Projeto por nomear - Primeira reunião 28/02/2026

Ludwig van

Ponto prévio: Este Projeto não é ideia minha, é resultado de uma série de conversas que tive durante estes últimos meses. Simplesmente estou a dar o pontapé de saída. Vou lançar aqui uma série de pontos que considero que deviam constar de uma "Base de Entendimento" mas quero que toda a gente contribua para ela.

Ponto 1: Será sempre desde o primeiro ao último dia um projeto sem candidato. Nunca apoiaremos ninguém enquanto projeto. Quem quiser participar e à parte lançar uma candidatura estará no seu direito, mas o projeto nunca irá apoiar ninguém.

Ponto 2: A ideia é juntar todos os sócios que queiram reunir-se presencialmente para discutir tópicos e chegar a consensos. A primeira reunião deverá ser a 28/02/2026, preferencialmente num lugar no centro do país (Coimbra? Leiria?) para conseguirmos ter sócios do país todo. Nessa altura escolheremos um nome para o projeto.

Ponto 3: Não existirão líderes oficiais. Todos os sócios são bem-vindos. Tenham eles votado em quem quer que tenham votado. A ideia é deixarmos todos os egos de lado e tentar trabalhar em conjunto.

Ponto 4: A cada reunião serão definidos temas a abordar e previamente teremos de fazer um trabalho para se conseguir tornar a discussão produtiva. Serão discutidas as eficácias dos planos de ação formulados e aprovadas medidas consensuais (com 2/3 de taxa de aprovação).

Ponto 5: As próximas eleições, sejam elas quando forem, não podem ser preparadas com 6 meses ou um ano de antecedência. Ou começamos já ou depois é tudo feito à pressa.

Ponto 6: Existe claramente uma faixa demográfica enorme que não se identificou com a necessidade de mudança. A ideia deste Projeto não é hostilizar essa faixa, é precisamente o contrário, é tentar fazer perceber a essa faixa a urgência de mudar.

Ponto 7: Devem ser estabelecidos planos de ação para várias áreas e formadas equipas para esse efeito. Por exemplo, para a divulgação de conteúdos nas redes sociais (Facebook tendo de ser um dos focos) e para a participação e filiação nas Casas do Benfica.

Ponto 8: Já no início de dezembro deveremos efetuar uma reunião via Zoom para abordar a preparação da primeira reunião e definir os planos de ação que já podem avançar.

Peço-vos que falem desta ideia a outros sócios e que contribuam para esta "Base de Entendimento".

GamaUno

Viva,
Excelente iniciativa. Não será fácil esse agregar de tendencias mas valerá a pena tentar.
Apenas uma nota relativamente ao ponto 6 : Acho que tivemos muito mais gente identificada com a necessidade de mudança. Faltou o candidato onde elas se revissem.
Julgo que por falta de empatia com JNL, muita gente, apesar de sentir necessidade de mudança, optou por tentar uma "mudança na continuidade" por ligação empática com o RC.
Desporto é emoção.

pevmac

cmenezes

Ludwig van

Era importante saber se quem teve páginas criadas no Facebook para lutar contra o Costismo/Vieirismo pretende continuar com esse esforço.

Em relação às Casas do Benfica, aqui é um trabalho que os sócios fora de Lisboa deviam estar focados.

As novas gerações de benfiquistas têm pouca ou nenhuma ligação com as Casas. Ora, isso está a servir para perpetuar nas Casas a mentalidade da continuidade.

Uma Casa do Benfica frequentada e mais tarde gerida por adeptos mais jovens ganha outra vida.

Nos próximos tempos vou passar mais tempo na Casa do Benfica mais próxima e vou filiar-me. Se este esforço for concertado, ou seja, nos casos em que há várias Casas próximas a malta combinar passar a juntar-se numa, pode ter um efeito maior.

alexandreslb

Mercurio_10

Pode ser interessante, discutir o clube, lançar ideias, e até fazer uma catarse colectiva numa altura em que o clube está num dos piores momentos da sua história.

cmenezes

Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 14:38Era importante saber se quem teve páginas criadas no Facebook para lutar contra o Costismo/Vieirismo pretende continuar com esse esforço.

Em relação às Casas do Benfica, aqui é um trabalho que os sócios fora de Lisboa deviam estar focados.

As novas gerações de benfiquistas têm pouca ou nenhuma ligação com as Casas. Ora, isso está a servir para perpetuar nas Casas a mentalidade da continuidade.

Uma Casa do Benfica frequentada e mais tarde gerida por adeptos mais jovens ganha outra vida.

Nos próximos tempos vou passar mais tempo na Casa do Benfica mais próxima e vou filiar-me. Se este esforço for concertado, ou seja, nos casos em que há várias Casas próximas a malta combinar passar a juntar-se numa, pode ter um efeito maior.

https://www.facebook.com/poligrafodobenfica/

Vou continuar com a página nos mesmos moldes. Também estou disponível para colaborar em qualquer situação digital que possa aparecer.

Na Madeira não temos uma Casa, por isso não posso ajudar nesse aspeto.

Kloden

O ponto 5 sugere que este projecto esta relacionado com as proximas eleicoes e preparacao das mesmas. No entanto, o ponto 1 e' claro em dizer que o projecto nao ira apoiar nenhuma candidatura. Parece-me um pouco confuso e contraditorio.

Nao estou a dizer que o projecto devia apoiar uma candidatura, estou apenas a tentar perceber qual o objectivo do mesmo. Assim parece que e' so' o de juntar socios e discutir ideias contra a actual direccao.

Haywire

Exclusivo a sócios ou estão recetivos a adeptos? Há malta que, infelizmente, por um motivo ou outro não tem capacidade financeira para apoiar o clube mas que, seguramente, acompanha o suficiente para opinar.

Bailey

Citação de: Kloden em 10 de Novembro de 2025, 15:29O ponto 5 sugere que este projecto esta relacionado com as proximas eleicoes e preparacao das mesmas. No entanto, o ponto 1 e' claro em dizer que o projecto nao ira apoiar nenhuma candidatura. Parece-me um pouco confuso e contraditorio.

Nao estou a dizer que o projecto devia apoiar uma candidatura, estou apenas a tentar perceber qual o objectivo do mesmo. Assim parece que e' so' o de juntar socios e discutir ideias contra a actual direccao.
Fiquei também com dúvidas do objectivo principal desta iniciativa , se bem que desde logo parece me uma iniciativa interessante mas já que a partida se está a excluir de eleições , portanto definir ou esclarecer melhor as áreas de intervenção
Posto isto a partida contém comigo

Ludwig van

Citação de: Kloden em 10 de Novembro de 2025, 15:29O ponto 5 sugere que este projecto esta relacionado com as proximas eleicoes e preparacao das mesmas. No entanto, o ponto 1 e' claro em dizer que o projecto nao ira apoiar nenhuma candidatura. Parece-me um pouco confuso e contraditorio.

Percebo a confusão.

Ser um projeto à margem de qualquer candidatura não significa que não esteja a trabalhar numa mudança só possível com eleições.

O objetivo de não apoiar nenhum candidato é receber toda a gente que se identifique com a urgência da mudança sem estar dependente de um candidato que é o inverso do que tem acontecido.

Tirando o Servir o Benfica, que mesmo esse acabou por apoiar candidaturas em 2021 e 2025 (à Mesa AG), todo o trabalho tem sido feito por equipas formadas por candidatos e que se esgotam no momento das eleições.

O objetivo é começar esse trabalho sem estar dependente de candidato nenhum porque o que tem unido os apoiantes de candidaturas como a de Benítez, JNL e JDM é muito maior do que as separa. Se tivermos um "espaço" onde candidatos nem sequer sejam uma questão pode servir para se trabalhar com menos atritos.

Em termos práticos em que é isso se pode traduzir?

Pode começar já o trabalho que nas últimas eleições só foi feito no ano anterior.

Podemos apresentar uma série de medidas que considerarmos consensuais e que possam vir a fazer parte do programa eleitoral de um ou vários candidatos no futuro que aproveitem o trabalho feito.

Dando um exemplo de uma proposta de auditoria. Queremos todos auditoria? Em princípio diria sim, mas voltamos para saber isso. Depois, essa auditoria é para ser feita aos últimos 5, 10 ou 15 anos? É para contratos superiores a que valor? É para contratos de FSE's com valor acumulado nos últimos anos acima de que valor?

Questões concretas, que colocaríamos por escrito após votação.

Um pouco a ir buscar o espírito da alteração dos estatutos mas com melhor organização.

Ao mesmo tempo, teríamos também a parte dos planos de ação para se conseguir convencer mais sócios da necessidade de mudança.

MiMiMiccoli10

Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 15:45

Percebo a confusão.

Ser um projeto à margem de qualquer candidatura não significa que não esteja a trabalhar numa mudança só possível com eleições.

O objetivo de não apoiar nenhum candidato é receber toda a gente que se identifique com a urgência da mudança sem estar dependente de um candidato que é o inverso do que tem acontecido.

Tirando o Servir o Benfica, que mesmo esse acabou por apoiar candidaturas em 2021 e 2025 (à Mesa AG), todo o trabalho tem sido feito por equipas formadas por candidatos e que se esgotam no momento das eleições.

O objetivo é começar esse trabalho sem estar dependente de candidato nenhum porque o que tem unido os apoiantes de candidaturas como a de Benítez, JNL e JDM é muito maior do que as separa. Se tivermos um "espaço" onde candidatos nem sequer sejam uma questão pode servir para se trabalhar com menos atritos.

Em termos práticos em que é isso se pode traduzir?

Pode começar já o trabalho que nas últimas eleições só foi feito no ano anterior.

Podemos apresentar uma série de medidas que considerarmos consensuais e que possam vir a fazer parte do programa eleitoral de um ou vários candidatos no futuro que aproveitem o trabalho feito.

Dando um exemplo de uma proposta de auditoria. Queremos todos auditoria? Em princípio diria sim, mas voltamos para saber isso. Depois, essa auditoria é para ser feita aos últimos 5, 10 ou 15 anos? É para contratos superiores a que valor? É para contratos de FSE's com valor acumulado nos últimos anos acima de que valor?

Questões concretas, que colocaríamos por escrito após votação.

Um pouco a ir buscar o espírito da alteração dos estatutos mas com melhor organização.

Ao mesmo tempo, teríamos também a parte dos planos de ação para se conseguir convencer mais sócios da necessidade de mudança.
Acho que uma parte importante aqui é um calendário, simples, mas com datas concretas de momentos importantes do associativismo (AGs).

Isto dará uma urgência temporal (e melhorará qualquer planeamento) que não existirá sem isso.