Maior erro histórico do Benfica?

Pancho Lopes 67

Citação de: Farripas em 12 de Julho de 2025, 15:08
Citação de: Pancho Lopes 67 em 12 de Julho de 2025, 09:37
Citação de: van33 em 22 de Maio de 2025, 20:16Eu nasci em 74...apanhei coisas boas...mas na maioria só merda

Os primeiros 20 anos da tua vida foram fixes em termos de Benfica's, eu nasci mais tarde, e apanhei a recta final do verdadeiro Benfica que morreu em 1994...

Eu nasci em 89 e pouco ou nada me lembro de 94 para trás. Das minhas primeiras memórias é ir ao Estádio e levar 5 para a Supertaça de um certo clube...

1996 num jogo que o Jardel até começou no banco e nem marcou, belo golo do Wetl...

ajnogueira

Em termos de Benfica, organização, há 2 temas incontornáveis:

1) Manuel Damásio

Foi com este incompetente do caralho que entrámos no Vietname.
Pouco tempo antes deste presidente tínhamos ido à final da liga dos campeões. Tínhamos sido campeões em 94.

E é ele que permite ao Porto iniciar o penta campeonato e uma caminhada do Benfica para o abismo.

O Benfica foi completamente para a merda com este boneco.

2) Luís Filipe Vieira

É simples.
O Vieira foi uma perpetuação de um ditador e do Benfica mercantilista que temos hoje.

Se o Damásio destruiu o Benfica desportivamente, o Vieira destruiu completamente a identidade deste clube.

Em termos desportivos, uma coisa que eu posso apontar como erro histórico claro é a dispensa e não contratação de José Mourinho, que fez com que ele fosse para o Porto com sede de vingança e deu-lhes uma liga dos campeões.

Se até 2004 podíamos sempre argumentar com 2x campeão europeu contra 1x campeão europeu, com Mourinho esse argumento acabou.

Gravesinho

Tendo em conta os últimos tempos, o maior erro histórico foi claramente agendar um amigável com a Fiorentina em 1996. Criaram-se saudosismos sebastianicos quando ninguém é maior que o clube.

cajoyzen6

Citação de: Gravesinho em 12 de Julho de 2025, 22:06Tendo em conta os últimos tempos, o maior erro histórico foi claramente agendar um amigável com a Fiorentina em 1996. Criaram-se saudosismos sebastianicos quando ninguém é maior que o clube.

Maldita hora

Gravesinho

Citação de: cajoyzen6 em 15 de Julho de 2025, 03:36
Citação de: Gravesinho em 12 de Julho de 2025, 22:06Tendo em conta os últimos tempos, o maior erro histórico foi claramente agendar um amigável com a Fiorentina em 1996. Criaram-se saudosismos sebastianicos quando ninguém é maior que o clube.

Maldita hora

É que não só conseguiu colocar o clube no seu estado actual, como permitiu perpetuar o vieirismo bem além do seu prazo de validade.

Festivus

Confere.

luckyluke

Um dos maiores erros históricos do Benfica chamou-se Romão Martins, o antigo chefe de departamento de futebol do Benfica. Não quis o Artur (Ruço) e o Jordão e mais tarde o Eurico (o Fidalgo que apesar de ser bom guarda-redes, era suplente primeiro do Zé Gato e depois do Bento).
Todos eles foram para os lagartos e é a história que infelizmente se sabe. Foram todos campeões lá e eram todos grandes jogadores.

Korczak

Citação de: ajnogueira em 12 de Julho de 2025, 19:48Em termos de Benfica, organização, há 2 temas incontornáveis:

1) Manuel Damásio

Foi com este incompetente do caralho que entrámos no Vietname.
Pouco tempo antes deste presidente tínhamos ido à final da liga dos campeões. Tínhamos sido campeões em 94.

E é ele que permite ao Porto iniciar o penta campeonato e uma caminhada do Benfica para o abismo.

O Benfica foi completamente para a merda com este boneco.

2) Luís Filipe Vieira

É simples.
O Vieira foi uma perpetuação de um ditador e do Benfica mercantilista que temos hoje.

Se o Damásio destruiu o Benfica desportivamente, o Vieira destruiu completamente a identidade deste clube.

Em termos desportivos, uma coisa que eu posso apontar como erro histórico claro é a dispensa e não contratação de José Mourinho, que fez com que ele fosse para o Porto com sede de vingança e deu-lhes uma liga dos campeões.

Se até 2004 podíamos sempre argumentar com 2x campeão europeu contra 1x campeão europeu, com Mourinho esse argumento acabou.

Damásio + Vale e Azevedo ... Piores presidentes de sempre!

Alexandre1976

Citação de: luckyluke em 07 de Outubro de 2025, 12:59Um dos maiores erros históricos do Benfica chamou-se Romão Martins, o antigo chefe de departamento de futebol do Benfica. Não quis o Artur (Ruço) e o Jordão e mais tarde o Eurico (o Fidalgo que apesar de ser bom guarda-redes, era suplente primeiro do Zé Gato e depois do Bento).
Todos eles foram para os lagartos e é a história que infelizmente se sabe. Foram todos campeões lá e eram todos grandes jogadores.

E na mesma altura despachou o Moinhos e o Nelinho.

luckyluke

Citação de: Alexandre1976 em 07 de Outubro de 2025, 13:58
Citação de: luckyluke em 07 de Outubro de 2025, 12:59Um dos maiores erros históricos do Benfica chamou-se Romão Martins, o antigo chefe de departamento de futebol do Benfica. Não quis o Artur (Ruço) e o Jordão e mais tarde o Eurico (o Fidalgo que apesar de ser bom guarda-redes, era suplente primeiro do Zé Gato e depois do Bento).

E na mesma altura despachou o Moinhos e o Nelinho.
Exatamente.

Alexandre1976

Imaginar que o Benfica no final dos anos 70 podia ter um plantel destes:

GR-Bento,Fidalgo.

D-Artur,B.Lopes,Humberto,Eurico,Alhinho,Alberto,Pietra.

M-Toni,Shéu,V.Martins,Chalana,Alves,C.Manuel,Romeu,J.Luis.

A-Nené,Jordão,Nelinho,Reinaldo,Diamantino,V.Baptista.

Festivus

Estamos prestes a cometer outro grande erro histórico.

30min à Benfica

Citação de: Festivus em 27 de Outubro de 2025, 00:36Estamos prestes a cometer outro grande erro histórico.

Provavelmente, o último.

GloriosoBenfica

Para mim que estou na casa dos 30 foi a dispensa do João Pinto. É a que mais me marcou.

Em relação ao Mourinho, analisando o que ele fez depois claro que foi um erro histórico mas no contexto em que foi não acho porque ele cá não fez um trabalho nada de especial, ninguém adivinharia o que ele seria. Agora no caso do João Pinto estamos a falar do melhor jogador do plantel na altura e um dos melhores jogadores portugueses ou o melhor só atrás do Figo. Foi um escândalo.

Era a mesma coisa que o Barcelona dispensar o Messi no seu auge e este ir parar ao Real Madrid.

Nem percebo como é que esta opção não está na sondagem. Um escândalo de proporções épicas.

Festivus

Citação de: GloriosoBenfica em 27 de Outubro de 2025, 23:38Para mim que estou na casa dos 30 foi a dispensa do João Pinto. É a que mais me marcou.

Em relação ao Mourinho, analisando o que ele fez depois claro que foi um erro histórico mas no contexto em que foi não acho porque ele cá não fez um trabalho nada de especial, ninguém adivinharia o que ele seria. Agora no caso do João Pinto estamos a falar do melhor jogador do plantel na altura e um dos melhores jogadores portugueses ou o melhor só atrás do Figo. Foi um escândalo.

Era a mesma coisa que o Barcelona dispensar o Messi no seu auge e este ir parar ao Real Madrid.

Nem percebo como é que esta opção não está na sondagem. Um escândalo de proporções épicas.
Entendo, mas o JVP era um jogador algo acomodado e irregular nos últimos tempos no Benfica. Apesar de bom jogador, nunca atingiu o nível do Figo porque não se deu bem na sua curta experiência no estrangeiro e preferiu voltar para Portugal e nunca mais sair do país. Não o compararia ao Messi.

Dito isto os lagartos foram campeões com ele em 2001/2002, mas terem of Jardel a bombar 42 golos ajudou ainda mais.

Não defendo a dispensa do JVP, mas não considero ter sido um erro histórico tão grande como outros mencionados. E tens sempre a opção "outro".