José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

antilags

Infelizmente, temo que o pior ainda possa estar para vir. A pré-época foi completamente atípica, ninguém sabe ao certo o peso que a falta de descanso pode vir a ter no rendimento da equipa. Falo de lesões, falo de cansaço, tudo coisas de que falei, ainda nem tínhamos partido para o mundial de clubes. Lembro-me bem do estado físico de alguns jogadores no final da época passada. Ausrnes, Tomás Araújo... tudo preso por arames. Agora imaginem com um terço das férias a que têm direito.

luca _fortinero

Mourinho se volvió loco hace años. Era un ídolo para mí, pero se le fue la cabeza, se convirtió en una mentira futbolística.

Su club tiene que echarlo ya. Por lo poco que veo del campeonato portugués, los rivales del Porto juegan con seguridad, sin ser una locura, pero el Benfica defiende como amateurs.
Les falta mentalidad ganadora

Isai@sReis

A minha opinião está claramente em contra corrente com a maioria e provavelmente até muitos dos que como eu valorizam a presença de José Mourinho no Benfica por ventura acharão que não se justifique nas actuais circunstâncias aquilo que aqui vou agora defender que se faça, mas o que é facto é que o contexto eleitoral foi ultrapassado... Não com o resultado que desejávamos mas a realidade é o que é. Aquela cláusula que dá às duas partes a possibilidade de terminar o contrato no final desta época foi algo bastante acertado tendo em conta esse contexto que então existia mas agora é apenas um problema. A equipa não ganha de forma consistente e não acho que seja benéfico que os jogadores vejam no seu líder alguém que pode estar a prazo. Rui Costa contratou José Mourinho e se quer dar confiança e devolver previsibilidade ao projecto não acho que faça sentido manter essa particularidade no contrato. A meu ver ele deve ser revisto, a bem de todos.

J_PN

Citação de: antilags em 11 de Novembro de 2025, 11:09Infelizmente, temo que o pior ainda possa estar para vir. A pré-época foi completamente atípica, ninguém sabe ao certo o peso que a falta de descanso pode vir a ter no rendimento da equipa. Falo de lesões, falo de cansaço, tudo coisas de que falei, ainda nem tínhamos partido para o mundial de clubes. Lembro-me bem do estado físico de alguns jogadores no final da época passada. Ausrnes, Tomás Araújo... tudo preso por arames. Agora imaginem com um terço das férias a que têm direito.

Mas já sabíamos como isto ia ser, já sabíamos que íamos ao Mundial há tempos. Como é que se preparou a época? Não se fez nada diferente. Não se mudou de treinador, não se anteciparam contratações, não se planeou a mini pré-época de forma decente.

Greis

Citação de: Isai@sReis em 11 de Novembro de 2025, 11:15A minha opinião está claramente em contra corrente com a maioria e provavelmente até muitos dos que como eu valorizam a presença de José Mourinho no Benfica por ventura acharão que não se justifique nas actuais circunstâncias aquilo que aqui vou agora defender que se faça, mas o que é facto é que o contexto eleitoral foi ultrapassado... Não com o resultado que desejávamos mas a realidade é o que é. Aquela cláusula que dá às duas partes a possibilidade de terminar o contrato no final desta época foi algo bastante acertado tendo em conta esse contexto que então existia mas agora é apenas um problema. A equipa não ganha de forma consistente e não acho que seja benéfico que os jogadores vejam no seu líder alguém que pode estar a prazo. Rui Costa contratou José Mourinho e se quer dar confiança e devolver previsibilidade ao projecto não acho que faça sentido manter essa particularidade no contrato. A meu ver ele deve ser revisto, a bem de todos.

Aquela cláusula ainda vai ter muito que se lhe diga. Ou talvez nao porque os responsáveis estão lá todos e não se saberão todos os pormenores.
É que o que muitos parecem não querer saber é que a cláusula faz com que haja um desconto na rescisão e não uma isenção de pagamento. Ou seja, se sair sem cumprir o segundo ano, este será pago mas nao na totalidade.

Isai@sReis

Citação de: Greis em 11 de Novembro de 2025, 11:27
Citação de: Isai@sReis em 11 de Novembro de 2025, 11:15A minha opinião está claramente em contra corrente com a maioria e provavelmente até muitos dos que como eu valorizam a presença de José Mourinho no Benfica por ventura acharão que não se justifique nas actuais circunstâncias aquilo que aqui vou agora defender que se faça, mas o que é facto é que o contexto eleitoral foi ultrapassado... Não com o resultado que desejávamos mas a realidade é o que é. Aquela cláusula que dá às duas partes a possibilidade de terminar o contrato no final desta época foi algo bastante acertado tendo em conta esse contexto que então existia mas agora é apenas um problema. A equipa não ganha de forma consistente e não acho que seja benéfico que os jogadores vejam no seu líder alguém que pode estar a prazo. Rui Costa contratou José Mourinho e se quer dar confiança e devolver previsibilidade ao projecto não acho que faça sentido manter essa particularidade no contrato. A meu ver ele deve ser revisto, a bem de todos.

Aquela cláusula ainda vai ter muito que se lhe diga. Ou talvez nao porque os responsáveis estão lá todos e não se saberão todos os pormenores.
É que o que muitos parecem não querer saber é que a cláusula faz com que haja um desconto na rescisão e não uma isenção de pagamento. Ou seja, se sair sem cumprir o segundo ano, este será pago mas nao na totalidade.

Não duvido. Até porque isso é público. Mas o efeito prático é o mesmo. A ideia generalizada e instituída de que é um treinador a prazo.

20Nico Gaitan20

Nao me parece que mesmo está epoca acabando em 3⁰ ele seja despedido.

Acho que sera ele a planear a próxima época.

Nem sei se é sustentável está merda de trocar treinadores todos os anos.

Ou seja começa a dar alguma estabilidade a projetos e treinadores...ou entao fechem o clube de vez.

ZédaViuva

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 11 de Novembro de 2025, 11:41Nao me parece que mesmo está epoca acabando em 3⁰ ele seja despedido.

A dizer que os jogadores não prestam?
O espeta dedos nos olhos!!

Está a proteger-se.
Para os ASSINANTES e PAGANTES da INSTITUIÇÃO,  bacalhau basta!

rsd

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 11 de Novembro de 2025, 11:41Nao me parece que mesmo está epoca acabando em 3⁰ ele seja despedido.

Ou seja começa a dar alguma estabilidade a projetos e treinadores...ou entao fechem o clube de vez.

Obviamente que não será despedido no final do ano. Se fosse, como depois seria despedido à terceira jornada?

20Nico Gaitan20

Citação de: rsd em 11 de Novembro de 2025, 11:46

Obviamente que não será despedido no final do ano. Se fosse, como depois seria despedido à terceira jornada?
essa é outra...ja nem digo nada.

3 anos seguidos a despedir treinadores na 4a jornada.

Só o Encosta mesmo

fjorge

Quer reforços claro, em Janeiro provavelmente fora do titulo é um erro ir gastar outra vez balúrdios de dinheiro.

Tiago Fella

Citação de: Armani em 10 de Novembro de 2025, 15:02O Encosta garantiu as eleições com a sua vinda. Mas na ânsia de poder, e sem se aperceber, acabou por selar um pacto com o diabo.

Toda a gente já percebeu que esta equipa não tem ponta por onde se lhe pegue e os resultados negativos são uma inevitabilidade. Isto vai ser uma loooonga agonia até ao final.

Se acham que o Mourinho vai aceitar ser o escudo da direção, ser vaiado, assobiado, achincalhado, se acham que ele vai aceitar ser cozido em lume brando enquanto olha para o camarote e vê o César Costa a beber champagne, se acham que ele papar isso tudo sem espernear e virar a mesa, vocês não conhecem a personagem nem estão a ver bem o filme.

Mais tarde ou mais cedo o circo vai pegar fogo e eu estarei lá para assistir.
Também acho que não vai ser bonito de ser ver, bem depende da perspectiva.

Mas quem já despediu JJ, Schmidt, Veríssimo e Lage, eventualmente Mourinho, não lhe acontece nada, a chalupada culpa os treinadores e não quem os contrata.

enerp8

Vai-se queimar fortemente no Benfica, que o Proença até pensará duas vezes antes de o contratar.

GloriosoSLB1904

Citação de: enerp8 em 11 de Novembro de 2025, 11:57Vai-se queimar fortemente no Benfica, que o Proença até pensará duas vezes antes de o contratar.

Ainda veremos JJ lá primeiro que Mourinho.

malhadinhas

Para mim é simples.

O passado mal planeado não elimina o facto de o plantel ser desequilibrado.

Portanto, o plantel tem que ser retocado. Para fazer isso, terão que sair alguns e entrar outros. E temos que ter estabilidade e uma base com a qual trabalhar a longo prazo. Isto implica dar tempo a treinadores (e jogadores) para formar rotinas, coisa que não fazemos há muito tempo.