamente por 3-0 com um hat-trick.

Mas, antes do jogo com o Sporting eliminou o Campomaiorense na Taça e goleou o Guimarães. A equipa estava em crescendo. Estavamos em 10.º salvo erro 2/3 jornadas antes.
Por causa desse mesmo crescendo, é que eu e muitos começaram a ter esperança. E havia possibilidade de alcançar o título nacional. O Mourinho de certeza que limparia o sebo ao Contumil e aos axadrezados.
Talvez na época seguinte, sim.

Principalmente se tivesse mesmo chegado o Super Mário.
Com o Jardel podia ter ido para lá eu, só queria mais um outro jogador que soubesse centrar

Pesadelo do crl

ruibenfica80

Por acaso acho que onde ele ficou desactualizado é ao nível da psicologia.

E digo isto porque o prime Mourinho era absolutamente fabuloso. Uma das questões que ele trazia era fazer cepos acreditar que podiam dar jogadores. E tudo dava o litro porque acreditavam.

Mas há aqui umas coisas que foram mudando com as novas gerações.

O estilo muito directo, muito frontal e pouco diplomático do Mourinho vem sendo menos adaptado às novas gerações.

E temos assistido nos últimos anos a uma ausência desse efeito motivador que costumava ter.

Ele ainda é bom em termos tácticos. Sabe o que faz.

Só que tem muito menos jogadores a dar o litro por ele.

Então já não tem ocorrido aqueles fenómenos Nuno Valente, Paulo Ferreira, Derlei. Jogadores que não tinham andamento para ganhar uma champions mas ganharam!

Para mim é a grande diferença.

E o facto de estar mais velho cada vez é pior. Imagino que ele tem cada vez menos paciência. O que até nas estruturas dos clubes tem gerado problemas.

Ele basicamente tende a embirrar com tudo e todos. É questão de tempo.

A primeira vez que isto se sentiu mais drasticamente acho que foi na segunda passagem no Chelsea. Aquilo foi de tal ordem que perdeu o balneário.

E desde aí há uma lista grande de jogadores que chocaram com ele. No United muitos. No Totenham não é tão público mas notas que não transformou ali ninguém em top mundial. Eles ficaram apenas onde já estavam e até ligeiramente piores.

Querendo ou não as coisas mudaram. E é tão mais evidente se trabalhas com jovens. Em 20 anos as gerações jovens estão diferentes.

Coisas que me fizeram quando eu comecei a trabalhar seriam hoje muito mal vistas. E 25 anos atrás comiamos e calavamos. Ou ouvíamos mesmo que fosse insultos.

Haywire

Citação de: uezor em 20 de Setembro de 2025, 08:20

O ponto de viragem não foi propriamente o tiki-taka do Barcelona mas sim quando decidiu colocar o Iker Casillas no banco. Nunca mais recuperou do impacto.
Não, de todo.

Se há pessoa, neste fórum, capacitada para falar do Mourinho no período Real - Barça, serei eu. O clássico (0-5) com o Barça foi decisivo na forma como o Real do Mourinho passou a jogar nos clássicos mas não foi nenhum momento de impacto sem recuperação.

Tanto é que o Iker ir para o banco nada tem a ver com o 0-5.

O Iker só vai para o banco bem mais à frente quando se tornou no "topo(r)" do balneário (oficialmente, já toda a gente sabia que era ele que filtrava informação), dividindo os adeptos em definitivo, com os jornalistas/media do lado do Iker - porque não só perdiam o topo mas também porque podia criar futuras pressões para que outros jogadores não falassem à imprensa.

A situação do Iker contamina o balneário e na última jornada do Mourinho tinhas 3 ou 4 jogadores com lesões "nas espaldas" que não são verificáveis pela equipa médica, inclusive, o AS lança a notícia que o Mourinho não convoca os jogadores para a última jornada porque lhe apetece quando, na realidade, os jogadores não treinaram por lesão (segundo os próprios) e o Iker não vai a jogo porque não treinou, foi para o ginásio porque lhe apeteceu, e foi ao Dubai, salvo erro, fazer publicidades.

O Mourinho podia ter gerido melhor essa situação do Iker, a meu ver.

SLBenfica1904

Alguém sabe quais foram os supostos insultos que a claque do porto cantou ao Mourinho? No vídeo do Record não se percebe um caralho!

cernache1

Sabes ler, lonstrup ?

"Em função do que veremos".

Haywire

Citação de: SLBenfica1904 em 20 de Setembro de 2025, 08:43Alguém sabe quais foram os supostos insultos que a claque do porto cantou ao Mourinho? No vídeo do Record não se percebe um caralho!
Eu também tive dificuldade. Pareceu-me, mas não sei mesmo, "Mourinho é gay"?

Meio_metro

Uma coisa é inegável, ninguém fala de mais nada... Anda tudo preocupado com o Mourinho..

merlim

Cum crl. Os fdp daquela ETAR que é a cofina, também fizeram contas ao valor que os outros treinadores custam. Outros que a seguir nem a rastejar entravam nas nossas instalações. Não pode é ser com os merdas que lá estão.

PB

diego040675

Era completamente contra a sua vinda por diversas razões

Toda maneira agora que cá está espero que me surpreenda e que volte a ser o velho Mourinho

Obviamente que quero que o sucesso seja sob a presidência do Noronha

Vamos Benfica

Guernsey

Citação de: Gravesinho em 19 de Setembro de 2025, 22:55
Citação de: Guernsey em 19 de Setembro de 2025, 22:47Mou, por favor, não me fodas amanhã.

Estou com um feeling que nos vamos espetar já amanhã. Por favor, não me fodas.

Nem que seja por meio a zero. Não deixes esses cabrões desligarem a ficha, têm que ser os 90 minutos a correr e não só até marcarem o primeiro!

Eu acredito que todos querem mostrar-se a um dos melhores treinadores da história mundial. Se isto não os motiva, que se fodam.

Só me questiono se o Mourinho vai montar a equipa à semelhança do que fez no Porto ou no Real. 4-3-3 com Enzo atrás do Rios e Sudakov?

Eles continuam a não ser treinados há muito tempo. E o Mou só pôde meter um dedinho (palavras dele).

Do outro lado vai estar uma equipa minimamente organizada.

Pode estar aqui uma tempestade perfeita para nos lixarmos e entrarmos com o pé esquerdo. Não podemos tirar o pé!