José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 63 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 49 jogos (29 vitórias, 10 empates, 10 derrotas)
Em 2025/2026: 38 jogos (23 vitórias, 7 empates, 8 derrotas)

Iron Mask

Os 2 extremos mais utilizados no ano passado fizeram 35 golos e 23 assistências.

Os 2 deste ano estão com 9 golos e 5 assistências.

Não há milagres.

Espártaco

Citação de: samarras em 11 de Março de 2026, 15:37Zé Mário, envio aqui uma lista de possíveis jogadores que podes gostar e que no próximo desfecho podem ser úteis ao teu clube:

- Zé Manel (Leixões);
- Tiago Targino (Olhanense);
- Fernando Alexandre (Académica);
- Cláudio Pitbull (Vitória de Setúbal);
- Carlitos (Naval);
- Marinho (Académica);
- Bernardo Cariata (Estrela)

;D

Muito bom.

Espártaco

Citação de: O'Brien em 12 de Março de 2026, 11:04
Citação de: Jamal em 12 de Março de 2026, 08:15Um jogador que tenha evoluído com este treinador nestes meses de Benfica?

Schjelderup
Que evolução técnico-táctica é que esse jogador teve?

O que se vê é que está com mais confiança, mas isso não me parece que possa vir a ser atribuível ao José Félix.

nikas

Citação de: _Xebola_ em 12 de Março de 2026, 11:58Trubin ou Samuel
Dedic (Banjaqui indo tendo várias oportunidades)
Tomás
António
Dahl (Neto indo tendo várias oportunidades)
Frederik
Barreiro (Miguel Figueirdo indo tendo várias oportunidades)
Lukebakio
Sudakov (Gonçalo Oliveira indo tendo várias oportunidades)
Schelderup
Ivanovic (Anisio indo tendo várias oportunidades)

Não tem nada que saber.
Fred lesionado, aproveitar a dar minutos ao Prioste.

Billy the Kid

Citação de: Iron Mask em 12 de Março de 2026, 14:02Os 2 extremos mais utilizados no ano passado fizeram 35 golos e 23 assistências.

Não há milagres.

Os dois extremos do ano passado eram mal-amados aqui.
Foram muitos os que festejaram as saídas de Di Maria e Akturkoglu. Muitos, mesmo!

Iron Mask

Citação de: Billy the Kid em 12 de Março de 2026, 14:46
Citação de: Iron Mask em 12 de Março de 2026, 14:02Os 2 extremos mais utilizados no ano passado fizeram 35 golos e 23 assistências.

Não há milagres.

Os dois extremos do ano passado eram mal-amados aqui.
Foram muitos os que festejaram as saídas de Di Maria e Akturkoglu. Muitos, mesmo!

E bem diga-se.

A questão é que se aqueles 2, com aqueles números, eram insuficientes, o que dizer destes dois com números de extremos de equipas que lutam para não descer...

Slbttotosalvio

Admito que me da gozo ver o mourinho completamente ultrapassado e acabado.
Pena que seja no Benfica.

O'Brien

Citação de: Espártaco em 12 de Março de 2026, 14:13
Citação de: Jamal em 12 de Março de 2026, 08:15Um jogador que tenha evoluído com este treinador nestes meses de Benfica?

Schjelderup

O que se vê é que está com mais confiança, mas isso não me parece que possa vir a ser atribuível ao José Félix.

A nível táctico não posso opiniar muito porque só vendo ao vivo é que é possível ter essa percepção, mas parece-me saber onde estar em campo.

Croissant

Nos anos 2000 foi um inovador: toda a gente ainda jogava de forma muito seccionada, os avançados sem bola pouco contribuiam defensivamente porque havia essa mentalidade que ele estava lá para marcar golos e os redes ficavam muito na linha em vez do cobrir as costas da defesa.
Treino integrado quase ninguém fazia e a atenção ao detalhe dos padrões da equipa adversária em vez de se olhar apenas para os individuos mudou o futebol. As suas equipas marcavam muitos golos nestes detalhes em que exploravam as falhas de padrão de jogo da equipa adversária, mesmo estando a jogar mal.

Foi ele que matou o 4x4x2 "clássico", porque se um dos avançados não ajudasse o meio-campo, iam estar sempre impedidos de progredir e tinha de jogar direto.

Mas o futebol é um desporto com muito investimento, evoluí muito mais rápido que a maioria de outros desportos. Há muito investimento em inovação de performance desportiva e de medicina desportiva. Eu até acho que o auge dele até durou muito. Basicamente ele, Sir Alex, o Guardiola e o Ancelotti são exceções, porque o normal é o auge de um treinador durar pouco.

Basta ver o Wenger: trouxe muita dinâmica posicional ao jogo, onde os extremos e avançados estavam em constante fluidez e numa época onde a marcação individual era o padrão a nivel defensivo, esta fluidez rebentava completamente com as estratégias de marcação individual. No entanto teve um declinio rápido.

Smballs

Citação de: nikas em 12 de Março de 2026, 14:33
Citação de: _Xebola_ em 12 de Março de 2026, 11:58Trubin ou Samuel
Dedic (Banjaqui indo tendo várias oportunidades)
Tomás
António
Dahl (Neto indo tendo várias oportunidades)
Frederik
Barreiro (Miguel Figueirdo indo tendo várias oportunidades)
Lukebakio
Sudakov (Gonçalo Oliveira indo tendo várias oportunidades)
Schelderup
Ivanovic (Anisio indo tendo várias oportunidades)

Não tem nada que saber.
Fred lesionado, aproveitar a dar minutos ao Prioste.

Era o sudakov nesse lugar..... único médio para além do aursnes q sabe construir

nikas

Zé Mário, qual a desculpa para esta semana?
O senhor da relva?
A Senhora da cantina?

Vê la isso para não te repetires.

ralmeida

Citação de: Espártaco em 12 de Março de 2026, 14:13

Schjelderup

Está bem diferente e evoluiu bastante, táticamente sabe-se posicionar, apoia a lateral dele, mas agressivo no apoio, menos disparatado. Não é claramente por aí. O Dahl tá mt melhor, o Aursners está finalmente na sua posição e com qualidade, lembro que as poucas vezes que jogou no meio antes esteve mal. Até o Barreiro q mts podem não gostar evoluiu, e tem sido muito importante.

O problema para mim são outros:

• A tardia aposta em extremos q nos custou muitos pontos, estava à vista de todos
  • O constante massacre ao Pavlidis com o Ivanovic no banco, e a aposta deste a extremo
  • A rara aposta nos miúdos e a qualidade está lá como se viu com o Banjaqui, Neto e Anísio, tenho a certeza q não são os únicos
  • Colocar aquela dupla que ele já sabia horrível de Enzo e Rios num dos jogos mais importantes da época
  • Colocar Manu em campo num jogo crucial de meias finais da taça quando n tinha capacidade para sequer jogar, e isso viu-se nos jogos a seguir

Estas coisas é que não percebo como pagamos tanto a um gajo para isto...

menta

Fariolli a mostrar a Mourinho e Rui Borges que é possível ganhar a rodar a equipa..melhor do que andar lá a arratarem-se como os nossos!!

Zetuga

Citação de: menta em 12 de Março de 2026, 18:17Fariolli a mostrar a Mourinho e Rui Borges que é possível ganhar a rodar a equipa..melhor do que andar lá a arratarem-se como os nossos!!

O que e' certo e' que nem sei quais sao as peças titulares e as outras. Plantel bem construido.

Jamal

Schjelderup
o que o próprio Mourinho quis despachar em Janeiro