Campeão nacional masculino top12 2025/26 Parabéns!

Eventos ligados

Bombastic

Citação de: slbenfica_croft em 16 de Maio de 2026, 19:37Deveria ser uma secção com um plano estruturado para contribuir decisivamente para o crescimento do Rugby em Portugal.

E com isso os resultados também seriam melhores de forma consistente.

O meu sonho era mesmo ver o Benfica disputar a RE Super Cup e a Challenge Cup daqui a uns aninhos... Na primeira edição da RESC, os russos chegaram a apresentar clubes e não franquias, enquanto os Black Lions da Geórgia disputaram a Challenge Cup pela primeira vez este ano, salvo erro...

Ecletico

#2731
Citação de: Bombastic em 16 de Maio de 2026, 20:45
Citação de: slbenfica_croft em 16 de Maio de 2026, 19:37Deveria ser uma secção com um plano estruturado para contribuir decisivamente para o crescimento do Rugby em Portugal.

E com isso os resultados também seriam melhores de forma consistente.

O meu sonho era mesmo ver o Benfica disputar a RE Super Cup e a Challenge Cup daqui a uns aninhos... Na primeira edição da RESC, os russos chegaram a apresentar clubes e não franquias, enquanto os Black Lions da Geórgia disputaram a Challenge Cup pela primeira vez este ano, salvo erro...

É um sonho nosso, apesar de que tenho ideia que la fora o sonho e prioridade é ganhar o título nacional , ao contrario de outras modalidades.

Mas temos outras prioridade , casa propria e mais formação ate porque tens que ter  obrigatoriamente uma equipa Challenge para poderes disputar a top12 com a equipa principal.

JMiguel23

Citação de: Bombastic em 16 de Maio de 2026, 20:45
Citação de: slbenfica_croft em 16 de Maio de 2026, 19:37Deveria ser uma secção com um plano estruturado para contribuir decisivamente para o crescimento do Rugby em Portugal.

E com isso os resultados também seriam melhores de forma consistente.

O meu sonho era mesmo ver o Benfica disputar a RE Super Cup e a Challenge Cup daqui a uns aninhos... Na primeira edição da RESC, os russos chegaram a apresentar clubes e não franquias, enquanto os Black Lions da Geórgia disputaram a Challenge Cup pela primeira vez este ano, salvo erro...
Os Black Lions disputaram a Challenge Cup nas ultimas 3 edições. A cada ano, conseguem 1 vitória.
Sim, os russos meteram equipas e até conseguiram algumas vitórias mas era num formato um pouco diferente do actual.
Os Lusitanos jogaram a edição de 2013/14.

Tambem adoraria ver o Benfica a participar essa competição ou até mesmo participar na URC mas estamos muito longe disso.

Ecletico

A taça iberica sera em Portugal? Tenho ideia que a ultima foi em Espanha

elliottt

Citação de: Fanatic7 em 16 de Maio de 2026, 19:01O trofeu de campeão tb mostra a pequenez da modalidade, é uma tabua de madeira com placas de metal a dizer os campeões.
Só começaste a ver hoje rugby, não? É uma tradição muito antiga.

JMiguel23

Citação de: Ecletico em 16 de Maio de 2026, 21:30A taça iberica sera em Portugal? Tenho ideia que a ultima foi em Espanha
A ultima foi no Restelo.
A proxima será na Espanha.

elliottt

Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:14
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:09
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:08
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:06
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 19:42Vamos ver quem dá os parabéns à equipa, dos clubes do nosso Top12.
Para já e bem, apenas o Belenenses.
Somos mesmo complexadinhos...O rugby é amador e as redes sociais são geridas por amadores e voluntários. Nada é imediato. Irão enviar concerteza
Temos aqui mais um pseudo benfiquista.
Que nojo.
Como sabes? Não podemos opiniões diferentes?
Acabaram de ganhar um campeonato 25 anos depois e nem um comentário positivo. Até parece que detestaste esta vitória.
Comentários típicos de quem não é do Benfica.
Apenas acho que deviam investir mais na formação! Foi uma vitória à PSG ou City. O Benfica tem de longe o melhor plantel e era obrigado a ganhar. Possivelmente entraste hoje no rugby e não estás dentro do tema. Claro que fico feliz pelo campeonato, mas não vale de nada se não resultar nada de estruturado para a secção. O desinvestimento já esteve para ser feito no ano passado pois tardavam a ganhar. As camadas jovens do Benfica metem dó. Aí é que havia de investir

Ecletico

Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:01
Citação de: Rammstein em 16 de Maio de 2026, 18:48Aos benfiquistas que só não são benfiquistas no rugby...

Vão chorar lá com a betalhada do Cascais, do Direito e do Belém.

O MAIOR voltou... É lidar!
O City ou Chelsea do Rugby Português. Com esta equipa não devia ter perdido nenhum jogo. E não só os betos que jogam ou gostam de rugby. É preconceito. O Benfica não são só chalupas, certo?

Voltando ao rugby, as camadas jovens do Benfica rugby são fortíssimas. Temos o futuro assegurado. Enfim...

O Mirra esta la ha anos e tambem leva com ele trabalho metodolgia de selecção,  tal como outros clubes.
Em relação aos nomes , sim nao sao de familias com o suposto bom nome , sao quase todos, o Benfica nao o tem ha muito tempo, ou va praticamente, sim nao somos todos chalupas sei bem quem mete os filhos no rugby, olha um pouco como no surf apesar de no surf nao ser ja assim tanto( mas ainda é muito).
Nao vale a pena meter aqui nomes pois nao? É que sao dezenas, alias passa a centena facil.
Curiosamente no centro e Norte dos pais a coisa já é um pouco diferente.

É bem meter os filhos no rugby , vela , surf , cavalos, algum desporto motorizado, golf, é que nem ha discussão.
No futebol ja nao ha tanto, tens alguma classe media e é um pau.

Este ano o que fez muita diferença não foi só o casting de alguns jogadores, mas sim os tecnicos , tal como voltamos a ser campeões no feminino com quem? Com o Martim Aguiar e quem é  ele? Pois. Apesar de que a equipa que elw tinha nao era exactamente igual a actual.

Nós fomos campeões com uma equipa tecnica nova e alguns ajustes logo no primeiro ano dos mesmos, imagina com continuidade..
Os.outros tem praticamente as mesmas equipas durante anos.

Não ha mal nenhum ser amador ou semi profissional, mas depois queixam se de que? Nao sao escolhas pessoais?
Anos de formação de investimento pessoal dos pais e depois vao para advogados, arquitectos, engenheiros , bancarios , medicos etc , sao escolhas pessoais e em muitos casos ser um atleta profissional tambem nao da status social naquele meio
"Oh o menino é atleta? Rugby? Mas isso nao da dinheiro e qual a utilidade na sociedade?" " o menino tem é de tirar um curso e fazer algo de util na sociedade, olhe o seu pai e o seu avo"



elliottt

Citação de: Ecletico em 16 de Maio de 2026, 22:25
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:01
Citação de: Rammstein em 16 de Maio de 2026, 18:48Aos benfiquistas que só não são benfiquistas no rugby...

Vão chorar lá com a betalhada do Cascais, do Direito e do Belém.

O MAIOR voltou... É lidar!
O City ou Chelsea do Rugby Português. Com esta equipa não devia ter perdido nenhum jogo. E não só os betos que jogam ou gostam de rugby. É preconceito. O Benfica não são só chalupas, certo?

Voltando ao rugby, as camadas jovens do Benfica rugby são fortíssimas. Temos o futuro assegurado. Enfim...

O Mirra esta la ha anos e tambem leva com ele trabalho metodolgia de selecção,  tal como outros clubes.
Em relação aos nomes , sim nao sao de familias com o suposto bom nome , sao quase todos, o Benfica nao o tem ha muito tempo, ou va praticamente, sim nao somos todos chalupas sei bem quem mete os filhos no rugby, olha um pouco como no surf apesar de no surf nao ser ja assim tanto( mas ainda é muito).
Nao vale a pena meter aqui nomes pois nao? É que sao dezenas, alias passa a centena facil.
Curiosamente no centro e Norte dos pais a coisa já é um pouco diferente.

É bem meter os filhos no rugby , vela , surf , cavalos, algum desporto motorizado, golf, é que nem ha discussão.
No futebol ja nao ha tanto, tens alguma classe media e é um pau.

Este ano o que fez muita diferença não foi só o casting de alguns jogadores, mas sim os tecnicos , tal como voltamos a ser campeões no feminino com quem? Com o Martim Aguiar e quem é  ele? Pois. Apesar de que a equipa que elw tinha nao era exactamente igual a actual.

Nós fomos campeões com uma equipa tecnica nova e alguns ajustes logo no primeiro ano dos mesmos, imagina com continuidade..
Os.outros tem praticamente as mesmas equipas durante anos.

Não ha mal nenhum ser amador ou semi profissional, mas depois queixam se de que? Nao sao escolhas pessoais?
Anos de formação de investimento pessoal dos pais e depois vao para advogados, arquitectos, engenheiros , bancarios , medicos etc , sao escolhas pessoais e em muitos casos ser um atleta profissional tambem nao da status social naquele meio
"Oh o menino é atleta? Rugby? Mas isso nao da dinheiro e qual a utilidade na sociedade?" " o menino tem é de tirar um curso e fazer algo de util na sociedade, olhe o seu pai e o seu avo"
Acho que a equipa técnica foi fundamental para a vitória. Jogar 50 minutos com menos 1 não é para todos. Acho que cada um deve fazer o desporto que quiser sem ser acusados de elitista ou beto. Por exemplo dos portugueses que jogaram hoje quem foi formado no Benfica? Havia do Évora, Montemor, CDUL, São João da Talha,Académica. Nenhum do Benfica

Ecletico

Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:21
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:14
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:09
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:08
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:06
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 19:42Vamos ver quem dá os parabéns à equipa, dos clubes do nosso Top12.
Para já e bem, apenas o Belenenses.
Somos mesmo complexadinhos...O rugby é amador e as redes sociais são geridas por amadores e voluntários. Nada é imediato. Irão enviar concerteza
Temos aqui mais um pseudo benfiquista.
Que nojo.
Como sabes? Não podemos opiniões diferentes?
Acabaram de ganhar um campeonato 25 anos depois e nem um comentário positivo. Até parece que detestaste esta vitória.
Comentários típicos de quem não é do Benfica.
Apenas acho que deviam investir mais na formação! Foi uma vitória à PSG ou City. O Benfica tem de longe o melhor plantel e era obrigado a ganhar. Possivelmente entraste hoje no rugby e não estás dentro do tema. Claro que fico feliz pelo campeonato, mas não vale de nada se não resultar nada de estruturado para a secção. O desinvestimento já esteve para ser feito no ano passado pois tardavam a ganhar. As camadas jovens do Benfica metem dó. Aí é que havia de investir

Desculpa mas tu é que pareces distraido , temos tido equipas muito decentes que pecaram por nao terem tecnicos a altura, mas como entendes de rugby certamente concordas.
Ja com aquela fornada de sul africanos se tivem bons tecnicos que incutem experiencia de jogo , entendimento do jogo , disciplina a coisa poderia ter corrido muito melhor.
Vai la treinar com o treinador de tenis da tua rua e depois vai para a academia do Nadal.

Já agora como queres resolver a questão da formação quando os pais metem nos clubes do costume porque sao socialmente mais aceitaveis no meio?
Ja agora metem propriamente para que? Outra questao pertinente, a maioria nao quer ser profissional, nao vai ter nivel para profissional , vai andar tapado, vai andar nas challenges, nas B e C , valeu a pena? Provavelmente sim , mas poderia fazer isso no seu clube , seja Benfica ou ate nos lagartos que tem o mesmo problema, mais caricatos que a maior parte das pessoas de bem , do bom aspecto sao dos lagartos.
Quando temos malta que se diz benfiquista mas no rugby sao de outro esta tudo dito , onde esta o.problema.

Tambem ha que sensibilizar os pais que as crianças nao vao ser todas antonio silva e felixs, e se existisse profissionalização do rugby em.Portugal.era muito mais facil justificar a aposta na modalidade por parte.de.familias.mais humildes.
O Benfica nisso pode e deve "vender" o conceito tal.como.faz nas escolinhas da bola, mas os pais tambem tem que saber o que é o.rugby e que qualquer um pode participar , nao.so.familias de bem

elliottt

Citação de: Ecletico em 16 de Maio de 2026, 22:42
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:21
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:14
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:09
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:08
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:06
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 19:42Vamos ver quem dá os parabéns à equipa, dos clubes do nosso Top12.
Para já e bem, apenas o Belenenses.
Somos mesmo complexadinhos...O rugby é amador e as redes sociais são geridas por amadores e voluntários. Nada é imediato. Irão enviar concerteza
Temos aqui mais um pseudo benfiquista.
Que nojo.
Como sabes? Não podemos opiniões diferentes?
Acabaram de ganhar um campeonato 25 anos depois e nem um comentário positivo. Até parece que detestaste esta vitória.
Comentários típicos de quem não é do Benfica.
Apenas acho que deviam investir mais na formação! Foi uma vitória à PSG ou City. O Benfica tem de longe o melhor plantel e era obrigado a ganhar. Possivelmente entraste hoje no rugby e não estás dentro do tema. Claro que fico feliz pelo campeonato, mas não vale de nada se não resultar nada de estruturado para a secção. O desinvestimento já esteve para ser feito no ano passado pois tardavam a ganhar. As camadas jovens do Benfica metem dó. Aí é que havia de investir

Desculpa mas tu é que pareces distraido , temos tido equipas muito decentes que pecaram por nao terem tecnicos a altura, mas como entendes de rugby certamente concordas.
Ja com aquela fornada de sul africanos se tivem bons tecnicos que incutem experiencia de jogo , entendimento do jogo , disciplina a coisa poderia ter corrido muito melhor.
Vai la treinar com o treinador de tenis da tua rua e depois vai para a academia do Nadal.

Já agora como queres resolver a questão da formação quando os pais metem nos clubes do costume porque sao socialmente mais aceitaveis no meio?
Ja agora metem propriamente para que? Outra questao pertinente, a maioria nao quer ser profissional, nao vai ter nivel para profissional , vai andar tapado, vai andar nas challenges, nas B e C , valeu a pena? Provavelmente sim , mas poderia fazer isso no seu clube , seja Benfica ou ate nos lagartos que tem o mesmo problema, mais caricatos que a maior parte das pessoas de bem , do bom aspecto sao dos lagartos.
Quando temos malta que se diz benfiquista mas no rugby sao de outro esta tudo dito , onde esta o.problema.

Tambem ha que sensibilizar os pais que as crianças nao vao ser todas antonio silva e felixs, e se existisse profissionalização do rugby em.Portugal.era muito mais facil justificar a aposta na modalidade por parte.de.familias.mais humildes.
O Benfica nisso pode e deve "vender" o conceito tal.como.faz nas escolinhas da bola, mas os pais tambem tem que saber o que é o.rugby e que qualquer um pode participar , nao.so.familias de bem
Citação de: Ecletico em 16 de Maio de 2026, 22:42
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:21
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:14
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:09
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:08
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:06
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 19:42Vamos ver quem dá os parabéns à equipa, dos clubes do nosso Top12.
Para já e bem, apenas o Belenenses.
Somos mesmo complexadinhos...O rugby é amador e as redes sociais são geridas por amadores e voluntários. Nada é imediato. Irão enviar concerteza
Temos aqui mais um pseudo benfiquista.
Que nojo.
Como sabes? Não podemos opiniões diferentes?
Acabaram de ganhar um campeonato 25 anos depois e nem um comentário positivo. Até parece que detestaste esta vitória.
Comentários típicos de quem não é do Benfica.
Apenas acho que deviam investir mais na formação! Foi uma vitória à PSG ou City. O Benfica tem de longe o melhor plantel e era obrigado a ganhar. Possivelmente entraste hoje no rugby e não estás dentro do tema. Claro que fico feliz pelo campeonato, mas não vale de nada se não resultar nada de estruturado para a secção. O desinvestimento já esteve para ser feito no ano passado pois tardavam a ganhar. As camadas jovens do Benfica metem dó. Aí é que havia de investir

Desculpa mas tu é que pareces distraido , temos tido equipas muito decentes que pecaram por nao terem tecnicos a altura, mas como entendes de rugby certamente concordas.
Ja com aquela fornada de sul africanos se tivem bons tecnicos que incutem experiencia de jogo , entendimento do jogo , disciplina a coisa poderia ter corrido muito melhor.
Vai la treinar com o treinador de tenis da tua rua e depois vai para a academia do Nadal.

Já agora como queres resolver a questão da formação quando os pais metem nos clubes do costume porque sao socialmente mais aceitaveis no meio?
Ja agora metem propriamente para que? Outra questao pertinente, a maioria nao quer ser profissional, nao vai ter nivel para profissional , vai andar tapado, vai andar nas challenges, nas B e C , valeu a pena? Provavelmente sim , mas poderia fazer isso no seu clube , seja Benfica ou ate nos lagartos que tem o mesmo problema, mais caricatos que a maior parte das pessoas de bem , do bom aspecto sao dos lagartos.
Quando temos malta que se diz benfiquista mas no rugby sao de outro esta tudo dito , onde esta o.problema.

Tambem ha que sensibilizar os pais que as crianças nao vao ser todas antonio silva e felixs, e se existisse profissionalização do rugby em.Portugal.era muito mais facil justificar a aposta na modalidade por parte.de.familias.mais humildes.
O Benfica nisso pode e deve "vender" o conceito tal.como.faz nas escolinhas da bola, mas os pais tambem tem que saber o que é o.rugby e que qualquer um pode participar , nao.so.familias de bem
Concordo com quase tudo. A minha opinião para termos formação de qualidade é termos um campo fixo e não andar a mudar todos os anos. Pupilos, Belas, Caparica...como é que um clube como o nosso não consegue. A maioria dos miúdos vai para o Direito, Agronomia, CDUL e Belenenses, pois têm equipas A competitivas e jogam para ser campeãs. O que todas têm? Campos fixos há muitos anos e são clubes amadores. Destas apenas o CDUL se vai ver aflito, pois irá ser corrido do Estádio Universitário pelo Benfica. E para quê? Para terem a formação de futebol no EUL.

Ecletico

Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:30
Citação de: Ecletico em 16 de Maio de 2026, 22:25
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:01
Citação de: Rammstein em 16 de Maio de 2026, 18:48Aos benfiquistas que só não são benfiquistas no rugby...

Vão chorar lá com a betalhada do Cascais, do Direito e do Belém.

O MAIOR voltou... É lidar!
O City ou Chelsea do Rugby Português. Com esta equipa não devia ter perdido nenhum jogo. E não só os betos que jogam ou gostam de rugby. É preconceito. O Benfica não são só chalupas, certo?

Voltando ao rugby, as camadas jovens do Benfica rugby são fortíssimas. Temos o futuro assegurado. Enfim...

O Mirra esta la ha anos e tambem leva com ele trabalho metodolgia de selecção,  tal como outros clubes.
Em relação aos nomes , sim nao sao de familias com o suposto bom nome , sao quase todos, o Benfica nao o tem ha muito tempo, ou va praticamente, sim nao somos todos chalupas sei bem quem mete os filhos no rugby, olha um pouco como no surf apesar de no surf nao ser ja assim tanto( mas ainda é muito).
Nao vale a pena meter aqui nomes pois nao? É que sao dezenas, alias passa a centena facil.
Curiosamente no centro e Norte dos pais a coisa já é um pouco diferente.

É bem meter os filhos no rugby , vela , surf , cavalos, algum desporto motorizado, golf, é que nem ha discussão.
No futebol ja nao ha tanto, tens alguma classe media e é um pau.

Este ano o que fez muita diferença não foi só o casting de alguns jogadores, mas sim os tecnicos , tal como voltamos a ser campeões no feminino com quem? Com o Martim Aguiar e quem é  ele? Pois. Apesar de que a equipa que elw tinha nao era exactamente igual a actual.

Nós fomos campeões com uma equipa tecnica nova e alguns ajustes logo no primeiro ano dos mesmos, imagina com continuidade..
Os.outros tem praticamente as mesmas equipas durante anos.

Não ha mal nenhum ser amador ou semi profissional, mas depois queixam se de que? Nao sao escolhas pessoais?
Anos de formação de investimento pessoal dos pais e depois vao para advogados, arquitectos, engenheiros , bancarios , medicos etc , sao escolhas pessoais e em muitos casos ser um atleta profissional tambem nao da status social naquele meio
"Oh o menino é atleta? Rugby? Mas isso nao da dinheiro e qual a utilidade na sociedade?" " o menino tem é de tirar um curso e fazer algo de util na sociedade, olhe o seu pai e o seu avo"
Acho que a equipa técnica foi fundamental para a vitória. Jogar 50 minutos com menos 1 não é para todos. Acho que cada um deve fazer o desporto que quiser sem ser acusados de elitista ou beto. Por exemplo dos portugueses que jogaram hoje quem foi formado no Benfica? Havia do Évora, Montemor, CDUL, São João da Talha,Académica. Nenhum do Benfica

O Eurico que curiosamente vem de quando estavamos na sobreda, na challenge creio que teras mais , alias o Eurico tambem esteve na challenge.
Sabes quantos jogadores de formação atingem nivel suficiente para uma equipa principal? Quantos desistem , quantos realmente querem , quantos tem o lugar tapado durante anos?
Imagina que tens uns 30 , 50 miudos num so escalao ( estou a ser conservador) , nem metade vai alimentar a equipa principal, provavelmente nem.1/4.


elliottt

Citação de: Ecletico em 16 de Maio de 2026, 22:54
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:30
Citação de: Ecletico em 16 de Maio de 2026, 22:25
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:01
Citação de: Rammstein em 16 de Maio de 2026, 18:48Aos benfiquistas que só não são benfiquistas no rugby...

Vão chorar lá com a betalhada do Cascais, do Direito e do Belém.

O MAIOR voltou... É lidar!
O City ou Chelsea do Rugby Português. Com esta equipa não devia ter perdido nenhum jogo. E não só os betos que jogam ou gostam de rugby. É preconceito. O Benfica não são só chalupas, certo?

Voltando ao rugby, as camadas jovens do Benfica rugby são fortíssimas. Temos o futuro assegurado. Enfim...

O Mirra esta la ha anos e tambem leva com ele trabalho metodolgia de selecção,  tal como outros clubes.
Em relação aos nomes , sim nao sao de familias com o suposto bom nome , sao quase todos, o Benfica nao o tem ha muito tempo, ou va praticamente, sim nao somos todos chalupas sei bem quem mete os filhos no rugby, olha um pouco como no surf apesar de no surf nao ser ja assim tanto( mas ainda é muito).
Nao vale a pena meter aqui nomes pois nao? É que sao dezenas, alias passa a centena facil.
Curiosamente no centro e Norte dos pais a coisa já é um pouco diferente.

É bem meter os filhos no rugby , vela , surf , cavalos, algum desporto motorizado, golf, é que nem ha discussão.
No futebol ja nao ha tanto, tens alguma classe media e é um pau.

Este ano o que fez muita diferença não foi só o casting de alguns jogadores, mas sim os tecnicos , tal como voltamos a ser campeões no feminino com quem? Com o Martim Aguiar e quem é  ele? Pois. Apesar de que a equipa que elw tinha nao era exactamente igual a actual.

Nós fomos campeões com uma equipa tecnica nova e alguns ajustes logo no primeiro ano dos mesmos, imagina com continuidade..
Os.outros tem praticamente as mesmas equipas durante anos.

Não ha mal nenhum ser amador ou semi profissional, mas depois queixam se de que? Nao sao escolhas pessoais?
Anos de formação de investimento pessoal dos pais e depois vao para advogados, arquitectos, engenheiros , bancarios , medicos etc , sao escolhas pessoais e em muitos casos ser um atleta profissional tambem nao da status social naquele meio
"Oh o menino é atleta? Rugby? Mas isso nao da dinheiro e qual a utilidade na sociedade?" " o menino tem é de tirar um curso e fazer algo de util na sociedade, olhe o seu pai e o seu avo"
Acho que a equipa técnica foi fundamental para a vitória. Jogar 50 minutos com menos 1 não é para todos. Acho que cada um deve fazer o desporto que quiser sem ser acusados de elitista ou beto. Por exemplo dos portugueses que jogaram hoje quem foi formado no Benfica? Havia do Évora, Montemor, CDUL, São João da Talha,Académica. Nenhum do Benfica

O Eurico que curiosamente vem de quando estavamos na sobreda, na challenge creio que teras mais , alias o Eurico tambem esteve na challenge.
Sabes quantos jogadores de formação atingem nivel suficiente para uma equipa principal? Quantos desistem , quantos realmente querem , quantos tem o lugar tapado durante anos?
Imagina que tens uns 30 , 50 miudos num so escalao ( estou a ser conservador) , nem metade vai alimentar a equipa principal, provavelmente nem.1/4.


1/4 de 100 miúdos já é bom. E há clubes de Lisboa com esse número em escalões de U16 e U18. Temos de ter condições para os miúdos querem jogar pelo Benfica. O clube tem de aproveitar e fazer uma campanha como sendo campeões de seniores. O Sporting tem uma campanha chamada "Vem jogar rugby pelo teu clube". É excelente pois muitos miúdos que jogam rugby são do Sporting, mas como andam pelo CN1 ou CN2 em seniores ninguém liga. Agora o Benfica devia aproveitar o balanço...