José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 63 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 54 jogos (32 vitórias, 12 empates, 10 derrotas)
Em 2025/2026: 43 jogos (26 vitórias, 9 empates, 8 derrotas)

Ramiro Lopes

Citação de: Survivor em 04 de Maio de 2026, 10:55
Citação de: Tiago_I_ em 04 de Maio de 2026, 08:17
Citação de: Red_Fraction em 04 de Maio de 2026, 07:54

:crazy2:

Podemos hibernar nos próximos anos...

Patetico!

A pior decisão do Rui Costa é sempre a próxima!

Tem de renovar...então como é que o despede depois á quarta jornada?
O Mourinho já tem contrato para a próxima época. Renovar, só vai fazer com que a indemnização seja ainda mais choruda...

Francescoli

Citação de: lonstrup em 04 de Maio de 2026, 10:39Por mim é na boa que Mourinho fique a segunda temporada. Acho que deve ficar. Eu defendo que o treinador deve ter sempre a oportunidade de ter duas temporadas para montar a sua equipa e aplicar o seu método trabalho.

Assim, caso não tenha sucesso, não haverá espaço para desculpas.

Agora, não me peçam para racionalmente acreditar que este Mourinho vai dar conta do recado no campo. Se antes de vir já não acreditava, depois desta temporada que confirmou tudo aquilo que eu pensava, ainda menos espaço há para acreditar.

Mas para mim é justo que se dê espaço para trabalhar. Pois desse modo também serão justas as conclusões que se tirarão.

Honestamente, acredito que Mourinho é suficiente para ganhar o campeonato português, com uma equipa pensada e montada por ele. Certamente não será um futebol atractivo, mas será eficaz e possivelmenre chegará para ganhar o campeonato.

Se quero isso? Não queria muito, mas prefiro isso do que ver aqueles atrasados a escolher outro treinador e mudar tudo outra vez.

Survivor

Citação de: Ramiro Lopes em 04 de Maio de 2026, 10:56
Citação de: Survivor em 04 de Maio de 2026, 10:55
Citação de: Tiago_I_ em 04 de Maio de 2026, 08:17
Citação de: Red_Fraction em 04 de Maio de 2026, 07:54

:crazy2:

Podemos hibernar nos próximos anos...

Patetico!

A pior decisão do Rui Costa é sempre a próxima!

Tem de renovar...então como é que o despede depois á quarta jornada?
O Mourinho já tem contrato para a próxima época. Renovar, só vai fazer com que a indemnização seja ainda mais choruda...

Então mas tem de ser...

O Jorge Mendes tem de comer.

Vamos em 7 anos disto e ainda não aprenderam?

lonstrup

Citação de: ziggystardust em 04 de Maio de 2026, 10:54
Citação de: lonstrup em 04 de Maio de 2026, 10:28
Citação de: ziggystardust em 04 de Maio de 2026, 09:53
Citação de: Ecletico em 04 de Maio de 2026, 09:52Mas facil , barato e eficaz era trocar o Presidente.

Agora temos duas figuras da bola para ingles ver , a cagança dos socios adeptos predomina .

"oh mas é o Rui Costa "  "oh mas é o Mourinho"
Melhores que o Rui Costa para o seu lugar são imensos, melhor que José Mourinho para o seu lugar são muito, muito poucos, portanto...

não tens como substanciar essa declaração.

Só poderias fazer tal declaração se tivesses mais meios de comparação. Nomeadamente, com os anteriores treinadores, e com os futuros treinadores.

Portanto, o que dizes não passa da tua opinião pessoal acerca da qualidade pessoal de um treinador.
Opinião pessoal e curriculum do Mourinho, repara! Um treinador é contratado com base em quê? No curriculum, e em atividade, poucos há melhores no mundo que o do Mourinho.

atividade: quantos campeonatos nacionais ganhou Mourinho nos últimos 5 anos?

Quantos treinadores ganharam campeonatos nacionais nos últimos 5 anos?

Quantos jogos fez e ganhou Mourinho na liga dos campeões nos últimos 5 anos?

Quantos treinadores na Europa fizeram e ganharam mais jogos que Mourinho nos últimos 5 anos?

Quantos treinadores no mundo ganharam uma competição europeia nos últimos 5 anos?

Faz as contas, e verás se não são poucos os que fazem igual ou melhor que Mourinho nos últimos 5 anos.

Mais uma vez, isso é a tua convicção. Pessoal. E aliás, aqui já sou eu a julgar, se sentes necessidade de dizer "há poucos melhores no mundo" é logo um sinal de alerta que não tens assim tanta convicção na tua opinião.

O Património

Citação de: ziggystardust em 04 de Maio de 2026, 10:54
Citação de: lonstrup em 04 de Maio de 2026, 10:28
Citação de: ziggystardust em 04 de Maio de 2026, 09:53
Citação de: Ecletico em 04 de Maio de 2026, 09:52Mas facil , barato e eficaz era trocar o Presidente.

Agora temos duas figuras da bola para ingles ver , a cagança dos socios adeptos predomina .

"oh mas é o Rui Costa "  "oh mas é o Mourinho"
Melhores que o Rui Costa para o seu lugar são imensos, melhor que José Mourinho para o seu lugar são muito, muito poucos, portanto...

não tens como substanciar essa declaração.

Só poderias fazer tal declaração se tivesses mais meios de comparação. Nomeadamente, com os anteriores treinadores, e com os futuros treinadores.

Portanto, o que dizes não passa da tua opinião pessoal acerca da qualidade pessoal de um treinador.
Opinião pessoal e curriculum do Mourinho, repara! Um treinador é contratado com base em quê? No curriculum, e em atividade, poucos há melhores no mundo que o do Mourinho.

mesmo que exista um hiato de 10 anos desde a última conquista.

Conheces o conceito de "ultrapassado"?

lonstrup

Citação de: Haywire em 04 de Maio de 2026, 10:42Para mim o problema nunca será ficar ou não ficar. Infelizmente já não é o treinador que era - se fosse também não estaria cá.

O problema será sempre o projeto. E prefiro que fique e faça 2 (ou 3) temporadas, a sério, e que lhe sejam dados os jogadores que quer do que andarmos, outra vez, a mudar tudo para ficar tudo na mesma porque a direção é um cata-vento.
vocês também inventaram essa do projeto ou da estrutura, e muitas vezes não passa de um escape para não enfrentar as coisas.

Os campeonatos ganham-se no campo de jogo e no campo de treinoa. Não se ganham em gabinetes e em planeamento faz de conta.

A diferença do que temos para o restante campeonato é tão grande que "basta" competitividade e concentração para lá chegar.

Um treinador do Benfica ter sucesso no Benfica passa muito mais pelo que ele não faz (não estragar) do que pelo que ele faz.

Mas o pessoal continua a ver no treinador uma figura de salvador e Ídolo etc.

O futebol é muito simples. E mais simples é quando tens um orçamento 10 ou 20 vezes superior a 14 dos teus adversários.

lonstrup

Citação de: Francescoli em 04 de Maio de 2026, 10:58
Citação de: lonstrup em 04 de Maio de 2026, 10:39Por mim é na boa que Mourinho fique a segunda temporada. Acho que deve ficar. Eu defendo que o treinador deve ter sempre a oportunidade de ter duas temporadas para montar a sua equipa e aplicar o seu método trabalho.

Assim, caso não tenha sucesso, não haverá espaço para desculpas.

Agora, não me peçam para racionalmente acreditar que este Mourinho vai dar conta do recado no campo. Se antes de vir já não acreditava, depois desta temporada que confirmou tudo aquilo que eu pensava, ainda menos espaço há para acreditar.

Mas para mim é justo que se dê espaço para trabalhar. Pois desse modo também serão justas as conclusões que se tirarão.

Honestamente, acredito que Mourinho é suficiente para ganhar o campeonato português, com uma equipa pensada e montada por ele. Certamente não será um futebol atractivo, mas será eficaz e possivelmenre chegará para ganhar o campeonato.

Se quero isso? Não queria muito, mas prefiro isso do que ver aqueles atrasados a escolher outro treinador e mudar tudo outra vez.
tanto Mourinho como Lage têm o suficiente para ganhar o campeonato.

Nem vou a Schmidt.

Esse é que é o ponto: o nível de exigência do Tugao é baixo.

Agora, conseguem ganhar? Conseguem chegar aqui e fazer o suficiente para vencer o título? No papel eu diria que têm o suficiente. Se o vão conseguir? Não creio.

Porque treinadores como Lage, e nesta fase Mourinho, quanto mais mexem na equipa à sua imagem, mais condicionam o seu sucesso. Parece estranho, mas é o que acontece.

Porque são treinadores que em momentos determinantes da temporada, apesar de Mourinho ter o conhecimento e experiência para saber as soluções, não as sabem colocar em prática.

Kinkolas

Depois do que fez em Famalicão, não sei como podem aceitar que fique mais um ano.

dsdsds44

Se não ficar em segundo, bem pode borrar a cara e apresentar ele a demissão.

lonstrup

Citação de: Kinkolas em 04 de Maio de 2026, 11:26Depois do que fez em Famalicão, não sei como podem aceitar que fique mais um ano.
tem contrato, é simples.

Se acho que vai conseguir ter sucesso? Não. Se poderia ter sucesso? Pode. Mas infelizmente não creio que consiga.

O ponto positivo de ter um segundo ano? A responsabilização de dirigente e treinador, e dar para trás na cultura da desculpa e desresponsabilização que se instalou no clube.

dsdsds44

Citação de: GloriosoSLB1904 em 04 de Maio de 2026, 08:54
Citação de: dsdsds44 em 04 de Maio de 2026, 08:29
Citação de: BENFIKA em 04 de Maio de 2026, 08:21Calma que esta semana o Florentino vem cá convencê-lo a ir para o Real  ;D

Lá vá o Rui abrir os cordões à bolsa  :buck2:
Já estou a ver as notícias inventadas desta semana: "Mourinho recusa Real Madrid".

Quando nem sequer vai ser equacionado...

Claramente foi equacionado. Foi referido por pessoas credíveis no jornalismo desportivo europeu. Não apenas CMTVs desta vida.

Equacionado em uma lista com dois dezenas de nomes...

O Mourinho já não tem crédito junto dos grandes clubes europeus.

As pessoas viram o que fez no campeonato italiano e turco.

Sexta-Feira

Citação de: lonstrup em 04 de Maio de 2026, 11:29
Citação de: Kinkolas em 04 de Maio de 2026, 11:26Depois do que fez em Famalicão, não sei como podem aceitar que fique mais um ano.
tem contrato, é simples.

Se acho que vai conseguir ter sucesso? Não. Se poderia ter sucesso? Pode. Mas infelizmente não creio que consiga.

O ponto positivo de ter um segundo ano? A responsabilização de dirigente e treinador, e dar para trás na cultura da desculpa e desresponsabilização que se instalou no clube.

A descredibilização no treinador é motivo mais que suficiente para se mudar.
Ninguém que perceba minimamente de futebol acredita que ele pode ter sucesso por cá.

Quem o quer aqui é só pelo nome.
É só a vaidade a falar.
Neste momento é pior treinador que o Lage.
O Lage era mau, mas não apresentava este futebol arcaico.

Haywire

Citação de: lonstrup em 04 de Maio de 2026, 11:19
Citação de: Haywire em 04 de Maio de 2026, 10:42Para mim o problema nunca será ficar ou não ficar. Infelizmente já não é o treinador que era - se fosse também não estaria cá.

O problema será sempre o projeto. E prefiro que fique e faça 2 (ou 3) temporadas, a sério, e que lhe sejam dados os jogadores que quer do que andarmos, outra vez, a mudar tudo para ficar tudo na mesma porque a direção é um cata-vento.
vocês também inventaram essa do projeto ou da estrutura, e muitas vezes não passa de um escape para não enfrentar as coisas.

Os campeonatos ganham-se no campo de jogo e no campo de treinoa. Não se ganham em gabinetes e em planeamento faz de conta.

A diferença do que temos para o restante campeonato é tão grande que "basta" competitividade e concentração para lá chegar.

Um treinador do Benfica ter sucesso no Benfica passa muito mais pelo que ele não faz (não estragar) do que pelo que ele faz.

Mas o pessoal continua a ver no treinador uma figura de salvador e Ídolo etc.

O futebol é muito simples. E mais simples é quando tens um orçamento 10 ou 20 vezes superior a 14 dos teus adversários.
Não concordo.

O problema do Real Madrid é da estrutura. Por ex., rebentaram com o balneário com a chegada do Mbappé e ao cederem 75% dos direitos de imagem ao jogador quando havia acordo para não ultrapassar os 50% e subiram o teto salarial. Agora imagina que és o Vini, gostes ou não dele, o que achas que vai acontecer? Precisamente o que está a acontecer. O Vini não quer renovar sem cedência do Real Madrid idênticas às do Mbappé e nem sequer é uma questão do salário, tem meramente a ver com os direitos de imagem.

Mudarem de treinador pode resolver a curto-prazo mas irá, mais tarde ou mais cedo, produzir o mesmo resultado. Enquanto não resolverem o problema do enorme elefante que têm em casa, nada resultará.

No Benfica há outros problemas estruturais. Quem toma decisões de média e longa duração é incompetente. Não importa se o Mourinho ou o Amorim ou o Marco Silva são os treinadores, mais tarde ou mais cedo, irá rebentar.

Sexta-Feira

A única coisa que concordo com ele, é que será um milagre ficar na frente do Sporting.

Quer pelo futebol do Benfica, quer pelas arbitragens.

É mesmo um milagre.

Haywire

Citação de: Sexta-Feira em 04 de Maio de 2026, 11:36A única coisa que concordo com ele, é que será um milagre ficar na frente do Sporting.

Quer pelo futebol do Benfica, quer pelas arbitragens.

É mesmo um milagre.
Não há nada de milagroso.

O plantel do Sporting está depenado e rebentado e sofreu pelos sucessos desportivos. Se o plantel do Sporting estivesse bem planeado e tivessem mais jovens com qualidade tinham ficado 4 ou 5 pontos à nossa frente.