O Benfica entrou no Pavilhão Fidelidade com a identidade bem vincada e a invencibilidade na Liga Betclic de basquetebol a alimentar a confiança, e acabou por confirmar essa superioridade ao superar o FC Porto, por 109-80, no duelo da 6.ª jornada da 1.ª fase da competição, numa vitória construída com argumentos sólidos, acerto exterior e controlo permanente do ritmo do clássico.
A abrir, Geno Crandall inaugurou o marcador (1-0) e Aleksander Dziewa confirmou o ascendente encarnado com o primeiro triplo da tarde (7-2). A equipa de Norberto Alves mostrou agressividade, fluidez ofensiva e alta eficácia exterior, obrigando o treinador do FC Porto, Fernando Sá, ao primeiro timeout ainda no parcial inicial.
Com o Pavilhão Fidelidade em uníssono aos 8 minutos – "Benfica allez" a ecoar nas bancadas – os encarnados dispararam para 32-19 no final do 1.º quarto, sustentados por 5 triplos em 8 tentativas e uma energia superior nas duas tabelas.
O 2.º quarto confirmou o mesmo rumo. A intensidade defensiva provocou sucessivas perdas de bola do adversário, que ficou longos minutos estacionado nos 27 pontos. O Benfica ampliou a vantagem para 39-21, forçando novo timeout de Fernando Sá, mas a resposta azul e branca não surgiu. Nem mesmo quando, a meio do período, foi o próprio Norberto Alves a pedir tempo técnico, apesar da vantagem larga (51-27).
Com mais um triplo de Betinho Gomes (54-27) e uma gestão ofensiva assertiva, o Benfica entrou no último minuto antes do intervalo a vencer por 64-31. O descanso chegou com 68-32, refletindo uma exibição dominante, marcada por intensidade, acerto exterior e controlo total do ritmo da partida.
No 3.º quarto, os tetracampeões nacionais mantiveram o controlo absoluto do clássico e voltaram a acelerar nos instantes finais do período. A um minuto do fecho, Koby McEwen elevou a vantagem para 90-50 com um triplo, e, logo a seguir, Makram Ben Romdhane reforçou o domínio encarnado com novo acerto exterior para 93-52. O parcial terminou em 93-54.
No último parcial, o Benfica manteve o ritmo elevado, superando a barreira dos 100 pontos. Resultado final: 109-80.
A formação encarnada vira agora o foco para uma semana intensa fora de portas. Na quarta-feira, 19 de novembro (19h00), o Benfica visita o Spartak Office Shoes na Hala Sportova Arena, em compromisso da Basketball Champions League, Grupo H, 5.ª jornada.
Três dias depois, no sábado, 22 de novembro (18h00), segue-se a deslocação ao Pavilhão Dr. Salvador Machado, onde defronta a UD Oliveirense na 2.ª jornada do Grupo A da Taça Hugo dos Santos.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Acho que fizemos uma excelente 1.ª parte a defender e a partir da defesa conseguimos correr e ter bons lançamentos. Eles na 2.ª parte acabam de mudar para a defesa zona e nós parámos de mover a bola tão rápido como devíamos. Não tira o mérito da 1.ª parte excelente que fizemos. Eles têm uma equipa com muito talento e, portanto, foi muito esforço dos rapazes em termos defensivos, que fez com que tivéssemos uma vantagem boa para o intervalo e para gerirmos mais o jogo. Ganhar aqui tem de ser um hábito e cada jogo, para nós, são finais. Seja o FC Porto, seja a equipa que estiver nos últimos lugares, não interessa. É esta atitude que eles têm de ter sempre, e eu penso que a equipa veio com esta atitude correta para jogar um jogo deste tipo. [Apoio dos adeptos] Os nossos adeptos são muito importantes, dão a energia extra que é preciso. Aquelas bolas mais divididas no chão, nós quase conquistámos todas, e isso não tem a ver com questões técnicas ou táticas, tem a ver com ambição, com desejo, com superação e eles mostraram isso com a energia que vem da bancada, sem dúvida nenhuma."
Geno Crandall (base do Benfica): "Foi um bom jogo da nossa parte. Entrámos em campo com a energia e a atitude certas desde o início e usámos isso para nos impulsionar durante o resto do jogo. [26 pontos marcados] Acho que tivemos muitas oportunidades, seja com os meus companheiros a fazer bloqueios para mim ou a movimentar a bola e a encontrar-me. O meu trabalho é aproveitar as oportunidades de lançamento e, quando não há espaço para lançamentos, passar a bola. Hoje, foi um dia em que as oportunidades surgiram. [Mais de 100 pontos do Benfica] Queremos ser uma equipa que consegue marcar muitos pontos e marcar pontos rapidamente. Executámos bem em muitas das áreas em que procurámos pontuar. Os remates caíram. [Apoio dos adeptos] Esta tarde foi ótima, tivemos uma grande presença dos nossos adeptos. Espero que tenham gostado e que possamos atrair mais público aos pavilhões. O apoio tem sido incrível."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Justice Sueing, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Betinho e Koby McEwen
Suplentes: Eduardo Francisco (J), Aaron Broussard (J), José Silva (J), Makram Ben Romdhane (J), Diogo Gameiro (J), Daniel Relvão (J) e Jhonathan Andrade (J)
Pontuadores do Benfica: Geno Crandall (26), Betinho (9), Aleksander Dziewa (17), Justice Sueing (20), Aaron Broussard (17), Makram Ben Romdhane (7), José Silva (2), Diogo Gameiro (2) e Koby McEwen (9)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/11/15/basquetebol-jogo-benfica-fc-porto-6-jornada-1-fase-liga-betclic
Coming soon
- Andris a Sábado, 29 Novembro 2025
- Andris a Sábado, 15 Novembro 2025
- Universo Benfica a Quarta, 12 Novembro 2025
- Andris a Segunda, 10 Novembro 2025
- Universo Benfica a Quarta, 6 Agosto 2025


