José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 30 jogos (18 vitórias, 7 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 19 jogos (12 vitórias, 4 empates, 3 derrotas)

lonstrup

Citação de: GloriosoSLB1904 em 15 de Dezembro de 2025, 11:09
Citação de: lonstrup em 15 de Dezembro de 2025, 11:05
Citação de: GloriosoSLB1904 em 15 de Dezembro de 2025, 10:56
Citação de: JPSilva em 14 de Dezembro de 2025, 22:40
Citação de: GloriosoSLB1904 em 14 de Dezembro de 2025, 22:30
Citação de: JPSilva em 14 de Dezembro de 2025, 22:26
Citação de: GloriosoSLB1904 em 14 de Dezembro de 2025, 22:25
Citação de: JPSilva em 14 de Dezembro de 2025, 22:23
Citação de: GloriosoSLB1904 em 14 de Dezembro de 2025, 22:20
Citação de: JPSilva em 14 de Dezembro de 2025, 22:16
Citação de: GloriosoSLB1904 em 14 de Dezembro de 2025, 22:15Mourinho tem dois bons jogos seguidos e já é o maior outra vez.

Há que elogiar estes dois jogos mas também há pontos de interrogação.

O maior deles todos é perceber como vai conseguir manter a coesão coletiva quando tiver extremos. Coincidência ou não, a equipa começou a melhorar com a lesão do Lukebakio e a entrada de mais um médio.

Claro que não é coincidência, a equipa iria sempre melhorar do ponto de vista defensivo, agora ofensivamente nada conseguirá fazer contra equipas fechadas

Se a pressão se mantiver a este razoável nível isso é ultrapassavel.

Trunfo do Porto é esse, mais do que capacidade de desmontar blocos baixos com ataque posicional.

Para isso é preciso que os adversários se exponham ou percam bolas estupidamente a sair a jogar. O Benfica na Luz não tem apanhado equipas assim.

Arouca já o fez.

Ficam expostos quando se pressiona bem e Porto pressiona bem e também sabe-se equilibrar defensivamente.

O Arouca é uma equipa perdida. Estou a falar de adversários minimamente organizados

São desmontáveis facilmente com pressão alta e forte reação à perda. Gap qualitativo é brutal.

Foi assim que Schmidt ganhou campeonato. E foi quando perdeu isso que colapsou.

Ganhou campeonato porque tinha uma equipa completa. Quando o adversário não se deixava pressionar tinha desequilibrador para fazer a diferença

Não estás a entender. Não é só a questão de condicionares a primeira fase de construção é também teres a capacidade de recuperar a bola no último terço.

Colocando em situações de marcação individual ou perto disso não há autocarro que não tenha uma falha, sobretudo numa liga em quase todos defendem mal e se confunde defender bem com número de jogadores.

Isso é um vantagem enorme mesmo sobre autocarros. E Porto tem menos soluções que o Sporting, por exemplo, mas é mais eficaz nas forma como pressiona e depois tem equipa compacta com laterais interiores e linhas juntas.

O fator limitante é a capacidade de aguentar fisicamente a equipa durante a época. Com Schmidt, a saída do Enzo e também a parte física contribuiram para menor sucesso na parte final.

Na época seguinte do Schmidt, tudo foi por água abaixo quando perdeu jogadores cruciais para subir linhas e pressionar alto, como Enzo e Ramos, adiantou de pouco teres desequilibradores como Neres ou Di Maria.
é verdade o que dizes, mas o próprio treinador parece que escolhei uma solução de compromisso mantendo titulares apesar de jogarem mal, do que "morrer" com as suas ideias e montar uma equipa como pretendia.

Posso considerar essas contingências que referes, mas não posso isentar o treinador das opções que tomou.

Sim, concordo. Não estou a isentar treinadores. Schmidt foi vitima mas também responsável do seu insucesso.

A minha análise era mais estratégica e reforçar o ponto que é mais relevante para mim. A importância da pressão alta e reação à perda, numa fase em que jogo direto está outra vez a crescer no panorama internacional.

sim, são sempre.

Esta é a visão normal de um adepto,  que vê um treinador somente como um treinador.

GloriosoSLB1904

Citação de: lonstrup em 15 de Dezembro de 2025, 11:10Mourinho é o treinador com mais recursos próprios/conhecimento/experiência dos que tivemos nos últimos 10 (ou 20 anos).

Portanto, temos de lhe exigir e mostrar confiança no seu valor.

Não faz sentido exigir menos a Mourinho do que a Lage, Schmidt, Prof Rui Carlos ou Jorge Jesus.

Bora caraças, bora lutar por isto. Sem choradinhos.

Exige-se a Mourinho o que se tem de exigir a qualquer treinador do Benfica. Ganhar.

GloriosoSLB1904

Citação de: lonstrup em 15 de Dezembro de 2025, 11:11
Citação de: GloriosoSLB1904 em 15 de Dezembro de 2025, 11:09
Citação de: lonstrup em 15 de Dezembro de 2025, 11:05
Citação de: GloriosoSLB1904 em 15 de Dezembro de 2025, 10:56
Citação de: JPSilva em 14 de Dezembro de 2025, 22:40
Citação de: GloriosoSLB1904 em 14 de Dezembro de 2025, 22:30
Citação de: JPSilva em 14 de Dezembro de 2025, 22:26
Citação de: GloriosoSLB1904 em 14 de Dezembro de 2025, 22:25
Citação de: JPSilva em 14 de Dezembro de 2025, 22:23
Citação de: GloriosoSLB1904 em 14 de Dezembro de 2025, 22:20
Citação de: JPSilva em 14 de Dezembro de 2025, 22:16
Citação de: GloriosoSLB1904 em 14 de Dezembro de 2025, 22:15Mourinho tem dois bons jogos seguidos e já é o maior outra vez.

Há que elogiar estes dois jogos mas também há pontos de interrogação.

O maior deles todos é perceber como vai conseguir manter a coesão coletiva quando tiver extremos. Coincidência ou não, a equipa começou a melhorar com a lesão do Lukebakio e a entrada de mais um médio.

Claro que não é coincidência, a equipa iria sempre melhorar do ponto de vista defensivo, agora ofensivamente nada conseguirá fazer contra equipas fechadas

Se a pressão se mantiver a este razoável nível isso é ultrapassavel.

Trunfo do Porto é esse, mais do que capacidade de desmontar blocos baixos com ataque posicional.

Para isso é preciso que os adversários se exponham ou percam bolas estupidamente a sair a jogar. O Benfica na Luz não tem apanhado equipas assim.

Arouca já o fez.

Ficam expostos quando se pressiona bem e Porto pressiona bem e também sabe-se equilibrar defensivamente.

O Arouca é uma equipa perdida. Estou a falar de adversários minimamente organizados

São desmontáveis facilmente com pressão alta e forte reação à perda. Gap qualitativo é brutal.

Foi assim que Schmidt ganhou campeonato. E foi quando perdeu isso que colapsou.

Ganhou campeonato porque tinha uma equipa completa. Quando o adversário não se deixava pressionar tinha desequilibrador para fazer a diferença

Não estás a entender. Não é só a questão de condicionares a primeira fase de construção é também teres a capacidade de recuperar a bola no último terço.

Colocando em situações de marcação individual ou perto disso não há autocarro que não tenha uma falha, sobretudo numa liga em quase todos defendem mal e se confunde defender bem com número de jogadores.

Isso é um vantagem enorme mesmo sobre autocarros. E Porto tem menos soluções que o Sporting, por exemplo, mas é mais eficaz nas forma como pressiona e depois tem equipa compacta com laterais interiores e linhas juntas.

O fator limitante é a capacidade de aguentar fisicamente a equipa durante a época. Com Schmidt, a saída do Enzo e também a parte física contribuiram para menor sucesso na parte final.

Na época seguinte do Schmidt, tudo foi por água abaixo quando perdeu jogadores cruciais para subir linhas e pressionar alto, como Enzo e Ramos, adiantou de pouco teres desequilibradores como Neres ou Di Maria.
é verdade o que dizes, mas o próprio treinador parece que escolhei uma solução de compromisso mantendo titulares apesar de jogarem mal, do que "morrer" com as suas ideias e montar uma equipa como pretendia.

Posso considerar essas contingências que referes, mas não posso isentar o treinador das opções que tomou.

Sim, concordo. Não estou a isentar treinadores. Schmidt foi vitima mas também responsável do seu insucesso.

A minha análise era mais estratégica e reforçar o ponto que é mais relevante para mim. A importância da pressão alta e reação à perda, numa fase em que jogo direto está outra vez a crescer no panorama internacional.

sim, são sempre.

Esta é a visão normal de um adepto,  que vê um treinador somente como um treinador.

Um adepto está limitado na forma como pode ver um treinador e condicionado por uma visão retrógada das suas funções.

Um treinador é cada vez mais um gestor de recursos humanos. Gestão deve ser o conceito mais focado no nível UEFA Pro. Com equipas técnicas cada vez mais especializadas, nem sequer precisa de dominar ao detalhe a metodologia de treino. Mas tem de ser mestre em gerir seres humanos.

Depois um adepto só tem três coisas mensuráveis. Resultados, ideias de jogo e evolução coletiva/individual. O processo para chegar aí está afastado dos holofotes (embora haja alguma partilha de treinos, etc).

sergio19azb

O Mourinho ontem foi claro

Quer um ala que corra, morda e marque.
Parece-me que é essa a prioridade para Janeiro, um extremo esquerdo com esse perfil.

JM21

Fenómeno

O Mourinho não precisa de 2 reforços... Isso é uma ilusão. Precisa de mais.

No entanto, tudo indica que o Shelly deve sair, por isso, o mercardo de inverno será algo do género:

- Ala esquerdo
- Ala direito
- Trinco

Não faço ideia dos planos do Benfica para o Prestianni, mas se dois alas vierem para o Benfica, o seu espaço no miolo torna-se nulo.

sergio19azb

Citação de: Fenómeno em 15 de Dezembro de 2025, 11:34O Mourinho não precisa de 2 reforços... Isso é uma ilusão. Precisa de mais.

No entanto, tudo indica que o Shelly deve sair, por isso, o mercardo de inverno será algo do género:

- Ala esquerdo
- Ala direito
- Trinco

Não faço ideia dos planos do Benfica para o Prestianni, mas se dois alas vierem para o Benfica, o seu espaço no miolo torna-se nulo.

Falas do Andreas? Também acho que deverá sair emprestado com opção de compra entre 15 a 20M€
O Prestianni também não conta e o River deverá garanti-lo por empréstimo.

Ficamos apenas com Lukebakio como extremo puro. Nesse sentido, podem entrar 2 extremos, um para cada lado, já que Sudakov e Aursnes garantem sempre a posição em ultimo caso.

slbenfica_croft

Citação de: sergio19azb em 15 de Dezembro de 2025, 11:28O Mourinho ontem foi claro

Parece-me que é essa a prioridade para Janeiro, um extremo esquerdo com esse perfil.
O BENFICA precisa de extremos verticais, rápidos, capazes de atacar o espaço e de ir para cima no 1vs1.

É escandaloso um plantel de equipa dita grande não ter UM ÚNICO jogador com este perfil.

Isto quando, jogando com alas/extremos, o mínimo seria ter 3.

Marrokinoum

Citação de: Fenómeno em 15 de Dezembro de 2025, 11:34O Mourinho não precisa de 2 reforços... Isso é uma ilusão. Precisa de mais.

- Ala esquerdo
- Ala direito
- Trinco

Penso que o trinco sera Manu.

Acredito mais nas alas.

GloriosoSLB1904

Citação de: slbenfica_croft em 15 de Dezembro de 2025, 11:56
Citação de: sergio19azb em 15 de Dezembro de 2025, 11:28O Mourinho ontem foi claro

O BENFICA precisa de extremos verticais, rápidos, capazes de atacar o espaço e de ir para cima no 1vs1.

É escandaloso um plantel de equipa dita grande não ter UM ÚNICO jogador com este perfil.

Lukebakio tem esse perfil.

slbenfica_croft

Citação de: GloriosoSLB1904 em 15 de Dezembro de 2025, 11:59
Citação de: slbenfica_croft em 15 de Dezembro de 2025, 11:56

Lukebakio tem esse perfil.
O Luke antes da lesão já estava lesionado. Continuo a dizer que veio lesionado. Fisicamente nunca pareceu estar bem nem ser jogador para mais que 65min.

Fenómeno

Citação de: Marrokinoum em 15 de Dezembro de 2025, 11:58

- Ala esquerdo
- Ala direito
- Trinco

Penso que o trinco sera Manu.

Acredito mais nas alas.
Não pode ser só o Manu.

Boxtobox

Podemos não gostar do estilo algo retranqueiro do Mourinho, mas o homem sabe como poucos de futebol

E ganhar está-lhe no sangue e nem a feijões gosta de perder.

Se ultimamente tem tido menos sucesso também é porque tem andando por clubes que poucas chances tinham de ganhar.

O Mourinho será sempre um grande treinador para o Benfica, pena que tenha vindo logo com uma direção incompetente.

Special_Red

Se puderem fazer alguma contratação em Janeiro q apontem tudo a um extremo esquerdo de jeito. Nem q seja por empréstimo.
Tudo o resto, acho q devem esperar pelo final da época e sobreviver até lá com a formação.

J_PN

Gastar dinheiro em janeiro será um erro. Vamos ficar em 3º e vamos...

O Bruma não vai ficar pronto em janeiro?