Voleibol Internacional

PP00

Bulgária na final do Campeonato do Mundo...55 anos depois.

Irmãos Nikolov fizeram história.

Dois craques mundiais.

Simeon Nikolov...18 anos.
Alex Nikolov...22 anos.

PP00

Assustador o que a Itália acabou de fazer com a Polónia.

Uma varridela sem espinhas...sem o Daniele Lavia.

PP00

Final do Campeonato do Mundo:

Bulgária x Itália

costapequeno

Parabens a italia pelo titulo mundial.

Polonia so teve o naturalizado Leon na quadra,o resto foram zero.

Bulgaria a surpresa da competicao.

PP00

Itália quase com toda a certeza será bicampeã mundial mas eu espero que a FIVB não tenha a infeliz ideia de tirar o prémio de MVP do Campeonato do Mundo ao Alex Nikolov.

Títulos individuais não dependem de títulos coletivos.

Alex Nikolov foi claramente o melhor jogador da prova.

Ele e o irmão carregaram completamente a Bulgária até à final, sem perder qualquer jogo até à final.

Se isto for justo:

MVP: Alex Nikolov
Melhor Oposto: Yuri Romanò
Melhor Z4: Alex Nikolov
Melhor Z4: Alessandro Michieletto
Melhor Central: Roberto Russo
Melhor Central: Aleks Grozdanov
Melhor Líbero: Fabio Balaso
Melhor Distribuidor: Simeon Nikolov ou Simone Gianelli

PP00

Itália bicampeã mundial.

Medalha de prata para a Bulgária, carregada pelos irmãos Nikolov.
Grande Campeonato do Mundo da Bulgária.

Medalha de bronze para a Polónia.

PP00

Conseguiram roubar o prémio de MVP ao Alex Nikolov.

Que absoluto escândalo.

Michieletto é o melhor jogador do Mundo, isso não está em causa, mas não foi o melhor jogador deste Campeonato do Mundo.
Foi o Nikolov...e de muito longe.

Rui SLB Pedro

Vitória justa de Itália na final. A Bulgária acusou a juventude no quarto set mas estão claramente de parabéns. Na minha opinião a final foi decidida pelo Bottolo. Esteve muito bem a servir e para mim foi o melhor jogador da final.
Sobre o MVP do campeonato não posso opinar uma vez que não acompanhei o campeonato na íntegra.

PP00

Citação de: Rui SLB Pedro em 28 de Setembro de 2025, 14:06Vitória justa de Itália na final. A Bulgária acusou a juventude no quarto set mas estão claramente de parabéns. Na minha opinião a final foi decidida pelo Bottolo. Esteve muito bem a servir e para mim foi o melhor jogador da final.
Sobre o MVP do campeonato não posso opinar uma vez que não acompanhei o campeonato na íntegra.

Concordo em absoluto.

Bottolo foi o homem da final.

Daí ainda ser mais ridículo a atribuição de MVP ao Michieletto.
Não só não foi o o melhor jogador da prova como não foi o melhor jogador da final.

É o melhor jogador do Mundo da atualidade, mas não foi o melhor neste Campeonato do Mundo.

O prémio teria que ter sido entregue ao Alex Nikolov, sem qualquer margem de dúvida.

PP00

Alex Nikolov (Z4):

173 pontos (24,7 pontos por jogo)
53% eficácia de ataque
12 aces
7 blocos

Alessandro Michieletto (Z4):

93 pontos (13,2 pontos por jogo)
45% eficácia de ataque
12 aces
9 blocos

Com que base dão o MVP ao Michieletto?
Escandaloso.
Dos maiores fraudes e das maiores injustiças de sempre.

PP00

Palmarés de Campeonatos do Mundo:

Rússia - 6 títulos mundiais
Itália - 5 títulos mundiais
Brasil - 3 títulos mundiais
Polónia - 3 títulos mundiais
República Checa - 2 títulos mundiais
Alemanha - 1 título mundial
EUA - 1 título mundial

Desde 1990 só houve 3 campeões:

1990 - Itália
1994 - Itália
1998 - Itália
2002 - Brasil
2006 - Brasil
2010 - Brasil
2014 - Polónia
2018 - Polónia
2022 - Itália
2025 - Itália

Rui SLB Pedro

Citação de: PP00 em 28 de Setembro de 2025, 17:40Palmarés de Campeonatos do Mundo:

EUA - 1 título mundial

1990 - Itália
1994 - Itália
1998 - Itália
2002 - Brasil
2006 - Brasil
2010 - Brasil
2014 - Polónia
2018 - Polónia
2022 - Itália
2025 - Itália
Claramente a Itália a ser a melhor selecção dos últimos 35 anos. Falta-lhe o título olímpico.

PP00

Citação de: Rui SLB Pedro em 28 de Setembro de 2025, 23:14
Citação de: PP00 em 28 de Setembro de 2025, 17:40Palmarés de Campeonatos do Mundo:

EUA - 1 título mundial

1990 - Itália
1994 - Itália
1998 - Itália
2002 - Brasil
2006 - Brasil
2010 - Brasil
2014 - Polónia
2018 - Polónia
2022 - Itália
2025 - Itália
Claramente a Itália a ser a melhor selecção dos últimos 35 anos. Falta-lhe o título olímpico.

E a Itália tem uma seleção para largos anos.

Michieletto - 23 anos
Lavia - 25 anos (nem foi a este Campeonato do Mundo devido a lesão, é top 3 jogadores da seleção italiana)
Giannelli - 29 anos
Yuri Romanò - 28 anos
Russo - 28 anos
Galassi - 28 anos
Bottolo - 25 anos
Luca Porro - 21 anos
Balaso - 29 anos

Seleção recheada de talento e com muitos anos de voleibol pela frente.
Todos eles com menos de 30 anos...

Há Liga das Nações todos os anos.
Há Campeonato da Europa de 2 em 2 anos.
E passará a haver Campeonato do Mundo de 2 em 2 anos também.

Para o ano são os principais candidatos a vencer o Campeonato da Europa.

jc007

Também acho que o A. Nikolov merecia ser o MVP. Mas não acompanhei edições anteriores, não sei se será da praxe o MVP ser da equipa vencedora?

Ressalvo ainda que tenho ideia do A. Nikolov não ser tão completo como o Michielleto, que me parece ser melhor na defesa. Até acho incrível como, com 2,11 metros, existe toda aquela elasticidade e reflexos a ir buscar certas bolas!

Uma coisa que fiz, um bocado na sequência do que li por aqui, foi subscrever a VBTV no início do campeonato Feminino. Dinheiro  muito bem empregue, ainda para mais sendo eu grande adepto das equipas italianas. Uma delícia poder ver e rever todos os jogos que entender. E agora vai dar para acompanhar os campeonatos italianos!

Num aparte acerca do Lavia. Não sei se leram sobre a lesão dele, ocorrida durante  a preparação da selecção. A coisa foi muito grave. Ficou com o anelar e o mindinho da mão direita quase decepados! Uma cena horrível, caiu de um pedestal e de seguida caiu-lhe um peso de 15Kg em cima da mão. Facturas múltiplas e expostas, tendões e nervos rasgados. Um pavor! Fiquei a perceber porque havia jogadores da Itália muito emocionados por causa dele. Em grande parte por causa disto. Espero que recupere bem.

PP00

Citação de: jc007 em 29 de Setembro de 2025, 17:56Também acho que o A. Nikolov merecia ser o MVP. Mas não acompanhei edições anteriores, não sei se será da praxe o MVP ser da equipa vencedora?

Ressalvo ainda que tenho ideia do A. Nikolov não ser tão completo como o Michielleto, que me parece ser melhor na defesa. Até acho incrível como, com 2,11 metros, existe toda aquela elasticidade e reflexos a ir buscar certas bolas!

Uma coisa que fiz, um bocado na sequência do que li por aqui, foi subscrever a VBTV no início do campeonato Feminino. Dinheiro  muito bem empregue, ainda para mais sendo eu grande adepto das equipas italianas. Uma delícia poder ver e rever todos os jogos que entender. E agora vai dar para acompanhar os campeonatos italianos!

Num aparte acerca do Lavia. Não sei se leram sobre a lesão dele, ocorrida durante  a preparação da selecção. A coisa foi muito grave. Ficou com o anelar e o mindinho da mão direita quase decepados! Uma cena horrível, caiu de um pedestal e de seguida caiu-lhe um peso de 15Kg em cima da mão. Facturas múltiplas e expostas, tendões e nervos rasgados. Um pavor! Fiquei a perceber porque havia jogadores da Itália muito emocionados por causa dele. Em grande parte por causa disto. Espero que recupere bem.

Logicamente o Michieletto é mais completo que o Nikolov.

Michieletto é o jogador mais completo do Mundo, é o melhor jogador do Mundo.
É um absurdo a agilidade dele para alguém que tem 2,11m de altura.

Isso não está em causa.

Mas aqui está-se a avaliar qual foi o melhor jogador deste Campeonato do Mundo, e isso foi o Alex Nikolov...e de longe.

Nikolov teve mais 80 pontos marcados que o Michieletto (ambos com o mesmo número de jogos).

Nikolov teve quase mais 10% de eficácia de ataque que o Michieletto (ambos com o mesmo número de jogos).

Nikolov ter 173 pontos em 7 jogos (média de 24,7 pontos por jogo) com 53% de eficácia de ataque é um total absurdo.
Foi das melhores prestações individuais que vi em toda a minha vida numa prova internacional.
Um jogador que carregou juntamente com o irmão (distribuidor) uma seleção às costas.
Bulgária não ia a uma final do Campeonato do Mundo há 55 anos.

É um perfeito disparate a nova moda que se criou na FIVB de dar o prémio de MVP a alguém da seleção vencedora.
Não faz qualquer sentido.
É uma total injustiça.
Em 2002, o Brasil ganhou o Campeonato do Mundo e o MVP foi o argentino Milinkovic que foi claramente o melhor jogador nesse Mundial e a Argentina julgo que nem aos quartos de final foi.

Quanto ao Lavia, sim, teve uma lesão muito grave.
Foi no campo de treino da seleção italiana, na preparação para o Campeonato do Mundo.
Estava em cima de uma plataforma com um disco de 15kg, desequilibrou-se, caiu da plataforma e o disco caiu-lhe em cima da mão direita.
Teve muito perto de ter 2 dedos amputados...passou por uma cirurgia de mais de 3 horas.

Impressionante como a Itália faz um Campeonato do Mundo sem Lavia e no mata-mata devorou tudo o que apanhou pela frente (3-0 à Argentina, 3-0 à Bélgica, 3-0 à Polónia e 3-1 à Bulgária).
Só demonstra a qualidade desta seleção italiana.

E que o Lavia recupere bem desta lesão grave e que possa voltar sem qualquer limitação.
Para mim, o melhor Z4 do Mundo a receber.