Rugby: Competições Nacionais e Internacionais

DEVILLICA

Há uma nova liga em preparação, R360.
Liga fechada, com uma equipa prevista em Lisboa.
Sabem de algo ?

JMiguel23

JMiguel23

Ao que parece a maioria dos jogadores das grandes ligas recusaram a participação nesse "evento".
Esquisito ter franchising em cidade onde o Rugby é residual.

lancadordedois

Citação de: JMiguel23 em 03 de Outubro de 2025, 09:09Ao que parece a maioria dos jogadores das grandes ligas recusaram a participação nesse "evento".

nao parece ser ao acaso e ve as condições....

a mim parece me é que eles querem sacar jogadores para a sua propria liga/seleçao ou investir em clubes como por exemplo os que vao participar , mas parece me mais a primeira opçao

é interessante mas nao neste modelo...

lancadordedois

saiu convocatoria dos Lusitanos, para variar nao entendo nada .

JMiguel23

Tem ali um Jordan-Lee Bacon. Não sei de onde o foram buscar.
Equipa muito jovem, parece que vão dar a oportunidade a vários jogadores já que o oponente é bastante fraco.

JMiguel23

De parte do Benfica vejo ali o Guilherme Vasconcelos e António Campos.

lancadordedois

Citação de: JMiguel23 em 09 de Outubro de 2025, 18:54Tem ali um Jordan-Lee Bacon. Não sei de onde o foram buscar.
Equipa muito jovem, parece que vão dar a oportunidade a vários jogadores já que o oponente é bastante fraco.

O Jordan Lee Bacon é um centro Australiano , jogava na seleçao A de 7´s da Australia e creio que chegou a  fazer uns jogos na principal.
Jogava no Oakhill e depois no Eastwood...
Como apareceu ca ? alguem ha de saber lol mas ate agora parece algo secreto , pelo que entendi nao veio sozinho.
Acho prematuro associa lo ao tecnico so porque o treinador é Australiano.

Relativamente aos Lusitanos , como disse nao entendo nada do que pretendem ...
Nao ha campeonato, todas as convocatorias dos lusitanos parecem diferentes , enfim.

lancadordedois

O Jordan Lee esta a jogar de inicio e ja assistiu para um ensaio de Alfredo Almeida (que é igualmente optimo jogador)

JMiguel23

Brussels Devils 17-41 Lusitanos
Bom resultado dos Lusitanos.
O Jordan Lee parece que tem origens portuguesas e estando sem clube parece que está "ligado" aos Lusitanos.
Destaque para o Romanian Wolves que perdeu em casa para os checos do Bohemia. É estranho ver esta decadência dos romenos, que sem estrangeiros são uma equipa franquíssima, aliás, esta nova temporada dá para ver que o foco em todas as equipas é no desenvolvimento dos jogadores locais, algo que os Lusitanos sempre fizeram.
Os grandes adversários dos Lusitanos serão mais uma vez os espanhóis dos Iberians.

JMiguel23

Proximos jogos de Portugal:
 Portugal x Uruguai - 8 de Novembro (15h) - Estádio Nacional
 Portugal x Hong Kong China - 15 de Novembro (15h) - Estádio Nacional
 Portugal x Canadá - 22 de Novembro (16h) - Estádio Cidade de Coimbra

Do Benfica, António Campos e Guilherme Vasconcelos foram convocados.
Estreia para Sabata Mokhachane do São Miguel que já neste ultimo fim de semana jogou pelos Lusitanos.

lancadordedois

Citação de: JMiguel23 em 27 de Outubro de 2025, 17:19Proximos jogos de Portugal:
 Portugal x Uruguai - 8 de Novembro (15h) - Estádio Nacional
 Portugal x Hong Kong China - 15 de Novembro (15h) - Estádio Nacional
 Portugal x Canadá - 22 de Novembro (16h) - Estádio Cidade de Coimbra

Do Benfica, António Campos e Guilherme Vasconcelos foram convocados.
Estreia para Sabata Mokhachane do São Miguel que já neste ultimo fim de semana jogou pelos Lusitanos.

convocados para os treinos .

lancadordedois

Entrevista – Elliott Ryan, o irlandês do râguebi que encontrou casa no Benfica

Elliott Ryan, natural de Bray (Irlanda), tem 25 anos e é o médio-scrum (scrum-half) do Sport Lisboa e Benfica Rugby. A sua história é a de um jovem que, depois de não seguir o caminho tradicional do râguebi profissional na Irlanda, decidiu procurar oportunidades no estrangeiro — e acabou por construir uma vida em Lisboa, que hoje considera "uma das melhores decisões" que tomou.

🌍 Da Irlanda ao mundo

Ryan começou a jogar râguebi em Bray, antes de integrar as camadas jovens do Leinster Schools, onde jogou ao lado de atletas que mais tarde se tornariam internacionais irlandeses. Reconhece que o nível de competição na Irlanda é altíssimo e que, muitas vezes, há talento suficiente para várias equipas profissionais — mas apenas algumas oportunidades reais.

Quando percebeu que não teria a mesma projeção imediata que outros colegas, decidiu abrir horizontes. A primeira experiência fora da Irlanda foi no Ordizia Rugby, no País Basco (Espanha). Lá, enfrentou um estilo de jogo muito físico, que o obrigou a transformar-se: "Cheguei com 69 quilos e percebi logo que precisava de crescer fisicamente. No fim da época, já pesava 81."

A experiência ensinou-lhe disciplina, resiliência e adaptação — e foi essa aprendizagem que, mais tarde, o preparou para uma nova aventura: Portugal.

🦅 Chegada ao Benfica

O convite do Benfica surgiu num momento em que procurava estabilidade e um projeto desportivo estruturado. O clube encarnado tem vindo a investir de forma consistente na secção de râguebi, reforçando o plantel com atletas internacionais e profissionais de alto nível.

"Quando o Benfica me contactou, percebi logo que era um passo diferente. Aqui, há estrutura, ambição e história. É um clube que quer ser o melhor — e essa mentalidade atraiu-me imediatamente", contou Ryan.

Chegou a Lisboa e rapidamente se integrou, elogiando o espírito de grupo e a forma como os colegas o receberam. Desde então, consolidou o seu lugar como titular e assinou contrato até 2027.

O técnico e a direção do Benfica veem em Ryan um jogador cerebral, com forte capacidade de liderança e leitura de jogo — qualidades essenciais na posição de médio-scrum. Ele próprio admite que sente "pressão positiva" para estar à altura do emblema que representa: "No Benfica, o objetivo é vencer. Isso está enraizado em todo o clube, e é um privilégio fazer parte disso."

☀️ Lisboa, nova casa

Ryan descreve Lisboa como um lugar onde se sente plenamente realizado — tanto dentro como fora de campo. "É fácil apaixonar-se por esta cidade. O clima, as pessoas, a comida, o mar... Tudo contribui para uma qualidade de vida incrível."

Vive com a namorada portuguesa e diz que já se sente "quase lisboeta". Conta que se habituou a falar um pouco de português e a integrar-se na cultura local, algo que considera essencial para quem joga fora do país de origem: "Não podes viver numa bolha. Se queres estar realmente bem, tens de abraçar o lugar onde estás."

O ritmo de treinos e competições é intenso, mas Ryan elogia o equilíbrio que o Benfica proporciona entre exigência profissional e ambiente humano. "Aqui há exigência, sim, mas também há um sentido de comunidade. Isso é raro em clubes grandes."

🇵🇹 O sonho de representar Portugal

Uma das partes mais interessantes da entrevista é a revelação de que Elliott Ryan está em processo de elegibilidade para representar a seleção portuguesa, os "Lobos".

Como vive e joga em Portugal há várias temporadas, está prestes a cumprir o tempo de residência necessário para ser selecionável pela World Rugby. E a ideia entusiasma-o:

"Seria uma honra representar Portugal. Tenho um enorme respeito pelo que a seleção conseguiu, especialmente depois do Mundial. Há uma energia incrível à volta do râguebi português e eu adoraria fazer parte disso."

Ele sublinha que não vê o râguebi português como "uma alternativa menor", mas como um projeto em crescimento com enorme potencial. "Portugal mostrou ao mundo que pode competir ao mais alto nível, com paixão e técnica. É algo inspirador."

🏆 Ambições e futuro

No Benfica, Ryan quer ajudar a levar o clube aos títulos nacionais e europeus. "Queremos colocar o Benfica no topo do râguebi português. Há talento, há estrutura e há vontade. É só uma questão de tempo e trabalho."

Além disso, começa a pensar no que virá depois da carreira como jogador. Interessa-se por coaching e desenvolvimento de jovens atletas, algo que já começou a explorar através de treinos de base e clínicas organizadas em escolas. "Gosto da ideia de partilhar o que aprendi. O râguebi deu-me muito — e quero retribuir."

💬 Uma lição de percurso

No final da entrevista, Ryan reflete sobre o caminho que fez — das escolas de Leinster ao râguebi português — e reconhece que o desvio inesperado acabou por ser o seu maior trunfo.

"Se me dissessem há seis anos que estaria a jogar pelo Benfica e a viver em Lisboa, não acreditaria. Mas a vida no râguebi é assim: cheia de voltas. E esta foi, sem dúvida, uma das melhores decisões que já tomei."

Para o jovem irlandês, Portugal é agora mais do que um destino profissional — é casa. E o Benfica, mais do que um clube, é um símbolo do que acredita ser possível quando se alia talento, ambição e coragem para sair da zona de conforto.

lancadordedois

Citação de: JMiguel23 em 03 de Outubro de 2025, 09:09Ao que parece a maioria dos jogadores das grandes ligas recusaram a participação nesse "evento".

https://www.espn.com.au/rugby/story/_/id/45759462/rugby-rebel-league-explained-everything-need-know-r360

JMiguel23

Portugal 8-26 Uruguai

Estrei do Guilherme Vasconcelos.
Uruguai é um osso muito duro de roer, mas a nossa 2ª parte não foi boa. Saímos a vencer 5-3 para o intervalo mas a 2ª parte Portugal decaiu muito.
Grande diferença fisica do pack avançado, quase 150kg de diferença para os homens da frente.
Fica-se com um sabor amargo, que a equipa tem potencial para muito mais do que isto.