José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

nikas

Citação de: 1979 em 11 de Novembro de 2025, 13:54Faltam claramente

Um trinco de qualidade contrastada

Um central com mentalidade

Um defesa esquerdo

Um extremo esquerdo

Pelo menos...

Uma coisa não falta certamente, um GandaPresidente.

lonstrup

Citação de: tnlemos em 11 de Novembro de 2025, 15:02

Um defesa esquerdo

Um extremo esquerdo

Pelo menos...
Simplifiquemos...

Na minha opinião, em primeiro lugar num clube como o Benfica tens que ter 2 jogadores por posição, de nível de primeira equipa, de nivel aproximado para competirem pelo lugar, rodar em períodos de sobrecarga de jogos e para teres soluções no banco para mudar jogos.

Identificas no imediato o DE, os extremos e o criativo. São estas as principais lacunas se considerarmos que Bah estará de breve de volta para DD e o Manu para MC (juntando-se aqui também o Aursnes). Se demorarem mais, estas posições também têm lacunas...

Para mim, só depois disto é que poderás atacar a qualidade acima da média do plantel, caso contrário estás a tapar-te com um cobertor demasiado curto, pois destapas do outro lado...

Exemplo, o Lukebakio ou Sudakov a estarem sempre a jogar sem alternativa, não farão a diferença que o seu potencial aponta, pois não só se desgastam constantemente para além de terem a sensação de intocáveis... Pois mesmo que não estejam a render, estão lá dentro pois não há mais ninguém.
Mais do que retoques, primeiro é potenciar o que se tem. E vai na linha do que se diz, tem de se rodar os jogadores. Mesmo mais fracos, tem de rodar os jogadores, para que os melhores possam dar mais rendimento.

Quando se é ambicioso e se querem coisas grandes, correr riscos faz parte. Não se ganha nada sem correr riscos. E neste momento o Benfica clube, tanto quem o dirige como quem o treina, como os seus adeptos, são uns cagões avessos ao risco.

Tem de se arriscar. Em primeiro lugar, arriscar no que já se tem.
Mas a cultura é sempre esta, a dos cromos novos, a do retoque em janeiro.

Djamb3

O problema com o José não é debitar o discurso que lhe trás mais nos momentos específicos. Dizer que o plantel do Benfica era o melhor era jogo psicológico para meter a pressão do nosso lado. Dizer que o Mario Branco era o melhor tinha um objectivo de o valorizar e defender frente à direção e imprensa que o acusavam de só buscar refugo.

O problema é o povo ser idiota chapado e comer o que ele diz como verdades absolutas.

tnlemos

Citação de: lonstrup em 11 de Novembro de 2025, 15:17
Citação de: tnlemos em 11 de Novembro de 2025, 15:02

Um defesa esquerdo

Um extremo esquerdo

Pelo menos...
Simplifiquemos...

Na minha opinião, em primeiro lugar num clube como o Benfica tens que ter 2 jogadores por posição, de nível de primeira equipa, de nivel aproximado para competirem pelo lugar, rodar em períodos de sobrecarga de jogos e para teres soluções no banco para mudar jogos.

Identificas no imediato o DE, os extremos e o criativo. São estas as principais lacunas se considerarmos que Bah estará de breve de volta para DD e o Manu para MC (juntando-se aqui também o Aursnes). Se demorarem mais, estas posições também têm lacunas...

Para mim, só depois disto é que poderás atacar a qualidade acima da média do plantel, caso contrário estás a tapar-te com um cobertor demasiado curto, pois destapas do outro lado...

Exemplo, o Lukebakio ou Sudakov a estarem sempre a jogar sem alternativa, não farão a diferença que o seu potencial aponta, pois não só se desgastam constantemente para além de terem a sensação de intocáveis... Pois mesmo que não estejam a render, estão lá dentro pois não há mais ninguém.
Mais do que retoques, primeiro é potenciar o que se tem. E vai na linha do que se diz, tem de se rodar os jogadores. Mesmo mais fracos, tem de rodar os jogadores, para que os melhores possam dar mais rendimento.

Quando se é ambicioso e se querem coisas grandes, correr riscos faz parte. Não se ganha nada sem correr riscos. E neste momento o Benfica clube, tanto quem o dirige como quem o treina, como os seus adeptos, são uns cagões avessos ao risco.

Tem de se arriscar. Em primeiro lugar, arriscar no que já se tem.
Mas a cultura é sempre esta, a dos cromos novos, a do retoque em janeiro.
Pois mas tem que haver um meio termo... Já dei para a conversa de que tudo o que vem do Seixal é ouro. Para lançarmos Varelas, Ferros ou Tavares do passado, só porque sim, mais vale estar quietos.

Para mais a ideia do Seixal era ter um nucleo duro made in Benfica, e o que se vê é que mal dão um pontapé na bola e são vendidos... Se não são vendidos, fica logo a ideia na estrutura do não presta, vai embora, vidé Florentino e outros.

O Benfica tem é que ser competente na análise do plantel que tem e potencia-lo. Todo o jogador rende mais se a restante equipa render alto. Jogadores de qualidade do Seixal entram sempre nas contas, têm é que o merecer.

De todos estes que estão no plantel (tirando os 2 centrais e o GR), nunca nenhum foi aposta, seja este ano, seja nos anteriores muito provavelmente é porque não têm qualidade suficiente (nem que seja no momento atual).

MuchoG

O Mourinho está-se a cagar para a situação financeira do clube, na aposta na formação, no facto de termos um plantel caro e em sub rendimento.

A culpa nunca é dele, vai cortar quem quer cortar e pedir mundos e fundos, e o Ruizinho claro vai fazer as vontades já em Janeiro.

Já cortou o Ivanovic, o Dahl (através do Mário Branco), o Obrador, o Schjelderup, qualquer puto do Seixal, e não corta mais porque senão nem tinha 11 jogadores. Em Janeiro vai fazer o mesmo as Prestianni.

Num ano onde é cada vez mais provável não irmos à Champions e sem um João Neves ou Carreras para vender, vai ser curioso ver como isto se desenvolve. Eu cá por mim estou sentadinho com as pipocas na mão à espera do caos que se vai instalar.

Purple Rain

Um defesa esquerdo

Um extremo esquerdo

Pelo menos...

Já eu acho que faltam um Presidente, uma Direcção, uma Estrutura e um Projecto para o Futebol, um Treinador e 22 jogadores.
Ah, e também falta despedir todos os sócios analfabetos funcionais.

À parte isto não nos falta absolutamente nada !!!

Temos em nós todos os sonhos do mundo (adaptado de Fernando Pessoa)

Purple Rain

Grande jornalista agora na NOW.

A rapariga já perguntou umas 3 vezes aos cabrões do plantel: " e de quem é a RESPONSABILIDADE disto tudo, meus senhores ?"

Purple Rain

Citação de: Purple Rain em 11 de Novembro de 2025, 16:36Grande jornalista agora na NOW.

A rapariga já perguntou umas 3 vezes aos cabrões do plantel: " e de quem é a RESPONSABILIDADE disto tudo, meus senhores ?"

E AGORA o canalha do Record já se permite responder: "a culpa é do Rui Costa, claro". Antes das eleições não se podia dizer, claro !

Trapattoni

Citação de: Purple Rain em 11 de Novembro de 2025, 16:35

Um defesa esquerdo

Um extremo esquerdo

Pelo menos...

Já eu acho que faltam um Presidente, uma Direcção, uma Estrutura e um Projecto para o Futebol, um Treinador e 22 jogadores.

Concordo com tudo tirando o treinador que neste momento é o único intocável.

ISO

Um defesa esquerdo

Um extremo esquerdo

Pelo menos...

Vou muito mais longe, e por isso é que não votei em ninguém.
Falta sobretudo definir o que se pretende para o clube e ter um espírito muito mais adaptado ao contexto em que o clube está inserido.
Algum dos candidatos tinha a mínima noção de como será o futebol na Europa daqui a 10 anos?
Não se augura nada de bom nesse campo, muito menos para os clubes dos países pequenos e pobres, alguém pensa nisso?

Trapattoni

Volto a dizer que faz parte da solução e não do problema.
Tem todo o meu apoio.

pjin1980

Playoff Champions League - Benfica/Fenerbache

Mourinho: «Lage é um treinador feliz, com muitas opções de qualidade»

passado uns meses, Mourinho treinador do Benfica:

"Mourinho alarmado com a falta de qualidade do plantel"

Siga rumo ao abismo

ISO

Citação de: pjin1980 em 11 de Novembro de 2025, 17:01Playoff Champions League - Benfica/Fenerbache

Mourinho: «Lage é um treinador feliz, com muitas opções de qualidade»

passado uns meses, Mourinho treinador do Benfica:

"Mourinho alarmado com a falta de qualidade do plantel"

Siga rumo ao abismo

O Pequeno Mouro apenas serviu para o Costa ganhar com facilidade as eleições.

Jamal

A nossa sorte é que temos um presidente ganhador a todos os níveis.
Sorriam o futuro vai ser todo nosso.

tnlemos

Citação de: ISO em 11 de Novembro de 2025, 16:58

Um defesa esquerdo

Um extremo esquerdo

Pelo menos...

Vou muito mais longe, e por isso é que não votei em ninguém.
Falta sobretudo definir o que se pretende para o clube e ter um espírito muito mais adaptado ao contexto em que o clube está inserido.
Algum dos candidatos tinha a mínima noção de como será o futebol na Europa daqui a 10 anos?
Não se augura nada de bom nesse campo, muito menos para os clubes dos países pequenos e pobres, alguém pensa nisso?
Não votaste porque ninguém sabe o futuro? Nem se sabe como estará a Europa daqui a 10 anos, quanto mais o futebol.

Há dez anos atrás perspectivava-se os árabes a entrar a fundo perdido? Os russos estavam com presença no mercado e obviamente desapareceram...

O mercado é o mercado, seria necessário ter-se previsto isto à 10 anos? Não, em muitos momentos temos que nos adaptar e reagir... Isso é que é um bom gestor.

E a minha preocupação pelo Benfica mantem se a mesma, seja qual for a conjuntura europeia ou mundial em termos de futebol daqui a 10 anos. Ganhar o máximo possível!