José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 63 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 40 jogos (23 vitórias, 9 empates, 8 derrotas)
Em 2025/2026: 29 jogos (17 vitórias, 6 empates, 6 derrotas)

Archie Bunker

Citação de: HB em 02 de Fevereiro de 2026, 15:33
Citação de: Espártaco em 02 de Fevereiro de 2026, 15:30
Citação de: david_slb em 02 de Fevereiro de 2026, 14:58
Citação de: Kurt Cobain 10 em 01 de Fevereiro de 2026, 23:02Mourinho: "O facto de ficarmos mais longe dos rivais não afeta o nosso trabalho diário, porque aqui podemos estar a 5, 10 ou 20 pontos dos rivais, mas a seriedade, a maneira como se trabalha, como se encara a profissão não muda em função de estarmos em 1.º, 2.º ou 3.º".

Oh boneco mete te é no CRL

Foda-se... mas que é isto?

:2funny:

Isto é pior que o Rui Vitoria
Não se chamasse José Félix e já tinha sido alvo de piadas e memes.

Eu já ando a dizer isso há muito tempo, o Mourinho tem uma comunicação social absurdamente conivente consigo, por vezes chegam mesmo a parecer intimidados com ele.

Basta ver ontem na CI á saída do campo a cara de mau do Mourinho para o jornalista,e quando saí uma pergunta até fofinha mudou logo...

Shoky

Citação de: cwally em 02 de Fevereiro de 2026, 15:07
Citação de: Shoky em 02 de Fevereiro de 2026, 12:54

Culpa do treinador!
Não sei se estás a ser irónico mas é para isso que está lá a equipa técnica!

Para ensinar a um futebolista profissional que tem 4 segundos para decidir que deve meter uma bola num gajo completamente isolado antes do meio campo?

Por amor de Deus.
É como dizer que a culpa é do cozinheiro porque o empregado de mesa decide tentar de olhos fechados e tropeça com o prato no chão.

GloriosoSLB1904

Culpa do treinador!

Um bom exemplo de que o problema não é a atitude.

O problema é a decisão, que é cada vez mais o ponto crucial no futebol. Decidir em crise de tempo.

Prestianni vai numa corrida desenfreada, mas depois decide quase sempre mal e esse lance é paradigmático.

GloriosoSLB1904

Citação de: Shoky em 02 de Fevereiro de 2026, 15:56

Culpa do treinador!

Para ensinar a um futebolista profissional que tem 4 segundos para decidir que deve meter uma bola num gajo completamente isolado antes do meio campo?

Por amor de Deus.
É como dizer que a culpa é do cozinheiro porque o empregado de mesa decide tentar de olhos fechados e tropeça com o prato no chão.

A malta acha que um treinador tem um comando da Playstation que controla todas as ações.

Ali a responsabilidade é do jogador. As decisões em campo são tomadas pelos jogadores.

Um treinador serve para trabalhar dinâmicas, definir missões, basicamente definir modelo de jogo, trabalhando tática e técnica, aliando a preparação física  da equipa.

Deve criar as ferramentas para maior conforto dos jogadores em campo, mas as decisões em jogo estão a cargo dos jogadores.

joaoss_05

Citação de: pexim em 02 de Fevereiro de 2026, 15:05
Citação de: joaoss_05 em 02 de Fevereiro de 2026, 11:29
Citação de: Madiria em 02 de Fevereiro de 2026, 11:04Não percebi a saída do Schejlderup, quando até estava a ser dos melhores, muito menos para passar o Sudakov para a esquerda. Parece-me que a equipa se ressentiu com esta substituição.

Dito isto, e ao contrário de grandes parte dos jogos esta época com o Mourinho, eu vi uma equipa com ideia de jogo, com futebol, com bons princípios. Tal como referi, ao contrário de grande parte dos jogos com o Mourinho, vi uma equipa a atacar com ideias, a chegar a área a ter bola e a criar oportunidades.
O que é absolutamente assustador, é a quantidade de vezes que jogadores diferentes, dentro de área em boa posição, não rematam à baliza, dão um toque a mais, rematam froxo, não acertam na baliza.
Ontem, acima de tudo foi desesperante a inoperância para rematar à baliza em posição de se fazer golo.

Nas últimas duas semanas, desde de que o Mourinho passou a jogar maioritariamente com os jogadores nas suas posições, vejo uma equipa em clara melhoria. Com uma ideia de jogo, sem ser brilhante, agradável e a jogar para ganhar. E isso é positivo.

Agora está inoperância em frente à baliza é que é absolutamente assustadora. E ontem, foi esta inoperância que nos fez não ganhar o jogo.

É inacreditável que numa equipa como o Benfica, o seu segundo melhor marcador tenha 5 golos. Mais ainda quando esse segundo melhor marcador é o PL (Ivanovic) que nem sequer joga.

Preparar a próxima época em condições e aproveitar esta pré-epoca enormíssima (6meses) para começar a todo gás para o ano.

Época absolutamente desastrosa a todos os níveis.
Um comentário todo ele lúcido. Concordo na íntegra com tudo. Se houve jogo que não se pode acusar nada, foi o de ontem, em que se dominou do início ao fim e procurou-se jogar de forma ofensiva (não objetiva, infelizmente).

Agora, chamaram tolinho ao Mourinho quando há 3/4 meses atrás falou de um avançado com presença na área. Se houve jogo que reforçou essa evidência foi o de ontem. Tanta bola a correr ali na área e não há um finalizador para encostar ou para cabecear? Bem sei que temos um problema chamado Ivanovic, mas falta-nos mesmo um jogador de área. Eu adoro o Pavlidis, mas sai muito daquela zona e é preciso ter lá alguém em determinados momentos do jogo.
Ontem jogou-se até bem até ao momento em que o treinador decidiu que já estava farto de ver a equipa a trabalhar bem e mexeu. Mexeu, fodeu!
Repara, mesmo após as substituições tiveste oportunidades. O Sidny fez 2 cruzamentos "meio golo", um deles exatamente para a cabeça do Pavlidis que atira ao lado. O Anisio, entra bem a segurar jogo, deu mais presença na área e mete lá uma bola de pé esquerdo ao segundo poste em que o Pavlidis chega atrasado. Rafa e Bruma fora dela face ao tempo de paragem de ambos.

Ou seja, mesmo após algumas alterações duvidosas continuaste a criar oportunidades e só não marcas por incompetência. E o grande problema é que isto não é de hoje. Tu equilibras qualquer jogo (tirando o Braga para a taça da liga) - em Turim é um resultado enganador, igual no Dragão para a taça, em Vila do Conde fazes 2 golos quando podias golear fácil. Contra o Real, então, foi de bradar aos céus as oportunidades desperdiçadas.

Falta objetividade na frente, porque neste momento está a ser criado jogo para fazermos golos e não há "jogadores de área". Muita gente gostou da venda do Aktürkoğlu, no entanto, esqueceram-se que só ele contribuiu em quase 30 golos na temporada passada. Por muita lacuna que tivesse, fazia o mais importante. Quem faz esse papel hoje em dia? É que o Schjelderup, por muito talento que lhe vejam, não é esse jogador. Ontem tem lá lances em que passa por 3 ou 4 gajos e procura mais uma finta, quando muitas vezes só tem de simplificar (como fez com o Real). Agora não há muito a fazer, mas temos um problema sério com o Ivanovic e no verão, continuando assim, é preciso "trocá-lo" por um outro perfil de avançado de área (que me parece ser uma lacuna evidente desta equipa).

MuchoG

6 empates e 10 vitórias em 16 jogos para o campeonato. 36 pontos

Numa época de 34 jogos equivale a 76 ou 77 pontos. Desde que passámos a 18 equipas, o pior campeão fez 82.

Pode enfiar a conversa de ter mais pontos que a época passada ou de estar invicto onde eu cá sei. Tanto a performance em campo como a pontual tem sido fraca, especialmente a nível interno

Badge

Culpa do treinador!

Já não sei se disse aqui ou a alguns amigos, mas o QI futebolístico deste plantel é o pior dos últimos 30 anos. E sim, incluo o deep down Vietname.

RAFL

Citação de: GloriosoSLB1904 em 02 de Fevereiro de 2026, 10:16
Citação de: RAFL em 02 de Fevereiro de 2026, 10:15
Citação de: Keiroxes em 02 de Fevereiro de 2026, 10:06
Citação de: Kurt Cobain 10 em 02 de Fevereiro de 2026, 10:02Ainda não foi despedido?

Não há tomates do encosta para o meter na rua e quem se fode é os adeptos que levam noites sem dormir.
.

Não faz sentido nenhum ser despedido agora, tem que ir até final da época, e depois sair por mútuo acordo
Mutuo acordo....ri me

Há uma cláusula de não renovação que pode ser exercida por qualquer uma das partes.
Exato...e para qualquer parte accionar tem que pagar 6 milhoes

JP20

Culpa do treinador!

Por amor de Deus.

Felizmente ainda há membros lúcidos por aqui que percebem "um pouquinho" de futebol

Como é obvio e como tenho também dito, não há treinador que resista a alguns erros individuais que ocorreram esta época e têm impacto claro e óbvio na posição onde nos encontramos..

Há erros e erros.. sim, colocar jogadores nas posições corretas é o treinador.. criar dinâmicas em todos os momentos de jogo, definir tática para explorar fraquezas do adversário.. tudo treinador (e o Mourinho errou muitas vezes já)

Mas essa do Prestiani demonstra a falta de classe que muitos jogadores têm.. um jogador do Benfica tem que saber que aquele jogador está ali e entregar a bola facilmente.. e não há como errar porque não há "obstáculos " para esse passe sair em menos de 1/2 segundos..

Isto é um exemplo que se pode estender a outras decisões.. passes estupidos do Rios no meio campo, dos nossos defesas a sair a jogar.. há coisas que ou os jogadores têm qualidade ou não!

ruibenfica80

Citação de: GloriosoSLB1904 em 02 de Fevereiro de 2026, 16:02

Culpa do treinador!

Um bom exemplo de que o problema não é a atitude.

O problema é a decisão, que é cada vez mais o ponto crucial no futebol. Decidir em crise de tempo.

Prestianni vai numa corrida desenfreada, mas depois decide quase sempre mal e esse lance é paradigmático.

Só cito aqui porque foi o ultimo que apanhei deste lance.

Não quero aqui dizer que o Presti fez bem. Obviamente estão aí a apontar o que teria sido a jogada ideal.

No entanto, gostava de chamar a atenção que não é tão simples como parece. Sim, um Messi seria capaz. Sem dúvida. Mas não é um lance assim tão fácil e explico porquê:

Quando o Presti arranca, se virem na primeira imagem, os colegas ainda estão atrás dele. E vem um jogador adversário a descer na linha de passe.

Em cima disso, devem dar mérito ao adversário que recupera junto do Presti. Faz uma ótima recuperação e vem para cima do Presti bastante cedo no lance.

Ora, a partir daí já não é tão fácil levantar a cabeça e ver. Porque já está sob pressão de um adversário que é forte fisicamente. Teve velocidade para ir buscar em recuperação.

Depois falamos num jovem jogador. Que obviamente se atrapalha ali um pouco quando sente uma pressão tão rápida.

Ou seja, quando aparece um colega isolado no meio com boa linha de passe, já existe a pressão imediata a chegar.

Aqui temos também de dar mérito à equipa adversária que fez tudo certo.

No inicio da jogada colocou um homem na linha de passe. E adicionalmente o que devia de ir directamente atrás do Presti foi e arrancou com tudo atrás dele.

E já agora, podem ver também que no meio existe uma ótima recuperação. Vem um adversário a sprintar que vai apanhar o nosso jogador na zona central.

Vocês estão todos para aí a dizer que isto é um lance de burrice. Mas falta dar mérito à outra equipa que fez uma ótima recuperação.

cwally

Culpa do treinador!

Por amor de Deus.
Não sei se foi o caso mas nem sempre o que parece óbvio na TV é óbvio a nível do relvado, não é assim tão simples.
Claro que também fiquei a desesperar com a decisão do Prestianni nesse lance. Mas tem 20 anos acabados de fazer, ainda vale a pena tentar ensinar. Se tivesse 30s como Rafa, Bruma ou mesmo Lukebakio era para esquecer.

Já que não estamos a lutar por nada mais vale dar espaço aos miudos que apostar nos jogadores feitos (e acabados).

cwally

Citação de: JP20 em 02 de Fevereiro de 2026, 16:36

Culpa do treinador!

Por amor de Deus.

Felizmente ainda há membros lúcidos por aqui que percebem "um pouquinho" de futebol

Como é obvio e como tenho também dito, não há treinador que resista a alguns erros individuais que ocorreram esta época e têm impacto claro e óbvio na posição onde nos encontramos..

Há erros e erros.. sim, colocar jogadores nas posições corretas é o treinador.. criar dinâmicas em todos os momentos de jogo, definir tática para explorar fraquezas do adversário.. tudo treinador (e o Mourinho errou muitas vezes já)

Mas essa do Prestiani demonstra a falta de classe que muitos jogadores têm.. um jogador do Benfica tem que saber que aquele jogador está ali e entregar a bola facilmente.. e não há como errar porque não há "obstáculos " para esse passe sair em menos de 1/2 segundos..

Isto é um exemplo que se pode estender a outras decisões.. passes estupidos do Rios no meio campo, dos nossos defesas a sair a jogar.. há coisas que ou os jogadores têm qualidade ou não!
Vale a minha resposta no post acima. 

Quanto ao Rios para mim já não há defesa possível, é para esquecer.

lPhoenix

Culpa do treinador!

É verdade, mas nota-se que estes momentos vão sendo cada vez menos à medida que for ganhando experiência e rotinas com os colegas.

Por outro lado, também são de salientar os aspectos positivos que são muitos, ele tem bom domínio de bola, tenta passar o defesa e não ir contra ele, é capaz de ter mais passes bons do que oportunidades para passar e não passou.

Espártaco

Com o José Félix descobriu-se que os jogadores falham muito.

Quantos falhanços inacreditáveis e decisões amadoras não poderemos invocar em anos transactos com JJ, Schmidt, Nascimento, etc?

Quando tudo está mal, tudo corre mal.

Donato

Enquanto continuar a esconder-se nas antevisões aos jogos no canal do clube para evitar perguntas difíceis...

Enquanto arranjar sucessivamente desculpas em terceiros... para o pouco futebol que a equipa pratica...

Enquanto achar que o currículo que construiu (com todo o mérito) lhe permite manipular os sócios/adeptos com frases feitas sobre a grandeza do Benfica...

Este gajo está ultrapassado e não é o treinador que o Benfica precisa.
Precisamos de um treinador jovem, humilde, ambicioso e com sede de ganhar... um treinador como Ruben Amorim, Marco Silva ou mesmo um estrangeiro.