José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 63 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 43 jogos (25 vitórias, 9 empates, 9 derrotas)
Em 2025/2026: 32 jogos (19 vitórias, 6 empates, 7 derrotas)

Moltisanti

Citação de: J_PN em 13 de Fevereiro de 2026, 10:29Perdemos pontos em Tondela há 2 semanas e vejo pessoal benfiquista confiante do nada, recepções apoeteóticas nos Açores...

Isto mais vale cair em graça do que ser engraçado. O Rui Costa assiste de cadeirinha, assim ninguém lhe cai em cima.

O que é mais que normal, são maioritariamente adeptos benfiquistas que apenas veem o seu clube ao vivo uma única vez durante toda a época.

fdpdc666

Mourinho já acertou. E agora?
Tardou até que o treinador encontrasse o encaixe certo das peças, mas lesão de Aursnes e regressos de Ríos e Lukebakio voltam a baralhar-lhe os planos.

José Mourinho - Foto: IMAGO

Spoiler
O empate no clássico de segunda-feira no dia seguinte ao muito suado triunfo frente ao Alverca reabriu o apetite do Benfica pelo título. Sete pontos para o primeiro lugar continuam a ser distância considerável, que nunca foi recuperada em Portugal com 13 jornadas por disputar, mas o cenário na Luz é francamente mais animador do que há um par de semanas, sobretudo tendo em conta que o FC Porto visita a Luz no início de março.

Não é que o Benfica esteja a deslumbrar, muito longe disso, mas, pelo menos, José Mourinho encontrou, ao fim de muito tempo, o onze base que melhor tem funcionado desde que assumiu o lugar de Bruno Lage, em setembro passado. É certo que o encaixe de Aursnes, Barreiro, Prestianni, Sudakov e Schjelderup atrás de Pavlidis foi forçado por várias ausências no plantel, desde logo Barrenechea, Ríos e Lukebakio, mas a equipa parece ter, finalmente, encontrado alguma harmonia em campo. Resta saber o que irá na mente de Mourinho, agora que o período crítico de lesões parecia ter ficado para trás, exceção feita a Bah, cuja disponibilidade a curto prazo é ponto de interrogação.

As melhorias no coletivo depois de um arranque de 2026 paupérrimo em resultados e exibições foram notórias e em grande parte justificadas pela revolução a meio-campo: Barrenechea e Ríos foram apostas altas do Benfica que, até agora, não corresponderam ao que deles se esperava e a dupla Aursnes-Barreiro tem funcionado largamente melhor do que a sul-americana. Não só pelo trabalho de para-brisas à frente dos centrais, mas porque isso permite à equipa encaixar Sudakov na sua melhor posição e soltar a criatividade de Prestianni e Schjelderup, que, com o tempo de jogo merecido, têm justificado a aposta de Mourinho.

Ríos é o segundo mais caro de sempre e Lukebakio barato não foi, mas, nesta altura, não mexer no que está a funcionar seria o mais aconselhável. A lesão de Aursnes, quando o norueguês tinha recuperado o rendimento da primeira época, volta, contudo, a baralhar as contas ao treinador. Sem falar de Rafa, que certamente não terá vindo para passar muito tempo sentado no banco.

P. S. — Já muito se escreveu sobre as bafientas tradições que o clássico no Dragão trouxe de volta, mas importa perguntar: ainda alguém se surpreende? As paredes do balneário estavam decoradas por motivos turísticos, a televisão com imagens para pressionar Fábio Veríssimo no intervalo foi um erro de interpretação e, no FC Porto-Arouca de 2023, o VAR esteve desligado durante 13 minutos por culpa da MEO. Há coisas que não mudam e os limites no Dragão continuam a ser algo muito difícil de entender.
[fechar]

Francisco Vaz de Miranda in A Bola

https://www.abola.pt/noticias/mourinho-ja-acertou-e-agora-2026021220221848303

Kinkolas

Citação de: fdpdc666 em 13 de Fevereiro de 2026, 13:07Mourinho já acertou. E agora?
Tardou até que o treinador encontrasse o encaixe certo das peças, mas lesão de Aursnes e regressos de Ríos e Lukebakio voltam a baralhar-lhe os planos.

José Mourinho - Foto: IMAGO

Spoiler
O empate no clássico de segunda-feira no dia seguinte ao muito suado triunfo frente ao Alverca reabriu o apetite do Benfica pelo título. Sete pontos para o primeiro lugar continuam a ser distância considerável, que nunca foi recuperada em Portugal com 13 jornadas por disputar, mas o cenário na Luz é francamente mais animador do que há um par de semanas, sobretudo tendo em conta que o FC Porto visita a Luz no início de março.

Não é que o Benfica esteja a deslumbrar, muito longe disso, mas, pelo menos, José Mourinho encontrou, ao fim de muito tempo, o onze base que melhor tem funcionado desde que assumiu o lugar de Bruno Lage, em setembro passado. É certo que o encaixe de Aursnes, Barreiro, Prestianni, Sudakov e Schjelderup atrás de Pavlidis foi forçado por várias ausências no plantel, desde logo Barrenechea, Ríos e Lukebakio, mas a equipa parece ter, finalmente, encontrado alguma harmonia em campo. Resta saber o que irá na mente de Mourinho, agora que o período crítico de lesões parecia ter ficado para trás, exceção feita a Bah, cuja disponibilidade a curto prazo é ponto de interrogação.

As melhorias no coletivo depois de um arranque de 2026 paupérrimo em resultados e exibições foram notórias e em grande parte justificadas pela revolução a meio-campo: Barrenechea e Ríos foram apostas altas do Benfica que, até agora, não corresponderam ao que deles se esperava e a dupla Aursnes-Barreiro tem funcionado largamente melhor do que a sul-americana. Não só pelo trabalho de para-brisas à frente dos centrais, mas porque isso permite à equipa encaixar Sudakov na sua melhor posição e soltar a criatividade de Prestianni e Schjelderup, que, com o tempo de jogo merecido, têm justificado a aposta de Mourinho.

Ríos é o segundo mais caro de sempre e Lukebakio barato não foi, mas, nesta altura, não mexer no que está a funcionar seria o mais aconselhável. A lesão de Aursnes, quando o norueguês tinha recuperado o rendimento da primeira época, volta, contudo, a baralhar as contas ao treinador. Sem falar de Rafa, que certamente não terá vindo para passar muito tempo sentado no banco.

P. S. — Já muito se escreveu sobre as bafientas tradições que o clássico no Dragão trouxe de volta, mas importa perguntar: ainda alguém se surpreende? As paredes do balneário estavam decoradas por motivos turísticos, a televisão com imagens para pressionar Fábio Veríssimo no intervalo foi um erro de interpretação e, no FC Porto-Arouca de 2023, o VAR esteve desligado durante 13 minutos por culpa da MEO. Há coisas que não mudam e os limites no Dragão continuam a ser algo muito difícil de entender.
[fechar]

Francisco Vaz de Miranda in A Bola

https://www.abola.pt/noticias/mourinho-ja-acertou-e-agora-2026021220221848303

Troca por troca, qual é a puta da dúvida 

fdpdc666

Mourinho: «A minha experiência ainda não me ensinou muito a agarrar numa equipa a metade da época»
Treinador do Benfica falou à Champions League Magazine sobre a qualificação "histórica" do Benfica na Champions e o regresso... ao Bernabéu.

Foto: Luís Manuel Neves

Spoiler
"Para a história". É desta forma que José Mourinho continua a qualificar a vitória, na Luz, frente ao Real Madrid (4-2) e que garantiu ao Benfica a presença no playoff da Liga dos Campeões. Em entrevista à Champions League Magazine, que a Sport TV transmitiu alguns excertos, o treinador dos encarnados voltou a sublinhar a emoção de ter visto Trubin marcar já nos descontos. 

"No momento em que nós fazemos o golo e toda a gente entra em campo, a única coisa que me lembro é da minha família que raramente está porque vivem em Londres e estavam ali naquele dia. Tinha mais ou menos a perceção de onde estavam, que seria numa box por cima do banco do Real, e quando vou naquela direção aparece-me o miúdo - que por acaso conheço porque joga no Benfica, mas mesmo que não conhecesse não dava muito tempo para perceber... É uma situação única. Já tinha ganhado numa situação parecida ao PSG, era uma eliminatória entre o Chelsea e o PSG, marcámos o golo da eliminatória os 90' e qualquer coisa, mas foi um atacante a marcar [n.d.r Chelsea-PSG dos 'quartos' de 2013/14, Demba Ba marca aos 87'] não um guarda-redes. Aquela situação de arriscarmos tudo com o guarda-redes e ser ele a fazer o golo... Para mim, no futebol, tudo é 'déjà vu', porque ao longo destes anos já passei por tudo, do bom e do mau. Já tinha passado por ganhar a eliminatória no último lance do jogo, mas ser um guarda-redes a fazer um golo - e que golo! - é efetivamente de perder a cabeça. Tive aqueles 3 ou 4 segundos de perder a cabeças, mas depois o Arbeloa trouxe-me à terra porque apareceu-me à frente, abraçou-me e fez-me ter aquela coisa de 'uau, não posso celebrar assim à frente dos meus amigos', e fui para dentro e não participei da festa que os jogadores fizeram no campo, festa que é normal pela forma como nos qualificámos, porque ao fim de 4 jogos tínhamos zero pontos... Sempre disse que enquanto a matemática dissesse que é possível, é possível. Foi uma vitória incrível com o 'rei dos reis', com o 'mr. Champions League' e foi de um significado muito grande. Independentemente do que aconteça no playoff com o Real, ou nos oitavos, nos quartos....,  a maneira como nos qualificámos ficou na história da Champions, na do Benfica e na nossa própria história", afirmou.

O técnico dos encarnados abordou ainda a entrada do Benfica na 6.ª jornada da Liga. "Entrar a meio da época é uma coisa da qual não tenho grande experiência e cria-me sempre grandes dificuldades. Chegar e impor-me Tenho sempre dificuldades em perceber até que ponto posso entrar, que posso romper com o passado. Cria-me frustrações no sentido de 'humm... eu não gosto disto, mas tenho de pensar bem se vou modificar, se será melhor fazer ou não'. A minha experiência ainda não me ensinou muito a agarrar numa equipa a metade da época. Essa foi a dificuldade maior no Benfica".

O jogo da 1.ª mão do playoff joga-se já na terça-feira na Luz e a visita ao Bernabéu está agendada para o próximo dia 25, um regresso a uma casa que Mourinho bem conhece. "Não quero sentir nada. Não sei se vou conseguir, mas vou tentar. Cada vez que vou a sítios onde fui feliz - e já regressei a Manchester, a Milão... - tento sempre não sentir nada, mas antes do jogo sinto muito. Não é nunca uma situação normal voltar a um sítio onde se foi feliz, mas durante o jogo consigo abstrair-me sempre e é isso que espero que aconteça".

Desafiado pela UEFA a dizer uma palavra que resuma o tempo em que esteve à frente do Real Madrid, o técnico dos encarnados não hesitou: "Incrível porque a liga que ganhámos continua a ser 'a' liga porque continua a ser o máximo, a liga de todos os recordes, mas também incrível por todas as dificuldades: dificuldade de lutar contra um Barcelona fantástico, contra diversas situações e alguns tabus.... Foi incrível".
[fechar]

in Record

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/mourinho-a-minha-experiencia-ainda-nao-me-ensinou-muito-a-agarrar-numa-equipa-a-metade-da-epoca?ref=HP_Ultimas

J_PN

Citação de: Zeca_Diabo em 13 de Fevereiro de 2026, 14:37https://sapo.pt/artigo/mourinho-a-minha-experiencia-ainda-nao-me-ensinou-muito-a-agarrar-numa-equipa-a-metade-da-epoca-698f2ba06480661f46f1d033
A nível de comunicação não há pai para ele. Tem sempre uma desculpa na ponta da língua.

Alguem que lhe mostre o que aconteceu nos últimos clubes onde preparou a época e fez pré-época.

Lúcio Júnio Bruto

Citação de: Moltisanti em 13 de Fevereiro de 2026, 10:33
Citação de: J_PN em 13 de Fevereiro de 2026, 10:29Perdemos pontos em Tondela há 2 semanas e vejo pessoal benfiquista confiante do nada, recepções apoeteóticas nos Açores...

Isto mais vale cair em graça do que ser engraçado. O Rui Costa assiste de cadeirinha, assim ninguém lhe cai em cima.

O que é mais que normal, são maioritariamente adeptos benfiquistas que apenas vêm o seu clube ao vivo uma única vez durante toda a época.

vêm = verbo «vir»
vêem = verbo «ver» (ou «veem», com Acordo Ortográfico)

É fácil de fixar. Quem vê, vê com dois olhos. Logo, «vêem», com dois ee.

Moltisanti

Citação de: Lúcio Júnio Bruto em 13 de Fevereiro de 2026, 16:31

O que é mais que normal, são maioritariamente adeptos benfiquistas que apenas vêm o seu clube ao vivo uma única vez durante toda a época.

vêm = verbo «vir»

Obrigado Lúcio, erro pouco habitual da minha parte.

Lúcio Júnio Bruto

Citação de: Moltisanti em 13 de Fevereiro de 2026, 16:37

vêm = verbo «vir»

Nada a agradecer. Se eu me enganar, agradeço que me corrijam, também.

Bmjfsa

Citação de: Lúcio Júnio Bruto em 13 de Fevereiro de 2026, 16:45

vêm = verbo «vir»

Também sou desses...
O saber não ocupa lugar.
Devemos corrigir-mo-nos,
sem arrogância.

Hernanicafu

Tomás Araújo a lateral?? .. enfim posso estar enganado mas com o Banjaqui no banco nao joga porquê? .. já jogou e esteve bem.. depois admiram-se que o miúdo não queira renovar.. já sei o que vai dizer...a equipa B também é importante..

Bethinho

Araújo a DD com Banjaqui no banco...oh puta deita-te.....

Fguerreiro54

Citação de: Bethinho em 13 de Fevereiro de 2026, 17:30Araújo a DD com Banjaqui no banco...oh puta deita-te.....

Somos o clube no mundo que tem mais jogadores com potencial mas acabamos sempre por não lhes dar as devidas oportunidades, que gestão a nossa.

Giorgos Karagounis

Giorgos Karagounis

Citação de: Bmjfsa em 13 de Fevereiro de 2026, 16:51
Citação de: Lúcio Júnio Bruto em 13 de Fevereiro de 2026, 16:45

vêm = verbo «vir»

Também sou desses...
O saber não ocupa lugar.
Devemos corrigir-mo-nos,
sem arrogância.

"Corrigirmo-nos" :)

Mas até deveria ser "corrigir-nos", talvez.