José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 63 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 56 jogos (33 vitórias, 13 empates, 10 derrotas)
Em 2025/2026: 45 jogos (27 vitórias, 10 empates, 8 derrotas)

Carlos88

Citação de: zefo em 12 de Maio de 2026, 08:01
Citação de: Carlos88 em 12 de Maio de 2026, 07:44Já foi top...verdade seja dita que tem aqui uma equipinha de merda....mas mesmo assim.
Uma equipa que disse ter inveja
lol....

OndaVermelha

Citação de: LuigiSLB83 em 12 de Maio de 2026, 09:54
Citação de: JM21 em 12 de Maio de 2026, 09:52Salva-nos, Florentino.

Impressionante como uma decisão tão estrutural no Clube será tomada pelo presidente do Real Madrid e não do Benfica.

A isto chama-se "bater no fundo".

Eu não vejo isso assim.
É indiferente o Mourinho ir ou não para o Real Madrid. Enquanto for este o presidente que nos desgoverna, o treinador é o menor dos problemas.
Para além que não devemos deixar de ficar incomodados com estas mudanças constantes de treinadores, só mostra o vazio de ideias que é esta direção que o projeto que tem é andar ao sabor do vento e da bola que entra ou não entra.
Goste-se mais ou menos, pelo menos quando era o Vieira a presidente ele tinha uma ideia clara do que queria para o clube com a qual podemos concordar ou não. Se o Rui Costa fosse presidente em 2012/13, o Jorge Jesus tinha sido despedido de certeza. O Rui Costa é um dos piores presidentes de sempre do Benfica, um incapaz que herdou o clube com uma boa situação financeira e os rivais todos rebentados, mesmo assim conseguindo a proeza de relegar o Benfica para uma posição de total irrelevância dentro do futebol portugues, vamos passar a terceiro grande, já nem os porcos nos insultam nas suas comemorações.

Napster03

Aquele dia de folga que deu ao plantel vindo do nada antes deste jogo com o Braga (para ir tratar dos seus assuntos com o Real) correu que foi um mimo.

raymanzarek

Citação de: BENFIKA em 12 de Maio de 2026, 10:04

Impressionante como uma decisão tão estrutural no Clube será tomada pelo presidente do Real Madrid e não do Benfica.

Eu não vejo isso assim.
É indiferente o Mourinho ir ou não para o Real Madrid. Enquanto for este o presidente que nos desgoverna, o treinador é o menor dos problemas.

Embora concorde que o presidente é o maior dos problemas, o treinador não é o menor dos problemas, nem perto.

A nível de titulos até podem não ganhar nenhum, mas o trabalho que fazem no plantel e com a formação é muito importante, e aí é muito diferente ter um treinador que trabalha com a formação e um que não o faça.
É muito diferente ter um treinador que trabalhe com orçamentos curtos e um que só queira reforços "de peso".

E neste caso em particular, acho que mais anos de Mourinho vão resultar num aproveitamento quase nulo da formação e num plantel que ano após ano se vai encher de reforços caros

Até nem foi isso que aconteceu sem ele cá estar.

A aposta na formação é um soundbyte, tal como é orçamentos curtos, dedo de treinador e adiante.

Está mais que visto que esta direcção faz o que bem lhe apetece sem responder a ninguém ou sem sequer se preocupar minimamente se o jogador X é compatível com ideia Y do treinador.

O presidente do clube por variadas vezes despedaçou trabalho dos seus treinadores, ao ir buscar jogadores completamente desfasados do modelo de jogo, do espírito colectivo incutido pelo treinador, das posições nevrálgicas da táctica utilizada, etc.

Não obstante, e lembrando-me só do Schimdt, conseguiu vender 3 ou 4 peças fundamentais (Gonçalo Ramos, João Neves, Enzo Fernandez) e segundas linhas importantíssimas (Musa à cabeça) só porque tinha que rodar comissões. Foi um autêntico cavalo de Tróia, completo boicotar do trabalho do próprio treinador!!

A aposta da formação apenas existe para valorizar no imediato atletas tendo em vista a sua futura venda imediata, não para ajudar o futebol profissional ou posteriormente a primeira equipa.

Rui Costa aposta num meio campo esta época só porque sim. É como quem troca cromos caros e dourados. É um inapto, um incapaz, inundado de soberba e panhonhice.

Ainda por cima não transmite qualquer confiança, segurança ou respeito a ninguém! Os adversários se for preciso cagam-lhe na boca.!

Ser treinador do Benfica actualmente é das profissões mais duras, ingratas e bipolares do mundo! És sempre culpado aos olhos da massa adepta (chalupa, burra, iletrada e atrasada mental), és sempre escudo para um Presidente preguiçoso, langão e cheio de vícios, e estás obrigado a ganhar sempre mesmo que o plantel tenha prendas envenenadas que tens que obrigatoriamente valorizar e colocar a jogar.

raymanzarek

Mourinho tem bastante culpa desta temporada fraca e ridícula, mas tem uma atenunante. Não foi ele que escolheu o plantel, mas foi ele que em primeira instância, disse que estaria disponível para preparar a equipa à sua imagem.

Se isso seria bom, ou significaria vitórias e uma temporada impecável? Provavelmente não, mas demonstra carácter, o mesmo que o treinador do Benfica demonstrou durante toda a época, ao defender a Instituição e o grupo, mesmo quando parecia estar a criticar os jogadores.

Podem dizer que é prime Mourinho, o colocar a culpa nos outros quando algo não corre bem, mas pelo menos defendeu sempre o clube e a Instituição.

Se é o suficiente para conseguirmos abraçar um futuro de vitórias? Acho que não, mas precisámos do Mourinho nesta altura, porque precisávamos de ouvir crítica, de apontar o dedo, de sentir que não somos de cristal. Registos autistas como o do Lage, a elogiar constantemente e a ecoar os soundbytes do Presidente, foi o que nos trouxe até hoje. Bananas e Yes Man sem um pingo de autoridade, respeito, ambição ou personalidade. Líderes fracos que contaminam balneários e modalidades.

Um Presidente que se comporta sempre da mesma maneira, como um rato, esguio, traiçoeiro, rasteiro e sem qualquer dignidade, despedaça qualquer balneário, espírito competitivo ou ambição.

Somos a imagem de um Presidente fraco, amorfo, sem um pingo de personalidade ou identidade, um gajo que não consegue assumir nada verdadeiramente, um rato, um merdas.

Livrinhos

Eu não vejo isso assim.

Andamos nisto há anos. Ainda há dúvidas?

LuigiSLB83

Citação de: Livrinhos em 12 de Maio de 2026, 10:39

Eu não vejo isso assim.

Eu tenho zero dúvidas. O que me espanta é ainda existirem pessoas que surpreendem com isto.

Devil1

Entrou com a época em andamento e com um plantel super desiquilibrado. Não evoluimos, nem piorámos face ao Lage, andámos basicamente para o lado... fez o que que era realisticamente o expectável. Serviu de bandeira eleitoral, tá feita a missão. Venha o próximo.

raymanzarek

Citação de: LuigiSLB83 em 12 de Maio de 2026, 10:40
Citação de: Livrinhos em 12 de Maio de 2026, 10:39

Eu não vejo isso assim.

Eu tenho zero dúvidas. O que me espanta é ainda existirem pessoas que surpreendem com isto.

Para o ano é que é! Depois não vão ter ao Marquês!

Fartinho disto... Novo delapidar de plantel, em vez de ser os Cromos do Mundial são os cromos do Benfica. Mais não sei quantos milhões queimados em jogadores que nem sequer se sabem se serão compatíveis com o futuro treinador!

Sempre a mesma merda!

SMOL25

Varandas não é nenhum génio, acertou no Amorim e isso deu-lhe folga para recompor alguns sectores dentro e fora do Sporting.

Aqui, mais que presidente e treinador, é pelos sócios que começa e só uma mudança drástica na mentalidade vigente pode mudar isto. Elegemos Vale, Vieira, Rui.... Acho que é sintomático de onde está o problema.

fjorge

Uma coisa é o presidente ser um incompetente e deixar o clube sem rumo.
Outra é a parte técnica e que também tem de ser devidamente analisada, o trabalho do José Mourinho até aqui é medíocre, ontem por exemplo com a substituição que fez matou a equipa completamente.
É um treinador caríssimo e que não acrescenta absolutamente nada.

S.L.B Stars

Que o Real o leve amanhã , o Rei dos empates , para aquilo que ele ganha só empata

johncleese

Citação de: Carlos88 em 12 de Maio de 2026, 07:44Já foi top...verdade seja dita que tem aqui uma equipinha de merda....mas mesmo assim.

A semana passada tinha 80 ou 90 milhões no banco que escolheu não utilizar e preferiu reclamar dos 15 minutos de compensação que o árbitro tinha dado. 15 minutos esses que teriam sido mais que suficientes para ganhar o jogo. Seja com 10 ou com 11. E relembro que o Benfica já se deixou empatar contra 10 homens mais do que uma vez contra equipas miseráveis do tugão. Para mim Mourinho "morreu" aí

elpablitoaimar

Há 15 anos que o problema é sempre outro e não ele, há anos que vive de indemnizações... Nada de novo.

johncleese

Citação de: elpablitoaimar em 12 de Maio de 2026, 10:45Há 15 anos que o problema é sempre outro e não ele, há anos que vive de indemnizações... Nada de novo.

Vive disso e do argumento "os que vieram depois de mim não fizeram melhor"