Gianluca Prestianni

Avançado, 20 anos,
Argentina
Equipa Principal: 3 épocas (2024-), 45 jogos (1962 minutos), 3 golos
Em 2025/2026: 30 jogos (1458 minutos), 2 golos

Equipa B: 2 épocas, 11 jogos, 2 golos

Títulos: Supertaça (1)

Lellominsk

Citação de: pexim em 19 de Fevereiro de 2026, 16:22
Citação de: Mestre em 19 de Fevereiro de 2026, 15:59
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:54
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:46
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:22
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:09
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 14:00
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:57
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 13:55
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:53
Citação de: RAFL em 19 de Fevereiro de 2026, 13:47Portanto, se em madrid o otamendi testemunhar que o vinicios chamou branco de merda ao trubin, a UEFA vai castigar o vinicios, certo?

Whataboutism. Certo?

Foda-se tu e essa merda do whataboutism. Aprendeste essa merda ontem e não paras de dizer essa merda. É uma dúvida bem pertinente até. Se um branco pode ser racista, o preto não o pode ser?

Aprendi ontem...sou um ignorante...Mais respeitinho que não te conheço de lado algum e tu muito menos sabes o quer que seja de mim.

Se perceberes o conceito, que é muito dificil contigo, vais perceber porque usei e uso essa palavra.

Ou seja és muito inteligente mas depois mandas para o ar que sou burro. Uma pessoa não pode perguntar se um preto não pode ser racista mas depois o teu argumento é sempre... whataboutism, whataboutism, whataboutism... foda-se. Põe-te nele antes que ele se mete em ti caralho. Sempre com a mesma ladainha.

Porque essa é a definição...

É uma falácia argumentativa desviando um tema com outro.

É sempre a mesma laidinha porque não  conseguem argumentar sem cair na mesma falácia.

Há um caso concreto mas como há falta de argumentos inventam um exemplo diferente para contrariar o ponto original.

Não, não é. É uma questão pertinente exatamente porque a definição de "racismo" se tornou tão específica que se arrisca a não se adaptar bem a esta situação em particular.

A partir do momento em que uma franja da população diz que um africano não pode ser racista porque não tem o poder estrutural de influenciar negativamente a vida de um branco, então o Prestianni, no mundo da Liga dos Campeões, é o camponês a insultar a nobreza.

Se me perguntares: chamar o Vini de 'mono' é racista? Sim, se a ideia é chamá-lo de macaco por causa da sua cor. Se é por causa da atitude absurda que teve, isto é, virtualmente violar a nossa bandeirola, é justo categorizá-la como uma macacada.

Dito isto, fico triste que tenha sido um jogador do Benfica, e uma pontaria do caralho que tenha sido com o Vinicius, outra vez.

Daqui a duas semanas ninguém se vai lembrar disto, como não se lembram do Enzo Fernandez. Não vai influenciar a carreira do Prestianni, como não influenciou a do Suarez.

Em relação ao whataboutism, é uma expressão de merda que apenas serve para não seguir a linha de pensamento da outra pessoa. Neste caso então, é claro. Porque não sabes ou não queres responder à pergunta que ele fez (e porque sabes que o racismo contra brancos existe e é prevalente, e talvez não queiras ter de deslindar isso).

Lá vem a relativização e as falácias argumentativas. Não se consegue argumentar sobre o caso em concreto sem aparecer a pergunta e se? para mudar a discussão.

Mas agora vou ser eu que o vou fazer...

Quantas vezes foste vitima de racismo na tua vida ou pessoas próximas de ti?

Estás a ver o alcance do que ando a argumentar e o problema da falácia argumentativa que tanto gostam de abusar?

É assim tão difícil assumir que nas bancadas houve racismo e que isso deve ser condenado sem aparecer a treta do e se?

Imensas vezes. Se não racismo, xenofobia. Por alemães, britânicos, americanos.. Por angolanos, nigerianos, malta do medio oriente, etc.

Não é difícil, não, mas reparaste como não discutiste minimamente o que eu disse? O quão mais fácil seria para mim acusar-te de whataboutism, moving the goal post, etc..

E diz-me, qual foi a falácia argumentativa?

Andamos todos aqui a dançar à volta do fogo com medo de nos queimarmos, quando sabemos perfeitamente que expressões racistas destinadas a brancos são processadas como algo completamente inócuo.

E é um assunto extremamente pertinente e que não se confina a este momento no tempo exatamente porque estamos a ver uma mudança demográfica na Europa e em Portugal especificamente.

Convém denunciar todo o racismo. Concordo. Contudo e para rematar, não teria qualquer problema em acreditar se tivesse sido com o Cama, com o Tchouameni, com o Rudiger. Com o Vinicius? Não.

Ainda vamos ter a Uefa a regular os insultos de bem.

Fdput@, cabr@o, frouxo é insulto de bem

preto, macaco, maricas, roto, paneleiro, é descriminação
Fica a faltar definir se o sufixo "de merda" é uma agravante ou atenuante.

Dá para chamar ao outro nazi ou estalinista!? ficam no insulto de bem ou descriminatório? ou não é insulto de todo? :D :D :D :D :D

Lellominsk

Titular e jogar colado ao Pavlidis!!!

Mestre

Citação de: J_PN em 19 de Fevereiro de 2026, 16:23
Citação de: Mestre em 19 de Fevereiro de 2026, 16:11
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 16:03
Citação de: brazio em 19 de Fevereiro de 2026, 16:01
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:56
Citação de: Sexta-Feira em 19 de Fevereiro de 2026, 15:55
Citação de: brazio em 19 de Fevereiro de 2026, 15:54
Citação de: Sexta-Feira em 19 de Fevereiro de 2026, 15:52
Citação de: Espártaco em 19 de Fevereiro de 2026, 15:36
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:35
Citação de: Sexta-Feira em 19 de Fevereiro de 2026, 15:12
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:11
Citação de: Sexta-Feira em 19 de Fevereiro de 2026, 15:05
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:03
Citação de: Sexta-Feira em 19 de Fevereiro de 2026, 14:39Querem banir as pessoas do estádio da Luz?! Ótimo! Vamos combater o "racismo".

Não se esqueçam é de limpar no estádio do Guimarães, do Braga, do dragão, de alvalade, dos estádios espanhóis todos l, dos estádios italianos, holandeses, belgas... E por essa Europa e mundo fora!

Não façam só de nós o exemplo!
Só porque não temos o peso que o Real Madrid tem!

Ok?
Não façam do Benfica o clube racista e que tem de servir de exemplo para limpar a imagem desses filhos da puta todos que o fazem desde sempre.
Inclusive um preto racista que se serve dessa cartada para promover o ódio contra brancos.

Há pessoas banidas de estádios por comportamentos racistas em ligas de topo.

Não seria a primeira nem a última vez.

Alguma vez na tua vida, viste uma condenação absurda destas que estás a ver?

NUNCA!

Isto é uma execução em praça pública sem julgamento a um clube que nunca na sua história teve associado a racismo.

Vai comparar a reação de um Liverpool e depois falamos.

Tu andas aqui a brincar com isto.
Brinca à vontade.

Eu não ando a brincar com nada.

Vou tentar ser mais claro.

O episódio tem duas dimensões. Prestianni e Benfica.

A primeira dimensão é indefensável no sentido em que enquanto não passar a espuma deste dias, Prestianni não tem qualquer hipótese de ser bem defendido. É uma avalanche mediática impossível de ser contrariada. É o mundo que vivemos e é totalmente irrelevante o que eu penso ou o que tu pensas.

A defesa dele terá de ser nos locais próprios, primeiro UEFA, depois TAS, eventualmente tribunais civis. Mesmo assim a sua imagem pode ficar afetada para sempre mesmo sendo inocente. Mas também não meto mãos no fogo em quezílias entre argentinos e brasileiros.

Também nem queria fazer um paralelo com a politica, mas faz sentido no contexto da imagem que se perde. Paulo Pedroso ainda hoje é chamado de pedófilo (sobretudo na malta mais à direita) tendo o mesmo sido absolvido e o tribunal europeu obrigado o estado português a indemniza-lo.

Acusações deste tipo são selos difíceis de tirar.

Mas a dimensão que me interessa mais é a do Benfica. É essa que discuto mais. O passado fala por si, mas não se encerra em si mesmo. O passado é importante, mas o passado constrói-se com ações no presente e por pessoas. A imagem que mais conta é do momento.

Benfica está a ser um péssimo exemplo de gestão de crise. Está a gerir o caso de uma forma que me envergonha. E tenho pena que ainda não se tenha demarcado das ações de alguns adeptos e tomado medidas. Liverpool, que foi o exemplo que dei, foi lesto a banir adeptos que tiveram insultos racistas.

Benfica estaria muito mais protegido de criticas se tivesse agido em conformidade. Isolando o caso a um confronto entre jogadores e alguns adeptos. Benfica não o fez e abordou isto como se fosse um penalti qualquer mal assinalado no tugão.

É uma pena que nem todos analisem as coisas de uma forma serena e pertinente como tu.

De forma orgânica e com estrutura em três atos, com subtítulos emocionais e conclusão pedagógica!

Quase que vertia um lágrima, veio da alma aquilo!

Numa rede social qualquer do indignado profissional era sucesso garantido...

Ahahah

Muita piada vindo de dois que andam indignados há 48 horas com posts sem qualquer sumo ou nexo.

Pelo menos podias ter a dignidade de tentar desconstruir a minha argumentação mas é mais giro um Ahahaha.

Nada que me choque diga-se.

Não basta escrever bem quando o princípio está errado.

Elucida-me então. O que é que está errado? É que há ali coisas que são factuais, nem sequer opinativas.

factualmente, um preto é um preto, um branco é um branco, um chinês é um chinês. Alias, em Africa várias vezes me chamaram "ó branco".

o homem descende do macaco, é cientifico. A Lucy foi descoberta em África, logo todos descendemos dos macacos.

um pedante ordinário nascido na favela será sempre um pedante ordinário, porque os carros e o dinheiro não compram educação.

factualmente não existe nenhuma pessoa de cor de pele preta nem de cor de pele branca.
na sabedoria do sec XIX havia 5 grupos raciais.

Eu ando há anos a defender que a malta devia ser classificada por código Pantone.

https://www.champ-sys.co.nz/pages/pantone-colour-chart

tipo, o 801 tem cara de peixe espada, o 876 parece cócó, etc. Era muito mais fashion

Mestre

Citação de: Lellominsk em 19 de Fevereiro de 2026, 16:24
Citação de: pexim em 19 de Fevereiro de 2026, 16:22
Citação de: Mestre em 19 de Fevereiro de 2026, 15:59
Citação de: RAFL em 19 de Fevereiro de 2026, 13:47Portanto, se em madrid o otamendi testemunhar que o vinicios chamou branco de merda ao trubin, a UEFA vai castigar o vinicios, certo?

Whataboutism. Certo?

Foda-se tu e essa merda do whataboutism. Aprendeste essa merda ontem e não paras de dizer essa merda. É uma dúvida bem pertinente até. Se um branco pode ser racista, o preto não o pode ser?

Aprendi ontem...sou um ignorante...Mais respeitinho que não te conheço de lado algum e tu muito menos sabes o quer que seja de mim.

Se perceberes o conceito, que é muito dificil contigo, vais perceber porque usei e uso essa palavra.

Ou seja és muito inteligente mas depois mandas para o ar que sou burro. Uma pessoa não pode perguntar se um preto não pode ser racista mas depois o teu argumento é sempre... whataboutism, whataboutism, whataboutism... foda-se. Põe-te nele antes que ele se mete em ti caralho. Sempre com a mesma ladainha.

É sempre a mesma laidinha porque não  conseguem argumentar sem cair na mesma falácia.

Há um caso concreto mas como há falta de argumentos inventam um exemplo diferente para contrariar o ponto original.

Não, não é. É uma questão pertinente exatamente porque a definição de "racismo" se tornou tão específica que se arrisca a não se adaptar bem a esta situação em particular.

A partir do momento em que uma franja da população diz que um africano não pode ser racista porque não tem o poder estrutural de influenciar negativamente a vida de um branco, então o Prestianni, no mundo da Liga dos Campeões, é o camponês a insultar a nobreza.

Se me perguntares: chamar o Vini de 'mono' é racista? Sim, se a ideia é chamá-lo de macaco por causa da sua cor. Se é por causa da atitude absurda que teve, isto é, virtualmente violar a nossa bandeirola, é justo categorizá-la como uma macacada.

Dito isto, fico triste que tenha sido um jogador do Benfica, e uma pontaria do caralho que tenha sido com o Vinicius, outra vez.

Daqui a duas semanas ninguém se vai lembrar disto, como não se lembram do Enzo Fernandez. Não vai influenciar a carreira do Prestianni, como não influenciou a do Suarez.

Em relação ao whataboutism, é uma expressão de merda que apenas serve para não seguir a linha de pensamento da outra pessoa. Neste caso então, é claro. Porque não sabes ou não queres responder à pergunta que ele fez (e porque sabes que o racismo contra brancos existe e é prevalente, e talvez não queiras ter de deslindar isso).

Lá vem a relativização e as falácias argumentativas. Não se consegue argumentar sobre o caso em concreto sem aparecer a pergunta e se? para mudar a discussão.

Estás a ver o alcance do que ando a argumentar e o problema da falácia argumentativa que tanto gostam de abusar?

É assim tão difícil assumir que nas bancadas houve racismo e que isso deve ser condenado sem aparecer a treta do e se?

Imensas vezes. Se não racismo, xenofobia. Por alemães, britânicos, americanos.. Por angolanos, nigerianos, malta do medio oriente, etc.

Não é difícil, não, mas reparaste como não discutiste minimamente o que eu disse? O quão mais fácil seria para mim acusar-te de whataboutism, moving the goal post, etc..

Andamos todos aqui a dançar à volta do fogo com medo de nos queimarmos, quando sabemos perfeitamente que expressões racistas destinadas a brancos são processadas como algo completamente inócuo.

E é um assunto extremamente pertinente e que não se confina a este momento no tempo exatamente porque estamos a ver uma mudança demográfica na Europa e em Portugal especificamente.

Convém denunciar todo o racismo. Concordo. Contudo e para rematar, não teria qualquer problema em acreditar se tivesse sido com o Cama, com o Tchouameni, com o Rudiger. Com o Vinicius? Não.

Ainda vamos ter a Uefa a regular os insultos de bem.

Fdput@, cabr@o, frouxo é insulto de bem

preto, macaco, maricas, roto, paneleiro, é descriminação
Fica a faltar definir se o sufixo "de merda" é uma agravante ou atenuante.

Dá para chamar ao outro nazi ou estalinista!? ficam no insulto de bem ou descriminatório? ou não é insulto de todo? :D :D :D :D :D

branco de merda estalinista é fixe, obrigado pelo enriquecimento do tema

Sexta-Feira

Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 16:24
Citação de: Sexta-Feira em 19 de Fevereiro de 2026, 16:13Refleti bastante nas palavras do user que me respondeu e aqui fica a minha opinião:

Não aceito que se esteja a tratar o Gianluca Prestianni como culpado antes de qualquer decisão formal. A avalanche mediática transformou suspeitas em sentenças públicas, e isso é profundamente injusto. Neste momento, ele está a ser julgado na praça pública, não nos locais próprios.
E o que mais me revolta é a facilidade com que se constrói uma narrativa onde um é automaticamente vilão e o outro automaticamente vítima absoluta.
O Vinícius Júnior tem um histórico de ser alvo de racismo (isso é público e condenável), mas isso não significa que qualquer episódio onde esteja envolvido o coloque acima de qualquer escrutínio ou torne o outro lado automaticamente culpado.
Eu não sei toda a verdade. Tu também não sabes. Mas transformar um jogador num monstro e o outro num símbolo intocável antes de investigações concluídas é precisamente o problema deste "mundo que vivemos".
Se houver culpa, que seja provada. Se houver inocência, que seja reconhecida.
Até lá, tratar alguém como condenado é simplesmente errado.

Para concluir, deixo-vos uma citação de Voltaire. Já não me recordo do nome do livro, foram tantos...

Aqueles que podem fazer acreditar em absurdos, podem fazer-te cometer atrocidades

Podes citar o meu nick, não precisas de ter vergonha.

É irrelevante o que sentes sobre o caso, eu até partilho parte dessa indignação e partilho totalmente a dúvida do que se passou. Mas isso não interessa para nada na espuma mediática. Somos "dois caramelos" (desculpa a expressão) a comentar num forum.

Se leres com cuidado o que escrevi vais perceber que esse não é o meu ponto. O ponto é que é impossível defender-se publicamente. Não há qualquer hipótese numa era de trincheiras opinativas. O selo está colado, ficou.

A única hipótese que ele tem de se defender é pelas vias formais, mesmo assim, tenho 99% de certeza que será castigado pela UEFA.

Os nossos sentimentos sobre o sucedido não mudarão as consequências reais para Prestianni.

Tal com as ações desastrosas do Benfica também têm consequências.

Dizer que somos "dois caramelos" num fórum é, com o devido respeito, uma subestimação do próprio espaço público contemporâneo. A opinião pública não é feita apenas por comunicados oficiais; é sedimentada por milhares de intervenções dispersas. O discurso informal também molda clima, e o clima molda enquadramento.
Quanto à inevitabilidade de uma condenação por parte da UEFA, essa convicção de 99% parece-me menos análise e mais resignação antecipada. As instâncias formais existem precisamente para filtrar a espuma mediática da prova objetiva. Se partirmos do princípio de que já está tudo decidido, então não estamos a descrever o sistema — estamos a declarar a sua inutilidade.

E quanto ao Benfica, concordo que ações institucionais têm consequências. Mas essa é precisamente a razão pela qual a defesa pública importa. Uma organização não comunica apenas para ganhar razão, comunica para enquadrar responsabilidade, delimitar factos e proteger reputação. O silêncio estratégico pode ser prudência — ou pode ser omissão. Depende da intenção e do timing.
Em suma, não é irrelevante o que sentimos. Não é irrelevante o que dizemos.
E, sobretudo, não é irreversível aquilo que hoje parece definitivo.
A espuma sobe rápido. Também desce.

Kurt Cobain 10

Citação de: Kurt Cobain 10 em 19 de Fevereiro de 2026, 16:04https://x.com/chacofunesjr/status/2024124765494026295?s=20

As imagens todas das provocações do Vinícius aos adeptos do Benfica.
up

Se o prestianni for castigado o Vinícius também tem de ser. Ele é que provocou tudo.

pablo-aimar

Citação de: Sexta-Feira em 19 de Fevereiro de 2026, 14:39Querem banir as pessoas do estádio da Luz?! Ótimo! Vamos combater o "racismo".

Não se esqueçam é de limpar no estádio do Guimarães, do Braga, do dragão, de alvalade, dos estádios espanhóis todos l, dos estádios italianos, holandeses, belgas... E por essa Europa e mundo fora!

Ok?
Não façam do Benfica o clube racista e que tem de servir de exemplo para limpar a imagem desses filhos da puta todos que o fazem desde sempre.
Inclusive um preto racista que se serve dessa cartada para promover o ódio contra brancos.

NUNCA!

Isto é uma execução em praça pública sem julgamento a um clube que nunca na sua história teve associado a racismo.

Brinca à vontade.

A primeira dimensão é indefensável no sentido em que enquanto não passar a espuma deste dias, Prestianni não tem qualquer hipótese de ser bem defendido. É uma avalanche mediática impossível de ser contrariada. É o mundo que vivemos e é totalmente irrelevante o que eu penso ou o que tu pensas.

A defesa dele terá de ser nos locais próprios, primeiro UEFA, depois TAS, eventualmente tribunais civis. Mesmo assim a sua imagem pode ficar afetada para sempre mesmo sendo inocente. Mas também não meto mãos no fogo em quezílias entre argentinos e brasileiros.

Também nem queria fazer um paralelo com a politica, mas faz sentido no contexto da imagem que se perde. Paulo Pedroso ainda hoje é chamado de pedófilo (sobretudo na malta mais à direita) tendo o mesmo sido absolvido e o tribunal europeu obrigado o estado português a indemniza-lo.

Mas a dimensão que me interessa mais é a do Benfica. É essa que discuto mais. O passado fala por si, mas não se encerra em si mesmo. O passado é importante, mas o passado constrói-se com ações no presente e por pessoas. A imagem que mais conta é do momento.

Benfica está a ser um péssimo exemplo de gestão de crise. Está a gerir o caso de uma forma que me envergonha. E tenho pena que ainda não se tenha demarcado das ações de alguns adeptos e tomado medidas. Liverpool, que foi o exemplo que dei, foi lesto a banir adeptos que tiveram insultos racistas.

Benfica estaria muito mais protegido de criticas se tivesse agido em conformidade. Isolando o caso a um confronto entre jogadores e alguns adeptos. Benfica não o fez e abordou isto como se fosse um penalti qualquer mal assinalado no tugão.

É uma pena que nem todos analisem as coisas de uma forma serena e pertinente como tu.

De forma orgânica e com estrutura em três atos, com subtítulos emocionais e conclusão pedagógica!

Ahahah

Muita piada vindo de dois que andam indignados há 48 horas com posts sem qualquer sumo ou nexo.

Pelo menos podias ter a dignidade de tentar desconstruir a minha argumentação mas é mais giro um Ahahaha.

Elucida-me então. O que é que está errado? É que há ali coisas que são factuais, nem sequer opinativas.

factualmente, um preto é um preto, um branco é um branco, um chinês é um chinês. Alias, em Africa várias vezes me chamaram "ó branco".

o homem descende do macaco, é cientifico. A Lucy foi descoberta em África, logo todos descendemos dos macacos.

um pedante ordinário nascido na favela será sempre um pedante ordinário, porque os carros e o dinheiro não compram educação.

factualmente não existe nenhuma pessoa de cor de pele preta nem de cor de pele branca.
um pouco de pedagogia, não levem isto como ofensa mas explica um bocado a situação do porque não é a mesma coisa https://www.tiktok.com/@prof.de.classicas/video/7608247018481306912

devilmen

Qual é a diferença entre cobrir a boca com a camisola ou cobrir a boca com a mão para criar uma lei prestiani .

S1Benfica

Citação de: devilmen em 19 de Fevereiro de 2026, 16:33Qual é a diferença entre cobrir a boca com a camisola ou cobrir a boca com a mão para criar uma lei prestiani .

Não há hipótese, quanto se dirigirem a adversários, se taparem a boca...amarelo.

pablo-aimar

RGouveia.SLB

Até já se cria uma «lei Prestianni» num caso altamente inconclusivo e em que, até prova em contrário, merece usufruir da presunção de inocência (um príncipio básico em direito)

Aonde chega a loucura da agenda woke. À pala dos achismos e diz que disse vindos de um incendiário em que já se provou ter inventado casos de racismo para lavar as mãos depois da provocação. Isto vai ao arrepio de coisas básicas como ouvir as 2 partes e, como disse acima, a presunção de inocência.

Que loucura.

Rørikus

Citação de: pablo-aimar em 19 de Fevereiro de 2026, 16:32

Ok?

NUNCA!

Brinca à vontade.

Ahahah

um pouco de pedagogia, não levem isto como ofensa mas explica um bocado a situação do porque não é a mesma coisa https://www.tiktok.com/@prof.de.classicas/video/7608247018481306912

Pedagogia onde afirma também que o chamou de macaco e sem saber. Já cansa foda-se.

van33

J_PN

Citação de: RGouveia.SLB em 19 de Fevereiro de 2026, 16:38Até já se cria uma «lei Prestianni» num caso altamente inconclusivo e em que, até prova em contrário, merece usufruir da presunção de inocência (um príncipio básico em direito)

Aonde chega a loucura da agenda woke. À pala dos achismos e diz que disse vindos de um incendiário em que já se provou ter inventado casos de racismo para lavar as mãos depois da provocação. Isto vai ao arrepio de coisas básicas como ouvir as 2 partes e, como disse acima, a presunção de inocência.

Que loucura.

Provavelmente isto vai mesmo desencadear numa lei que permite os jogadores esconderem os lábios enquanto falam com os árbitros ou outros colegas.

Hölderlin

Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 16:19
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 16:17
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 16:08
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 16:01

Whataboutism. Certo?

Isso foi intencional, não contra ti em particular, mas uma forma de replicar a tal falácia argumentativa que andam a acusar.

Ficam todos indignados com a expressão que usei do whataboutism mas o padrão de argumentação é precisamente esse, não discutir o essencial e ir ao lado com o "e se?"

É totalmente irrelevante ou servir de desculpa se brancos são vitimas de racismo. Não pode ser usado para ilibar o que adeptos fizeram na terça no estádio.

Como também não vou ilibar um assaltante porque há tantos outros que assaltam. Isso são as tais falácias argumentativas.

Lindo!  :rir:

Pá, quem nunca tenha tido um pequeno derrame cerebral que atire a primeira pedra.

🥲