Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 53 anos,
Portugal

HB

Garante que não houve contactos com Mourinho antes da saída de Lage: «Dou a minha palavra de honra»

Disse que os valores do contrato de Mourinho não eram superiores aos de Schmidt...

"É dentro da ordem dos de Roger Schmidt. Foi aquilo que referi. E como disse numa intervenção, não venho para as televisões perguntar quanto ganha o fulano A ou B. Não me parece sequer legítimo perguntarem o salário do treinador".

Mas os adeptos têm essa curiosidade...

"Naturalmente toda a gente tem curiosidade em saber quanto ganha o vizinho do lado... Quanto mais o treinador do Benfica".

"Isto é mérito também de José Mourinho, quis mesmo vir para o Benfica. E o Benfica percebe que tem de pagar por um treinador desta envergadura. Mas teve o bom senso, algo que me deixa muito feliz, de perceber que no Benfica não poderia ganhar os salários pagos nos clubes em que esteve toda a vida. É o salário mais baixo que Mourinho tem desde que saiu de Portugal há muitos e muitos anos. Isso também mostra a vontade que teve em vir para o Benfica. Não me leve a mal, mas Mourinho, assim que acaba de sair de uma equipa, tem montes de equipas a querê-lo. O facto de aceitar o projeto do Benfica e aceitar que Portugal não é, em termos de moeda, o mesmo que países que representou ultimamente, deixa-me muito feliz. Teve muito bom senso em perceber onde o Benfica poderia chegar".

Como se chega a um acordo tão rápido com um treinador? Entende que as pessoas possam estranhar que não tenham existido contactos antes?

"No Benfica tudo parece estranho porque tem de ser falado. Se demorasse quatro ou cinco dias a escolher, ia dizer-se que o Benfica despediu um treinador sem ter nada na mão para ter outro treinador. O Benfica trabalhou bem nesse aspeto. No dia seguinte, já estava a pressionar, a contactar, a fazer tudo o que era necessário para ter um treinador antes do jogo na Vila das Aves, que foi o que disse no dia em que Bruno Lage saiu. E no dia seguinte, o Benfica fez o trabalho que lhe competia para garantir um treinador desta envergadura".

Garante que, antes do despedimento de Lage, não houve contactos com Mourinho? Nem Mário Branco?

"Dou a minha palavra de honra. Mesmo que Mário Branco, que não é o caso, tivesse feito algum contacto, a decisão tinha sido minha".

Mas já sabia que Mourinho estava inclinado a aceitar um convite?

"Eu falo com Mourinho no dia seguinte logo pela manhã. Peço-lhe uma reunião. Tivemos a reunião. Houve vontade da parte dele, houve a proposta em cima da mesa, a contra-proposta. Chegando a acordo, no final do dia as coisas estavam concluídas".

in record

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/20251002-184833-entrevista-a-rui-costa-em-direto?ref=HP_Ultimas

Noisiv

Citação de: nwpt em 02 de Outubro de 2025, 19:17Ainda agora fechou o mercado, que segundo ele foi muito bom... Para já estar a dizer que em Janeiro tem que foder mais dinheiro ;D

Pateta do caralho

E ainda afirmou que há mais dinheiro para esturrar em *Janeiro...

futeboldelite

Citação de: HB em 02 de Outubro de 2025, 19:18Garante que não houve contactos com Mourinho antes da saída de Lage: «Dou a minha palavra de honra»

Disse que os valores do contrato de Mourinho não eram superiores aos de Schmidt...

"É dentro da ordem dos de Roger Schmidt. Foi aquilo que referi. E como disse numa intervenção, não venho para as televisões perguntar quanto ganha o fulano A ou B. Não me parece sequer legítimo perguntarem o salário do treinador".

Mas os adeptos têm essa curiosidade...

"Naturalmente toda a gente tem curiosidade em saber quanto ganha o vizinho do lado... Quanto mais o treinador do Benfica".

"Isto é mérito também de José Mourinho, quis mesmo vir para o Benfica. E o Benfica percebe que tem de pagar por um treinador desta envergadura. Mas teve o bom senso, algo que me deixa muito feliz, de perceber que no Benfica não poderia ganhar os salários pagos nos clubes em que esteve toda a vida. É o salário mais baixo que Mourinho tem desde que saiu de Portugal há muitos e muitos anos. Isso também mostra a vontade que teve em vir para o Benfica. Não me leve a mal, mas Mourinho, assim que acaba de sair de uma equipa, tem montes de equipas a querê-lo. O facto de aceitar o projeto do Benfica e aceitar que Portugal não é, em termos de moeda, o mesmo que países que representou ultimamente, deixa-me muito feliz. Teve muito bom senso em perceber onde o Benfica poderia chegar".

Como se chega a um acordo tão rápido com um treinador? Entende que as pessoas possam estranhar que não tenham existido contactos antes?

"No Benfica tudo parece estranho porque tem de ser falado. Se demorasse quatro ou cinco dias a escolher, ia dizer-se que o Benfica despediu um treinador sem ter nada na mão para ter outro treinador. O Benfica trabalhou bem nesse aspeto. No dia seguinte, já estava a pressionar, a contactar, a fazer tudo o que era necessário para ter um treinador antes do jogo na Vila das Aves, que foi o que disse no dia em que Bruno Lage saiu. E no dia seguinte, o Benfica fez o trabalho que lhe competia para garantir um treinador desta envergadura".

Garante que, antes do despedimento de Lage, não houve contactos com Mourinho? Nem Mário Branco?

"Dou a minha palavra de honra. Mesmo que Mário Branco, que não é o caso, tivesse feito algum contacto, a decisão tinha sido minha".

in record

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/20251002-184833-entrevista-a-rui-costa-em-direto?ref=HP_Ultimas

este panhonha preside a uma das maiores empresas nacionais cotadas em Bolsa e acha que não tem de divulgar as retribuições dos colaboradores de topo

só isto já devia ser motivo para ser posto a andar

francisco

Não me leve a mal, mas Mourinho, assim que acaba de sair de uma equipa, tem montes de equipas a querê-lo.

Então não. Depois do Fenerbahçe devia ser o Panathinaikos e o Legia Varsóvia

VSantos

Ninguém fala de eleições, mas o Mourinho reclama da pressão eleitoral sobre os jogadores.

Roting

Já estou mais descansado. Se o Rui diz que não vamos sair a 7 pontos do Dragão é porque não vamos.

É raro ele falhar.

Noisiv

Citação de: Roting em 02 de Outubro de 2025, 19:23Já estou mais descansado. Se o Rui diz que não vamos sair a 7 pontos do Dragão é porque não vamos.

É raro ele falhar.

Pode falhar na previsão, mas nunca no perfil (de perdedor).

JPSilva

Citação de: francisco em 02 de Outubro de 2025, 19:22Não me leve a mal, mas Mourinho, assim que acaba de sair de uma equipa, tem montes de equipas a querê-lo.

Então não. Depois do Fenerbahçe devia ser o Panathinaikos e o Legia Varsóvia

Sim montes, se não fosse ele a ir busca-lo ficava desempregado

HB

«Para mim as situações [de Lage e Schmidt] não são iguais»

Arrepende-se de ter começado a época com Bruno Lage?

"Não. De todo. Para mim as situações [de Lage e Schmidt] não são iguais. Estão longe de ser iguais. Tentei, e tento, que o Benfica tenha alguma estabilidade em termos de técnicos e jogadores, ainda que haja muito a melhorar. No que diz respeito ao treinador, pretendo sempre uma continuidade. Acima de tudo, esta é a principal razão para a continuidade de Bruno Lage. Mas depois também havia dois aspetos muito importantes: vínhamos do Mundial de Clubes, de uma temporada de 60 jogos. Sem férias, sem pré-época e a ter de jogar de imediato uma Supertaça, um troféu entre os dois grandes rivais".

«Schmidt? Não direi que fui teimoso. Posso ter acreditado demasiado que se podia inverter a situação do ano anterior»

Benfica aceitou jogar naquela data...

"As datas tinham sido marcadas há meses. O Benfica achou que não era o ideal mas não temeu a situação. A verdade é que teve a Supertaça de imediato e uma eliminatória de Liga dos Campeões, uma competição na qual o Benfica não poderia ficar de fora. E a pergunta fácil é 'quem estaria pronto para agarrar os jogadores que tinham acabado a época e começar outra neste estado?'. Não só não me arrependo, como a decisão deu frutos: ganhámos a Supertaça e fomos apurados para a Champions. Não me arrependo em nada por estas três razões que acabo de explicar. Já o tinha explicado. Parece-me evidente e fundamental. Voltava a fazer o mesmo. Schmidt, não direi que fui teimoso. Separo um bocado as águas. Não digo que fui teimoso. Posso ter acreditado demasiado que se podia inverter a situação do ano anterior. Programámos a pré-temporada, um plantel mais à imagem do primeiro ano de Roger Schmidt. Sempre considerei que o que ele tinha feito no primeiro ano não tinha sido obra do acaso. A qualidade do treinador estava lá, era preciso encaixar peças que não tinham sido encaixadas no segundo ano. A pré-temporada não corre mal, corre substancialmente bem, mas o início de campeonato, que seria fundamental, não correu bem. Tivemos logo a perda de pontos importantíssimos, que nos afastaram de estar na frente".

in record

ChEsTeR

Como se fosse preciso ainda vai meter mais gasolina no porto...burro do krl...

HB

«Jogo com o Santa Clara? Não há calendário nenhum que não seja decidido entre a estrutura e o treinador»

Bruno Lage falou num "erro metodológico" ao ter o jogo com o Santa Clara naquele dia. Quem tomou esta decisão?

"Também já expliquei um bocado essa parte. Não há calendário nenhum que não seja decidido entre a estrutura e o treinador. Confio plenamente nas pessoas que tenho à frente e foi algo que nunca foi discutido no Benfica. Nunca houve um episódio como este, de discutir se o Benfica fez ou não bem em jogar num dia. Mas as premissas para se jogar neste dia foram decididas nessa reunião. A alteração da 1.ª jornada é pelo mesmo motivo. Não podemos estar aqui a bater numa tecla que não faz muito sentido. Se perdemos um dia no jogo com o Santa Clara, ganhámos um para o Qarabag. A primeira reunião decisória dos calendários foi feita em conjunto. Se depois, por algum motivo, podemos pensar que poderia ser melhor alterar, já são outras consequências".

"Os jogos não podem ser alterados só porque nos apetece. O jogo foi marcado dentro das condicionantes que nos fizeram alterar o da 1.ª jornada. E teríamos de respeitar isso até pelos dias que ainda vamos ter para a frente sobre esta matéria. E se perdíamos um dia para o jogo do Santa Clara, ganhávamos um para o jogo com o Qarabag. Não pode ser tema, não vai servir de desculpa para mim".

in record

JPSilva

Citação de: Noisiv em 02 de Outubro de 2025, 19:19
Citação de: nwpt em 02 de Outubro de 2025, 19:17Ainda agora fechou o mercado, que segundo ele foi muito bom... Para já estar a dizer que em Janeiro tem que foder mais dinheiro ;D

Pateta do caralho

E ainda afirmou que há mais dinheiro para esturrar em Fevereiro...

Ter este gajo a gerir mais uma janela de transferências é gravíssimo

fnunes

Citação de: HB em 02 de Outubro de 2025, 19:12«Se for preciso algo em janeiro para reparar, emendar ou reforçar, cá estaremos»

Como acha que os benfiquistas ouvem o treinador dizer que há demasiados jovens quando se gastam 100 milhões?

"Fizemos um investimento forte no que considerávamos ser melhorar. Começando no 11 para depois ir ao restante. Começámos pela contratação do Dedic, depois os dois médios e daí para a frente. Fizemos um mercado assertivo, imponente, com um custo alto, mas trouxemos jogadores de qualidade, internacionais, que possam garantir o Benfica quer desportivamente quer, mais tarde, financeiramente. Naturalmente nenhum plantel está completo sempre. Se for preciso algo em janeiro para reparar, emendar ou reforçar, cá estaremos".

Mas tem alguma verba reservada para isso?

"Temos sempre soluções e arranjámos soluções para isso. Essa é uma das partes que tem sido positiva no Benfica, pese embora se fale muito da parte financeira. É importante que os sócios percebam isto. Por muito que se fale na parte financeira do Benfica, o Benfica está muito estável financeiramente. Os resultados deste ano comprovam isso mesmo. Tivemos grandes inversões neste último exercício. Toda uma estratégia aplicada do primeiro dia até hoje. Se precisarmos de melhorar, estaremos sempre prontos".

in record

O mercado fechou ha pouco mais de 1 mês e já se fala no mercado de janeiro  :rir:

Grande Rui...

SigaPaVinho

Como está a ser? Mais um festival de hora e meia sem contraditório?

paulomaia1972

Lage e Roger não são casos semelhantes. foda-se este gajo é tão mas tão burro, sem palavras para tamanha estupidez