Num clássico de elevado nível competitivo, o Benfica venceu o FC Porto por 32-29, neste sábado, 9 de maio, no Pavilhão n.º 2 da Luz, a contar para a 5.ª jornada do Grupo A da fase final do Campeonato Nacional de andebol. Os encarnados rubricaram uma das exibições mais completas da temporada, combinando qualidade ofensiva, agressividade defensiva e intervenções-chave na guarda da baliza.
Com este triunfo, o Benfica ascendeu ao 2.º lugar da classificação. A derradeira jornada do Grupo A está agendada para 23 de maio.
Antes do apito inicial, o Clube homenageou Bélone Moreira e Gustavo Capdeville, ambos de saída no final da presente época, num momento emotivo vivido perante os adeptos benfiquistas.
Com Stiven Valencia e El Korchi ausentes por lesão, Jota González voltou a contar com Ander Izquierdo e Gabriel Cavalcanti, recuperados fisicamente e novamente integrados nas opções.
O arranque do clássico foi equilibrado, com o FC Porto a adiantar-se até ao 1-3. O Benfica reagiu rapidamente, empatou a partida (3-3) e passou para a frente pouco depois (4-3 e 5-3).
As águias conseguiram manter-se na dianteira do marcador durante a 1.ª parte. Mesmo com uma reação portista nos instantes finais da etapa inicial, os encarnados recolheram aos balneários na frente: 18-16.
A 2.ª parte trouxe momentos de muito equilíbrio. O FC Porto aproximou-se até ao 18-17 e o jogo entrou em sucessivas trocas de golos: 19-17, 19-18, 21-20 e 22-21.
Os visitantes chegaram mesmo ao empate (22-22) a meio da etapa complementar, mas a resposta benfiquista foi imediata. Depois do 23-23, o Benfica acelerou para 24-23, 25-23 e 26-23. Alejandro Barbeito – o melhor marcador do Glorioso: 8 golos – assinou uma grande finalização para o 27-23, imediatamente seguida de duas intervenções determinantes do guarda-redes Gustavo Capdeville, fundamentais para preservar a vantagem encarnada.
Pouco depois, Ander Izquierdo roubou a bola, arrancou para o ataque e concretizou o 28-23, levando o diferencial para 5 golos.
O FC Porto ainda reagiu, aproximando-se até ao 29-26, mas o Benfica voltou a responder com qualidade ofensiva. Já perto do fim, Bélone Moreira assistiu Gabriel Cavalcanti para o 30-26, numa jogada de grande execução coletiva.
Nos minutos finais, os encarnados controlaram a vantagem e fecharam o clássico com o 32-29, selado por Fábio Silva, novamente servido por Bélone Moreira.
Na próxima jornada, a 6.ª e última da fase final do Grupo A do Campeonato Nacional, o Benfica visita o Sporting, às 18h00 de 23 de maio, no Pavilhão João Rocha.
DECLARAÇÕES
Jota González (treinador do Benfica): "As contas para o próximo jogo são muito simples. Se o FC Porto perder em casa com a Águas Santas, o que é complicado, façamos o que fizermos, ficaremos em 2.º lugar. Se o FC Porto empatar ou ganhar, somos obrigados, se queremos o 2.º lugar, a vencer o Sporting. É algo em que trabalharemos quando regressarmos dos compromissos internacionais das seleções, mas por agora acho que também é altura de desfrutar desta vitória. Estou especialmente feliz por jogadores emblemáticos, principalmente por Bélone, que está aqui há mais tempo, o melhor marcador do Clube na secção de andebol, também por Gustavo, e por outros jogadores. Creio que foi uma boa despedida para eles, porque são dois jogadores marcantes na história do Benfica."
Bélone Moreira (capitão do Benfica): "Ao Benfica só tenho de agradecer. O Benfica ajudou-me a tornar-me na pessoa que eu quero ser para alcançar tudo o que eu quero. O Benfica proporcionou-me uma boa carreira, grandes experiências, permitiu-me lutar sempre por títulos. Só tenho mesmo de agradecer. Trataram-me sempre de forma exemplar, e eu procurei retribuir da forma que eu sei, que é dentro de campo, ser profissional, ajudar o Benfica nesse aspeto. Dei alguns títulos ao Clube. Estou feliz por isso, gostava de ter dado mais. Sou ambicioso e gosto sempre de dar mais, mas estou bastante tranquilo com a minha carreira. Agradeço muito, o Benfica vai ficar para sempre no meu coração. Sou do Benfica, como é óbvio."
Gustavo Capdeville (guarda-redes do Benfica): "Agradeço muito, o Benfica foi a minha casa durante muitos anos e vai continuar a ser. Estou agradecido, quero continuar a lutar pelo Clube. Ainda temos um título que podemos ganhar. O Campeonato é impossível, já sabemos, mas, quanto à Taça de Portugal, acho que demonstrámos hoje que estamos dentro da luta, que temos uma equipa que ainda pode lutar por alguma coisa, e é isso que vamos tentar fazer no dia 7 de junho."
FICHA DE JOGO
Formação inicial do Benfica: Rangel da Rosa, Miguel Sánchez, Pau Oliveras, Alejandro Barbeito, Fábio Silva, Mikita Vailupau e Reinier Taboada
Suplentes: Gustavo Capdeville (J), Christopher Hedberg (J), Gabriel Cavalcanti (J), Miguel Mendes (J), Kristian Olsen (NJ), Bélone Moreira (J), Alexis Borges (J), Ander Izquierdo (J) e Javi Rodríguez (J)
Marcadores do Benfica: Miguel Sánchez (1), Alejandro Barbeito (8), Reinier Taboada (2), Mikita Vailupau (4), Bélone Moreira (4), Rangel da Rosa (2), Gabriel Cavalcanti (3), Fábio Silva (3), Pau Oliveras (1) e Ander Izquierdo (4)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/05/09/andebol-jogo-benfica-fc-porto-5-jornada-grupo-a-fase-final-campeonato-nacional
Coming soon