Quim

Guarda-redes, 50 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2004-2010), 184 jogos (16370 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça da Liga (2)

Trapattoni

Citação de: af10 em 11 de Março de 2026, 15:29
Citação de: Trapattoni em 11 de Março de 2026, 15:27
Citação de: Tds 28 em 11 de Março de 2026, 14:40
Citação de: joaonunes em 14 de Fevereiro de 2026, 20:41
Citação de: Trapattoni em 14 de Fevereiro de 2026, 20:14
Citação de: andre_diogo em 14 de Fevereiro de 2026, 20:00https://www.youtube.com/watch?v=NKK4_n42tuI

Havia detractores do Quim, especialmente entre a massa adepta mais informada e exigente, e isso era visível aqui no fórum, mas eram uma minoria e os comentários ao vídeo são elucidativos disso mesmo.

O Quim foi um dos dois melhores GR portugueses da sua geração mas tem de ter a noção que isso é praticamente o mínimo para se ser titular num clube como o Benfica mas não para ser consensual entre os adeptos e Quim conseguiu sê-lo em vários momentos.
Andava por cá na altura e tenho uma forte ideia que a grande maioria queria vê-lo pelas costas. Tanto que quando foi a hora da saída aplaudiram o cavalo branco pelo despedimento via TV e até pensavam que com o Roberto é que ia ser. 
Foi o que se viu...
Talvez com o tempo as coisas tenham mudado mas acredito sinceramente que nunca foram muito à cara com ele pelo SB, pelo menos na sua maioria.

O Quim nunca foi apreciado pelo "terceiro anel".

E tudo começou porque foi contratado quando o Moreira já era o GR titular do Benfica há 2 épocas e era o menino bonito dos adeptos que lhe previam uma grande carreira.

Quando passa a titular salvo erro após o jogo com o Belenenses, uma boa parte dos adeptos discordou da descisão e foi apupado.

Nessa época o Moreira também esteve muito mal. Várias vezes o Quim foi apupado quando subia ao relvado para aquecer e o Moreira era aplaudido. E o Moreira além de não defender o colega de equipa ainda sorria, aplaudia e fazia gestos para a bancada.

Com o tempo essa situação foi desaparecendo até porque em 2005/2006 foi contratado o Moretto que passou a ser o titular.

Na época seguinte o Quim começou a ganhar respeito pelo seu profissionalismo e porque efetivamente fez algumas boas épocas pelo Benfica. Não sendo um GR de topo mundial como Oblak ou Ederson, chegou a fazer umas boas épocas para a realidade portuguesa e na maioria das vezes não foi por ele que não ganhámos mais vezes.
Não difere muito da história do Trubin.
Foi contratado enquanto o Roger dispensa o Vlachodimos e na Luz desde o 1° minuto que não vão à bola com o Trubin.
Com ou sem razão. Não necessitam dela para nada.
O outro era bem mais fraco, lembrar a demora nas reposições de bola e na forma como ao bater a bola conseguia sempre entregar um balão para o adversário.
Nado Trubin sempre foi assobiado, o Odysseas nunca foi e quem o assobiava era mal visto
O Quim tinha algo que ambos não teem.
Jogo de pés, o que no atual modelo daria imenso jeito.

O Quim era um Vlachodimos baixo
Sim, curiosamente teem ambos o paralelo de terem sido campeões na primeira época, para além de ter saído na época a seguir de se sagrarem campeões pelo Benfica pela segunda vez.

Moltisanti

Memória curta.

Era constantemente encavado pelo javardo levezinho. A mãozinha sempre lá em cima a pedir fora-de-jogo quando mamava golos é lendária.

Dennis_Bergkamp

Querer fazer agora do Quim mais do que ele foi... Lol
Foi um guarda redes interessante, teve a sua utilidade naquele tempo mas tinha limitações e estava longe de ser um grande guarda redes. Ía muitas vezes buscar a bola ao fundo da baliza porque nem esticava os braços.

Covenant

Citação de: Dennis_Bergkamp em 11 de Março de 2026, 19:03Querer fazer agora do Quim mais do que ele foi... Lol
Foi um guarda redes interessante, teve a sua utilidade naquele tempo mas tinha limitações e estava longe de ser um grande guarda redes. Ía muitas vezes buscar a bola ao fundo da baliza porque nem esticava os braços.
É só mesmo uma pessoa, que às vezes nem Benfiquista parece, de tão más que são as figuras que ele defende.

Giorgos Karagounis

Odysseas português e com espasmos no braço.

Giorgos Karagounis

Citação de: Moltisanti em 11 de Março de 2026, 13:56
Citação de: Diavolo Rosso em 11 de Março de 2026, 13:56
Citação de: Jotenko em 11 de Março de 2026, 12:52Quem nos dera agora.
Realisticamente depois da sua saída só tivemos dois GR claramente superiores a ele, o Oblak e Ederson...

Assustador.

Júlio César.
Na 1ª época, sim.

Trapattoni

Citação de: Covenant em 11 de Março de 2026, 19:37
Citação de: Dennis_Bergkamp em 11 de Março de 2026, 19:03Querer fazer agora do Quim mais do que ele foi... Lol
É só mesmo uma pessoa, que às vezes nem Benfiquista parece, de tão más que são as figuras que ele defende.
Podes ir ver os meus comentários que não foi essa a mensagem que quis passar.
Reconheço que o Quim foi um GR limitado comparado a nomes como Oblak ou Ederson. Mas foi "bom" comparado a muita merda que por cá passou citando os exemplos do Moretto e Roberto.

tiago1991

diga-se que essa do Moreira era mais um parvoíce

um redes do mais banal que já vimos cheio de defensores

e eu não achava o Quim grande merda, mas não existe ponto de comparação entre os dois 

Giorgos Karagounis

Citação de: tiago1991 em 11 de Março de 2026, 21:04diga-se que essa do Moreira era mais um parvoíce

e eu não achava o Quim grande merda, mas não existe ponto de comparação entre os dois 
O Moreira enterrou da mesma forma em duas finais da taça consecutivas. Numa ainda deu para virar. Na outra...

Sempre foi um bocado limitado, mas acho que a lesão que teve no joelho acabou por matar definitivamente qualquer possibilidade de vir a ser um GR acima da média.

tiago1991

Citação de: Giorgos Karagounis em 11 de Março de 2026, 21:12
Citação de: tiago1991 em 11 de Março de 2026, 21:04diga-se que essa do Moreira era mais um parvoíce

O Moreira enterrou da mesma forma em duas finais da taça consecutivas. Numa ainda deu para virar. Na outra...

Sempre foi um bocado limitado, mas acho que a lesão que teve no joelho acabou por matar definitivamente qualquer possibilidade de vir a ser um GR acima da média.

essa do Deco é surreal, pouco falada porque demos a volta

Trapattoni

Citação de: tiago1991 em 11 de Março de 2026, 21:13

E o golo que levamos do Benny Mccarthy quando andava apertado os atacadores depois do Fyssas perder a bola? Mítico jogo do Olegário.

tiago1991

Citação de: Trapattoni em 11 de Março de 2026, 21:24

E o golo que levamos do Benny Mccarthy quando andava apertado os atacadores depois do Fyssas perder a bola? Mítico jogo do Olegário.
verdade, nem me lembrava disso, ficou pregado no chão

com o Porto mamou alguns bem patéticos

um livre do Deco nas antigas antas outro meme

Trapattoni

Citação de: tiago1991 em 11 de Março de 2026, 21:25
Citação de: Trapattoni em 11 de Março de 2026, 21:24

verdade, nem me lembrava disso, ficou pregado no chão

com o Porto mamou alguns bem patéticos

um livre do Deco nas antigas antas outro meme
Acho que o Moreira beneficiou durante muitos anos o facto de ser um GR da formação que o fez ser bem amado durante imenso tempo.

Giorgos Karagounis

Um jogo em que estávamos completamente por cima.

Também mamou um ridículo de livre lateral do Deco, nas Antas, na época anterior.

EDIT: Nem tinha visto que já tinhas falado nesse.

rkc

o tempo realmente cura tudo...

O quim! Jasus...